quinta-feira, 26 de março de 2015

O Robaleco da recompensa


“Spinning”
Boas amigos!
Um dia destes preparei-me para ir fazer dois dias de spinning e o Gavião Sílvio foi lá ter comigo. O Sílvio ofereceu-se para levar uma massinha de robalo e eu disse logo que sim, pois a ultima que tinha levado era de sargo e estava bastante boa, eu levei uns bolos de um aniversário que tinham sobrado aqui de casa e fizemos o banquete.
Depois de aconchegar o estômago com aquela massinha de peixe quentinha marfamos uns bolos com um café e um medronho que o Sílvio tinha levado e fomos à faina.


Por lá andamos algumas horas a mandar umas varadas mas o peixe não dava sinal, já com o desespero e sem saber o que fazer meto uma amostra que tinha na caixa e lancei para uma zona de pedras a ver se a perdia, pois nem sei onde estava com a cabeça quando comprei aquela amostra e nunca me tinha dado um peixe. Lançamento forte para cima das pedras duas maniveladas e toma já tá presa hehehehe fiquei todo contente que ia perder aquele bocado de plástico que me estava a ocupar um lugar na caixa das amostras e nunca me tinha tirado um peixe…isto foi um instante de dois segundos e a pedra arranca mar adentro eu ainda nem me tinha apercebido bem da situação, qual pedra qual quê o peixe estava bruto e começou a debater-se com todas as forças até que passado algum tempo abranda e começo a recuperar aos poucos até o encostar à margem e aproveitei uma ondeca que o metesse cá para fora mas o velhaco deu umas cambalhotas e soltou-se, só tive tempo de acender a luz e ver uma coisa brilhante no meio das pedras ao mesmo tempo que vem uma espuma e lá se foi o velhaco, foi tudo tão rápido que nem deu tempo de fazer nada… a seguir vem a pior sensação que um pescador de spinning pode sentir, uma sensação que nos deixa completamente derrotados, quem já perdeu peixe bom aos pés sabe do que estou a falar, vou verificar se alguma fateixa tinha aberto, por acaso até não e foi quando vi a amostra que tinha pois com aquele stress todo já nem me lembrava da amostra que tinha ferrado o peixe… As horas passaram e sem sinal de peixe fomos dormir um pouco com o despertador para as 6h da manhã, íamos atacar num laredo que ficava perto.


Toca o despertador abro a janela da carrinha e chamo Síííííííííííííííííílvio!!!!!  
Sílvio: HOMMMMMM
Eu: São 6h!!!   Bora
Sílvio: HOMMMMMM
Eu: O quê!!!!!
Sílvio: HOMMMMMM
Eu: Tou F#%&” com este gajo eu!!! Bóóóóra C #%&#”
Sílvio: HOMMMMMMM

Bom não vale a pena pensei eu, nem com uma grua eu consigo tirar este gajo da cama, estava um frio do caraças mas já tinha despertado e não ia ficar ali na carrinha só por causa do frio, peguei no material e lá fui descendo o laredo com a luz acesa para ver onde metia os pés, cheguei lá abaixo começo a varrer a zona e a trocar de amostras, foi já com alguma claridade que ferrei o peixe que seria o prémio por tanto sacrifício. Faço mais uns lançamentos não sinto mais nada, foto da praxe e vou pra cima.
Quando chego lá em cima Sííííííííííílvio!!!!!!
HOMMMMMM
Porrrrrra ainda dormes!!!! Vens pá pesca pa dormir!!
Hahahahahahaha

Divirtam-se e não deixem lixo nos pesqueiros, se possível ainda tragam algum que tenha sido lá deixado pelos anormais…
Abraço e força aí pessoal…


O material utilizado aqui foi a faca


A primavera está aí…






segunda-feira, 9 de março de 2015

Dias de Faina

Boas caros amigos e leitores!
Não é novidade nenhuma para ninguém que os últimos tempos não têm sido fáceis para nós pescadores de Robalos, apesar de saírem uns peixes aqui e outros ali não é bem o que nós queríamos, no entanto tenho conhecimento de escassos pescadores que foram prendados com bons exemplares porque estavam no sitio certo à hora certa...

Sendo eu um amante da Natureza selvagem as minhas investidas na pesca são sempre produtivas nem que seja para curtir a mãe Natureza tirar umas fotos e fazer novos reconhecimentos dos pesqueiros a fim de os conhecer melhor para futuras investidas. Deixo algumas fotos de pescas fracas e de bons momentos...


Secret...



O Lobo e o Gavião no fundo do Laredo... 



Poucos mas bons...



Um amanhecer de boas condições mas sem peixe...



Uma pescaria fraca ao Surfcasting de dois Sargos e um robalote embuchado...



Uma noite de Spinning com condições excelentes mas apenas uma captura...



Acabadas de cair...



Aproveitei as ultimas grandes marés para apanhar umas ameijoas sem muito esforço na Ria Formosa...



E quando penso que tudo o que envolve a Natureza já não tem mais nada de novo para me oferecer heis que no caminho para um “pesqueiro secret spot” dou de caras com este momento que jamais irei esquecer, dois cordeirinhos acabados de nascer e a sua progenitora, ainda ensanguentados e mal se aguentavam de pé já procuravam onde mamar. Neste dia nem um peixe senti mas acreditem que valeu a pena, para mim melhor que um bom dia de pesca em qualquer pesqueiro urbano, e se só existissem pesqueiros urbanos eu já tinha deixado de pescar, pois a minha paixão pela pesca na Costa Vicentina tem a ver com tudo o que ela envolve…



Nesta altura do ano os Laredos e Falésias de difícil acesso ganham vida com as cores da Primavera... 



Três a conta que Deus fez...



Yellow Nature...



Ria Formosa...