segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Dias de bom tempo = (chuva e vento)

“Surfcasting”

Boas pessoal!

Nas últimas semanas tem havido alguma actividade nas condições meteorológicas da costa sul do sul com uns dias de (bom tempo)=(muita chuva, vento e mar de tormenta) decidi que estava na altura de visitar alguns spots que já não pisava há muitos meses. Mas havia trabalho de casa para fazer, em primeiro lugar tinha de estudar as previsões (tamanho e força do mar bem como a direcção do mesmo, direcção e força do vento, chuva e etc)

Isto de ser Pescador tem coisas que passam despercebidas às pessoas que estão fora deste mundo da pesca, quantas e quantas vezes dou por mim a pensar que o vento está bom ou que a maré é a ideal para tal sítio, mas que ao mesmo tempo há outros pormenores e factores naturais que não se alinham e por isso não é prometedor, quem está do lado de fora pensa que isto da pesca é lançar uma cana esperar um pouco e puxar peixes uns atrás dos outros, vendo desse modo a pesca até parece fácil e por isso há muitos pescadores que abandonam a pesca por não apanharam peixe em meia dúzia de vezes que lá foram, esses não são pescadores…

Faziam-se anunciar os primeiros alvores do dia com um sol tímido a espreitar por breves instantes, não gostou do que viu e recolheu-se novamente não sei se foi por minha causa mas apoiei a sua decisão pois não gosto de pescar na companhia desse gajo que tem a mania que toda a gente gosta dele, bom mas eu já lá estava a receber o salitre matinal nas ventas com as canas montadas a sondar como estavam as condições, acontece muitas vezes e visto de fora que o mar está bom mas depois com as pescas a trabalharem dentro de água a história é outra e aquilo que muito prometia em poucos minutos se torna uma desilusão porque de fora parece uma coisa e lá dentro é outra completamente diferente.


O mar tinha jeito de entrar por ali uns peixes ao longo do dia, apesar de alguma corrente lateral e algum limo que foi dispersando ao longo da manhã, cedo me apercebi que havia muita pequenada a desfazer-me as iscadas e com algumas devoluções de pequenos sargos decidi mudar a estratégia e apostar nos Robalos, não demorou muito até uma das canas folgar e a chumbada descair um pouco ao sabor da corrente, saía o primeiro dos quatro Robalos jeitosos que consegui juntar neste dia de Inverno, não me posso queixar, pois deu para enfeitar o saco. No entanto já cometi dois erros recentemente que não me perdou por isso, na pesca é assim, umas vezes acertamos e noutras erramos, enfim há que saber aceitar os erros cometidos e aprender com eles para não voltar a repeti-los no futuro. 

Tive um vizinho a pescar ao meu lado e não resisti em dar-lhe os parabéns pelas inúmeras devoluções de peixe miúdo que eu o vi fazer, estou habituado a ver os pescadores daquela idade a guardarem tudo o que vem no anzol que quando me deparo com uma situação destas até me admiro. Grandes pescadores não são só aqueles que apanham 15 kg de Sargos ou Douradas, nem aqueles que apanham dois ou três Robalos =10 Kg ou mais, Grandes pescadores são também aqueles que pescam com consciência libertando o máximo de juvenis que conseguem e guardam apenas os peixes bons (consoante a espécie) e deixam o pesqueiro limpo e sem lixo, esses são também para mim Grandes Pescadores…

Um dia destes e debaixo de chuva fui só ali fazer uma maré e apanhar meia-dúzia de berbigões

Neste dia fui apanhar umas ameijoinhas 

Ameijoas com batata doce, um gajo também tem de comer alguma coisa, atão 😃

E para amaciar a digestão, umas castanhas com vinho do Porto

Bom pessoal por hoje é tudo, espero que a chuva continue em força aqui pelo sul do sul, porque apesar de alguns estragos que ela provoque faz muita falta e se as pessoas em vez de andarem engodadas ao excesso de comodismo, consumismo e aparência e se usassem aquela coisa que têm em cima dos ombros para pensar e se antecipassem aos problemas, muitas situações desagradáveis seriam evitadas quando faz dias de bom tempo= (dias de chuva)

Haja saúde e força aí…

 

6 comentários:

  1. Boas Pedro,
    Eu até fico ainda mais doente... Um gajo espera um ano todo por condições, aqui ao pé de casa, elas chegam, toma... Agora não vais que é para aprenderes... :)

    Mudaste para os compridos, mas o tronco de Natal não saiu, mas ainda falta tempo para a consoada... lol

    Não me digas que também andaste ao berbigão com a ganchorra...:)
    Belas ameijoas, essas dão trabalhao a apanhar, para quem não sabe pensa que é só escavar...

    Em relação à pesca, muito honestamente... acredito que também que haver um mínimo de condições para o pesqueiro e tipo de peixe que queremos, agora marés, Lua, vento... epá também é importante, mas já testei umas teorias e quando eles lá estão fico tipo parvo, mas como é possível...
    Aliás quando já apanhei bons robalos em que o pesqueiro tem 30cm de água e depois com água não se passa nada, eu até fico a bater mal... Ou estás ao surfcasting não se passa nada, metes uma amostra ferras 3 robalos mesmo ali ao lado, tipo ficas... Mas que é isto... Portanto de tudo o mais importante é ir e insistir... Agora é claro o limo e quando areia é complicado... lol

    Este tempo é bom para a pesca, mas a chuva em quantidade e num local é complicado, muitos negócios se perdem e famílias ficam sem rendimentos, é complicado, se podiam fazer mais... Podiam, mas quê, vão construir piscinas olímpicas subterrâneas em todo o lado?!? É complicado, só quem passa por elas e vê um trabalho de uma vida arruinado em minutos é que sabe!!!

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Manel!
      Porrrra tás muita forte nos comentários :)
      Respondendo ao teu primeiro parágrafo, não sei qual foi o teu caso, mas no meu houve um dia em que escolhi mal e tive outro dia que fiquei à espera de milagres e logo eu que não acredito em milagres, ou seja fod#%&” que é para aprender…
      Yah por acaso pensei que entrasse ali um comprido maior mas não apareceu, fica para outro dia. O meu Natal este ano vai ser diferente, não preciso de tronco de Natal…
      Não uso ganchorra isso pesa muito Manel  as ameijoas ui ui, um gajo perde uma maré para apanhar 1 kilinho destas, mas na hora de comer valem cada cavadela ;)
      Algumas das principais condições têm de servir como pontos de referência, as outras são só para complementar. Também já me aconteceram umas que às vezes ainda dou por mim a pensar se aquilo aconteceu mesmo ou se sonhei, os Robalos então são imprevisíveis nos locais que escolhem para aparecer, enfim… E sim, o limo é o pior de tudo…
      No que diz respeito a estragos cada caso é um caso, pode-se evitar deixar o carro debaixo de árvores ou longe das zonas propicias a inundações mas para não andarem mais 100m fica ali mesmo (azar), podem-se limpar os escoamentos e saídas de água de vez em quando ao invés de estarem à espera do mal acontecer (azar) ou serem as próprias pessoas a limparem em vez de dizerem que isso é serviço do condomínio ou dos serviços municipais (azar) ………….. já nos negócios claro que as pessoas não podem vazar o estabelecimento em 1h mas porra aqueles que levam com inundações há mais de 20 anos e continuam com o negócio aberto no mesmo sitio para além do tal (azar) acho que são mesmo é burros, mas cada um sabe de si….
      Abraço e obrigado pelo comentárióssauro Manel, e faz lá aí o relato do tronco de Natal que já deves ter a arca cheia.

      Eliminar
  2. Viva!

    Belos robalos! Essas saídas bem planeadas estão a dar frutos! Já por aqui continua a saga do mar bruto e no dia em que deu algumas tréguas lá saiu... uma gaivota! Desta vez não foi ameaça, a sorte é que apanhou apenas o rabo do vinil e consegui soltá-la em pleno voo!

    Obrigado por mais um relato!

    Grande abraço e tudo a correr bem!
    Filipe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Filipe!
      Sim, foram quatro de uma bitola já boa ;)
      As minhas saídas normalmente são bem planeadas, ás vezes até de mais e acabo por fazer asneira em vez de fazer bem :(
      Pois virado a oeste não tem sido nada fácil, vá lá que ainda vais treinando com as gaivotas :)))

      Obrigado eu pelo teu comentário, não falhas ;)
      Um abraço e muita saude, força aí..

      Eliminar
  3. Olá Pedro.
    Já sou leitor há bastante tempo mas este é o meu primeiro comentário.
    Antes de tudo parabéns, pela forma como contas e partilhas as tuas jornadas.
    Sobre este teu texto concordo totalmente, há "pescadores" que pensam que é chegar, lançar e "apanhar" peixe. Quando dizemos a que hora vamos pescar, o número de vezes e as condições climatéricas que vamos para conseguir aquele exemplar da foto e que todos sonham... logo se perde um "pescador".
    Nos últimos 15 anos dedico-me em exclusivo à pesca com amostras, pois acho-a fascinante e no meu caso diria que viciante. A pesca é mais do que tirar peixe do mar/rio, é uma paixão que não se desvanece com algumas jornadas não produtivas, porque se assim fôr então não tens a paixão pela pesca.
    É melhor um mau dia de pesca do que um bom dia no sofá :)
    Boas pescas e continua.
    Pedro Neves - Porto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro!
      Desde já obrigado pelo teu comentário :)
      Verdade, há muitos pescadores que pensam que é assim que funciona a pesca só porque viram alguém a fazê-lo ou porque lhes correu bem uma vez, mas os não pescadores também não fazem ideia de como as coisas funcionam, as pessoas muitas vezes estranham quando falam com um pescador que passou o dia na pesca ou uma noite inteira e só tirou dois peixes ou nem isso :)

      Eu gosto muito do surfcasting, mas o spinning/corrico é muito viciante sem duvida, já o tenho dito aqui muitas vezes, é qualquer coisa de mágico...
      Eu aproveito a pesca para estar em contacto com a Natureza como já deves ter visto por aqui, se fosse só pelos peixes que apanho quase que nem valia a pena lá ir, pois muitas vezes já se sabe qual é o desfecho :)

      Obrigado mais uma vez pelas tuas palavras Pedro.
      Vai dando noticias e quando o mar deixar vai-te a eles que aí em cima aparecem uns bons peixes...
      Saúde e força aí.

      Eliminar