terça-feira, 4 de janeiro de 2022

O Ano começou e o Lobo Atacou

“Spinning”

Boas pessoal!

Passada a época das festas em que fiz uma pausa na pesca lá decidi voltar ao activo, a 2ª quinzena de Dezembro aqui no Sul é parecida ao mês de Agosto, gente por todo lado onde se vai, seja à pesca ou a passear à beira mar, a diferença é que não está aquele calor infernal do verão e como eu não gosto de enchentes e confusões parei por uns dias, mas a pensar em retomar no inicio do ano sempre que o mar o permita ou faça uma feição aceitável em algum spot que seja meu favorito.

Assim sendo comecei a seguir umas previsões que apesar de um pouco fortes poderiam deixar pescar numa zona onde tenho safado uns pexecos esta temporada, com tudo afinado rumei ao local escolhido para fazer a 1ª investida do ano.

Ao final do dia andei por lá a espreitar e encontrei umas poças com bastante vida nova e achei que seria interessante se investisse ali, pelo menos ia pescar com entusiasmo, o que para mim é muito importante, o spot ficava pertinho de onde já tinha tirado uns pexecos há umas semanas atrás.



Voltei à carrinha para comer uma bucha e quando dei por mim a noite já reinava e mal conseguia ver onde tinha o meu ceirão, como se não bastasse a escuridão ainda tinha o nevoeiro serrado, bem mas estava na hora de actuar, porque isto de estar por ali sentado numa pedra só a pensar no que posso fazer não me leva a lado nenhum, até me fez lembrar os gajos da alta sociedade que ficam à espera que alguém lhes façam as coisas… Aqui não há disso e vamos embora que há muita pedra para partir esta noite, só não tinha decidido ainda para que lado dava inicio à jornada, mas ir para a esquerda ou para a direita era o mesmo que trocar seis por meia dúzia.

Então comecei por fazer uns lançamentos pelo lado direito sempre com atenção onde metia os pés porque isto de pescar nestes spots um passo em falso e as coisas podem acabar mal, ou muito mal mesmo se levarmos em consideração que estou sozinho num sítio de difícil acesso que ninguém sabe e sem rede no telemóvel.

 O mar apresentava-se forte, mais forte do que eu esperava, mas não me restava alternativa a não ser arriscar ali mesmo, depois de alguns lançamentos e trocas de amostras, algumas paragens pelo meio também, eis que fui contemplado por um ataque de um Robalo, com a ajuda do mar que naquele momento me ofereceu um valente set e quando dei por mim o peixe estava em seco, guardei-o na saca e satisfeito voltei aos lançamentos palmilhando por ali afora caminhando por cima das pedras, grande parte dos lançamentos saiam gorados pela força do mar que me cuspia a amostra cá para fora sem a conseguir sentir a trabalhar, quando menos esperava tinha outro peixe porreiro a bater e encalhei-o ali numas pedras, foi fazer companhia ao outro para dentro da saca, pelo menos não estavam sozinhos, satisfeito por já ter dois peixes porreiros a salvo continuei para lá e para cá até que ferrei outro que pelo bater lembrei-me logo que fosse uma baila e era mesmo, espécie sempre bastante energética quando é capturada ao spinning. Com três peixes guardados para trazer já estava satisfeito e a pesca para mim estava feita mas como ainda tinha água para pescar mais 1h e não tinha pressa aproveitei, tento rentabilizar as minhas jornadas sempre ao máximo para compensar as centenas de kms que faço e o gasóleo que gasto para ir à pesca, ainda por mais nunca sei quantas semanas vou ficar sem poder pescar por estas bandas porque o mar nesta altura do ano é o que todos nós sabemos.

 Levei outra mocada e tinha mais um peixe energético a debater-se na outra ponta da linha mas foi sol de pouca dura e soltou-se, penso que fosse outra baila, fiquei com pena mas isto da pesca é mesmo assim, perder peixe faz parte e por isso “vamos em frente porque atrás vem gente” mais uns lançamentos e a amostra começou a bater demasiadas vezes nas pedras até que decidi dar por encerrada esta jornada. 


Depois do peixe lavado e arrumado na geleira era tempo de picar qualquer coisa antes de me amalhar um bocado para descansar um par de horas, um gajo para além de apanhar pexe também tem de comer alguma coisa atão!!!

Eu saio do Mar, mas o Mar nunca sai de mim

Adoro dias assim

Em certas zonas a pesca para mim é sempre em modo de passeio

Ainda houve tempo para deixar o spot um pouco mais limpo antes de vir embora

Uma ida à maré para fazer o Xarém 

Uma ida à maré para fazer um arroz

Só para desenjoar dos berbigões e dos lingueirões

Em vésperas de Natal juntei-me com o João Santana para o jantar da malta rija (na rua) ainda apanhamos ali uma caixa de sargos e só não veio um robalo também porque o bandido fugiu hahahaha…

Pessoal por hoje é tudo, muita saúde força aí…


 

14 comentários:

  1. Viva,


    Obrigado pela partilha, foi mais um belo relato e um belo conjunto de fotos!

    "Eu saio do Mar, mas o Mar nunca sai de mim" - Esta frase diz tudo... Eu nasci em Évora (embora agora resida na zona de Lisboa), mas revejo-me completamente na mesma. Como costumo dizer, foi uma paixão que nasceu ainda antes de eu ter nascido. Foi uma paixão que começou durante as primeiras férias dos meus pais em VN Milfontes duas semanas antes de nascer. A verdade é que já passaram 41 anos e todos os anos lá regresso. Foi no estuário do Mira e nas praias da zona (Malhão, Aivados, etc) que, ainda criança comecei a aprender pescar. É no Mira que me sinto "em casa", sempre acompanhado das boas memórias do tempo que lá passei com o meu avô materno a pescar safias.

    Nada me dá mais gosto do que ver o sol a nascer no estuário, com nevoeiro ainda melhor, mesmo que a pesca não se traduza em peixes:

    https://www.instagram.com/p/CCs6U5Hs1ML
    https://www.instagram.com/p/B0YJsrqHWpZ
    https://www.instagram.com/p/CS6z4SDsuoF

    Mas de vez em quando lá vêm umas surpresas como esta:

    https://www.instagram.com/p/BkzP4TCgxwq

    Embora liberte a grande maioria dos robalos que capturo, de vez quando retenho um para o tradicional almoço de família.


    Resta-me desejar um Bom ano e que os relatos continuem!


    Cumprimentos,
    Filipe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipe!
      Desde já obrigado eu pelo teu comentario ;)
      Já fiquei a saber um pouco da tua historia de vida e de pesca :) Essas memorias são sempre uma inspiração para quem as viveu, eu pelo menos sinto que é assim...
      Tive a espreitar os teus links, bonitas fotos sem duvida, é uma zona bonita mas que já fica muito longe para mim...

      Os relatos ou historias vão continuar com ou sem peixe, pelo menos assim o espero fazer nos próximos tempos ;)
      Desejo muita saude e um bom ano, força aí Filipe.

      Eliminar
  2. Viva Pedro,
    Sempre ouvi dizer; "Mais vale um mau dia de pesca que um bom dia a trabalhar!", o que não foi o caso :):):)
    Parabéns pelo excelente começo de Ano!
    Desejo um Bom Ano e muitos peixes no ceirão.
    Abraço,
    José Carlos Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas José Carlos!
      Sim, eu também partilho da mesma opinião, a não ser que perca um peixe grande, aí já prefiro o bom dia de trabalho, porque aquela sensação de perder um peixe grande é uma das piores sensações que já senti na vida e infelizmente foram muitas vezes, enfim há quem diga que faz parte...

      Obrigado e um Bom Ano também para ti ;) Saude e força aí..

      Eliminar
  3. Mékié Lobão!
    Um cardume de 3, já não está nada mau. E de um lote bonito para cozinhar. Assim, não tens problemas de andar a cortar o peixe. É mesmo a bitola que gosto, claro que um macacão dá sempre mais gozo. Mas com não me tocam a mim, fico contente com essa bitola, hehehe
    Já pareces o Manel, sempre a apanhar lanche na ria...
    Bem me lembro dessa foto numa esplanada com um calor nórdico na rua
    Grande e forte abraço e Bom Ano

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Chicão!
      Hahaha podes querer, ao que é costume aqui em baixo e principalmente para mim, um cardume de 3 é bastante positivo ;)
      O tal macacão é outro patamar e tem mais que se lhe diga, para além de haver poucos e quando aparece algum há sempre algo que me corre mal, este Inverno já tive duas situações com esses gajos que nem imaginas, nem me quero lembrar disso...
      Já prefiro cravar cinco peixes de kg do que um de 5kg...

      Sim volta e meia vou fazer umas marés aqui na Ria, para além de gostar de apanhar e de comer tenho mesmo que lá ir ;)

      Yah o João quando tirou esta foto disse que te ia mandar hahaha...
      Obrigado Chicão, um abraço e um Bom Ano também para ti.

      Eliminar
  4. Grande Pedro.
    Antes demais quero desejar um Ano excelente para ti e para os teus. Agora agradecer por mais um início de ano com uma maravilhosa partilha onde o teu ser é gigante e continua a fazer alguma coisa por ele (o mar) sempre que pode, são as únicas imagens (o lixo) que gostaria que não tivesses que partilhar pois são uma constante pelas nossas praias.
    Quanto ao mar á muitos adjetivos que podíamos dizer mas o melhor mesmo é vivê-lo.
    Grande abração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Emanuel :)
      Obrigado amig, Um Bom Ano também para ti ;)
      Este ano até começou bem no que diz respeito a pesca, pelo menos não é o tal cardume de um :)
      O lixo já sabes como é, mas parece que a coisa vai tomando outro rumo no bom sentido, eu tenho limpo alguns spots nos últimos anos e até se vão mantendo em bom estado, mesmo que tenha de fazer upgrate cada vez que lá vou mas já não é aqueles carregamentos...

      Yah, o Mar é tentar disfrutar dele da maneira que ele deixa, ele é que manda :)
      Um grande abraço e obrigado, força aí..

      Eliminar
  5. Boas Pedro.
    mais um excelente relato!! TOP
    Um grande 2022 para ti e força aí!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Anónimo!
      Obrigado pelo teu comentário ;)
      Um Bom Ano também para ti e para todos os Anónimos...
      Saude e força aí

      Eliminar
  6. Viva amigo.

    Estás forte nos relatos, já é cardumes de 3,está melhor que o ano passado a robalagem.
    Esses robalos ao spinning devem dar um gozo do caraças:) e depois aquecer o esqueleto com a Ballantimes, estás como queres, ahahahahha.

    Que saudades desse marisco, principalmente as ostras, top 3 dos meus mariscos:)

    Um bom Ano para ti, com muita saúde para nós, força ai amigo e parabéns por mais um belo post.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amigo João!
      Hahaha opa pois tem de ser para não perder a embalagem ;)
      Yah, é como eu já te disse, o spinning é um vicio do catano que até eu perco de apanhar sargos e douradas por causa de pescar ao spinning...
      Hahaha, já sabes que o xiribiti está sempre na carroça ;)

      Volta e meia lá vou apanhar qualquer coisa aqui à Ria e volta e meia lá tenho de fazer uns petiscos ;)

      Obrigado amigo, um Bom Ano também para ti e um abraço, força aí e até breve ;)

      Eliminar
  7. Boas Pedro,
    Bela maneira de começar o ano... Bem bom!!! Um cardume de 3... Uiiii... O que eu dava para sentir um pexeco ao spinning, mas também não me posso queixar se as amostras não andam de molho torna-se difícil... :)

    Andas, andas... Logo dás com o velhaco...

    Andas forte na RIA, tens que começar a levar a caninha, para fazeres ali o pleno... lol

    Forte abraço e um ano com muita saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atão Manel!
      Sim é verdade, sentir uns peixinhos destes ao spinning é muito bom nos dias que correm...
      Atão se não apanhaste ao spinning foi porque não foste, eu também perdi várias oportunidades de apanhar Sargos e Douradas no Surfcasting, é assim; ou se faz uma coisa ou se faz outra :)

      Os velhacos desta temporada já tiveram presos na minha linha, nem queiras tu saber... eles é que não quiseram sair, acharam que ainda era cedo, agora é esperar mais 1 aninho porque este Inverno já tá com os dias contados...

      A Ria é um pau de dois bicos, para se apanhar um peixe bom é preciso ir lá uma dúzia de vezes e andar a fazer lançamentos sem nexo e eu não tou para isso...

      Obrigado e um Bom Ano para ti com muitas ilhadas ;)

      Eliminar