quinta-feira, 3 de novembro de 2022

De volta

“Surfcasting”

Boas pessoal!

Depois da minha habitual ausência que costumo fazer na altura do tempo quente e seco, cá estou eu de volta e um pouco atrasado eu sei, mas estou assim como o frio e os “dias de Inverno” que teimam em não chegar, apesar de alguma chuva que caiu e que tanta falta faz aqui no Sul do Sul.

Sinceramente pensei e repensei se tinha mesmo força de vontade de voltar a publicar as minhas jornadas de pesca aqui no blogue e apesar da vontade não ser igual à de outros anos decidi que ao menos vou tentar fazer algumas publicações (embora que talvez menos do que em anos anteriores) até porque ao preço que está o combustível e devido aos kms que faço cada vez que vou ao “meu” (Território Lobo) sou obrigado a estudar bem o caso para ver se me compensa ou não fazer essa despesa, enfim, como tudo na vida o que foi não volta a ser, no entanto tenho umas contas a ajustar com dois ou três Robalos que me ficaram aqui entravacados no garganil no ano passado e embora os velhacos tenham ganho aquela batalha não ganharam a guerra, eles logo as mamam, é preciso é calma, ao mesmo tempo aproveito para dar uma bofetada de luva branca e macia a alguns falsos “amigos” que me subestimaram, mas cada coisa a seu tempo como se costuma dizer…


Bom, mas falando de pesca decidi fazer uma pescasita de surfcasting e desafiei um grande amigo de longa data, talvez o maior culpado pelo bichinho da pesca que me corre nas veias. O Zé passou em minha casa à hora certa como já é habitual a pontualidade da parte dele e rumamos à praia escolhida, que apesar de não oferecer as melhores condições decidimos ficar por ali mesmo, pois naquele dia as saudades de estar naquele spot eram tantas que qualquer coisa servia para apaziguar a vontade de pescar e em vez de montar as canas perdi-me no tempo e fiquei a namorar aquele Mar imenso, até já tinha saudades de meter um chicote a estrear, com um estralho novo e uma chumbada das favoritas, fazer uma iscada daquelas perfeitas, lançar e quando vou esticar a linha pa meter a cana no suporte sentir que está presa numa pedra, que saudades que eu tinha daquilo hahahahaha…
Não começava da melhor maneira, mas ao menos estava a pescar e tinha a companhia de um dos melhores e o mais antigo parceiro de pesca que tenho…


Uma vez que estávamos perto da carrinha e o acesso era fácil, eu fui à frente preparar alguma coisa para aconchegarmos o estômago e quando estava pronto fiz de sinal ao Zé para vir dar ao dente, preparei uns ovos mexidos com atum e tomate e um copo de vinho claro, que naquele ambiente de pesca ainda soube melhor…

Esta foi a minha conta nesta jornada, foi o que se arranjou numa noite de pouca actividade por parte do peixe, foram poucos mas bons, ainda tirei duas douradinhas desavergonhadas mas foram devolvidas, elas estavam boas, boas mas era para crescer no Mar. Parece-me que os vegetais este ano vieram para ficar, a cada ano que passa está pior e é uma situação que me preocupa bastante, pois já perdi a conta das jornadas que cancelei por causa das algas…

As marés aqui pela Ria Formosa vão a bom ritmo, neste aspecto não me posso queixar, de uma maneira ou de outra vou arranjando sempre um mariscote para o “petisco” (lingueirões)

Berbigão

Santola

E é claro que um gajo também tem de comer alguma coisa, atão 😆

Uma cebolada de lingueirão à Lobo, até vocês choravam se provassem isto 😂

Bom pessoal por hoje é tudo, já deu para entreter e reavivar como se mexia aqui nas funcionalidades do blogue. Esta vai ser uma temporada ainda mais curta do que as anteriores, pois o Outono/Inverno por aqui cada vez são mais curtos e a Primavera/Verão são cada vez mais longos infelizmente…

Portem-se bem e até breve, força aí…


 

23 comentários:

  1. Bem vindo de volta oh Lobo!!!!
    Abraço my friend

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Mata Chibos da fundura! Nãm quiseste ir na noite das Bruxas, a tua noite de gloria, nem imaginas o que se passou ;) Abraço e temos de ir comer outra mista daquelas ;)

      Eliminar
    2. Na me digas que cravaste alguma bruxa! ahaha fico a espera do relato!!

      Eliminar
    3. Ai uma bruxa... Isso queria eu :))

      Eliminar
  2. Saudades dos teus relatos amigo...
    Ainda deu para matar uns belos peixes.
    É verdade, o valor do combustível cada vez mais "assassina" a nossa vontade de fazer aqueles muitos kms que outrora não hesitávamos em fazer, isto não está mesmo nada fácil!
    Mas pronto, deu para os teus típicos petiscos e melhor ainda, Proveitar a companhia de um verdadeiro amigo.
    Forte abraço e bem vindo novamente às lides.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Grande Miguel :) Yah foram poucos mas bons, para uma primeira vez até nem foi mau para desenferrujar os ombros :) Porrra nem me fales nisso, isto não está nada facil, enfim... Obrigado por teres perdido um pouco do teu tempo para escreveres aqui amigo, grande abraço e força aí nessas noitadas....

      Eliminar
  3. Tudo somado foi uma valente pesca abraço...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Anonimo :) não foi das piores :) Saude e força aí....

      Eliminar
  4. Mékie Lobão,
    Tens que imigrar para um país Nórdico onde faz aqueles calores esquisitos para pescares quase todo o ano :)
    Realmente cada vez se vê menos estes relatos de blogues antigos (e eu que o diga), mas fazes bem em manter o teu, que é dos primeiros e tens muitos seguidores que gostam de ler os teus relatos.
    Agora que está a chegar a altura de ires atacar o faval, ias parar com os relatos. Nem penses, hehehe
    Venham de lá mais uns relatos, como tu os sabes fazer!
    Essa ria nunca falha. Esses lingueirões estão com aspeto de teres bebido umas 3 ou 10...
    As santolas este ano não quiseram nada comigo. Mas vinguei-me nas bruxas e nas navalheiras...
    Grande e forte abraço Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Chicão tás em forma!!! :)
      Porra podes querer, ainda hoje não imaginas o que eu já sofri com o calor, farto disto mesmo, este ano não tá facil...
      É verdade, a malta vai-se deixando disso, eu ainda vou arranjando vontade porque sei que o pessoal gosta de ler e comenta, a ver vamos até quando vou escrever...
      Hahaaha já não és o primeiro que me fala das favas hahahaha a ver se arranjo material para ir publicando alguma coisa...
      Epa vou conseguindo fazer umas marés nos meus cantinhos que já conheço bem e tento sempre deixar lá a criação para ir renovando, pena alguns rapas que vão lá no outro dia e trazem tudo :(
      Pois tu costumas atacar aí noutras espécies também muito boas :)
      Um grande abraço e força aí amig, não falhas...

      Eliminar
  5. Viva,

    Epá, já andava com saudades destes relatos! Bem-vindo de volta e obrigado pela partilha!

    Muita saúde e muita força!

    Ab.,
    Filipe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Filipe! Obrigado eu pelo teu comentário ;)
      A ver se arranjo material para mais alguma coisa, haja saude e força aí...

      Eliminar
  6. Olá Pedro,
    Estava a ver que era apenas o Manuel Oliveira a escrever aí dos Algarves e mesmo assim, pouco!
    É importante um gajo não desmotivar, tanto na pesca como na escrita, é com ansiedade que espero pelas vossas linhas e fotos, pois o mar aqui por Sintra tem sido padrasto:(:(:(
    Vai dando uns poucos de peixes e não à dúvida que a chuva faz falta, tanto na agricultura como na pesca, mas um gajo tem que ser teimoso, não pode ficar no sofá à espera que a vontade chegue!
    Parabéns pelos peixes, sempre são melhores que nada.
    Um abraço e força nessas unhas!
    José Carlos Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas José!
      Pois, eu andei afastado de tudo o que diz respeito à pesca e redes sociais, nesta altura o bichinho aperta sempre mas a cada ano que passa é tudo mais difícil e complicado, mas a vontade é muita e por isso decidi escrever um relatosito para ver se me motivo, a ver vamos...
      O mar onde eu gosto de pescar também não é pera doce de se ajeitar, e cada ano que passa parece que é pior, enfim...
      A chuva faz falta para tudo e mais alguma coisa, mais do que as pessoas pensam.
      Sim, tens razão, teimosia acima de tudo, e quando damos por nós temos uma bela pesca feita e que sabe tão bem :))
      Sim, olha não foram muitos mas já tive noites bem piores ;)
      Um abraço e obrigado, não falhas, força aí..

      Eliminar
  7. Viva amigo.
    Pois tal como tu nunca mais vim ao blog.
    O teu amigo Zé é o tal amigo de Olhão certo? certamente foi um dia bem passado.
    Não é preciso sacas de peixe para fazer um bom relato, como tu bem sabes, parabéns e faço votos que os teus relatos sejam muitos este Inverno, a ver se faço também...
    Força amigo, abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amig João!
      Pois, eu na altura do tempo quente sabes como é, afasto-me sempre, e este ano não está facil em nenhum aspecto o que acaba por me fazer afastar ainda mais, enfim...
      Sim é esse mesmo, com o Zé é sempre um bom dia de pesca ;)
      Deixa ver amigo, a ir por este caminho acho que não vão ser muitos não...
      Faz lá aí um relatosito pá malta se entreter ;)
      Obrigado e um abraço amigo, força aí...

      Eliminar
  8. Grande maquina.. saudades desses relatos e de ver essas pescas.... quanto a situaçao do limo pois este ano ta pior e tem tendencia a piorar de ano pra ano... quem gosta de observar as coisas como nós.. apercebe se que algo nao esta bem.... Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Anónimo :)
      Pois, é o que tem acontecido nos últimos anos, está a piorar de ano para ano a situação do limo, no que diz respeito a esta assunto não vejo bons ventos como se costuma dizer...
      Obrigado pelo teu comentário e haja saúde, força aí...

      Eliminar
  9. Boas Lobodumar!

    Há que tempos... És realmente uma lenda da pesca pá! Foste dos primeiros a aparecer pela blogosfera e os teus relatos são míticos! É certo que nada volta a ser o que era e compreendo esse sentimento... mas continua a escrever um relatozito de vez em quando que tens muita malta que gosta de lê-los e vai acompanhando o blog...!

    Então foste pescar com um velho camarada da pesca e ainda arrabanhaste uns peixes bem porreiros... antigamente, na minha antiga zona, novembro quando chovia dava douradas em barda...

    Quanto ao limo, a falta de peixe, mais do mesmo, certos interesses falam mais alto e que se fod* já sabes que é sempre o mesmo...!

    Já com peixe ou com falta dele, vais sempre arranjando uns petiscos de luxo, já vale ir a pena ir à pesca para comer uns petiscos assim naquele meio envolvente, eu faço-o muitas vezes, e é, acredita, cada vez mais, das melhores partes da pesca....

    No entanto, "enquanto houver ventos e mares ..há estrada para andar... e a gente não vai parar"...nunca!

    Abraço e tudo a correr pelo melhor para ti!
    J.Pedro

    ResponderEliminar
  10. Boas Pedro,
    Wolf is back again... 😁

    Se fosse só o blogue para motivar a gente estávamos tramados...🙃
    Como as coisas andam, o que vale pelo menos no meu caso é que 80% da isca é apanhada por mim, caso contrário mesmo apanhando um peixe bom ou outro a coisa fica despendiosa... 😮‍💨

    Adoro ter fio e chicote novo e no primeiro lançamento ficar lá... Uiiiii... E parece sempre que o ponho aparece sempre uma pedra do cu de Judas... 😉

    Isso com companhia da boa é sempre bom, agora má companhia mais vale nem ir...

    Bom agora que vais começar a dar estaladas e bofetadas em cada canto, aperta com eles e que pelo menos tenhas uma época tranquila, que stresses por aqui não falta... O resto caga te nisso...

    Forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atão Manel tás bom!
      Opá pois tou de volta, mas a coisa tá difícil, isto não anda nada fácil...
      Olha que este ano ainda pensei várias vezes se ia fazer publicações ou não, mas a pedido de alguns seguidores e amigos lá decidi que sim e aqui estou eu a escrever, deixa lá ver o que isto dá...
      Pois o isco se for possível apanhar melhor ainda, eu também costumo apanhar grande parte do meu...

      Porrrra eu quando dou com um fundão já sei que lá no meio tem pelo menos uma pedra para me estragar a pesca.

      E é isso mesmo que pretendo, uma época tranquila porque chatices a montes já eu tenho, aproveitar e curtir umas pescasitas mesmo que sejam poucas e o resto é conversa....

      Abraço e "VIEL GLüCK" hahahaha...


      Eliminar
  11. Espetáculo Grande Lobo.....
    É maravilhoso ter-te de volta fazendo o quê tanto gostas e deliciando quem espera pelos teus sempre excelentes relatos! Fico feliz por regressares e brindares a malta logo com mais umas fotos deliciosas "um gajo tem de comer alguma coisa....".
    Grande abração Pedro e tudo de bom para ti e para os teus 💪💪💪

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Emanuel!
      Espero que esteja tudo a andar :)
      Obrigado pelas tuas palavras, é sempre bom saber que a malta gosta de ler e ver o que publico...
      Já sabes disso, um gajo tem de comer alguma coisinha ;)
      Obrigado e igualmente para ti Emanuel, um abraço e força aí...

      Eliminar