segunda-feira, 30 de março de 2020

Reflexões

Boas pessoal!
Esta tem sido uma temporada de pesca assombrada pelos mais diversos factores, definitivamente 2020 é aquele ano, ano de poucas pescas, ano que o mar não faz as feições que devia, ano de muito limo, e agora para terminar a temporada em beleza é o que todos nós sabemos, ou seja 2020 é um ano para esquecer. E não me venham com a velha história de que melhores anos virão porque eu já vou ficando com cabelos brancos e esses malditos anos nunca mais chegam, enfim…


Quando iniciei esta temporada, à partida já sabia que poderia ter de lidar com certos “elementos” e fracassar assim algumas jornadas, elementos esses que já se esperavam e outros que nem estou à espera mas que na véspera agoiram outras tantas jornadas, se pescar no Inverno em anos anteriores já não era fácil, este ano piorou mais um pouco (falo principalmente do mar e do vento que não se conciliam para fazer a feição na altura certa, falo do limo que não tem largado algumas zonas da nossa Costa e falo das capturas de qualidade que poucas vezes apareceram nas poucas oportunidades de pesca) e agora no início da primavera que um gajo ainda podia safar duas ou três jornadas é o que todos nós sabemos, a cada ano que passa é cada vez mais difícil encontrar bons exemplares e fazerem-se boas pescas…


O dono da rua.

Este hibernar humano obrigatório tem alguns efeitos positivos na Natureza, na Atmosfera e no Mar, isso todos nós já sabemos, hoje felizmente está de chuva por aqui, agora para aqueles mais distraídos já pensaram onde vão parar com a ajuda da chuva os milhares de litros de desinfectantes que se andam a espalhar nas ruas e quantos milhares de luvas e mascaras descartáveis irão dar à Costa nos próximos tempos!!?

Enfim; todos sabemos que a vida é feita dos mais variados ciclos, este certamente será mais um, espero que sirva para mudar algumas mentalidades mesmo que sejam poucas, pois mais vale pouco do que nada, espero que os mais egoístas e irresponsáveis sejam castigados e que os mais conscientes, humildes e honestos tenham as suas oportunidades depois de este caos passar…


Um sítio especial, tantas e tantas recordações que eu tenho desse spot, umas boas e outras más, mas são recordações que já mais esquecerei.

Por vezes estou em casa e principalmente à noite lembro-me de certas noitadas que fiz recentemente e outras já antigas, é uma sensação do caraças recordar aqueles momentos vividos e que por vezes parece que não passaram de um sonho.


Já que um gajo tem que estar em casa também tem de comer alguma coisa, atão!!! Umas “Migas à Lobo do Mar” para o jantar e para não embaçar lá vai uma garrafinha de vinho e às vezes mais qualquer coisa, ele há dias que custo a encontrar a cama, até medo eu tenho de ir lavar os dentes não vá um gajo encontrar uma operação stop no caminho do quarto pá casa de banho, nos dias de hoje o melhor é não arriscar porque os gajos ás vezes estão onde menos se espera 😂


Recordar é viver, Inverno de 2009, que saudades que eu tenho destes tempos em que o turismo ainda era uma miragem em certas zonas.

Moços, quem estiver a pensar em abrir um negócio, invistam numa loja de fraldas porque isto com o pessoal tanto tempo fechado em casa daqui a 9 meses há moços a nascer por aí que é um disparate, alguns até hão-de vir aos pares.
Por hoje é tudo, portem-se bem e cuidem-se mas não se esqueçam de cuidar também da Natureza e do Oceano.
Saúde e força aí.

10 comentários:

  1. Grande Pedro.
    Força aí companheiro.
    Cuida te aí que eles logo as pagam todas juntas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Miguel!
      Agora estão eles de grande...
      A cada ano que passa é mais difícil pescar...
      Obrigado, um abraço e força aí..

      Eliminar
  2. Bom dia Pedro

    Não esta a ser um ano facil para ninguém nem em termos de pescarias nem outras coisas,vamos nos proteger para depois quando tudo passar voltarmos há atividade.
    Nada vai voltar a ser como era anteriormente.Mesmo sem aqueles robalos que nos habituaste é sempre um prazer ler os teus textos,muitos parabéns e muito obrigado.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Alberto!
      Pois, já não estava antes disto, agora pior ainda, por uns pagam os outros, mas espero que tudo isto sirva para alguns Chico espertos aprenderam alguma coisa...
      Obrigado eu pelas tuas palavras ;)
      Saude e força aí Alberto

      Eliminar
  3. Boas Pedro.Como se costuma dizer uma desgraça nunca vem só
    A juntar a tudo um ano menos bom de peixe agora junta-se esta coisa do covid-19
    Também concordo com isso dos ciclos,por isso tenho esperanças que a coisa um dia melhore assim o espero.
    Enquanto nao podes voltar ás lides piscatorias fazes em relembrar o passado.O mar dános tão boas recordações para nos lembramos dele.
    Grande abraço
    XD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Sandro!
      É verdade, como eu tenho dito, se isto já não estava bom agora pior ainda, enfim...
      Eu acredito nos ciclos, agora em anos melhores duvido já...
      É isso, dou por mim a ler relatos antigos, algumas coisas que já nem me lembrava :)
      Obrigado, saude e força aí, cuida-te ;)

      Eliminar
  4. Boas Pedro,
    Eu disse-te logo há um mês atrás que nem vamos poder sair de casa para ir à pesca... já estava a adivinhar... lol
    Este ano mesmo para quem vai poucas vezes como eu, foi muito difícil, mas são ciclos, as condições estavam lá, mas faltavam alguns pequenos detalhes, pode ser que na próxima temporada as coisas corram melhor para a gente... :)
    Nem um tubarão desta vez conseguiste enganar... lol

    Não há favas, vai migas... Para a próxima coloca um post do arroz à lobo, ou melhor, como isto está o melhor é colocares um post de receitas à Lobo... :)

    O resto vamos ver, mas acho que nunca vai ser como dantes e pior que isso, ainda vai haver muitas más surpresas que virão depois disto tudo...

    Forte Abraço e keep safe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atão Manel!
      Pois disseste, mas penso que não era neste contexto...

      As condições até podiam estar lá como tu dizes, mas esses tais pequenos detalhes que faltavam fazem toda a diferença ;)
      Tubarão!!!! Ainda eu me doí os braços daquele que apanhei no ano passado, e para além disso foi o peixe de uma vida, duvido que algum dia apanhe um peixe maior que aquele, ao menos tive a sorte de sentir na pele a luta que aquele peixe dá ;)

      Este ano que o velho tinha aumentado a horta não lhe fui dar uma ajuda na apanha, até ele há-de estranhar hahahaha... Epa estas migas ficaram mesmo boas, até eu fiquei admirado :)
      Olha que tenho algumas receitas minhas que o pessoal nem imagina ;)

      Deixa ver, eu estou habituado a viver com pouco, apenas com o indispensável, agora aqueles meninos que estão no ramo errado e habituados a alguns luxos desnecessários vão ter de se adaptar a esta nova Era...

      Saúde da boa e força aí Manel.

      Eliminar
  5. Porra amigo, o próximo petisco na casa do Capitão tem que ser umas migas à Lobo, estão com um aspecto, porra minha bela garrafa de tinto com esse pitéu:)

    Boa ideia, fazer um post com umas recordações, quando tiver tempo vou ao Baú e inventar um post.

    Força ai:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amig João!
      Hahahaha, olha que ficaram mesmo boas, mas dá trabalho e tem de se pensar nas coisas com antecedência... Tenho mamado umas belas garrafas nestes dias ;)
      Bom atão já tens uns posts prometidos atrasados, trata de resolver isso óhh "Chinês" hahahahha
      Abraço amig e força aí..

      Eliminar