domingo, 11 de novembro de 2018

Bricolage

Boas pessoal!
Hoje vou partilhar com vocês uma ideia que já tinha na minha cabeça há uns aninhos…
Existem dezenas de geleiras no mercado para todos os gostos e que podemos usar nas nossas jornadas de pesca para guardar o peixe que capturamos, há quem use uma pequena, há quem use uma grande, há quem leve duas, etc…


Quase todas elas são boas para arrumar os nossos peixes, mas volta e meia quando a pesca corre melhor do que estamos à espera e apanhamos um Robalinho na casa dos 4 kilinhos para cima surge o tal problema, (E agora onde é que eu guardo o peixe!!? O velhaco não me cabe na geleira!!)

Aqueles que pescam perto de casa, não precisam de se preocupar com essas coisas e muito menos se for inverno que o tempo está frio, guardam o peixe dentro da saca ou num saco e caso arrumado… Mas no meu caso não é bem assim, infelizmente vivo longe dos meus pesqueiros favoritos e como muitos de vocês sabem faço verdadeiras maratonas de pesca de vários dias. Se pescar um peixe desses no último dia de pesca não há problema, normalmente só pesco no inverno que por norma o tempo está fresco e o peixe não perde qualidade, o problema é quando vou preparado com aquela logística toda para fazer dois dias de pesca e apanho um peixe desses no primeiro dia e depois não tenho lugar para o guardar e conservar nas devidas condições…


Já me aconteceu estar cansado da pesca e ter de cortar um Robalo de 5 kg ao meio às 4h da manhã para o guardar na geleira, outras vezes aconteceram de guardar peixes de 4 kg todos enrolados e quando os tiro da geleira parecem autênticas bananas. Acho que não são condições nem a maneira mais adequada de guardar aquele troféu ou exemplar que tanto procuramos e que tanto prazer nos deu capturar, como qualquer adversário devemos tratá-lo com respeito, excepto quando eles desferram e vão embora, aí nesse caso chamo-lhe todos os nomes e mais alguns 😂


Existem algumas geleiras no mercado de tamanho XXL, boas para guardar esses peixes, no entanto são grandes de mais e ocupam demasiado espaço, eu não preciso de uma geleira tão grande nem com capacidade de muitos litros, o que eu preciso mesmo é de uma geleira comprida para guardar e acondicionar em perfeitas condições os peixes compridos (Robalos) que não cabem numa geleira normal…
Então decidi meter mãos à obra e construir eu próprio uma geleira à minha medida, pensei nas medidas e fiz um esboço, a lista do material que ia precisar e siga. Enquanto o projecto avançava surgiam pequenos problemas e dúvidas, a missão foi demorada porque tinha que dar tempo de secagem à cola e ao silicone.


Os materiais aplicados foram: contraplacado marítimo, ripas de pinho, cola de madeira, cola de contacto, silicone marítimo, tinta para madeira, pregos, parafusos, anilhas, isolante térmico, cantoneiras de PVC, outros acessórios…


Esta travessa de reforço é amovível para poder meter e tirar o peixe sem grandes “acrobacias”


Tentei reforçar a estrutura ao máximo para a tornar mais forte e compacta, levou isolamento térmico por dentro e por fora.


Alguns de vocês devem estar a pensar que aquele maluco fez uma geleira em madeira e que aquilo com o tempo vai apodrecer tudo e não sei o quê 😊  Nada disso, para além de ter sido isolada ao máximo com colas, tinta e silicone marítimo nas juntas e ranhuras, ainda vai levar uma forra de plástico forte na altura em que for usada, tal como o peixe que será embalado num saco de plástico assim como o gelo…


Para fechar e ao mesmo tempo vedar em todo à volta adaptei um esticador que fará com que a tampa fique a fazer pressão em cima de um vedante (daqueles que se usam nas portas e janelas)
Não é a maneira mais simples e bonita mas é bastante eficaz e uma vez que isto será para usar só de vez em quando é o suficiente. 


Nas laterais adaptei um tipo de uma pega para facilitar o transporte quando for necessário.


Isto não é coisa que se use muitas vezes, mas no dia que fizer falta já tenho um sítio onde guardar e conservar um ou mais peixes de qualidade em condições, sem ficar todo torcido ou até mesmo ter de o cortar ao meio, exemplares de bom calibre cada vez são menos infelizmente e acho que o respeito por uma boa captura deve estar sempre presente.


Depois de muito trabalho e paciência lá terminei este projecto com as medidas que eu queria, para além de geleira vai ter outra função, serve de baú para guardar e arrumar coisas que eu pouco ou nada uso e andavam sempre espalhadas dentro da carrinha tal como uma muda de roupa suplente, um blusão velho e umas botas velhas para alguma eventualidade assim como outras pequenas tralhas que nunca fazem falta mas que um dia poderão ser necessárias. Uma vez que ia ser feita por mim escolhi as medidas para que no final encaixasse na perfeição no fundo da carrinha e que assim lá fique acomodada.

Comprimento: 1m
Altura: 30 cm
Largura: 30 cm

Saúde e força aí pessoal…

12 comentários:

  1. -Boas Pedro Lobo
    -Então e esses robalos para meteres nesse big arca XXL Rsssss
    -Bom pelo vistos não és so especialista nos robalos mas tamben nas bircolages isso é kuase uma obra de arte Rsssss,pelo menos esta tudo pensado em permenor,o ke um homem não pensa em fazer por causa da pescaria Rssssss
    -Parabens pela bricolage ke esta muito top
    -Xau Pedro Lobo e um abraco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Rui, tás com bom aspecto :))
      Opa os Robalos andam a milhas de mim :/ não tá fácil este ano...
      Muitas horas de trabalhinho aí nessa geleira, isso sim. :)
      Obrigado e saúde ;) força aí..

      Eliminar
  2. Viva Pedro
    É uma boa ideia sem duvidas,e ainda te derve de arrumos,realmente as caixas termicas que ha por vezes tornam se pequenas para quando apanhamos uns peixe maiores,agora tens de que a esteriar lol
    Cumprimentos
    André Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas André!
      Yah eu quando pensei em fazer isto também foi para arrumar tralha que andava sempre espalhada na carrinha, ou então era um espaço ocupado em vão...
      Só fazem geleiras pa meninos :))
      Saúde e força aí.

      Eliminar
  3. Grande Pedro!!
    Já te estás a preparar para as tuas jornadas.
    Excelente trabalho aí com a geleira e que venha sempre carregada de bom peixe. Bom relato de Bricolage. Força aí e aperta com eles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Gonçalo!
      Eu já estou preparado há muito tempo, mas esta ano não está nada sorridente cá para o meu lado :( enfim...
      Que tenhas razão ;)
      Obrigado e força aí, saúde ;)

      Eliminar
  4. Boas Pedro,
    Bela ideia para bricolage. Isso agora só precisa é de ser estreado, que é para eles ficarem bem direitinhos... :)
    Acho que para a função de baú, vai dar para pouco tempo, não tarda nada é sempre aviar.
    O melhor é registares a patente!

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Manel!
      Já andava com isto na cabeça há uns anitos, este ano meti mãos à obra e já está, até parece fácil :) é como apanhar Robalos :))
      Até me passo quando apanho um Robalo a cima dos 4 kilinhos e não tenho condições de o guardar como deve de ser...

      Hehehehe... Deve ser deve, ainda vai é servir de salgadeira pa guardar a carne dos chibos que já levo às costas este ano...
      Obrigado e força aí Manel, saúde.

      Eliminar
  5. Mékié Lobão!
    Isso tem espaço para uns compridos XXL e uma carga de favas?
    Estamos a chegar ao tempo delas e tens que aliviar bem o faval e contar em fazer stock, hehehe
    Grande bricolage. Cortar um peixe grande ao meio não dá com nada.
    Grande e forte abraço Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Chicão!
      É mesmo essa a intenção ;) no dia em que fizer falta está lá...
      Para as favas ainda é muito cedo ;)
      Cortar um Robalão ao meio só pa caber dentro da geleira é uma cena chata...
      Obrigado Chicão, saúde da boa e força aí.

      Eliminar
  6. Viva Pedro,
    Bela bricolage! Vê-se mesmo que o mar não tem andado de feição para pescarias e temos de nos ocupar com alguma coisita para matar o vício. Está muito porreira a tua geleira, em breve vamos ter fotos do recheio de certeza. Abraço

    PS . O João Santana trouxe-me até este blog 😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Nuno!
      Um pescador tem sempre algo para se entreter :)
      Já está aí uma boa captura, embora não tenha ido à geleira porque não fez falta, mas um dia vai fazer falta com certeza ;)
      O João Santana é muita forte na pesca e no petisco hehehehe e grande amigo também...

      Obrigado pelas tuas palavras Nuno e vai passando por aqui.
      Saúde e força aí.

      Eliminar