quinta-feira, 7 de março de 2024

Um Adversário chamado Limo

“Surfcasting”

Boas pessoal!

Um dia destes programei uma investida de surfcasting direcionada aos Robalos, então na solidão da noite escura enquanto o povo dormia dirigi-me ao pesqueiro para fazer a hora da maré que me agradava, mas com a preocupação de que lá estivesse o meu maior adversário da pesca neste momento (o limo).

Acontece bastante ficar semanas à espera de um mar bom para pescar, mas a maior parte das vezes é uma espera ingrata, pois quando o mar mexe um pouco o limo encosta e não deixa pescar…

Aos primeiros lançamentos madrugadores apercebi-me que o meu adversário estava presente, o que já é normal, um dia anormal por aqui no sul do sul será aquele dia em que as condições estão reunidas e não há limo, mas isso passou a ser uma miragem. Durante um bom par de horas insisti afincadamente e a cada recuperação alguns minutos eram dedicados a limpar a linha e a montagem que vinha sempre com aqueles “enfeites magníficos” e foi num desses lançamentos que tive a sorte da montagem cair perto deste velhaco e assim que virei as costas à cana já ela estava dobrada, com estas condições só mesmo assim é que se pode apanhar algum peixe, pequei na vara e logo senti que tinha ali um bom Robalo, (digo tinha) porque até ele me chegar às mãos não é meu e sim do Mar.

Numa recuperação lenta e cuidadosa para não cometer erros, aos poucos fui trazendo o velhaco até mim, já no final mostrou alguma teimosia em abandonar o seu habitat natural, mas uma vaga atraiçoou-o e empurrou um pouco para terra, eu estava atento e aproveitei aquela preciosa ajuda para o meter em seco, desta vez o Mar foi meu amigo e entregou-me o troféu que foi mais do que merecido…

Cerca de 1 h mais tarde e já com os primeiros alvores do dia a fazerem-se sentir o lixo tornou a pesca impossível e eram horas de começar a arrumar o material…

Até já tenho pesadelos com o limo, no outro dia acordei a meio da noite todo suado a pensar que tinha as pernas cheias de limo, até debaixo da cama havia limo aos montes 😓

No entanto volta e meia tenho feito umas marés para o petisco

Lingueirão

Lingueirão + Ameijoinha

Ameijoinha

Lingueirão aberto

Caldeirada de marisco à Lobo, um gajo também tem de comer alguma coisa, atão 😋

Um aperitivo enquanto a caldeirada apurava

Depois de alguns petiscos sem termos feito qualquer registo fotográfico desta vez não passou em branco, o Cristóvão (Mata Chibos) Eu e o João Santana, todos nós pescadores e blogueiros que por acaso nos conhecemos neste mundo dos blogues e da pesca, combinamos meter a conversa em dia, beber umas cervejas e comer umas bigtostas de frango, um gajo também tem de comer alguma coisa atão 😉

Por hoje é tudo pessoal, haja saúde e até à próxima...


 

15 comentários:

  1. Viva amigo Lobo.

    No meio do limo desencantas-te esse velhaco belo peixe, mais que merecido sim senhor, é desses é que tu gosta.

    Grandes patuscadas de marisco, essa caldeirada à Lobo para molhar pão devia estar um espetáculo;)

    Parabéns pelo Robalo, pode ser que esta primavera seja invernosa e ainda vás a tempo de sacar mais uns quantos, saúde amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atão amigo!
      Este andava mesmo perdido no meio do limo, tal como deviam andar outros só que não tiveram oportunidade de ver o isco...

      Hahahaha pensavas que eras só tu que tinhas bons petiscos não :) por acaso só agora é que vi o teu post, tenho andado bastante ocupado ;)

      Obrigado amigo, pois não sei, mas agora daqui para a frente já vou ter menos tempo para a pesca....
      Abraço e obrigado amigo, força aí...

      Eliminar
  2. Boas Pedro...

    Apesar de tudo lá conseguiste encontrar um velhaco no meio dos enfeites, não está fácil e com o tempo ainda mais difícil ficará com o passar dos anos, tal como já tivemos a oportunidade de "falar" em outras publicações.

    Resiliência é o nome desse velhaco como carinhosamente lhes chamas.

    Parabéns pelo excelente exemplar e também por esses belos Lingueirões e Amêijoas, senti o cheiro daqui.

    Forte abraço e obrigado por mais estes belo momento de pesca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé grande Miguel!
      É verdade, tive sorte da montagem naquele lançamento ter caído perto deste, pois o limo em menos de nada tapava o isco e começava a arrastar a pesca :(

      Sim, bem me lembro da nossa troca de opiniões e concordo, cada vez será pior :(

      O marisco aqui na Ria Formosa também já teve melhores dias, está complicado, eu ainda me vou safando porque conheço bem os cantinhos e como vou muitas vezes estou a par de onde há e não há para apanhar....

      Obrigado pelas tuas palavras e um abraço, força aí....

      Eliminar
    2. Por acaso foi algo a que nunca me dediquei, à apanha de marisco, nem para petisco ou até mesmo para isco, tentei uma vez apanhar Lingueirão mais pela graça de os ver sair por reação ao sal do que propriamente para um fim específico.
      Admito que sou um bocado preguiçoso nesse aspeto, mas uma coisa é certa, adoro umas belas Amêijoas à Bulhão Pato e um belo arroz de Lingueirão. 🙂😉

      Eliminar
    3. Desde puto que sempre gostei de apanhar marisco mas a experiencia não era muita, nos últimos anos é que dediquei-me afincadamente e agora já sei quais os melhores dias ou marés para apanhar isto ou aquilo, tal como a pesca também tem as suas manhas, as horas das marés os ventos a altura do ano etc... Abraço

      Eliminar
  3. Viva!


    Estou a ver que a alface não dá tréguas, mas mesmo assim só por causa desse magano já valeu a pena! As marés do petisco é que não desiludem!

    Aí por baixo é o limo e aqui na zona é o mar bruto que raramente tem dado tréguas. Tive uma aberta de 3 dias esta semana, deu para trazer 4 bailas jeitosas (3 a roçar as 800g e uma com 1.1kg) e perder duas granditas que não consegui evitar que fossem para as rochas... não me importo nada que o peixe leve a melhor, faz parte do jogo, só fico é lixado quando levam a amostra atrás.

    Obrigado por mais um relato!

    Grande abraço, muita força e tudo a correr bem!
    Filipe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Filipe!
      Sem duvida, esta é mesmo alface, é só para desenjoar o outro a que nós aqui chamamos de (tabaco) e o outro que é a (cebarrinha)

      Esta foi mais uma jornada que o limo me impediu de apanhar mais uns belos peixes, cada ano que passa há mais e é mais complicado de pescar por aqui... As marés vai dando porque eu conheço bem os meus cantinhos e costumo controlar as minhas apanhas nos mesmos, tal como na pesca costumo selecionar o marisco, salvo raras excepções...

      Gosto tanto de apanhar umas Bailonas dessas ;)
      Pois, perdê-las com a amostra é que não é nada bom de saborear, se já custa perder um peixe jeitoso, se levar uma amostra então porra porra :(

      Obrigado eu pelo teu comentário meu fiel ;)
      Um grande abraço e força aí..

      Eliminar
  4. Boas ,mais uma vez aqui estou eu ...ainda com as últimas letras lidas neste fabuloso blogue na cabeça ,mais do mesmo sempre a bombar tanto no mar como em terra ahahah... continuações Master Lobo.... vá saúde e até.......Nuno Sousa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alô Nuno Sousa :)
      E fazes muito bem, também para onde ias tu numa noite destas com mau tempo e com as mulheres alvoradas como elas andam hoje hahahaha

      Obrigado pelo apoio, é sempre bom saber ;)
      Haja saude e força aí, cumprimentos.

      Eliminar
  5. Amig Pedro, tas enleado com o limo. Agora tá um defeso natural de 3 meses quase... Ainda querem mais defesos e proibições essa canalha de engenheres...
    Vamos sobrevivendo! Bonito peixe!
    Grande Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atão Cristóvão!!
      Porrrra nem me digas nada, até aborrece, até já tenho medo de programar uma pesca e ser outro barrete :(

      Defesos!!! Porrrra se um gajo no Inverno já só consegue pescar duas ou três vezes por mês com condições boas e se dessas três há duas falhadas por causa do limo já só resta uma, com mais defesos chapéu, é melhor vender o material todo e esquecer a pesca.....

      Obrigado e um abraço amig, logo vamos beber umas um dia destes ;)

      Eliminar
  6. Parabéns grande amigo por mais um lindo prata algarvio sacado a ferros 😄💯💪💪💪 Ainda me lembro dos limos algarvios e das dificuldades que trazem à pesca. É aguentar e tentar fazer o melhor. Aquele abração para todos e muita saúde 😃🤜🤛

    ResponderEliminar
  7. O comentário anterior é meu mas esqueci-me de colocar o meu nome amigo...kkk...terceira idade já sabes..kkk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Luisão!
      Obrigado amigo, isto não tem sido nada fácil e a cada ano que passa parece que tá pior :( se virado a Norte é o mar que não deixa já virado a Sul é mares que não prestam e quando entra um de feição vem carregado de limo, enfim......

      Se quiseres eu mando-te umas toneladas de limo aí para esses lados :)

      Eu agradeço por nós os três amigo, obrigado e um abraço também para ti, força aí....

      Eliminar