sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Já era Tempo...

“Spinning”

Boas pessoal!

Espero que se encontrem todos bem, ou pelo menos dentro dos possíveis porque isto na vida nunca está tudo bem e temos de nos adaptar às circunstâncias, aos problemas e dar a volta à situação da maneira que esteja mais ao alcance de cada um…

Certamente alguns de vocês já se teriam questionado se eu deixei de ir à pesca ou de publicar aqui no blogue, pois nem uma coisa nem outra, a cada ano que passa tenho começado a minha época de pesca mais tarde e este ano não foi excepção, por vezes há outras prioridades e nada como a balança para as pesar e decidir o que será mais proveitoso em benefício de cada um, enfim…

Depois de levar uns valentes chibos no surfcasting e no spinning, ou melhor dizendo com alguns peixes devolvidos mesmo com medida e outros sem, umas vezes por falta de actividade por parte do peixe e outras pelo facto de alguns poucos mas belos fundões estarem recheados não de pedra como era habitual antigamente mas sim de limo em zonas onde nunca tinha acontecido já nesta altura do ano, os Robalos não andavam lá mas a sombra deles está sempre presente (eu) e se os velhacos pensam que a vida é um mar de rosas estão redondamente enganados 😉

Voltando ao assunto do limo e falando por mim confesso que a meu ver neste momento o pior inimigo na pesca é sem duvida as quantidades monstruosas de limo que aparecem em certas zonas e jogam toda uma jornada e horas de logística por água abaixo já para não falar no investimento em combustível e isco, os problemas de há uns anos, tais como a falta de condições dos pesqueiros ou por excesso de areia ou a falta dela eram um problema, isso passou a ser o 2º problema, porque o 1º neste momento é o limo, pelo menos aqui no Sul do Sul…


Bom mas por enquanto baixar os braços não é solução e há que arranjar vontade e força para continuar a atacar e esperar por aqueles dias de glória e perfeitos que hão de vir certamente, pelo menos a experiencia a mim diz-me que sim.

Por isso voltei novamente a programar nova investida e lá fui eu procurar algum Robalo perdido que andasse por aí e já no pesqueiro escolhido em acção de pesca de um momento para o outro senti que estava no paraíso, pois tudo o que eu gosto nesta vertente de pesca estava a acontecer, um dos meus spots favoritos sem ninguém, mar bom, vento de feição, céu tapado e um Robalo preso na ponta da linha que embora não fosse grande soube-me tão bem como se fosse o primeiro da minha vida, só faltava mesmo uma Sereia loira de olhos azuis para me fazer companhia o resto da noite, mas isso já era pedir muito eu sei e para além do mais ainda tinha uma investida para fazer pela calada da noite num outro spot e não me dava jeito ir com a moça a reboque 😂😂😂

As saudades que eu tinha destas pedras e do cheiro desta maresia

Já na 2ª investida na mesma noite mas em outro spot fui recebido por um mar nobre e suave com uma cadência certa que me dava as boas vindas, alguns de vocês questionam-se (então e porquê que o gajo não faz a noite toda no mesmo sitio) a resposta é simples; porque há pesqueiros que eu acho que os robalos encostam mais de vazante e outros que eles encostam mais de enchente, não é uma regra para seguir à risca até porque isto na pesca não existe uma ciência exacta, embora haja certas coincidências que ao longo destes anos todos começo a acreditar que até batem certo 90% das vezes.

Desta vez não foi um robalo mas foi a sua prima irmã, uma linda e bela baila que depois de se sentir presa deu umas boas carreiras tal como é habitual desta espécie bastante energética e brincalhona…

De repente começaram a cair umas pingas e um estrondo vindo do céu anunciava recolher obrigatório e com a trovoada eu não brinco, infelizmente faziam-se horas de abandonar a minha zona de conforto rodeado de pedras húmidas e escorregadias abraçadas pela escuridão da noite e voltar para a selva da sociedade moderna e consumista.

O peixe não foi muito mas valeu a pena pelo cheiro da maresia, pelo passeio, pela paisagem e até pela visita da raposa velha e matreira mas que a mim já não engana, pelo menos ao spinning não me rouba o isco. Nas minhas idas à pesca o objectivo não é só apanhar peixe, embora esse seja o principal, mas todo o envolvente é importante e serve me de terapia…

Pesqueiro à Rambo

Um dia destes juntei me com a malta dos barcos 😆😆 e fomos comer umas Big Tostas, estes moços conhecidos de alguns de vós desde que se habituaram a pescar com o cú dentro do barco nunca mais quiseram outra coisa 😂😂 abraço aos amigos Cristóvão e João Santana...


Bom mas se as escamas não são muitas já as cascas são bastantes e de boa bitola 

Foi uma boa maré de búzios

Volta e meia lá pelo meio dos búzios lá aparecem umas santolas

O berbigão também já não é o que era, mas volta e meia lá se apanham umas cascas para fazer o xarém

Chocos apanhados à mão quando vou aos búzios, vou juntando para fazer uma pestiscada porque isto um gajo também tem de comer alguma coisa😄😋 atão 

Bom pessoal por hoje é tudo, vou tentar ser mais regular nestes meses de Inverno, para me entreter a mim e alguns de vocês.

Saúde e força aí…


 

8 comentários:

  1. Viva!

    É bem verdade, já não era sem tempo! Com o aproximar do Inverno eu já me andava a questionar quando é que o Lobo ia começar a atacar de novo... e eis que já atacou com direto a mais um belo relato com fotos de fazer inveja! :)

    Estou a ver é que o limo continua a ser uma praga... por aqui também deu um "ar de sua graça". Já não bastava ter sido o pior Verão de que tenho memória (só se safaram os dias em que estive no SW Alentejano), com uma nortada gelada constante, água a 14/15ºC em Julho/Agosto/Setembro, mar a oscilar entre piscina e sem condições para pescar, sem ver cavalas nem carapaus, como este ano tivemos uma quantidade bem maior que o habitual de limo em suspensão, especialmente de laminária (por um lado até é bom, quer dizer que aos poucos está a voltar), e atrapalhou as sessões de pesca durante umas boas semanas. O que deu para ir safando foram as lulas, senão tinha sido o "descalabro total"!

    Obrigado por mais um relato e que venham mais!

    Grande abraço, muita força e tudo a correr bem!
    Filipe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Filipe!
      Este ano estava difícil de começar a engrenar nas idas à pesca :) não que não tivesse vontade, mas havia outras prioridades...

      O limo tem dias, umas vezes aparece e depois desaparece, depois volta a aparecer outra vez, mas este ano tenho visto limo em sitios que nunca tinha visto nesta altura do ano, a época passada lixou-me umas boas idas à pesca e este ano pelos vistos vai ser igual...

      Obrigado eu a ti pelo teu fiel comentário como sempre ;) e também gosto de saber o que se passa por aí...
      Um abraço e força aí Filipe.

      Eliminar
  2. Viva amigo Lobo.
    É bom ver que estás de volta e conseguiste fazer o que mais gostas.

    Volta e meia tento fazer um post, mas desisto rapidamente, sei o porquê, mas dificil de explicar.

    Pois é se apareceres aqui faço uma marotona de areia contigo e tiro o cu do barco, isso garanto-te ... quem sabe um dia troco mesmo o barco por a pesca na areia e pedra o Ano todo...

    O RAMBO do lodo é forte no marisco e petiscos, vai lá vai.... belo marisco e belos robalotes amigo.

    Força ai e que tenhas umas pescas boas este inverno... a ver se vamos beber um tinto um dia destes;]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amigo João!
      Vou fazendo umas pescas amigo sabes como é...
      Hahahaha, tu já não sabes andar na areia amigo hahaha, deixa ver eu gostava mas também é preciso que os astros se alinhem ;)

      Já sabes que eu tou sempre pronto para beber um tinto ou umas cervejas ;)
      Abraço e força aí amigo.

      Eliminar
  3. Mékie Lobão!
    De volta à pesca no tempo fresco!
    Atão querias pêxe e uma sereia a compor o ramalhete!
    Se não tens problemas na tua vida, não os arranjes :)
    Fica lá com os peixes compridos que já ficas muito bem servido, hehehe
    Essa malta dos barcos é malta da rija. Na pesca e nos petiscos!
    Bonitas pescas essas dos mariscos de casca. Já dão para beber umas 4 ou 10 de cada vez ;)
    Forte abraço Pedro e venham de lá esses relatos de inverno que está a chegar a altura das favas.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Chicão tás fixe!
      De volta à pesca mas ainda não é bem no tempo fresco, pelo menos de dia aqui no sul, as noites já vão apetecendo ;)
      Vais ver que eu um dia ainda vou apanhar uma Sereia de olhos azuis numa noite de pesca :)

      Tenho me dedicado bastante à apanha deste marisco, já conheço uns bons spots para os apanhar em certas marés ;)

      Deixa ver Chicão o que o Inverno nos reserva, mas calma pá ainda falta muito pás favas, não adiantes o calendário já para essa altura :))
      Um grande abraço e força aí...

      Eliminar
  4. Boas Pedro,
    Wolf is back again... :)

    Da maneira como gostas de fazer já deu para te entreteres e matar saudades. Já eu tenho que lá ir sempre uma vez por mês, não consigo estar longe daqueles buracos tanto tempo como tu, fico ressacado... :)
    Só no mês de Agosto é que me custa mais, mas lá consigo sempre arranjar um dia dentro do possível que haja menos confusão...

    O limo... ai o limo... esse desgraçado... mas tá bem... Quando deixar pescar logo se faz a desforra...

    Andas a dar-lhe bem na RIA... Só faltou os polvos... ou melhor esqueceste de colocar a foto... LOL

    O Cristóvão ainda o piquei umas vezes, mas o moço diz que só tem recordações de bater com a cabeça na N125... :)
    Já se esqueceu dos bons tarolos que sacou... :)

    Bom o que vale é que a partir de janeiro já podemos ter uma viagem mais cómoda, sem stresses de apanhar artistas em contra-mão e a querer passar onde é impossível passar e radares sempre escondidos...

    Bom agora que já deste um cheirinho aqui no Blog, vai sempre a bombar... :)

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atão Manel tás bom!
      Foi mesmo, este robalote soube-me como se fosse o primeiro ao spinning, quando se fica muito tempo sem fazer peixe ao spinning é assim :)
      Em Agosto é para camicases Manel :)
      Na época passada perdi a conta das vezes que o limo me estragou as idas à pesca, até já nem tinha vontade de ir à pesca vê lá...
      Hahaha eu não muito de polvos, mas volta e meia quando os encontro veem comigo ;)
      A malta dos barcos desabituam-se daquelas noitadas de sofrimento e depois já não querem voltar :)))

      Ainda hoje falei disso, mas deixa lá ver Manel, mas só acredito vendo na altura, pois tou mesmo farto da 125 :(

      Se as condições colaborarem e o limo não jogar tudo a perder poe ser que vá fazendo uns posts aqui no blogue ;)

      Abraço e obrigado, força aí...

      Eliminar