segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Revisão de linhas

“Surfcasting”
Boas pessoal!
Por regra todos os anos no início da minha nova temporada gosto de fazer uma pequena revisão ao material, este ano não será excepção…


Durante uns meses o material ficou parado, as linhas que foram usadas algumas vezes e agora com esta pausa têm tendência em secar mesmo que bem tratadas e de boa qualidade…
Quanto mais fina é a linha mais cuidado requer por parte do pescador, seria bom poder equipar um carreto só com uma bobine de 0,50 e siga caminho, mas hoje em dia se quisermos ser bem sucedidos no surfcasting temos de acompanhar a evolução das linhas e ter vários diâmetros preparados para usar consoante o estado do mar ou condições do pesqueiro, ou então arriscamo-nos a não conseguir pescar por vários motivos…


Ontem foi dia de mudar algumas linhas e certificar-me de que está tudo afinado, para que um dia destes não haja nenhum amargo de boca e depois dizer (áh e tal já devia ter substituído esta linha) nada disso, a melhor maneira de evitar estas situações é anteciparmo-nos a elas…
Depois de uma pequena revisão aos carretos de surfcasting, substituí as linhas velhas por linhas novas e respectivos “chicotes”, no caso do 0,18 foram duas bobines preenchidas de RayLine (Orange fire) da Cinnetic, já no caso do 0,24 foram também duas bobines e a escolha foi para o SkyLine (red inferno) da Cinnetic
A escolha entre uma e outra não teve nenhum fundamento especial, a SkyLine é uma linha que dispensa apresentações e com provas dadas que mantém a confiança de muitos pescadores de surfcasting.
A RayLine é uma linha mais recente mas que não fica atrás da anterior, a temporada passada pesquei com ela durante todo o inverno e portou-se bastante bem, com uma durabilidade incrível, logo e por enquanto é com esta que vou pescar no diâmetro de 0,18mm.


Como todos nós sabemos há inúmeras situações que podem correr mal numa jornada de pesca, mas se as linhas forem de boa qualidade e estiverem sempre em bom estado já é meio caminho andado para o sucesso.
Saúde e força aí pessoal.


20 comentários:

  1. Olá Pedro,
    Eu, na pesca de fundo uso multifilar 0,20 e depois ponho uma ponteira 0,40 como chicote (aqui tem que ser muito bom, que aguente 20 Kg - pelo menos é o que diz na bobine).
    Como pesco todo o ano, mais em falésia do que praia, o multifilar aguenta há volta de dois anos. Quando prende a chumbada, regra geral parte pelo nó de união dos dois fios, bastando para isso colocar novo chicote.
    Vantagens/desvantagens deste sistema; tem que se trabalhar melhor o peixe, para não rebentar com a boca ou o estralho. Sensibilidade maior nos toques, mas também o inconveniente de sentir mais a ondulação, particularmente a pescar na praia. Durabilidade do material e apesar de ser mais caro, acaba por ficar mais barato.
    O que lhe parece?
    Abraço,
    José Carlos Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas José!
      Sim ele há pessoal que pesca assim, eu pessoalmente não gosto de pescar ao surfcasting com multi, 0,40 de chicote acho fraco...
      Já a pescar da falésia, já usei multi para pescar ao fundo e sim aguenta muito tempo e gostei, no entanto já não uso...

      No meu ver o multi é bom para spinning e embarcada, no entanto se tu pescas assim e te dás bem porquê mudar!!?
      Concordo com as vantagens e desvantagens que mencionaste...
      Saúde da boa e força aí..

      Eliminar
    2. Oi Pedro,
      0,40 da Gorila, que aguenta 20 Kg, fraco? Não me parece! Já tenho içado à mão robalos de 3 Kg e aguenta-se bem! As minhas mãos, nem por isso!:):)
      Devido às pedras, não dá para rabecas nem gatas, pelo que tem de ser assim, robalos maiores, têm partido nas pedras os 0,60 de estralho. Mas só me aparecem esses quando estou sózinho no pesqueiro! Azares!
      Abraço,
      José Carlos Oliveira

      Eliminar
    3. Pedro,
      1º o meu nome é José:)
      2º Não é cada um sabe de si, foi dificil mas lá consegui arranjar a linha certa, aquela que falei! O 0,40 aguenta à vontade com chubadas de 220 gr e eu sou bruto a lançar (razão que já parti 3 canelons e diversas canas de carbono). Felizmente, desde que me virei para a Shimano e NBS Fujica Bliss, nada mais aconteceu! Na minha opinião, para ter um chicote de 0,50, o multifilar deveria ser 0,25, ou seja; uma relação de 1 para 2.
      Quanto ao peixe escamado, por vezes é verdade. Há um pesqueiro que é raro lá ir (Pedra do Júlio - Azenhas do Mar em Sintra) que tem mais de 100 m de altura e aí, o estralho tem que ser no mínimo 0,60 e já lá tirei bons peixes, até uma dourada me deu um porradão de me mastigou o anzol chinu em dois lados:):)
      Abraço,
      José Carlos Oliveira

      Eliminar
    4. Não foi isso que eu quis dizer José...
      Quando disse que era pouco estava-me a referir em termos de chicote (para aguentar o lançamento) para lançar acho que é pouco. Eu não faço surfcasting com chicotes de diâmetro inferior a 0,50mm mas é como tudo, cada um sabe de si...

      Epa a puxares Robalos assim quando chegam cá em cima já estão escamados :)
      Abraço e força aí.

      Eliminar
    5. Desculpa aí José, ora aparece um José e depois um Jorge e depois um gajo engana-se :)

      Exactamente, normalmente é o que dizem, que o chicote de mono tem de ter o dobro do diâmetro do multi... No entanto eu já usei 0,50 com 0,18 e não tive problemas...

      Pois eu em Sintra só conheço a Praia Grande, Praia pequena e das Maçãs, depois conheço a zona da Serra de Sintra. Do pouco que conheço posso dizer que é uma zona muito bonita...
      Saúde e força aí José :)

      Eliminar
  2. Boa tarde Pedro.Deixo uma questão.Será que um fio de diametro de 0.18m nao será demasiado fino?
    E digo isto porqu~e se por acaso aparecer um peixe maior como um robalo por exemplo de varios kilos,comcerteza que nao será tarefa facil lutar com um peixe desses e traza lo para fora de agua.
    Ainda por cima com um fio que levará um nó de união...

    Cumprimentos
    Manuel Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manuel!
      Depende, depende do tipo de praia em que pescamos, se temos espaço ou não para trabalhar o peixe, depende do mar, e claro que não te podes esquecer do "drag"
      Não é linha para toda a gente pescar, se não te dá confiança então escolhe outro diâmetro que te sintas mais à vontade...
      O nó será sempre em condições normais a parte mais fraca da linha...
      Saude e força aí Manuel.

      Eliminar
  3. Boas Pedro
    Epa tas te a preparar para atacar nos burros ou nas burras kekekekeke
    Consegues me dizer em kuanto fica uma bobine de 2000 mestros mas de sky line 020, eu ja usei o sky line e gosto deste
    Agora é varadas lá para fora kekekekeke
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Leão branco :)
      Olha se queres que te diga não sei hahahaha ou então nos chibos hahahaha
      Um 0,20 penso que andará no 29€ mais coisa menos coisa.

      Tem que ser, a ver se calha alguma coisa ;)
      Saude e força aí Carlos.

      Eliminar
  4. Olá Pedro,

    Uso 0,22 skiline e não quero outra é macia e resistente.Nao é propiamente das mais baratas mas compensa pela qualidade

    Ver se este ano consigo adquirir um carrete novo andei a namorar o Raycast o que dizes ? Sabes se vao sair alguns carretes novos de surf casting na nova coleção ?
    Força com eles
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Jorge!
      Por acaso não optei por esse diâmetro, uso um 0,18 e um 0,20 como falei...
      Esta linha compensa sempre pela qualidade...

      Eu não posso dizer muito do Raycast porque não tenho nenhum, mas posso te dizer que já tive com ele na mão e gostei bastante, quem pesca com ele penso que está satisfeito, é um carreto que esteticamente chama bastante a atenção porque tem presença...

      Da nova colecção por enquanto pouco se sabe, mas fica atento que no próximo mês é capaz de haver catalogo de 2018 ;)

      Saude da boa e força aí.

      Eliminar
  5. Boa noite. Quando é que saí o novo catalogo da cinetic ?
    Vai háver novidades ?
    Boa noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas!
      Ainda não há data, mas certamente sairá durante o mês de Outubro, haverá algumas novidades sim, fica atento ;)
      Saude e força aí.

      Eliminar
  6. -Boas Pedro Lobo
    -Eu uso red inferno e realmente muito boa,alias foste tu ke me indicaste e desde então tenho usado sempre,a outra nunca usei pois porque estou satisfeito com esta,tenho 0.22mm mas é por acaso tenho de trocar tu costumas trocar de kuantos em kuantos meses?
    -E esses robalos saem ou nao saem Rssssss
    -Xau Pedro Lobo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Rui! Tás com bom aspecto hehehehe
      Não me surpreende que tenhas gostado :)) pois toda a gente fica satisfeita com a SkyLine...
      Olha Rui, não tenho limite de tempo nem de pescas com estas linhas finas, uma coisa é certa no inicio da temporada eu meto sempre linhas novas, de resto depende se foi à pedra se apanhou muito limo daquele que agarra à linha, tudo depende do que se passou nas pescas, já tive linhas de fazer muitas pescas com elas e já tive linhas que à 1ª ou 2ª pesca foram à pedra e "chapéu"
      Tens de ir tomando atenção e verificares o estado das linhas e claro dar-lhe uma boa manutenção...

      Opa os Robalos tá mau, sou um desgraçado não me calha nada :(
      Saude da boa e força aí..

      Eliminar
  7. Boas Pedro!
    Não é muito a minha praia (surfcasting), mas estou 100% de acordo contigo.
    Nada pior que ficar a chorar, quando um peixe bom se vai embora com um piercing nos beiços ;)
    Grande e forte abraço Lobão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Chicão!
      É verdade, é a pior sensação que um gajo pode ter na pesca, pouuuurra vai lá vai...
      Por isso mesmo é que um gajo tem de evitar certas cenas dessas ;)
      Vá força aí com esses relatos :)
      Abraço e força aí..

      Eliminar
  8. Bom post amigo.
    Eu também tenho que tratar das minhas linhas, quando puder;)
    Só agora vim ao blog... força ai nessas investidas e com skyine ... abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo, obrigado. É sempre bom um gajo fazer uma revisãozita e principalmente se forem linhas finas...
      Abraço e força aí amigo.

      Eliminar