sexta-feira, 16 de novembro de 2018

No Sítio certo à Hora certa

“Spinning”
Boas amigos leitores e seguidores…
Este não tem sido o início de temporada pelo qual eu ansiava, para além das condições de mar não terem coincidido em vários aspectos que me fossem favoráveis nos últimos tempos, o peixe também não tem colaborado (nos “meus” pesqueiros) nas poucas investidas que tenho feito, muito peixe miúdo e os que se aproveitam para trazer para casa resumem-se a um/dois/três pexecos, também por isso não tenho relatado qualquer jornada de pesca…


Então um dia destes e depois de andar constantemente a controlar as previsões e ver que vinha aí um Marsão daqueles à "Homem" para rebentar com tudo decidi apostar mesmo com o mar a puxar para o forte (no limite) corri o risco de não conseguir pescar e fiz por aí mais duas investidas em dois locais distintos na mesma noite e foi no aceio da manhã num laredo de difícil acesso que a sorte e insistência me brindaram com este peixe, como o mar tinha um toque ainda bom apostei em material mais pesado e robusto…

As temperaturas obedecem ao calendário e tanto as noites como as alvoradas já pedem um bom agasalho. O nascer de um novo dia traz com ele uma explosão de cheiros vindos da serra que me provocam uma energia brutal, os pássaros ainda escondidos nas saliências das falésias e nos arbustos trocam cantos melódicos entre si numa linguagem privada que me é impenetrável, são estas coisas que me atraem para estes spots longe de tudo o que seja modernices e excesso de materialismo…

Depois de muitos meses sem sentir um peixe decente a fome de pescar era mais que muita, o corpo e a mente estavam ambos a ressacar de pesca, pelas minhas contas foram oito meses sem apanhar um Robalo na vertente de spinning, não que tivesse feito muitas investidas durante esse espaço de tempo, talvez uma meia dúzia que renderam o tal famoso peixe com cornos que ninguém gosta (chibo)…


Mas eu sabia que o grande dia tinha de chegar e passados oito meses quando dei por mim lá estava eu de novo “No Sítio certo à Hora certa” a respirar vida e a fazer o que mais gosto, com a cana vergada e um velhaco teimoso a cabecear com força, de punho firme mantive a cana ao alto e o carreto ainda cedeu um pouco de linha, normalmente gosto de ter o drag regulado para a bitola dos 4kg e apenas se ver o caso mal parado é que então o abro mais um pouco, naquele momento era só eu e o velhaco que estávamos ali, ele queria ir numa direcção mas eu conduzia-o para outra e foi a cerca de cinco metros que eu meti os olhos no bicho “aguenta coração que já tá quase” o vício do spinning ressuscitava de novo e o batimento cardíaco acelerava tipo velocidade ferrari, as emoções que este tipo de pesca transmite são um desafio que nos faz querer sempre mais.

Apesar de ser um Robalo teimoso aos poucos e com a ajuda da ondulação sucumbiu aos meus pés, foi o primeiro peixe digno apanhado esta temporada…
Depois de algumas jornadas de pesca magras e chibateiras, finalmente o mar bafejou-me com este Robalo de bom porte, ali estava ele em carne e osso, ou melhor, em escama e espinha 😉


Entre uma pesca e outra a meio da noite lá tive de papar uma sopa de feijão com repolho e um copo de vinho, tenho que guardar reservas para aguentar o rigor das noites frias de inverno 😊
Um pormenor que adoro nesta altura do ano quando pesco à noite e que passa despercebido a muita gente, é o piar dos tordos que estão a chegar e entram pelo sul do país para virem passar o inverno em Portugal, é a Natureza de mãos dadas com a pesca…


Comecei tarde mas ao menos comecei bem, vou tentar fazer umas investidas porque os Robalos já devem ter saudades minhas 😊 mas isto quando o mar deixar claro, porque a última palavra cabe sempre ao grandioso, foi apenas um mas fiquei bastante satisfeito e já serviu bem para apaziguar a “fome” de pescar e apanhar peixe…

Aproveitem este fim-de semana que o tempo não está propicio à pesca e levem a “Maria” a passear para ganharem uns créditos 😉 até a podem convidar para jantar fora e à ultima da hora esquecem-se da carteira e acaba por ser a “Maria” que paga a conta e vocês poupam uns trocos para comprar o isco da próxima pesca 😃 

E não se esqueçam, libertem os mais pequenos, pois só assim seremos recompensados no futuro com exemplares de bom tamanho.
Saúde e força aí pessoal.

26 comentários:

  1. Boas Pedro,
    Sempre a chorar... Mas desta vez toma lá um cabeçudo! :)
    Esse já deu para estrear a nova arca! :)
    Agora que eles já sentiram o cheiro do LOBO, é não deixar eles se afastarem muito. lol

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Manel!
      Quem na chora na mama :)) nunca ouviste dizer ;)
      Por acaso não foi à arca porque vim logo para casa, se tivesse ficado lá tinha de ser ;)
      HaHa não sei não, isto não é como a gente quer...
      Saúde e força aí Manel nessas investidas.

      Eliminar
  2. Olá Pedro,
    Eu bem me parecia que devias estar quase a fazeres das tuas HaHaHaHa
    Isso sim é já é um bom barrote para ganhar entusiasmo e ate eu fiquei entusiasmado pa ir há pesca HaHaHa logo agora que vem ai mar forte :(
    Soupa de feijão em noite frias dá um bom pitéu HaHaHa para
    Boa boa vou seguir o teu conselho e levar a maria a jantar fora nao sei é se ela vai nessa cantiga de pagar a conta HaHaHa
    Força com eles e parabens
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Jorge!
      Hehe, eu tenho tentado Jorge, mas eles não querem :/
      Pois, agora não está facil, tens de esperar, é preciso é calma.
      Ui, gosto tanto de comer essas comidas e ir fazer uns lançamentos a seguir ;)

      Hahaha, espero que te tenhas safado no jantar com a tua Maria ;)
      Obrigado Jorge, saúde da boa e força aí.

      Eliminar
  3. Comé lobo matreiro,
    Nunca menganaste, com tanta choradeira já desconfiava que tinhas ai um travessão escondido na manga! LOOOL
    Como "quem não chora não mama" só me resta dar-te os parabéns e desejar-te um boa temporada ; )

    Saúde e tudo a correr bem! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas PJ
      Hahahaha, Não tava facil de desamarrar o chibo ;)
      Obrigado e igualmente, a ver vamos....
      É preciso é saúde, força aí..

      Eliminar
  4. Como estás Pescador?
    Pedro parabens pelo bonito robalo.Assim ate vale a pena começar tarde,ja deu para esperimentar a geleira nova nao? hihihihi
    Em boa hora fiseste essa pesca porque com a ondulaçao que vem ai nao sei nao
    Esse multifilamento o que dizes dele,é novo ou já usavas no ano que passou ?' Eu tenho o sufix

    Parabens pelo Labrax e até á proxima
    João Correia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas João!
      Desde já obrigado, tarde e bem tarde, isto não é como nós queremos. Por acaso não, não preciso porque vim logo para casa ;) ainda está virgem...
      Pois agora está a bater forte, temos de esperar por dias melhores João.

      Este é o multi que tenho usado nas ultimas temporadas, o RAYBRAID até à data não tenho nada de negativo a apontar, é um fio suave e lança bem...
      Obrigado e força aí...

      Eliminar
  5. Comé grande Lobo :-) Muitos parabéns meu amigo por mais um lindo velhaco..hehehe. O Inverno começou bruto mas ainda vais muito a tempo para malhar neles, haja saúde e pontaria que eles aparecem. :-)
    Fico aguardar por mais aventuras tuas amigo e depois da tempestade vem sempre a bonança :-) Grande abração e cargaa neles companheiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Luisão!
      Obrigado amig :)
      Porra este ano não tem estado nada fácil, deixa lá ver...
      Há sempre qualquer coisa que não corre bem...
      Ok :) vamos lá ver.
      Obrigado e um abraço, força aí nesses gremlins :))

      Eliminar
  6. Olá Pedro,tchiiiì agora é que ele ficou com a pica toda,e ja nao para loL
    Espetaculo amigo,de um relato espatacular como sempre costumas fazer,parabens e obrigado por partilhares conosco as tuas esperiencias,
    A tal sopa de feijão nao falha,e como é que se comportou o novo cautiva?Está à altura ou como é que é?

    Abraço amigo e dalhe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Tito!
      Pois pica agora não me falta não, hehe.. Mas isto não é como a gente quer, é como eles querem.
      Obrigado eu por vires aqui ler e comentar.

      Ui isto no inverno pede é feijoadas ;)
      O carreto portou-se lindamente, mas é normal, está novo :) Espero que assim continue, pelo menos o irmão durou bastante e sempre em condições ;)
      Saude da boa e força aí.

      Eliminar
  7. Mékié Pedro,um belo exemplar eu sabia kue começavas tarde mas kue ias começar bem ;}
    Chiça com um lanxe desses a meio da pescaria só podia dar num peixe desses ;}
    Essa foto do por do sol está escelente amigo.Parabens por tudo.
    Isso agora quero continiuação ;}
    Apanhalos abraco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Gualter!
      Opa então já me podias ter avisado que eu já estava a ficar preocupado com a coisa ;)
      Isto é um reforço à Homem, para aguentar as noitadas ;)
      Obrigado Gualter, vamos ver vamos ver ;)
      Obrigado e força aí.

      Eliminar
  8. Grande Pedro
    Esse sim é um peixe de luxo.Ja deves estar a preparalo para o meter no forno,adivinhei ? :)
    O tempo este fim d semana não esta de muitos amigos,logo não ha pesca :(
    Esperamos por melhoras e melhores dias,os elementos da natureza sao um aspeto importante nos dias de pesca sem duvida para nos fazer relaxar.

    Parabéns pelo bonito robalo e um Grande abraço
    XD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Sandro!
      Haha por acaso falhaste, acertas pá próxima deixa lá :))
      Este fds o melhor é ficares a descansar e levas a tua Maria a jantar hehehehehe e depois já sabes, é só seguires o meu conselho ;)

      Obrigado Sandro, saúde da boa e força aí.

      Eliminar
  9. Boa noite

    Dizem por aqui que não ha que nao ha mas quem sabe sabe:assim ao menos parece.
    Queria felicitar-te por esat magnifica captura Pedro.
    Boa continuação
    Cumprimentos

    Manuel Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manuel!
      Ele haver há, mesmo que não sejam muitos, o que é preciso é ter paciência e procurá-los ;)
      Muito obrigado Manuel :)
      Saúde da boa e força aí.

      Eliminar
  10. Boas amigo.

    Fico contente de ver que apanhas-te o primeiro cabeçudo, logo ao spinning que tu tanto gostas, agora é manter o ritmo:)
    Uma sopa à Lobo no meio da escuridão com um copo de vinho deve saber mesmo bem, eheheheeh, só falta no final aquele pastel de nata á Marinho,lol.
    Parabéns pela captura agora é esperar pelas janelas para atacar, já que o desgraçado sou mesmo eu amigo, não me calha nada, eheeheheheh
    Saúde e grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amig!
      Estava difícil de me safar este ano, e acho que vai continuar difícil porque como isto anda não sei não, vá lá que pelo menos dei com um bom para motivar...
      Epa as noites de faina já pedem uma comidinha assim, bem melhor do que um gelado de feijão :)
      O Marinho é grande máquina :)

      Obrigado, eu não me preocupo contigo porque sei que quando deres com eles é um de 5kg em cada mão hahahahahha ganda leiteiro :)))
      Abraço e força aí..

      Eliminar
  11. Aí está Pedro! Não demorou muito tempo entre a bricolage e a captura desse belo velhote, tendo em conta que o mar anda “grosso” tem muito valor ter sido ao spinning. Força aí e boas capturas. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Nuno!
      É verdade, só não a foi esteriar porque eu vim logo pa casa e não valia a pena...
      Sim o mar agora está muito forte, esta captura foi numa pequena aberta que fez aí, mesmo assim estava no limite para spinnar...
      Obrigado e saúde ;) Força aí.

      Eliminar
  12. Mékié Lobão!
    Eu também choro, choro e não me toca nada.
    Também, nem tenho pescado :)
    Isto é como o euromilhões, se não jogares não sai, hehehe
    Lindo peixe esse. Esse é dos tais que não fica nada bem cortado ao meio!
    Agora que já quebraste o enguiço, vão ser de seguida.
    Grande e forte abraço Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Chicão!
      Hahahaha... Mas eu já fui à bruxa, tu se calhar ainda não foste :))
      Pois.... Atão se nã vais lá como é que queres apanhar :)
      É mesmo, mas o Euromilhões ainda é bem mais difícil de sair...
      Pois! Tás a ver, tinha algum jeito um gajo ter de cortar um peixe destes para o meter na geleira, ou então enrola-lo todo tipo banana. Por acaso não foi preciso a geleira porque neste dia vim directo pa casa ;)

      Talvez fosse, não digo de seguida porque isto não é assim tão fácil, mas podia sair mais qualquer coisa se o mar deixasse...

      Chicão, obrigado, um abraço e força aí.

      Eliminar
  13. Grande Pedro!!
    Bela estreia sim senhor! Esse já coube dentro da arca nova!! hehe
    Epah 8 meses sem ires à pesca!! Isso faz-te mal, um homem precisa de sal no sangue. heheh
    Grande abraço e aperta com eles e venham de lá esses relatos que a malta gosta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Gonçalo!
      Ele caber até cabia, mas não foi preciso porque vim logo para casa ;)
      Não leste com atenção :) Eu disse que foram 8 meses desde a ultima captura ao spinning Gonçalo ;)
      Isto agora quem manda é o mar, e depois ainda estamos dependentes da sorte como tu sabes, a ver vamos...
      Obrigado ;) saúde da boa e força aí...

      Eliminar