segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Nova Investida...

“Surfcasting”

Boas pessoal!

Um dia destes fui almoçar à casa do meu amigo Zé, um daqueles almoços que se estica até à hora do lanche ajantarado, aquilo é comer e beber até cair de cu 😃

Bom, conversa daqui e conversa dali acabamos por combinar uma pesca num dia que eu já tinha em mente. Ao longo da viagem fomos trocando ideias sobre o pesqueiro em que íamos atacar, previa-se um final de tarde nublado e o mar a cair, desta vez montamos um abrigo para comer e descansar um pouco a meio da noite e depois fazermos a viagem de volta em melhores condições.

Em pleno entardecer instalava-se uma bruma húmida que noticiava a noite que tínhamos pela frente, noite essa que começou com animação e pagode para a foto da praxe, mas sem sinal de peixe em qualquer uma das quatro canas, melhores condições não se podiam pedir. Este camarada foi quem me levou pela primeira vez à pesca tinha eu 10 anos, depois disso levou-me mais algumas centenas de vezes, hoje em dia sou eu que o levo a ele hahahaha... Entretanto a noite foi passando com poucas capturas para ambos e algumas devoluções, iscas diferentes, lançamentos a várias distâncias e até que resolvemos tirar ali um par de horas para comer qualquer coisa e esticar o esqueleto, na pesca pode-se gastar toda a energia até quase à exaustão sem obter qualquer resultado, mas também podemos apanhar um peixão daqueles que vai ficar na nossa memória para toda a vida como uma boa recordação daquele momento e são momentos desses que eu procuro na pesca, para além de outras tantas coisas boas que a pesca me proporciona.

De manhã cedo e já com tudo arrumado houve tempo para registar a minha parte, uma pesca com pouco peixe mas de bom tamanho como mostra a comparação, para a próxima será melhor mas também já foi pior, é o que todos nós dizemos quando não ficamos bem satisfeitos com o resultado final hahahaha...

Íamos com fé nas douradas mas só apareceu esta e calhou-me a mim, estes exemplares que já têm reservas suficientes para suportar o Inverno e a desova há muito que começaram a rumar à fundura do mar aberto e concentram-se por vezes em grandes cardumes/bolas.

Agora era hora da parte mais chata da pesca que é a viagem de regresso à Selva Urbana 😕

Bom mas nem só de pesca são os dias que passo junto ao mar, aqui neste caso e não no mar mas sim na ria aproveitei para fazer uma maré de búzios e canilhas…




Neste dia e aproveitando as marés vivas troquei os búzios pelos lingueirões

Um dia destes fui jantar à casa de um amigo e fiz um arroz de lingueirão à Lobo, gosto de deixar este arroz seco e acompanhar com salada de alface com muita cebola e uma garrafinha de tinto, um gajo também tem de comer alguma coisa, atão 😋

Bom pessoal por hoje é tudo, portem-se bem e até à próxima…


 

15 comentários:

  1. Boas Pedro....
    Essa tua ria e esses teus petiscos uiii é de ficar a babar! Como sempre na pesca um dia é do pescador outro dos peixes....mas os bons momentos á beira mar e a espera daquele exemplar que nos deixa de alma e coração cheio fazem-nos voltar vezes sem conta sempre com a vontade "é hoje que vai ser".
    Eu á 8 dias tive um desses e ficou para gozar comigo mais uns tempos! Na próxima logo acertamos contas.
    Saúde da boa Pedro e um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Emanuel :)
      Na ria há muito material bom para o petisco, só é pena que muitos mariscadores apanhem tudo e não deixam o marisco crescer, depois queixam-se de que não há nada :(
      A pesca com ou sem peixe oferece muitos momentos bons e é por isso que vale a pena...
      Eu nesta temporada felizmente ainda não tive nenhum episódio desses mas também ainda mal pesquei, mas no ano passado foi um abuso os peixes bons que perdi, enfim....
      Obrigado e um abraço amig, força aí...

      Eliminar
  2. Pedro isso de ir pescar com um velho amigo e ainda para mais quem te iniciou na pesca tem um sabor especial certamente....

    Pá ainda apanhaste uns peixes porreiros, olha que da maneira como isto vai um gajo não se pode pescar muito...

    Olha esse marisco espetacular. Ouve lá uma pergunta , tu metes essas bombas de ar para manter os mariscos vivos, mas isso fica sempre ligado? eles aguentam frescos mais tempo ? Eu de bivalves e companhia não pesco a mínima...! Só me lembro de ter ido uma vez à ameijoa e lingueirões, mas a habilidade não era muita e depressa me fartei daquilo...ahahha mas claro que se fosse aonde vives o bichinho se calhar pegava!

    Olha à um ano e meio mais ou menos que não ia à pesca no mar... não apanhei nada, mas deu para matar saudades da maresia...

    Eu adoro esses sargos de cabeça preta!

    Fica bem e boas continuações!
    J.Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas J.Pedro!
      Sim é verdade, pescar com o Zé é diferente do que pescar com qualquer outro grande amigo, já passamos muitos momentos na pesca, bons e maus que já mais esqueceremos...
      Sim, eu não me queixo muito, desde que consiga pescar para mim já é bom, principalmente agora com o limo que anda por todo lado e estraga uma jornada de pesca...

      As bombas de ar uso quando quero manter o marisco vivo por vários dias sem ter de mudar a água constantemente, sim fica sempre ligado.

      Quando ficamos muito tempo sem ir à pesca esse dia é sempre especial, principalmente para matar saudades de manusear o material :)
      Obrigado pelo teu comentário, não falhas, muita saúde e fora aí J.Pedro.

      Eliminar
  3. Fogo Lobo tu e o Zé estão fortes no petisco e na pesca, assim tá bem.

    Epa esse marisco ai todo a limpar, ai ai as saladas que eu não fazia, belo material.
    Esse arroz à Lobo com cebola a farta é mesmo a minha cara, eheheheheh.
    Amigo continua a entreter a malta, como sabes e como já te disse, tens jeito para escrever e o teu Blog é dos melhores senão o melhor que conheço, sabes que não é por ser teu amigo que digo isso.

    Força ai Lobo, e podes guardar ai 10 buzios desses para me ofereceres, ahahahahahh

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Rei da Lula :)
      Estavam a tomar banho os búzios :) aqui não havia daquelas batatas que tu levaste, estes eram mais pequenos...
      Este arroz foi feito na casa do Cabeçudo :))

      Pois amigo mas por vezes não é fácil manter isto a andar e tu bem sabes disso, o meu obectivo este ano é outro, mas as condições não estão a ajudar, enfim...

      Estes já cá não moram mas na próxima apanha pode ser que te arranje uns daqueles tipo batatas :)

      Abraço e obrigado amigo, força aí...

      Eliminar
  4. Moi boa pesca, especialmente pola dourada.
    Seguramente outros prefiren as navallas para comer jejeje.
    Saúdos Pedro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anónimo :)
      Já seu para juntar uns peixinhos bons, sim a Dourada era de bom tamanho ;)
      Hahaha, os lingueirões por acaso foram para comer, dão para fazer de várias maneiras ;)
      Saude e obrigado, força aí.......

      Eliminar
  5. Olá Pedro,
    Parabéns pela pescaria bem jeitosa!
    Quanto aos búzios, canilhas e lingueirões, uma palavra a dizer; boooom! Um gajo fica a salivar só de pensar no petisco! Por outro lado, são excelentes iscos para a dourada (o lingueirão dá para tudo), mas um gajo tem que optar, é o caso dos percebes, um gajo pode deixar uns quantos para iscar, mas aquilo embebeda muito!!!:):):)
    Um abraço e força,
    José Carlos Oliveira

    Nota: Aqui por Sintra, o mar parece que não dá tréguas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas José Carlos!
      Obrigado, era bom que tivessem saído o dobro, mas pronto isto nos dias que correm um gajo poder ir à pesca já bastante bom, fica para a próxima ;)
      A mariscada tem sido a minha safa, como conheço os cantos à casa aqui na Ria sei sempre onde posso apanhar isto ou aquilo consoante as marés, mesmo assim a coisa anda fraca...
      Yah, mas nos percebes podes fazer a maré e aproveitas os da escolha para iscar ;)

      Obrigado pelo apoio ;) um abraço e força aí José....

      Eliminar
  6. Viva!

    Obrigado por mais um relato! A pescaria, mesmo não tendo sido a desejada, não foi má de todo, nada mesmo!

    Este ano no lugar de pausar no Outono/Inverno decidi fazer umas pescas, mas em Cascais tem estado complicado. O mar anda muito bruto, tem sido praticamente impossível fazer um spinning em segurança, por isso mais vale ficar em casa a afiar anzóis e a fazer amostras.

    Grande abraço e tudo a correr bem!

    Filipe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Filipe!
      A pescaria não foi das melhores mas ja sabes que isto não é como nós queremos, e sim podia ter sido pior, isto o que interessa é lá ir e principalmente conseguir pescar ;)

      Acho que fazes bem em pescar nessa altura, vais ver que vais gostar :)
      O mar não tem dado hipótese de pescar em certas zonas, este ano tem sido complicado, mas não podemos fazer nada a não ser esperar por dias melhores...

      Obrigado e um abraço, força aí Filipe.

      Eliminar
  7. Boas Pedro,
    Agora com o teu Amigo Zé, não queres outra coisa... É petisco e depois uma faina... fazes tu muito bem.. Pelo menos sabes com quem contas...
    A vida é mesmo assim, dá muitas voltas, na altura lá imaginavas tu que passado estes anos todos serias tu a picá-lo e a levá-lo à pesca... lol

    A pesca... Uiii... Fé nas douradas... Já me deixei desses filmes... lol Desde que dê para pescar venha alguma coisa nas linhas... Senão é com cada desilusão... Isso quem tá lá batido e tem "INFO PRIVILEGIADA" é que se safa. Agora um gajo que anda a remar sozinho, também se safa, mas tem muito que penar... lol
    Ainda assim fizeste o gosto ao dedo, bem bom... Que o chibo fosse sempre assim...

    Pois a RIA é outro filme, certos pseudo mariscadores abusam bastante e não pensam no dia de amanhã é só hoje... Qualquer dia quando não houver... Logo quero ver...

    Forte Abraço e vê lá se encontras o Alemão "VIEL GLüCK"....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anónimo!
      Isto com este gajo é companhia da boa que nunca mais acaba :)
      É verdade, mas mesmo assim a ver se o gajo ganha mais pica para puxar também por mim ;)

      Se queres que te diga, fé nas douradas já não tenho nenhuma, e foi uma espécie que me tirou o sono de muitas noites e ao mesmo tempo me fez sonhar, hoje em dia penso bastante se vou ou não pescar às douradas...
      Pois para quem vive longe é complicado de chegar lá e dar logo com um spot bom :/

      O problema da Ria não é apanharem muito e sim apanharem tudo, o bom e o pequeno, se o pequeno ficar lá ainda cresce agora se o apanharem já se foi, enfim...

      Abraço e força aí...

      Eliminar
  8. Olha agora é que reparei que fiz o comentário como anónimo... lol
    Esta plataforma está melhor cada vez ou então estou com falta de treinos... lol

    ResponderEliminar