terça-feira, 15 de março de 2016

Robalo em condições dificeis

“Spinning”
Boas amigos!
Recentemente o mar quebrou timidamente na Costa Vicentina e como tal fui ver o que se passava. Depois de dar o passeio da praxe e selecionar o spot onde ia atacar era hora de comer uma bucha e descer lá abaixo para fazer o aceio da tarde e um pouco da noite para tentar apanhar algum “velhaco”.


Quando lá cheguei vi que tinha companhia, era um pescador da terra, um típico pescador ancestral que vive do mar e da sua pequena horta, já o conheço de vista, pois a sua casa fica rente à estrada de caminho para o pesqueiro. Depois de dois dedos de conversa dirigi-me para o meu cantinho, o meu vizinho pescava ao reboliço a engodar com sardinha mas ainda não tinha sentido nada. O vento de noroeste dificultava os lançamentos, o mar apesar de ter bom tamanho já ganhava alguma embalagem prejudicial para a pesca de spinning.


Comecei a lançar conforme o vento deixava, o meu vizinho lá ao fundo de gorro na cabeça e cana na mão sentado numa pedra mostra bem a essência do pescador vicentino.
Quando dei por mim tinha a cana dobrada e o carreto a cantar, peixe bom e energético mas teve que se render e passado pouco tempo estava cá fora, guardei o velhaco no ceirão e voltei novamente à luta quando reparei que o velhote já ia falésia acima “atão agora que isto tá bom é que te vais embora”  hahahahahaha estava bom como quem diz, o mar ganhava força a cada minuto que passava e algum tempo depois tive que me render e dar a pesca por terminada…


Já rendeu um bom Robalo para as condições que se faziam sentir naquele dia, depois disto fui aconchegar o estomago e dormir descansado.
Saúde da boa força aí pessoal.


Um rabo ruivo a dar-me as boas vindas


Uma bucha antes da pesca é sempre bom...

sexta-feira, 4 de março de 2016

Sargos Solitarios

“Surfcasting”
Boas amigos!
O mar anda teimoso e oferece poucas vezes condições favoráveis para os Robalos abeirarem na Costa Norte, apesar de tudo os profissionais também não têm condições para encher a costa de redes e aparelhos alvorados como costumam fazer nesta altura do ano, pois certamente haverá muitas fêmeas adultas que acabam por desovar mais por fora e vão para longe da Costa, tenho que ver o lado positivo da coisa…

Não havendo nada de especial para contar de momento resolvi juntar algumas fotos de Sargos solitários que me foram saindo nos últimos tempos, Sargos bonitos e de bom tamanho que não resisti e acabei por fotografar, aproveito agora para publicar aqui alguns, todos capturados ao Surfcasting mas em locais distintos.
Haja saúde e força aí pessoal…


Três a conta que Deus fez


Sargo solitário


Não o viste e agora morde-lhe


Numa noite em que devolvi alguns sem medida ainda aproveitei estes dois   1kg+800g


Uma bolinha com 1,200kg se tivesse apanhado mais uns 15 destes tinha sido uma boa pesca hahahahahaha


Mais um solitário nocturno


Este mais um pouco e só vinha a espinha


Num dia de marés grandes aproveitei para apanhar o petisco enquanto não tinha água no pesqueiro para pescar…