segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Robalinho de S.Martinho

“Surfcasting”
Boas pessoal!
O frio chegou e as folhas já caíram, à medida em que o Outono se transforma no Inverno dá-me ganas de ir para a pesca e ficar por lá uns dias com ou sem peixe, pois o que eu gosto mesmo é de me sentir livre e desfrutar do contacto com a Natureza.

Parece que nos dias de hoje para se andar por certas zonas junto à Costa sem ver excesso de pessoas nas praias outrora desertas é preciso estar umas condições tipo “hardcore” como as que estiveram no dia em que fiz esta jornada.

Neste dia a exigência do mar associado às condições do pesqueiro pediam lançamentos longos, ou pelo menos eu tentava fazê-los mas nem sempre me saiam bem devido ao vento frontal que se fazia sentir, a ondulação pediu-me chumbadas de garras e eu dei-lhe, ou era isso ou então não pescava.


Foi uma jornada de pesca em que o objectivo nrº1 era relaxar dois dias e tirar algumas duvidas que pairavam na minha cabeça com um ponto de interrogação "???"
A noite apresentava-se fria e húmida, um vento moderado na cara prometia chatear-me a tempo inteiro, equipei-me a rigor para uma noite que se esperava difícil e sofrível, por vezes mesmo com chumbada de garras a força do mar arrancava a pesca do fundo e “cuspi-a” para fora, aconteceu pelo menos três vezes.

Neste dia só pesquei com uma cana porque achei que fosse melhor assim, as condições pediam atenção redobrada e pesquei apenas durante algumas horas.

Este foi o único peixe da jornada, que me deu algum trabalho e ao mesmo tempo vicio durante a sua cobrança, pois na altura em que o recuperava, um set com bastante força varreu a praia com uma forte corrente lateral obrigando-me a deslocar uns bons trinta ou quarenta metros para a esquerda a acompanhar o peixe, e quando pensava eu que o pior já tinha passado, aquela água toda escoou para fora através de um agueiro que fazia ali ao lado e o peixe aproveitou essa “boleia” claro, por momentos ainda temi o pior, pois tenho más recordações de perder peixe em condições semelhantes, com calma aguentei o velhaco e aos poucos fui diminuindo a distância que ficava entre mim e ele, quando o vi em seco foi um alívio do caraças e disse falando comigo mesmo que a pesca estava mais que feita, pois nunca pensei de apanhar um peixe bom com estas condições.

O mar deu luta mas eu não me rebaixei e quase no final da pesca tive a minha recompensa, no entanto; pouco tempo depois o mar subiu conforme as previsões anunciavam e quando a maré rodou o limo apareceu do nada e aí sim, não tive alternativa a não ser arrumar o material e ir descansar.



No dia seguinte e já ao entardecer antes de vir embora um mar violento varria literalmente a Costa tornando impraticável qualquer tipo de pesca ao nível do mar.


A última palavra cabe sempre a esta Majestosa Costa que se perde de vista no horizonte e que me faz sonhar tantas e tantas noites.



Mais uma apanha de lixo que tentava enfeitar a Natureza, uma saca cheia e mais qualquer coisa.



Hoje em dia todo o dia é dia de qualquer coisa, 90% deles passam-me ao lado, mas o dia de S.Martinho sempre gostei de celebrar com umas castanhas assadas e qualquer coisa para desembaçar, afinal de contas um gajo tem de comer alguma coisa não!!  😉

- No dia de São Martinho vai-se à adega provar o vinho.
- No dia de São Martinho, come-se castanhas e bebe-se vinho.
- Verão de São Martinho são três dias e mais um bocadinho.
- Pelo São Martinho castanhas assadas, pão e vinho.
- Óh meu São Martinho dá cá um Robalinho 😂

Saúde e força aí pessoal.

18 comentários:

  1. Boas Pedro,
    Belo São Martinho, com castanhas, uma pinga e o tal velhaco... :)
    Dá me a ideia que arriscas-te e maximizaste o tempo de forma que as pescas ficassem dentro de água. É mesmo isso, se calhar noutros tempos dirias, isto não se pesca... lol
    Mas é mesmo isso vivendo e aprendendo no sofá é que não dá nada!
    Agora essas condições com vento de frente para lançar e desfrutar do mar... Uiiii até doem... lol
    Já vi que os teus robalos estão a marinar... lol

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atão Manel!
      Nem mais :) e olha que eu não sou muito dessas coisas de dar importância a dias destes, mas talvez por o S.Martinho ser numa altura do ano que eu sempre gostei mais, o Outono e inicio do Inverno...
      Tu deves ter bebido uma coca cola com as castanhas não :)))

      Epa aquilo foi uma pesca mesmo difícil, e não pensava de apanhar este peixe, não sei se foi sorte, insistência ou outra coisa qualquer...
      E olha que quase não se pescava mesmo. Foi mesmo com teimosia...

      Estas condições de vento eram mesmo o limite acho eu, quando falei desfrutar era mais no geral do que propriamente do mar...

      Hahahaha Tão tão... Isto este ano tá mau...
      Tu é que já deves ter aí o tronco de Natal a marinar ou alguma burra guardada deves...

      Bom Manel, saude e força aí nessas ilhadas que agora tá memo bom.

      Eliminar
  2. Grande Pedro,
    Conseguiste enxutar a grade antes do que ái vem com um bom robalão como jás no habituaste,com mar assim nao fica facil de xegar onde eles estão.
    Um peixe desses e depois umas castanas com pinga á escolha é TOP amigo,
    Grande abraço
    XD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Sandro!
      Eu não apanho grades, só de cerveja :)) mas chibos apanho e muitos ;)
      Pois não foi uma jornada nada facil não...
      Castanhas é sempre bom, com ou sem peixe, agora sem pinga é que não pode ser nada hahahaha
      Obrigado Sandro ;)
      Saude e força aí..

      Eliminar
  3. Viva Pedro
    Mais um robalo e desta vez enfeitado de castanhas de são martinho,que delicia amigo.Mais uma vez mostra que ao conheceres os teus quintais é mais de meio caminho andado para o sucesso amigo pedro.
    Obrigado por a limpeza pois é para bem de todos nós

    Cumprimentos
    André Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas André!
      Obrigado :)
      Um Robalo fica bem de qualquer maneira mas com castanhas fica ainda melhor ;)
      Olha que ás vezes mesmo conhecendo nem sempre a coisa corre como nós esperamos...
      De nada André, a limpeza há sempre, umas vezes mais e outras menos ;)
      Saude e força aí..

      Eliminar
  4. Mékie Lobão!
    Agora sim, deste inicio à tua temporada....
    Umas condições que não eram fáceis,mas lá deu para safar 1 do cardume. Não picou mais nenhum, mas também não sabias se lá andavam mais ou não, hehehe Deixa lá os outros irem ganhar mais caparro, para outras pescas!
    Essas castanhas, estão muito bem guardadas por esse trio de ataque. Trata-te bem nessas noites frias, homem ;)
    Já andas a chorar ao São Martinho para te safar!!....
    Grande e forte abraço Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Chicão dos ceirões :)
      Dei inicio e tou em standby :)
      Os meus cardumes são assim sempre fartos :)
      É isso prefiro nem saber se andava por lá mais algum do que o ter na linha e ir embora à vida dele, porra porra...
      Bom se for esse o caso, irem ganhar caparro para outras pescas está bem não me importo :))

      Normalmente gosto das castanhas com vinho do Porto, mas este ano fui mais generoso comigo mesmo hehehe
      Agora vem aí umas noites boas vêm, pa comer castanhas ao fogo hehehehe...
      O S.Martinho é um gajo porreiro ;)

      Obrigado Chicão, um abraço e força aí.

      Eliminar
  5. Mékié Pedro,Um robalinho o tanas um robalão assim sim,chiça ;}
    Como diz o meu colega robalos grandes tem kue ser com mar forte e o resto é converssa.Ainda terminast ecom uma bonita doze de castanhas e licores para todos os gostos ;}
    Apanhalos
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Gualter!
      Ok, chama-lhe como quiseres :)
      As castanhas foram para agradecer ao S.Martinho pela oferenda que me deu dois dias antes ;)
      Obrigado pelo teu comentário ;)
      Saude e força aí...

      Eliminar
  6. Belo robalo sim senhor!! Descobri o teu blog por acaso e tenho visto as tuas pescarias e dá para aprender muito.. Obrigado pelas partilhas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro!
      Então bem vindo :)
      Obrigado pelo teu comentário ;)
      Saude e força aí.

      Eliminar
  7. Viva Pedro

    Lindo robalo aí tens sim senhor…
    Agora começou a tua época…!
    Eu sei bem os dissabores que essas escoas laterais dão, às vezes até tenho pesadelos com elas… Mas mais dia menos dia eis a recompensa, e é sempre nos dias mais inesperados pá!
    A partir de agora é andar atento, isso e o resto tu sabes e vais brindando a malta aqui com umas fotos de arregalar o olho!
    Forte abraço e continua a dar neles!
    J.Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas J.Pedro!
      Obrigado ;)
      Sim, eu começo as minhas pescas no Inverno, mas é quando o mar começa a fustigar a Costa e por vezes fico semanas sem conseguir pescar, principalmente nos meus locais preferidos, mas é assim mesmo e mares de Inverno fazem falta para muita coisa...

      Hahahaha...É verdade, volta e meia é quando se perdem bons peixes em sítios assim, por isso ainda temi pelo pior, mas no final até acabou bem, para mim ;)

      Obrigado mais uma vez J.Pedro ;)
      Deixa lá ver o que se vai conseguindo fazer....
      Saúde e força aí.

      Eliminar
  8. "Oh Lobo do Mar, vai lá à pesca que não vais gradar!"

    Grande lobo, grande robalo :)
    Não perdoas, mal chegam os primeiros pingos de chuva e frio sais logo da toca para malhar neles!

    Grande abraço, força ai!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Morais!
      Hahahaha, eu não grado Morais, mas apanho muitos chibos ;) haha

      Epa vi que o tempo se ia meter mau e aproveitei para ir fazer uma investida, mesmo que as condições não fossem as melhores e olha, saiu-me este robalinho :))

      Hahahaha.. É mesmo, mas olha que isto agora vai ficar duro, não é para todos, deixa lá ver o que aí vem...

      Obrigado e um abraço pescador de agua doce :))

      Eliminar
  9. Ai está um post à Lobo, parabéns amigo.

    Bem deves agradecer esse robalão a tua terapeuta do braço, se não fosse ela, não metias a chumbada nem com garras onde crias, tens que arranjar uma postinha a rapariga, eheheheheh.

    Belas castanhas, porra bem me apetecia papar umas quantas, merda da maquina nunca mais está oleada... quem sabe sabe e o resto é conversa e para acabar umas rimas à Camões, só te falta a pala, eheheheheh brincadeira amigo.

    Força ai e um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amig João!
      Não tá 100% mas tá melhor, ajuda bastante :)

      Pois amigo, tem lá calma que ainda vais papar muita castanha assada ;)
      Olha já o teu amigo Capitão convidei-o para me ajudar nas castanhas, mas o rapaz não podia, tinha de ir dormir a folga, achas normal!!?

      Obrigado amigo, um grande abraço e força aí...

      Eliminar