quinta-feira, 2 de maio de 2019

Debaixo de uma pedra sai um Lagarto

“Spinning”
Boas pessoal!
Um dia destes tive que tratar de umas coisas minhas e como ia fazer uns bons kms pensei: “epá já que vou para aqueles lados vou levar o material de spinning e aproveito fico por lá uma noite tranquila e ainda faço uns lançamentos para apaziguar um pouco este vício que é a pesca com artificiais ” e assim foi…


Depois de resolver tudo rumei à única zona onde seria possível fazer uns lançamentos, o mar estava esticado e o vento era nulo, aos poucos o dia deu lugar à magia da noite e era hora de apalpar o terreno, se querem que vos diga a minha única esperança nesta jornada era apanhar algum peixe kileiro ou algum sem medida para devolver, já que o objectivo desta jornada era mesmo para relaxar e matar o vício. 


Apesar de durante o dia ter estado calor, à medida que o sol baixava a temperatura baixava com ele e à sombra até estava fresco. Montei a cana, equipei-me e comecei a pescar ao final do dia, sempre relaxado e com o único objectivo de curtir uma jornada de spinning. Ainda no luz fusco ferrei um robalete que não sei se tinha medida se não mas libertei-o de imediato, libertar um peixe pequeno “robalo” dá-me bastante prazer e é quase tão gratificante como pescar um peixe grande, eu sei que para muitos não é fácil tomar a decisão de libertar um robalote de 500/700g, mas experimentem pelo menos uma vez e vão ver que é uma boa sensação, um bom pescador não é aquele que leva uma grande quantidade de peixe sem qualidade para casa e é com estes pequenos gestos que muitos pescadores acabam por trocar o típico baldinho de guardar o peixe por uma saca ou ceirão.


Continuei a minha pesca a lançar aqui e ali, volta e meia trocava de amostra, é fácil trocar de amostras, difícil é adivinhar qual é que eles querem nesse dia, cheguei a uma zona de pedras e tive de ser mais cauteloso para evitar perder material, havia uma pedra de tamanho considerável e resolvi fazer um lançamento de cada lado da mesma, quando passei a pedra e já do lado de lá fiz um lançamento assim meio zarolho e quase acertava no raio da pedra, a certa altura enquanto recuperava muito tranquilamente… tum tum tum e quando dei por mim já estava a cana dobrada, levei alguns segundos para perceber o que se estava a passar, pois nunca pensei de já nesta altura do ano cravar um peixe poderoso e energético como este por estas bandas, até parecia que estava escondido debaixo da pedra.

Durante a luta e recuperação ganhei confiança porque felizmente o velhaco afastou-se da pedra que era o meu maior receio, entre investidas e cabeçadas acabou por dar em seco e acreditem que foi um prazer do caraças apanhar este Robalo, pois não estava mesmo nada à espera, é caso para dizer que por vezes: (Debaixo de uma pedra sai um lagarto) 😅


Quando olho para o presente, passado e futuro chego à conclusão de que não há dois dias de pesca iguais, por vezes até alguns dos pesqueiros mudam e passam-se anos e anos até voltarem a ficar parecidos ao que já foram um dia.
Mas pior que isso é mesmo a transformação que tenho assistido na última década em algumas zonas que me são queridas. Vivemos dias de evolução e modernização, duas realidades que caminham de mãos dadas a alta velocidade, na minha opinião conservadora são duas realidades excessivas que roubam o lado bom de uma vida simples que se transformou num circo que vive de aparências, enfim, como se costuma dizer; cá estarei para ver como tudo isto vai acabar, ou não…


…………………………………………


Gosto de levar sempre uma garrafinha de vinho, uma vez contaram-me uma história de um gajo que morreu embaçado com uma côdea de pão e não quero que me aconteça o mesmo, ainda por mais um gajo tem de comer alguma coisa 😉

Pessoal por hoje é tudo, portem-se bem, não deixem lixo nos pesqueiros, libertem os pequenotes e não se esqueçam que debaixo de uma pedra pode sempre sair um lagarto 😉
Saúde e força aí…

18 comentários:

  1. O lagarto estaba alí para tí jejeje.
    E como dis ó final, que os pequenotes cheguen a grandes.
    Saúdos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Josiño!
      Estava debaixo da pedra à minha espera hahahhaha...
      É o meu e nosso desejo, que deixem os pequenos chegarem a grandes, se não qualquer dia nem grandes nem pequenos...
      Saude e força aí ;)

      Eliminar
  2. Comé Lobo!
    Esse robalinho foi chibar-se ao irmão mais velho e ele foi-te pedir explicações mas acho que teve mais do que estava à espera :)

    Essa areia ai encostada ;) ... Parece-me hotspot!
    Tu não te esqueças de te hidratares, olha que é um perigo!

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atão Morais tás em forma! :)
      Haha, olha que não sei não ;) de não foi assim foi parecido, foi altamente ter devolvido o outro e depois ter apanhado este :)
      Por aqui há uns bons cantinhos ;) mas também muitos chibos para apanhar ;)
      Sim sim, a hidratação é fundamental, pelo menos assim o dizem os médicos ;)
      Obrigado e força aí, saúde...

      Eliminar
  3. Mékié Lobão!
    Chego à conclusão que não merece a pena, fazer muitas contas e andar sempre a olhar para as previsões. Repara que só querias espairecer e até foi no lançamento mais atabalhoado que cravas o magano....
    Isto da pesca não é de todo uma ciência exacta e ainda bem que assim é!
    Por isso, quando se pode é ir lá, seja com frio ou com calor é para não falhar.
    Grande e forte abraço Pedrão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Chicão!
      Epa não e sim, é um pau de dois bicos, já apanhei bons peixes sem condições e fora de época e também já apanhei muitos chibos com boas condições e na altura deles, vais se lá saber, é a tal coisa que em casa é que não se apanha nada...
      E olha, já me aconteceu umas poucas vezes apanhar bons peixes nos lançamentos que na minha maneira de ver não foram bons, alguns até tive quase para recolher e voltar a lançar novamente hahahaha a pesca tem destas coisas :))
      É isso mesmo, na pesca nada é certo e está longe de ser uma ciência exacta...

      Obrigado Chicão, um abraço e força aí ;)

      Eliminar
  4. Boas amigo
    As recompensas aparecem mais cedo ou mais tarde quando os pescadores como tu as merecem e neste caso um belo robalo
    Meus parabéns.
    Também sinto o mesmo quando faço a boa ação de devolver os peixes menores e para alem disso são o futuro das espécies.
    Felicidades e continuação.

    Miguel Carrapato

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Miguel!
      É isso, é preciso é calma que eles logo aparecem ;)
      Temos de continuar a devolver, mesmo que não sejam todos os pequenos com medida, porque eu sei que o pessoal gosta de levar uns peixinhos para casa, mas se devolverem dois ou três já é um bom começo...
      Muito obrigado Miguel, saúde da boa e força aí..

      Eliminar
  5. Mékié Pedro,sai um largato o tanas saiu foi um robalão ;} chiça só eu kuando lanço para junto das pedras é logo para ficar lá tudo ;}
    Kuando menos se espera é assim e como tu costumas dizer em casa não se apanha nada
    Esta cor é fantastica também é uma das minhas favoritas ;} com tanto pão não kerias tu ficar embasado ;}

    Agora é apanhalos ou Pedro ;}
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Gualter!
      Hahahaha, o titulo até podia ser esse, mas depois não fazia jus ao ditado ;)
      Hehehehe as pedras às vezes são lixadas...
      Sim, esta cor é brutal, eu sempre gostei dela desde o primeiro instante, aposta nela ;)
      Hahaha, sim mas eu não comi aquele pão todo de uma vez :))

      Agora é apanha-los ou não, isto não é como nós queremos...
      Obrigado Gualter, saude e força aí...

      Eliminar
  6. Boas Pedro
    Com pedras ou sem pedras lagartos ou lagartixas tu la vais safando sempre alguma coisa,è um lindo robalo e esse já deve ter dado uma bela luta
    Como eu te entendo sinto o mesmo à medida que os anos passam e tudo muda,para pior
    Boa escolha essa garrafita ;)
    Obrigado por mais um lindo robalo e um belo relato
    Abraço Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Leão Branco!
      Eu prefiro os lagartos às lagartixas hehehehe, este esteva em forma e a minha sorte foi que o gajo não correu para o lado da pedra se não acho tinha um desfecho diferente deste :)
      Cada vez mais me assusta assistir a isto tudo que se está a passar Carlos, a ver vamos...
      A garrafita foi oferecida ;)
      Obrigado eu por mais um comentário Carlos ;)
      Saúde da boa e força aí...

      Eliminar
  7. Boas Pedro,
    Pedras são sempre bem vindas...
    Tá visto que agora é que a tua época vai começar... é de aproveitar enquanto lá andam...
    Nunca se sabe o dia de amanhã, nem o de hoje...
    Parabéns pela captura!

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel!
      Epa isso já depende, eu ás vezes quero é distancia delas ;)
      Ela vai é acabar, que isto agora já começa a ficar muito calor para o meu gosto...
      Lá isso dou-te razão, mal sabe um gajo o que estará para acontecer...
      Obrigado ;) saúde e força aí nessas ilhadas.

      Eliminar
  8. Boas Pedro!!

    Grande robalo páh, isso é que foi! Em boa hora levaste o material!

    Sabe tão bem quando não se está à espera!

    Mas quando se está a contar e eles aparecem também é bom ahahahah é do melhor!

    Um abraço e continua sempre que possas pois surpresas destas fazem nos logo pensar em como os sacrifícios todos que fazemos são bem empregues!


    Fica bem!
    J.PEdro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas J.Pedro!
      Foi um bonito Robalo sem duvida e que me deu uma pica do catano ;)
      No sitio em que foi e nesta altura do ano já não estava à espera de tirar um peixe destes :))

      Eu gostava de ir mais vezes, mas os ms meus pesqueiros favoritos ficam longe, então tenho de pesar bem se merece a pena...

      Obrigado ;) e força aí, saude...

      Eliminar
  9. Viva amigo.
    Belo lagarto esse, bendita pedra, eheheheeheh.
    Também já merecias pela dedicação.

    Eu como apanho ai 15 a 20 robalos por ano pescando grosso, volta e meia vem um de 600, 700 g e fico com ele, dá uma refeição... como sabes, autosustentabilidade consciente é a minha onda.

    Como dizes, vamos evoluindo com os anos de pesca, eu compro as medidas, mas tenho as minhas que são muito superiores as medidas das leis, secalhar choca as minhas palavras, mas acho inútil mostrar(filmar) uma devolução... Não te sei explicar mas não gosto, quem gosta de pesca, não precisa de provar nada, se publicas peixes bons, certamente é por que devolves os pequenos, é uma coisa lógica.

    As fotos enganam por vezes, sargos então é dificil deduzir pesos, tenho visto grandes debates no facebook sobre certas publicações... de peixes pequenos... muita gente criticando sem saber realmente o peso do peixe, esquecendo-se que a 20 anos atrás faziam o mesmo ou até pior... mas pronto... cada um com o sua teoria, ahahahahah....

    Força ai amigo, a ver se para a próxima venho com mais calma e tempo... abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amig João!

      Tens razão, mas por acaso já não fazia contas de apanhar um peixe destes por aqui ;)

      Sim e não te aponto o dedo por isso, eu por vezes a pescar ao surfcasting também trago um ou outro a queimar a medida, mas normalmente ao spinning gosto de libertar...

      Como sabes também não faço vídeos de libertação, já o fiz em tempos, também tenho a opinião de que não tenho de provar nada a ninguém...

      As fotos enganam muito é verdade e nos sargos mais ainda.
      Abraço e força aí...

      Eliminar