terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Ruama & Limo

“Surfcasting”

Boas pessoal!

Há uns dias atrás em que o Mar andou bem mexido aqui no sul do sul, resolvi aproveitar uma aberta que acontecia numa viragem das condições meteorológicas, depois do plano traçado desafiei o meu amigo Zé para me acompanhar nesta jornada que supostamente começava tranquila mas que acabaria no limite das condições para se conseguir pescar, pelas minhas contas tínhamos cerca de 4 horinhas propicias a dar uns Sargos, restava saber se eles iam colaborar…

Quando chegamos ainda bem cedo as temperaturas elevadas para a época durante aqueles dias convidaram gente a mais para o nosso gosto a irem à praia e logo no caminho para o spot cruzamo-nos com um gajo todo perfumado de óculos brancos e uma t-shirt cor-de-rosa a dizer “Love”  (porrrrra era o que faltava, ainda não montámos as canas e já as bruxas “andem” aí) resmunguei eu…

Ainda era cedo e já tínhamos tudo pronto para a festa, o Zé fazia alguns lançamentos para apalpar terreno e ver se havia limo, apesar de alguma palha pescava-se bem nesse aspecto, o problema era a ruama que estava presente na praia e não dava hipótese a que um peixe de melhor qualidade chegasse perto do isco, quando não é do cú é das calças, este Inverno tem sido complicado fazer uma jornada de surfcasting em perfeitas condições…

Passaram algumas horas e ao entardecer o sol foi abafado pelas nuvens que vinham do quadrante oeste, entretanto a temperatura já baixava e pedia-nos um agasalho, equipámo-nos a rigor e aproveitamos para comer alguma coisa na esperança que a ruama se fosse deitar na hora do vitinho…

O Mar dos últimos dias tinha tirado muita areia e ao mesmo tempo trouxe de tudo um pouco que depositou ao longo das praias, neste caso encontrei uma camara de filmar que para meu espanto estava em perfeitas condições quando a retirei da caixa estanque…

O tempo fechava-se e escurecia a cada minuto que passava, não tardou a chegada da noite e do vento incomodativo que as previsões anunciavam, as próximas horas pediam dedicação e trabalho para tentar chegar a algum resultado satisfatório…

A ruama apesar de ter diminuído a actividade e o apetite não desapareceu por completo e o pior pesadelo (o limo) chegava por correio azul para se juntar à festa, dois obstáculos difíceis de contornar começavam a ditar a sentença…

Ambas as canas dançavam um balé sincronizado ao som do vento, os Sargos apareceram para comer à hora que eu tinha previsto e com muito trabalho e dedicação lá foram saindo uns kileiros e outros de boa bitola também, alguns de menor tamanho iam sendo libertados, foram 3h sem ter qualquer contacto com o meu companheiro que pescava apenas a 20 m de mim, a actividade das piranhas que ratavam as iscas rapidamente e o limo que me fazia perder bastante tempo obrigavam-me a ter as canas mais tempo fora de água do que a pescar, com o avançar das horas a noite começava a mostrar a sua cara de poucos amigos, entretanto o som da trovoada já rasgava o silêncio do céu negro e ao fazermos o ponto da situação decidimos que era hora de dar por terminada esta jornada num momento em que a Mãe Natureza anunciava fazer uma entrada em grande…

À minha conta e apesar de todas as adversidades ainda consegui juntar uns Sargos velhos, se não fosse a ruama e o limo com certeza tinha sido mais um dia daqueles.

Aproveitei para apanhar um mariscote por aqueles dias também

Aqui não há limo que me vença

Berbigão negro

Num outro dia em que o mar não me deixou pescar por causa do limo, arrumei as canas e fui apanhar o petisco na maré vazia antes de vir embora, um gajo também tem de comer alguma coisa, atão!!! 😉

Saúde e força aí pessoal...


 

4 comentários:

  1. Viva!

    Epá, já foi uma boa sargalhada! Eu quando era miúdo, juntamente com o meu avô, é que fazíamos umas chumbadinhas aos sargos e às safias. Foram tempos bem passados, infelizmente já não voltam mas ficam na memória.

    Essa máquina de filmar de borla foi a cereja no topo do bolo! A pergunta que vai na cabeça de muitos agora é: para quando o canal de youtube do Lobo?!? :)

    Aqui por estas bandas o mar passou de 80 para 8.. caiu imenso e entrou um vento malino de norte que gela tudo... mesmo assim já deu para ir molhar as amostras e enganar uma bailita. De resto, por aqui é a mesma coisa, basta aparecer um pouco de sol e calor e ficam logo as praias com mais malta e os pesqueiros mais concorridos. Há que aguentar...

    Obrigado por mais um relato!

    Grande abraço, muita força e tudo a correr bem!
    Filipe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Filipe!
      Sim, desta vez consegui ainda juntar uns belos Sargos todos de bom tamanho, os mais pequenos foram devolvidos para ver se chegam pelo menos ao tamanho destes ;)
      Digo desta vez porque tive várias jornadas completamente arruinadas por causa da ruama e do limo, dias que com quase toda a certeza tinha lá bons peixes para apanhar...

      Por acaso nunca me passou pela cabeça encontrar uma maquina destas Hahahaha esse tal canal não faz parte dos planos Filipe, já tive um há uns anos trás, nessa altura talvez ainda não existiam 90% dos canais que há hoje, desisti porque perdia montes de tempo em casa a montar os videos e na pesca acabava por estar mais concentrado nas filmagens do que na pesca em si e ainda perdia de apanhar peixe por causa disso, depois muita gente via e poucos eram os que perdiam 1 minuto para comentar, então deixei.....

      O tempo aqui nos últimos dias também tem feito bastante vento do quadrante Norte e frio à noite...

      Obrigado eu pelas tuas palavras, um abraço e força aí....

      Eliminar
  2. Boas Amigo.

    Este Ano tem havido uns belos mares brutos, há sempre algo a dificultar, ainda safas-te uns sargos bonitos antes das adversidades.

    Quer dizer que agora vais começar a fazer vídeos com a maquina nova, ahahahah, achas com cada coisa:)

    Belo marisco, gosto mesmo é desse marisco todo, com um pão de Quilo, acabava com isso :)

    Passas-te certamente um dia agradável com o teu amigo Zé!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amigo João!
      Pois, mas um gajo fica à espera de uns mares desses e depois quando entram trazem lixo e não deixa pescar, neste dia se não fosse o limo e a ruama tinha feito uma pesca que era um luxo tal como te disse no outro dia...

      Hahahaha achas!!! Já foi o tempo que perdia tempo com essas coisas dos vídeos, se quiseres troco a maquina por um jarro de vinho e uma BigTosta só para mim hahahahah....

      Aquilo com o Zé é sempre uma aventura, um dia tens de conhecer o gajo...
      Abraço e obrigado amigo, força aí...

      Eliminar