sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

O Frio apertou e o Lobo atacou

Ora viva amigos, leitores e seguidores…

Havia bastante tempo que não publicava nada, não que tivesse abandonado o blogue, mas por outras inúmeras razões que não vale a pena aqui perder tempo a falar delas, aproveito para agradecer a todos os que me enviaram mensagens por estranharem a minha ausência no blogue e nos grupos de pesca.

Bom, mas para não me alongar demasiado que isto dava pano para mangas como se costuma dizer, vamos lá ao relato então…

“Spinning”

Para mim esta tem sido a temporada que menos vezes tenho ido à pesca, pouco ou quase nada diga-se de passagem, por várias razões como já o disse anteriormente.

Desta vez seria mais uma oportunidade que me passaria ao lado por causa do frio extremo que se fazia sentir naqueles dias, mas com um novo confinamento à porta (de “certa forma” por culpa dos otários que nos governam) e sabe-se lá até quando, então tive de escolher, ou enfrentava as noites geladas ou arriscava-me a não pescar mais este Inverno, sei lá eu o que aí vem.

O Mar baixava na semana mais fria do ano em Portugal e dos últimos anos em alguns sítios da Península Ibérica, o destino assim o quis, mas há alturas na vida em que o destino tem de ser contrariado, e esta era uma delas, enquanto o País dormia abrigado do frio eu esperava dentro do saco cama na carrinha que se fizessem horas de atacar no spot que tinha escolhido logo pela manhã bem cedo, a palavra conforto não pode fazer parte do vocabulário de um verdadeiro pescador de Inverno.

Enquanto descia apercebi-me que o mar tinha um toque a mais do que eu esperava, com os supostos pontos quentes marcados na minha memória naquela manhã já sabia onde iria apostar quando fossem horas, mas antes tinha de abastecer o estomago com uma comida bem quente e um copo de vinho, com o passar das horas a noite pediu-me para reforçar o agasalho e eu obedeci.

 Depois disso comecei o ritual do lança aqui e lança ali, trocava de amostra para ver se eles queriam alguma até que senti qualquer coisa na ponta da linha e fiz uma ferragem forte, mas era apenas um robalito que talvez já tivesse a desavergonhada medida mínima estabelecida por lei, era pequeno mas estava roliço o magano, lá foi ele à vida dele e eu continuei na minha a tentar não congelar as mãos com o frio, mais tarde tive um novo ataque mas este tinha outro poder e a musica era diferente, peixe ferrado e cana completamente dobrada, olhei para o céu que transbordava de estrelas e disse em voz alta (Agora sim, é disto que eu gosto) foi como se uma “Lua de Mel” tivesse começado, concentrei-me ao máximo para viver aquele momento de prazer sem fazer nenhuma asneira.

O velhaco que logo de início me pareceu ser da classe dos "pesos pesados" insistiu que queria ir para a direita e eu como não sabia o que estava do outro lado da linha e nem como estava ferrado tive que dar o benefício da dúvida e acompanhei-o, em boa hora o fiz, pois o bicho estava bruto e recusava-se a vir para terra, mas com calma lá meti o animal em seco e fiquei deslumbrado a olhar para aquele velhaco gordo, o frio por instantes transformou-se em calor, a noite estava ganha e a viagem tinha compensado, um misto de sensações boas que me fizeram acreditar mais uma vez que só apanha quem lá vai e que no conforto de casa não sai nada.

Depois de o guardar na saca voltei à carga mas não senti mais nada, entretanto a maré já estava numa altura que não me agrada muito e resolvi dar por terminada esta jornada com um belo Robalo gordo de quase 6 kg dentro da saca, adoro pescar ao surfcasting mas desde que apanhei o meu primeiro grande ao spinning a pesca nunca mais foi a mesma coisa…


Que bem que sabe uma sopa quente de feijão com chouriça nestas noites frias, um gajo também tem de comer alguma coisa, atão 😋

No meu restaurante preferido

Uma decisão difícil, ficar dentro do saco cama ou ir lá para fora enfrentar a fera, nada que o velhinho CD mágico com o volume no máximo não resolva, a música é uma força sempre o ouvi dizer.

Quando acordei tinha gelo no vidro da carrinha 😱

O néctar dos Deuses que ajuda a aquecer nestas rigorosas noites de Inverno, obrigado amigo Zé Dias tu não falhas, lembrei-me poucas vezes de ti sim…

No dia seguinte no meu passeio habitual dei com esta pouca vergonha deixada por alguém que se intitula como pescador, que tristeza.

Para além do lixo daqueles anormais ainda trouxe mais algum, sempre que posso faço a minha parte.

Gangue dos céus


Por estas bandas onde outrora o pescador lúdico foi um ícone presente, hoje é visto quase como um criminoso ou um forasteiro indesejado por parte de “algumas” autoridades que fiscalizam actividades lúdicas nesta zona, mais uma mudança dos tempos modernos onde só o turista que tem muito dinheiro para gastar é que é bem-vindo, mas foi preciso anunciar-se o fim do mundo para voltar a ver esta Costa como era há 20 anos atrás, quase despida de gente tal como eu gosto, afinal nem tudo é mau e nem o dinheiro é tudo…

Muito mais tinha eu para dizer ou escrever aqui, mas não vos quero maçar muito.

Agora não sei quando voltarei a ir à pesca novamente, palpita-me que a temporada acabou, a cada ano que passa há mais entraves a juntar às difíceis e escassas boas condições, agora até horários para andar na estrada e ficar em casa já temos, uma sala de aula com vinte ou trinta alunos não faz mal, um gajo ir sozinho à pesca é que está mal, enfim... Deu para matar saudades deste estilo de vida que eu tanto gosto e com o brinde de apanhar um belo peixe.

Haja saúde para todos vós e não deixem lixo nos pesqueiros, portem-se bem. 


 

21 comentários:

  1. Estava a ver que não lia novamente...

    "...um gajo tem de comer alguma coisa!!!"

    Grandioso relato que me levou a "assistir" a essa luta e a "degustar" um pouco desse feijão com linguiça. 😊

    Parabéns pelo belo Macaco amigo, foi um prazer ter "pescar contigo através desta agradável leitura.

    Grande abraço amigo.😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahahaha!!!
      Comé Miguel :)
      Obrigado pelas tuas palavras amigo, não falhas :) Umas sopas destas no inverno e na pesca é um prazer dos diabos hahaha
      Agora não está facil, nem sei onde vou arranjar calma e paciência para estes tempos que se avizinham :( enfim...
      Obrigado mais uma vez, um abraço e força aí Miguel.

      Eliminar
  2. Olá Pedro,
    Estranhava não publicar nada, pois um pescador que não vá à pesca, fica com uma febre que não existe medicamento na farmácia que resolva.
    A porra do confinamento é necessário, mas aquilo que se vê na estrada e na TV, é uma brincadeira! Até agora, ainda não foram criadas multas para o pessoal que não fica em casa, mas não tarda muito!
    Eu por mim, culpa assumo, fui à pesca durante o último confinamento e agora neste; fui na noite de 6ª Feira passada, arrisco, mas vou sozinho e para me chagarem o juízo, têm que andar muito a pé ou ter um 4X4, como eu. Sei que tenho que estar em casa, mas fico a bater mal se não vou à pesca (agora fico limitado à pesca na falésia, paciência! Até sei em que praia está a sair robalo, enfim!)
    Parabéns pelo robalo, até dizem que a pesca é fácil!:):):) Numa noite de Inverno, no Meco, espetei um anzol no dedo e estava tanto calor, que só dei por isso quando o vi a escorrer sangue!
    Um abraço, e que tudo corra pelo melhor,
    José Carlos Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas José!
      Podes querer, as minhas temporadas por norma são curtas e esta pelos vistos ainda vai ser mais curta ainda :( isto não vem nada a calhar, tal como disse aí em cima ao Miguel, nem sei onde vou arranjar paciência e calma para estes tempos próximos :(
      Um gajo não pode ir pescar sozinho e de noite e depois é o que se vê em pleno dia e à vista de todos, isto é uma treta, enfim :(
      Pois eu tb tenho uma 4x4, o problema é que até chegar à areia e aos buracos tenho de fazer 100km de estrada, não tenho hipótese de fuga, se não estão numa rotunda estão na outra, é pa esquecer :(

      Acidentes desses podem acontecer quando menos se espera :( é preciso ter muito cuidado...

      Obrigado pelo teu comentário :) não falhas...
      Um abraço e muita saude, força aí José.

      Eliminar
  3. Bem ler estes documentários é como ler uma história em que fazemos parte dela gosto muito da tua escrita e da maneira como transpoes tudo para o texto, grandes pescas .. e a pesca sempre será a pesca para que a sente .. obrigado por voltares a escrever ;) abraço !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Luis!
      Epa acho que é a primeira vez que comentas aqui :)
      Obrigado Pescador, é bom saber que gostaste ;)
      Lá consegui meter este velhaco em seco :)
      Força aí com essas lulas aí na barcaça ;)
      Um abraço e força aí.

      Eliminar
  4. Mékié Lobão!
    Por está altura, já fazia falta um relato dos teus.
    Isto dos confinamento e de ser só culpa dos nossos governantes, não estou muito de acordo contigo. Por muito que eles tenham e possam ter falhado, "nós" também ajudamos a falhar. A estar no jantar de Natal com toda a família e passagem de ano com montes de gente. Eu passei o Natal em casa só com o meu agregado, assim como a passagem de ano. Achas normal nesta altura de confinamento, andarem tanta gente na rua, quando pedem para estar em casa.... A culpa, também é "nossa"
    Bom, isto não é conversa para aqui ;)

    Nesta altura que tu tanto gostas de atacar a costa norte, sair do conforto de casa e ir procurar um velhaco. E foste brindado com um peixe lindo. Muitos parabéns por isso.
    Espero e desejo que tenhas mais oportunidades de lá ir apanhar mais uns compridos é que venham mais relatos :)
    Grande abraço Pedrão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Chicão tás em forma ! :)
      Como te tinha dito, este ano tem sido complicado.

      Eu não disse que a culpa era toda deles, daí ter metido entre (".......") talvez também não me tenha exprimido bem, mas eu estava-me a referir à liberdade que houve no Natal, toda a gente sabia que ia dar merda, eles sabiam que ia dar merda e até o confirmaram que ia ter consequências, e mesmo assim permitiram essa liberdade... Em relação às atitudes das pessoas nem vale a pena perder tempo em comentar...
      Eu também passei as festas em casa sem ninguém de fora...
      Em relação à liberdade de circulação dos últimos dias tens razão, mas mais uma vez o governo está a falhar porque está a pescar nas rochas com linha fina, esta gente tem de ser com material heavy ;)
      Eu não tenciono sair à rua a não ser para fazer compras ou pagamentos e para correr, mas não comecei a correr agora como alguns, já corro há quase 30 anos :)

      Amigo e foi mesmo por causa deste confinamento à vista que eu fiz esta pesca, porque vi logo que nem daqui tão cedo ia ter outra oportunidade, certamente para mim o Inverno está feito, porque quando a liberdade voltar já deve ser altura de andar de chinelos e blusa de alças :((

      Obrigado por tudo amigo, um abraço e cuida-te.

      Eliminar
  5. Belo relato (como tantos anteriores) e belo peixe! Parabéns amigo! Sigo o seu blog há bastante tempo, mas sem nunca ter feito qq comentário, nem sei porquê!!
    Parabéns mais uma vez! Cuide-se!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Carlos!
      Bem vindo :)
      Obrigado pelo comentário e pelas suas palavras, é gratificante saber que o pessoal gosta de ler, pois talvez não tenha dado jeito comentar das outras vezes :)
      Esta não tem sido uma temporada nada fácil e daqui para a frente pior ainda, enfim...
      Obrigado mais uma vez, muita saúde e força aí...

      Eliminar
  6. Boas amigo.
    Fico contente que ainda foste a tempo de apanhar esse Robalão antes de privarem um gajo de pescar... depois de ler o relato parece que também o apanhei, já faltava um relato à Lobo, pode ser que consiga fazer um também em breve.

    Mais um Ano que nos passa ao lado, para fazer-mos um convívio daqueles, pescar comer e beber até enjoar, eheheheheh.
    Os teus relatos davam um livro amigo, parabéns ;)
    Força ai Lobão , grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amig João!
      Já viste o que aí tá armado, estamos f#$%& com esta merda, o Inverno está feito, agora nem pesca nem marés, espero que ainda tenhas apanhado uns percebes pa matares saudades...

      Um gajo fica muito tempo sem publicar nada e já quase não sabia mexer nisto, algumas funcionalidades do blogue mudaram e pa pior, porque será que o sere humano quando tem uma coisa que está a funcionar bem gosta de mexer para estragar, é impressionante a necessidade que as pessoas têm de mudar só porque sim, enfim...

      Porra ainda no outro dia falei disso com o Mário, lá vai ter de ficar mais um ano só nos planos, como tantas outras coisas :(
      Vá lá que ainda bebemos umas belas bombocas antes disto tudo fechar.
      Obrigado amigo pelas tuas palavras, grande abraço e força aí.

      Eliminar
  7. Boas Pedro Lobodumar!!!
    epá já estranhava aqui a tua ausencia, cheguei a pensar queres ver que lhe aconteceu alguma coisa?! Fizéste muito bem aproveitar , agora nao se sabe quando podemos voltar... Epá lindo robalo, valeu a apena a insistência, fica aqui um exemplo a seguir , nem que seja como inspiração...
    olha o meu confinamento de pesca agora vai ser outro porque vim viver para longe do mar, portanto vou continuar de olho aqui nos teus relatos, nem que seja para imaginar a brisa do mar.. uma vez mais parabéns pelo peixe, e olha, quanto a pescas daqui para a frente, é o que é, vamos ver, é um dia de cada vez, não vale a pena stressar. Um abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé J.Pedro!
      Este ano não tem sido nada fácil para mim em termos de pesca e outras cenas também, as condições de mar nem sempre me agradam e só vou quando tenho a certeza de que consigo pescar mesmo bem.

      Yah foi isso que eu pensei mesmo e então lá decidi ir, ainda bem que arrisquei porque a minha época de Inverno está feita, quando isto vai aliviar já ando de chinelos e manga à cava :(

      Isso é que é pior, eu vivo perto do mar mas muito longe dos meus pesqueiros favoritos que ficam noutro mar, é uma treta, espero que consigas habituar a isso :(

      Obrigado pelo teu comentário e pelas tuas palavras, tu não falhas.
      Muita saude e força aí...

      Eliminar
  8. Excelente relato do vivenciado e sentido!.... Parabéns.... Boas pescas!....

    ResponderEliminar
  9. Alégrome moito de voltar a leerte, Pedro.
    A pesar do frío, o peixa da a cara jejeje.
    Hai moito "porco" de dúas patas, que se fai chamar pescador. É unha mágoa.
    Saúdos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Josiño!
      Obrigado pelas tuas palavras :)
      Ás vezes aparecem com o frio, nada como ir lá ver se eles andam por lá :)
      Pescadores há poucos, mas porcos há muitos, é uma tristeza :(
      Muita saude e força aí..

      Eliminar
  10. Apenas para mandar um abraço e muita saúde!

    A pesca continuará a existir, seja hoje, amanhã ou daqui a um ano...!

    Força Lobo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Morais!
      Certamente que sim, estou mais virado para a opinião de que "daqui a um ano" este afastamento pode ser que sirva para se fazer umas pescas mais completas, a ver vamos...
      Por agora é tentar não entrar em paranoia, um dia de cada vez ;)

      Muita saude e força aí Morais...

      Eliminar