quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

No Aceio da Manhã

“Spinning”

Boas pessoal!

Deu-me vontade de lançar umas amostras e ver se tropeçava em algum Robalo, decidi então fazer uma investida ao spinning, neste caso duas, tinha saudades de sentir quando um Robalo ataca sem estar à espera, acho que é esse elemento surpresa que faz com que o spinning seja tão fascinante e ao mesmo tempo uma pesca tão viciante.

No sítio onde eu queria fazer uns lançamentos ao final do dia o volume de água era pouco e para além disso estava ocupado por um pescador local, coisa que eu respeito muito, era um velhote que se recusa a abandonar o seu velho e fiel canelão laranja de duas partes, imagens típicas como aquela fazem-me viajar no tempo atrás e relembrar as décadas de 80 e 90 em que o turismo por aqui era uma miragem e tudo isto tinha outro sabor. Decidi então fazer uns lançamentos no lado oposto, mas sem sucesso...


Já no aceio da manhã e apesar do frio que se fazia sentir naquela madrugada a motivação era qualquer coisa, qualquer coisa que me dizia que não ia ser em vão, rapidamente me vesti e num abrir e fechar de olhos estava lá em baixo a sentir a maresia e logo de seguida a lançar, a luminosidade ainda era nula e poucos lançamentos depois lá estava eu com ele cravado hahhahaha que saudades que eu tinha de sentir aquela sensação de uma ferragem ao spinning. Robalo tirado com jeitinho e guardado ali numas pedras húmidas perto do ceirão, a investida ia ser curta e resolvi não perder tempo a guardar o peixe na saca e fui ver se andava por lá mais algum, coisa que se revelou negativa porque não estava lá mais nenhum, pelo menos que tivesse com vontade de atacar as minhas amostras. Para a minha primeira investida da temporada ao spinning apanhar este peixe foi motivante, pois podia ser bem pior.

Saudades desta sensação de liberdade, liberdade essa que é um meio para atingir a felicidade, nem que seja durante o tempo em que lá estou longe da civilização demasiado moderna e artificial. Este ano a Costa ainda está bastante areada e até os laredos mais isolados têm areia nesta altura. 
Nesta ida à pesca fiz duas investidas, a primeira ao final do dia em que não senti qualquer actividade por parte do peixe e a outra estava guardada para o aceio da manhã onde eu depositava alguma esperança pelo facto de que durante a noite as condições iriam sofrer algumas alterações para melhor.

Na pesca aprende-se muito com as experiencias passadas, as boas e as más, eu por estas bandas já tive ambas as experiencias e aprendi qualquer coisa, pelo menos o que não devo fazer.

Material Utilizado

Cana: Cinnetic Crafty Sea Bass CRB4- 3m

Carreto: Cinnetic Cautiva II Devil 4500

Linhas: Cinnetic Raybraid 0,18

MIMETIC 0,40

Artificial: Cinnetic Crafty Minnow 150F 


Quando por aqui ando e tenho tempo nunca perco uma oportunidade de observar a Natureza e os seus habitantes, gosto de contemplar estes sítios, trilhos e aceiros que me levam ao encontro da paz e tranquilidade


As folhas já caíram e o frio chegou, à medida que as noites de Inverno avançam e se tornam mais rijas um gajo tem que levar um reforço para aquecer o sangue e para além do mais também tenho que comer alguma coisa, atão 😉


Já cá em cima junto à carrinha andei por ali a “catar” algum lixo velho deixado por alguém que não merece o ar que respira e muito menos a água que bebe.


Um dia destes fui ali apanhar uns berbigões para o Xarém 

Mais uma jantarada com o João Santana e desta vez tivemos também a companhia do Cristóvão mais conhecido por Mata Chibos da fundura 😃 O assunto foi pesca para não variar e acreditem que enchemos ali uma geleira de pêxe cada um 😅

Este ano aqui no Sul as chuvas que fazem tanta falta andam tímidas, embora essa situação passe ao lado de muita gente que parece não se preocupar com tal situação, pois só se lembram de Santa Bárbara quando faz trovoada, enfim.

Bom pessoal por hoje é tudo, libertem os juvenis, pois só assim seremos recompensados no futuro com exemplares de bom tamanho e já agora se não for pedir muito apanhem sempre algum lixo que haja por ali no pesqueiro.

Muita saúde e força aí.


 

15 comentários:

  1. Bom dia Grande Pedro
    Uma das pescas que também gosto muito de fazer, aliás qualquer pesca com artificiais tem todo o encanto....e também algumas(muitas) grades🤣🤣🤣🤣 mas saíste contemplado com um belo exemplar💪💪.
    Sem faltar o petisco para acalmar o espírito!
    Infelizmente o lixo já faz parte em todas as saídas seja elas onde forem.
    Grande abração e saúde....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Emanuel tás em forma! :)
      Epa o spinning é um vicio, e quanto mais se apanha mais vezes queres lá ir :) Yah também dá muitos chibos, mas faz parte...
      Este estava guardado para mim :)
      Pesca sem um bom aconchego para o estomago não é a mesma coisa ;)
      Mas já vou notando uma pequena diferença no lixo, pelo menos em alguns spots, sempre deixa alguma esperança que a coisa com o tempo mude...
      Grande abraço e obrigado amig, força aí.

      Eliminar
  2. Que belo início de época Pedro!

    Eu para cá continuo com o material de spinning como novo, ultimamente nem para o surfcasting por motivos de força maior, mas pronto é por uma boa razão.

    Belo "Macaco" e que se sigam muitos mais sempre com essa qualidade de sempre.

    Forte abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Miguel :)
      Podes querer, um gajo assim fica com outra pica, mas não me posso esquecer que o spinning dá muitos chibos e não vai ser sempre assim :)
      Hummm, o que será que andas a armar :)
      Quando apanhares um dos bons ao spinning vais ver o vicio que dá :)

      Obrigado Grande Miguel, um abraço e força aí....

      Eliminar
  3. Grande Lobo, de volta ao seu habitat natural.

    É bom ver que andas onde te sentes bem amigo, é tão fácil um gajo estar bem por vezes que até parece mentira não é.
    Cardumes de 1 para começar não está mau, quando menos esperares, entropeças em 2 ou 3 cabeçudos.

    Tu e o Ballantines 12 anos, ahahahah, espetaculo, se vieres a Sines compro um Cardhu para nós não termos frio:) para o Marinho levo Chá, ahahahahaha.
    Altas fotos, mais um peixe, dá uma historia engraçada,
    Por aqui esta tudo areado também, mas parece que Inverno finalmente se está a revelar.

    O lixo cada vez mais, será uma guerra sem fim, vamos apanhando algum para minimizar e nos sentirmos bem, é que é mais prazeiroso apanhar lixo do que fazer, as pessoas que o fazem é que nunca o apanharam e não sabem o bom que é :)
    O Mata Chibos é casca grossa no tinto, temos que trazer o Capitão para acabar com ele, ahahahahaah.
    Força ai amigo Pedro, um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amig João!
      Já sabes como eu sou, é ali que me sinto bem e a fazer o que gosto, principalmente quando tenho resultados positivos :)
      Aqui o normal é cardumes destes :)

      Já sabes que um gajo tem de aquecer de alguma maneira, o Cardhu já tá aqui guardado para beber contigo amigo ;) quando eu digo que faço é porque faço ;))

      Mas olha eu já não sei se quero muito mar ou se prefiro que fique assim, há coisas boas e coisas más...

      No lixo acho que já vou vendo menos, pelo menos em alguns spots o que já é bom...

      HAHAHAHAHAHAHA O Mata chibos VS Capitão isso é que era o combate do ano :))))
      Obrigado amigo João, um abraço e força aí..

      Eliminar
  4. Olá Pedro,
    Parabéns pelo belo bicharoco! Aqui por Sintra as coisas estão mistas, tão depressa se apanham uns peixes como se apanham chibos (com mar tão bom)!
    No sábado passado, ainda apanhei uma safata de 800 gr, até fiquei de olhos em bico, pois nesta altura do ano é mesmo muito raro um gajo sacar um bicho destes (com água a 15º e elas a pensarem na reprodução).
    Um abraço,
    José Carlos Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas José Carlos :)
      Desde já obrigado :) Olha eu às vezes com mares bons é quando tenho menos peixe, vai se lá saber...
      Tem andado instáveis as Douradas, há spots que só esta semana elas começaram a dar....
      Um grande abraço e força aí ;)

      Eliminar
  5. Boas Pedro,
    É sempre bom sentir qualquer coisa ao spinning nem que seja, para pensar que o que estamos a fazer, estamos a fazer bem. Aliás quando nós fazíamos spinning juntos, ver qualquer peixe capturado com as amostras, para mim era sempre uma alegria! Pelo menos nessa altura quase sempre via qualquer coisa... lol

    Esse spot também me trás uma bela recordação graças aos teus braços e ali para o Cristóvão também se deve lembrar da noite de Halloween... lol

    De resto como sempre as coisas só pioram... Mais lixo, mais confusão, mais restrições, mais caro o combustível, menos peixe, ao fim de semana parece uma romaria para aquela Costa e depois é tudo com fárois na cabeça... Longe são aqueles tempos que não se via nenhuma Alma...

    O que vale é que de vez em quando lá temos alguma alegria...

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atão Manel tás bom!!
      É bom sentir mas depois também é preciso que eles saiam, para não ficar a azia a fritar dentro dum gajo :)
      Naquela altura vias sempre qualquer coisa porque eramos dois ou mais e havia sempre algum que se safava, sozinho é diferente...

      Não Manel este não é o spot que tás a pensar, por acaso agora tive a ver e até se parece mas não, aqui nunca ninguém foi comigo, ando a apostar em outras zonas bem mais longe :)

      Tudo o resto que dizes é verdade, principalmente ao fds não se pode, e é ao fds que o mar abaixa sempre e aos feriados tb, porrrrra...

      Um abraço e obrigado, força aí Manel.

      Eliminar
  6. Comé grande Lobo 😁💪Mais um belo momento entre amigos e com um prata no topo do bolo. Ias adorar jigging pois é o mais parecido com spinning...a surpresa do ataque que nos faz voltar vez após vez para sentir aquele momento. Carga neles meu amigo e muita saúde para todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Iééééhhhh Luisão! Já havia muitos anos que não comentavas aqui no blogue :))
      É isso, olha acho que os momentos com amigos da pesca têm sido mais do que os pratas :) e se queres que te diga já nem sei o que é melhor :)
      Acredito que sim amigo, os únicos vídeos de jigging que vejo são os teus e aquele momento do ataque é qualquer coisa :)) mas não faz parte dos meus planos nos próximos tempos e por vários motivos, entretanto vou me deliciando com o spinning :)
      Obrigado amigo, um grande abraço e força aí...
      PS: Ainda no ultimo jantar com o João falamos de ti (no bom sentido claro) ;)

      Eliminar
  7. Mékié Lobão!

    Aqui pelos meus lados e com mar rijo, vai-se vendo esses canelões e carretos da época. Já vi esses conjuntos, tirar robalos XXL sem rabeca e os robalos a voar cá para fora :)
    Foi um do cardume e já deu para matar saudades e teres o prazer de o comer.
    Esses figues com os frutos secos, só podiam ser bem acompanhados com esse Ballantines, hehehe
    Vai aproveitando essas idas à pesca e não te esqueças das favas!
    A foto da praxe dos lanches nunca pode faltar. Assim é que é :)
    Grande e forte abraço Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Óhhh Chicão, coméi :))
      Fico maravilhado quando vejo uns canelões desses, eu próprio cheguei a ter um... Aquilo é material de guerra mas da pesada ;))
      Os primeiros da temporada têm sempre um sabor especial, até activam o vicio ;)
      No inicio da temporada vou sempre à feira de Faro comprar 2kg de figos secos para guardar para o Inverno, é quase como uma tradição de família, a minha Avó já o fazia mas não eram 2kg e sim 20kg ;)

      As favas virão a seu tempo ;) isto se os dois cabeçudos que mandam nesta merda não inventarem alguma, a ver vamos...

      Ainda na semana passada a jantar com o João falamos em ti ;)
      Abraço e obrigado amigo, força aí...

      Eliminar