segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

O Lobo e o Rato

“Spinning”

Boas pessoal!

Já faz tempo que os dias se conhecem, e quando está o céu limpo ainda se nota mais, começo a sentir que o Inverno está por um fio aqui no Sul do Sul, por estes dias ainda faz frio mas de uma semana para a outra tudo muda e os dias frios dão lugar aos dias amenos. Pelo andar da carroça este é um Inverno a esquecer para mim, em anos anteriores por esta altura já levava duas mãos cheias de bons Robalos na bagagem e este ano vai uma lástima, já não basta serem poucos que para ajudar à festa o Mar poucas vezes fez feição quando devia, enfim, quem me manda gostar da pesca e do relento em vez de ser um viciado no snooker ou nas setas, duas coisas tão simples de serem praticadas a qualquer hora do dia mas que nunca me cativaram.

Esta jornada cedo começou com alguns inconvenientes, para começar quando cheguei ao pesqueiro que queria apostar ainda na véspera ao final do dia, logo me deparei com umas areadas tão direitas que aquilo parecia uma pista de aviação, como já estava a ficar escuro aguardei para ver melhor na manhã seguinte e tirar as medidas… Depois de uma noite mal dormida levantei-me com o sol e rapidamente fui espreitar o spot, assim que lá cheguei não foi preciso muito para verificar que ali não ia ter condições para corricar… Sem tempo a perder apressei-me para ir espreitar outro pesqueiro que fica a meia hora de caminho, chego à carrinha e quando abro a caixa da carrinha para lavar a cara e tirar umas bolachas para o caminho porque a fraqueza já soava, vejo que tinha um rato lá dentro 😮😮 F##=&... bom foi logo uma irritação do caraças, já não bastava o que era que agora ainda tinha um rato dentro da caixa da carrinha, mas não havia tempo a perder porque a maré não espera e eu queria ver o outro spot ainda na maré vazia, fui o caminho todo a pensar como é que o cabrão do rato teria ido para ali e como é que o ia tirar de lá…………. 

Bom lá cheguei ao spot B e o que no outro era de mais aqui era de menos, o grão de areia mais pequeno que lá estava era do tamanho de uma bola de andebol “porrrrra tá a porca ruim” disse eu cá para mim, ou 8 ou 80…. Mas daqui já não saio que o gasóleo está caro para andar a passear o rato e agora deixa me lá ir a caminho do velhaco que a estadia vai acabar não tarda nada. Cheguei à carrinha e tiro tudo cá para fora e nem sinal do cabrão do rato, quando pego num oleado que eu uso para tapar o ceirão das humidades e me salta o rato, fui atrás dele mas o cabrão estava em forma e fintava-me a cada vez que eu lhe dava um pontapé até que se escondeu num molhinho de ervas e ficou quietinho, devia ser o truque dele para enganar os gatos, mas com o Lobo a conversa é outra e saltei-lhe de pés juntos para cima e era uma vez um rato malvado que me fez irritar e me deu um trabalho do catano a lavar tudo o que eram talheres e afins, fruta e etc, até as botas tiveram de ser lavadas. Só ainda não sei como é que o velhaco entrou ali, mas possivelmente apanhou boleia do ceirão ou alguma outra coisa, enfim…

A pesca foi feita à tardinha e no meio de tantos lançamentos e algumas trocas de amostra lá tive a felicidade de dar com este Robalote solitário que deu o ar da sua graça e se ofereceu a mim, fazendo assim com que esta jornada não tenha terminado com um valente chibo, enfim é o que há meus amigos…

Rapidamente se fez noite e era hora de preparar alguma coisa boa para comer, um gajo também tem de comer alguma coisa atão 😋 peitinho de frango que já ia frito e na hora lhe juntei uns ovinhos mexidos e para beber uma garrafinha de tinto que o meu amigo Lucas me ofereceu 😉 obrigado cabeçudo, traz mais 😆😆

Quando vou passar mais do que um dia na pesca há duas coisas que não podem faltar; café e 1 chocolatinho 😊

Alecrim

No dia seguinte logo de manhã o mar já estava chateado e de poucos amigos, mas ainda houve tempo para apanhar ali qualquer coisa…

Alguém perdeu uma DUO ??  Entrego a quem provar ser o dono ou troco por quatro garrafas de vinho e um queijo 😂

Entretanto e de volta e meia lá faço uma marésinha aqui na Ria (búzios e canilhas)

Bom pessoal por hoje é tudo..
Haja saúde e cumprimentos a todos..

14 comentários:

  1. Boas Pedro,
    Ai se o PAN sabe!:):):)
    Bom robalo, por aqui as coisas não são de animar, nem robalos nem sargos!
    Safei-me no outro dia (noite) com um robalote, uma vária e uma raia de 5 kg!
    Abraço,
    José Carlos Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé José!
      Hehe é mesmo, coitado do ratinho :)
      Parece que o mal é geral por todo lado, essa raia por momentos deve ter passado por Robalo na tua cabeça não!!? A mim já me aconteceu :)
      Há que insistir quando mar deixar...
      Obrigado e um abraço, força aí..

      Eliminar
    2. Olá Pedro,
      Estava a pescar numa praia e há anos tinha perdido lá uma grande que se acachapou e estava a ver que partia a cana; partiu a linha:(
      Momentos antes, tinha pensado que poderia ferrar uma raia o que aconteceu, levei uns toques e estava a vir tão bem que até pensei que seria um linguado grande (às vezes acontece), ela acachapou mesmo na linha de água, e como vinha ferrada pela boca, foi só aproximar-me e levantar em peso, depois de lhe ver os olhinhos!:)
      Muita sorte em não ter dado para o azar!!
      Um abraço,
      José Carlos Oliveira

      Eliminar
    3. Pois, quando elas acamam é uma dor de cabeça para as fazer levantar, falando por mim o melhor é elas nem aparecerem :)
      Saude e força aí...

      Eliminar
  2. Porra amigo, este post faz lembrar o Lobo e a raposa, ahahahahahh.
    Matas-te o ratito, deixavas o gajo ir a vida dele, coitado, epa aqui na marina houve um gajo que tinha uma ratazana no barco, bem o homem quase que desmancha o barco para a encontrar, no fim lá a apanhou com veneno, mas já viste a magana entrou pelo mar para lá...
    Fogo Lobo aonde foste arranjar tanto chocolate, não me digas que o gajo das favas este ano semeou Kit Kats, ahahahahahah

    Lá safas-te o chibo amigo, menos mal, mas deves ter recarregado as baterias pelo menos, fdxxx os teus amigos cabeçudos só te dão vinho, eheheheheh.

    Pode ser que o Inverno estique mais um bocadinho e consigas apanhar ai meia dúzias de dias ainda esta época para ires onde tanto gostas.

    Parabéns por mais um post a tua maneira;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo!
      Hehehe por acaso lembrei-me disso quando o titulo surgiu na minha cabeça :)
      Assim aquele tenho a certeza que já não me entra na carrinha, nunca soube lá muito bem como é que o gajo lá entrou...
      Hahahaha, olha os chocolates foram oferecidos por um grande amigo, só não o mencionei porque não sei se podia ou devia, nunca se sabe ;)
      Claro que o peixe nunca compensa como já te disse varias vezes, mas os dias que vivo ali fazem valer cá andar nesta vida...
      Os meus amigos cabeçudos portam-se bem, oferecem-me vinho e chocolates hahahaha para levar para a faina ;))

      Não me parece amigo, o Inverno está passado, esquece....
      Obrigado amigo João, a ver se para a tua próxima vinda cá temos mais tempo para metermos a conversa em dia, um abraço e força aí...

      Eliminar
  3. Viva!

    Mesmo que o resultado não tenha sido o melhor, obrigado pela partilha de mais um relato!

    Coitado do rato! Ao menos não era uma ratazana daquelas do tamanho de um coelho, essas é que são tramadas. Os meus avós maternos quando eram vivos moraram numa quintinha onde havia uma fábrica de curtumes e de vez em quando apareciam lá umas ratazanas malinas que até os gatos fugiam delas. Só a nossa cadela é que as conseguia apanhar!

    Pois é, o Inverno passa num instante, aqui por cima também já se sente isso. Na semana do Carnaval estiveram uns dias em que só faltou a água estar mais quente para ser um mar de Verão, tal não era a calmaria, águas abertas e tempo ameno. Mas o mar tem estado muito "esquizofrénico", passou dessa calma para condições que tornaram impossível pescar em segurança. Escusado será dizer que desde o último comentário que deixei aqui só pesquei um par de robalos que possa chamar de "decentes" e um... agulha. Depois de 3 semanas em que sempre foi saindo alguma coisa, tem sido chibo atrás de chibo. No geral, tem estado fraquinho, como em quase todo o lado.

    Mais uma vez, obrigado pela partilha!

    Grande abraço, muita força e tudo a correr bem!
    Filipe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Filipe!
      Obrigado eu desde já pelo teu comentário ;)
      Yah, este era um rato do campo, menos mal, os ratos da cidade ou as ratazanas são mais nojentos :/
      Eu em puto também vivi numa fabrica de cortiça com os meus avós e também apareciam por lá umas dessas que até metiam medo aos gatos hehehe...

      Nem mais, o Inverno passa num abrir e fechar de olhos, para mim já não é novidade porque eu já sei como são as coisas...
      Por aqui de dia ao sol está bom, mas à noite ou assim que o sol desaparece fica frio...
      O que tens a fazer é ir tentando claro quando poderes, pois isto da pesca nunca se sabe quando vai ser :)

      Obrigado mais uma vez, haja saude e força aí, abraço Filipe....

      Eliminar
  4. Boas Pedro,
    Mais uma saída, mais uma aventura, desta vez tiveste um à boleia sem saber... lol
    Isso se calhar entrou por ai quando estavas a arejar isso e com o cheirinho a comida boa, chama-lhe parvo... Olha pelo menos não te roeu a parte elétrica do carro...

    Fogooo, esse carregamento de chocolate para mim dava para um 2 anos... lol

    Melhores dias virão, ainda te falta o tal tarolo para acabar a época em beleza. Já eu, é a história do costume quando está bom não posso e se calhar se lá fosse também era chibo... lol Mas prontos faz parte, haja saúde que isso é que é mais complicado!!!

    Por acaso perdi uma DUO, dessas há um ano... Vê lá se não tem as fateixas abertas... lol
    Essa cor é matadora... Noites escura uiiii... :)

    Forte abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atão Manel tás bom!
      Isto dá sempre uma aventura para contar cada vez que vou para aquele lado :)
      Epa eu tive ali a ver e não é facil um rato conseguir chegar lá a cima, eu acho é que o gajo apanhou boleia do ceirão ou outra coisa qualquer...

      Estes chocolates davam te para 2 anos Manel!!!!! Andas a fazer dieta!!! Se bem me lembro eras um guloso do catano, papavas sempre uns pasteis de nata cada vez que ias pá pesca...

      Melhores dias virão até acredito mas o tal tarolo já veio no relato anterior e tomara eu apanhar um daqueles todos os anos já não me queixava ;)

      Pois eu quando encontrei esta amostra lembrei-me de ti, as fateixas estavam uma desgraça, como deves imaginar :) Pesco muito pouco com estas amostras, não gosto delas e muito menos do preço que ultrapassa o meu limite que dou por uma amostra nos dias de hoje, para mim não valem o preço...

      Obrigado e um abraço, força aí..

      Eliminar
  5. Mékie Lobão!
    Podias jogar setas ou snooker, mas com toda a certeza, não ia ser a mesma coisa. Nem a aragem desses sítios, te iam encher os peitos de ar fresco :)
    Raios parta o rato!! Também não tenho nenhuma compaixão por esses bichos...
    Já deu um comprido bonito. não foi chibinho!
    Essas pedras têm mesmo bom aspeto para meter umas chumbicas nessas escoas.
    Troca justa pelo que pedes pela amostra. Ainda perdes dinheiro :) As Duo têm preços proibitivos...

    Grande e forte abraço Pedro


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Chicão!
      Pois, realmente acho que tens razão, nunca seria a mesma coisa :)
      Epa não tens tu e acho que muito pouca gente deve ter hahaha neste caso deixou me furioso pelo facto de ter comida ali e as cenas onde faço as refeições, mas pronto era uma vez um rato e o material foi todo lavado dentro do possível ;)

      Epa até podem ter, mas acho que se perdia ali muito material, já quando o spot tem areia é uma boa aposta sem duvida...

      Hahaha nem mais, nunca me tinha lembrado de apelidar o preço destas amostras assim, mas não fazem parte da minha lista de compras, já foi o tempo em que gastava dinheiro nestas amostras...
      Obrigado e um abraço grande Chicão, força aí...

      Eliminar
  6. Boas Pedro...

    Olha o rato deu-te uma valente dor de cabeça mas com ele arranjaste uma história para escrever que nos fez rir à brava!!!

    Apesar de tudo ainda safaste um belo Robalo e como já é apanágio, aconchegante o estômago com uns belos petiscos.

    Forte abraço amigo.😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Miguel!
      E é que deu mesmo, nem imaginas a minha ansiedade em querer tirar de lá o rato por causa da comida e tudo o resto e ter arrancar à pressa para ir ver outro pesqueiro antes que a maré começasse a subir :) enfim...
      O Robalo foi o único que calhou e olha como tu bem sabes nos dias que correm já não nos podemos queixar :)

      Obrigado e um abraço Miguel, força aí...

      Eliminar