domingo, 26 de outubro de 2014

Cinnetic - Linhas de Surfcasting

“Surfcasting”
Boas caros amigos e leitores.
Hoje venho falar mais um pouco das linhas que uso na modalidade de Surfcasting, para aqueles que estiverem interessados.
Actualmente estou a usar as linhas da Cinnetic, mais concretamente a Sky Line. Existe em bobines de 150, 300 e 2000m. 


Optei pelas bobines de 2000m porque acho mais rentável a longo prazo, estas bobines existem em duas cores, “Super Clear” que é uma cor transparente e o “Red Inferno” que é uma linha de cor vermelha, eu optei pelo “Red Inferno”


Trata-se de uma linha monofilamento recoberto em carbono que lhe confere uma maior resistência à abrasão, com uma boa “caída” muito sedosa e muito suave o que reduz o atrito no momento do lançamento atingindo assim maiores distancias quando é preciso.
Nas bobines de 2000 m existem os seguintes diâmetros 0,14 – 0,16 – 0,18 – 0,20 e para terminar o 0,24 que só existe na cor “Red Inferno”
Optei pelos diâmetros de 0,18 e 0,24 para usar consoante as condições de mar e morfologia dos pesqueiros.


Nestas bobines de 2000 m a linha vem marcada com uma marca negra a cada 100m para que quando o pescador bobinar um carreto tenha a noção da quantidade de linha que mete numa bobine, podemos usar também esta marca como uma referência para sabermos mais ou menos a que distancia lançamos ou estamos a pescar.
Para completar temos os terminais cónicos ou chicotes, como preferirem chamar.
Também existem nas duas cores e em três diâmetros 0,16-0,52    0,18-0,57    0,20-0,57   cada bobine trás dez pontas cónicas de 15m cada.


Na minha opinião é uma linha de alta qualidade para pescas mais exigentes. Estou bastante satisfeito com o seu desempenho e principalmente com a sua resistência e durabilidade.
Para quem estiver interessado e quiser consultar fica aqui o link:

13 comentários:

  1. Como é que isso vai Pedro.
    Eu uso as linhas da vega no carrete , mas partem muitas vezes e ja perdi muito peixe por causa disso.Nem sabia que existia bobines de 2000 metros lol muito menos em vermelho , podia ser em verde em vez de vermelho :)
    Um dia destes vou esperimentar esta linha mas axo que vou começar pelos 300 metros para ver se vale a pena.

    Fica bem e continua ai com o bom trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Anónimo!
      Eu também já usei dessa marca...
      Eu acho que bobines com 2000m é sempre uma mais valia, é um investimento a logo prazo como eu costumo dizer, gostava que também houvesse em multifilamento...
      loool Eu também gosto mais da cor verde mas acho que nas linhas de pesca fica melhor o vermelho.
      Experimenta e vais ver que não te vais arrepender.
      Abraço e da próxima vez assina, Sr. anónimo :)

      Eliminar
    2. Oi Pedro.
      Desculpa nao ter asinado
      Obrigado pela resposta

      Luis Pedro :)

      Eliminar
  2. Ola pedro
    Eu já ando com esse fio á uns tempos.Tenho me esquecido de te dizer,mas tenho o 0.20 transparente não tenho coragem de usar 0.18 kekeke mesmo assim tenho medo de partir,mas ainda não nunca partiu,os nos e que são sempre uma dor de cabeca.
    Axas que a alguma diferença usar de uma cor ou de outra?
    Abraço amigo e boas pescarias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Tito!
      Quer dizer que já estás familiarizado com o material :)
      Cada qual com a sua preferência de diâmetro, a diferença também não é muita de 0,18 para 0,20 mas se tens mais confiança com um 0,20 força aí :)
      Com linhas de diâmetros finos temos de ter um cuidado redobrado Tito, e por muito boas que sejam nunca duram tanto tempo como um 0,40 por exemplo...
      A cor para mim é indiferente, é só uma questão de preferência :)

      Abraço e força aí.

      Eliminar
  3. Ola Pedro
    Ja vi que estas bem armado pá. Canas novas fios á maneira , os peixes que se cuidem hahahaha
    Olha nao tinha conhecimento destas bobines de fio , mas em 2000 mts devem ser caras nao , cuanto custa uma bobine dessas de 2000 mts ??
    Qual é que aconselhas ??
    Eu tive um fio 0.20 mm que agora ja na me lembro da marca mas a uma certa altura começou a partir quase sempre , ate parecia que tinha aprodecido.

    Força com eles abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Jorge!
      hehehehehe E o melhor ainda está para vir ;)
      Agora o peixe e eu é que andamos desencontrados...
      Posso te adiantar que um 0,18 por exemplo anda nos 26€, pá à primeira vista não é propriamente barato, mas se fizeres as contas dá-te para dez enchimentos de 200m que é suficiente. Se dividires os 26€ por dez enchimentos sai-te a 2,6€ cada enchimento que é o preço duma caixa de minhocas :)
      Aconselhar já é mais difícil, mas se já usaste um 0,20 acho que podes experimentar o 0,20 já que estás familiarizado com esse diâmetro.
      Jorge tens que levar sempre em consideração que estas linhas são para ser usadas quando faz falta, eu quando posso uso sempre fios mais grossos para pescar mais à confiança. Mas estes diâmetros por vezes fazem a diferença quando o mar está mais difícil.
      São linhas com menos durabilidade que as linhas grossas e não convém apertar muito com elas para não perderem elasticidade, se não vai te acontecer isso de partirem frequentemente e quando isso acontece está na altura de substituir por uma nova ;)
      Por vezes com a preguiça de mudarmos uma bobine deixamos estar a que está e depois fazemos asneira :)
      Espero ter ajudado em alguma coisa :)

      Abraço e força aí.

      Eliminar
  4. Andas uma fotografo de excelência, está fixe o post, eu estou longe de usar essas linhas tão finas, mas também não percebo muito disso,lol, mas que faz a diferença no lançamento e no vento, deve fazer certamente.
    Amigo Pedro, nessas fotos estas quase a expor o meu scret de ameijoa boa, ahahahahahhaha, o barco do Mestre Emílio, esta ai ao lado desses, já tenho saudades desses petisco da ria, lol.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amigo João!
      Principalmente quando está vento e algum mar também. Nunca se sabe se um dia não ficas apaixonado pelo surfcasting :)
      hehehehehe É verdade, o scret spot da ameijoa do João hahahahah
      Eu já papava era uns tordos do Papa chibos ;)
      Abraço amigo.

      Eliminar
  5. Boa tarde!

    O amigo Luís Pedro (creio que autor do primeiro comentário) teria possibilidade de entrar em contacto comigo?

    Chamo-me Dinis Ermida e trabalho na Vega, pelo que teria muita curiosidade em saber mais sobre a linha que se partiu. Por acaso é uma família de produtos a que damos mesmo bastante atenção, aqui, sendo um dos tópicos que debatemos durante mais tempo (curiosamente).

    O meu e-mail é dinis.ermida@mundinautica.com e ficaria mesmo muito grato se pudesse contactar comigo!

    Um grande abraço :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Dinis!
      Fica aqui a mensagem para no caso do Luís Pedro estar interessado entrar em contacto...
      Cumprimentos e um bom ano.

      Eliminar
  6. Boa noite gostaria de saber se a linha 0'24 da para surfcasting obrigado. Nuno Miguel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Nuno!
      Claro que dá, podes pescar no surfcasting até ao 0,50 se quiseres... Antigamente e ainda hoje há velhotes que pescam assim, com diâmetros pesados... Mas tudo depende das condições de mar e do pesqueiro...

      Eu para além de pesca muito com 0,18 da Skyline também pesco com 0,24...
      Espero ter ajudado, força aí Nuno...

      Eliminar