quarta-feira, 8 de março de 2023

Robalo Guerreiro

“Spinning”

Boas malta do Spinning ou corrico.

Já faz uns dias que programei esta jornada para aproveitar uma aberta que o Mar ia dar, sabia que tinham saído uns Robalos num spot que eu conheço mas decidi ir para outro lugar, pois nunca gostei de andar atrás do peixe que os outros já apanharam, gosto de procurar o peixe que ainda não foi apanhado…

No laredo que eu escolhi há por ali um estrado de pedra alto com uns caneiros em volta fazendo daquele local um território de caça perfeito para Robalos que gostam de se camuflar naquele ambiente. Com tudo programado para atacar de madruga antes do mar ganhar força novamente eram horas de preparar alguma coisa para comer e descansar umas horas dentro da carrinha para me abrigar do fresco que se fazia sentir cá fora e ao mesmo tempo curtir o silêncio da noite que só aqui consigo encontrar…

Preparei uns ovos estrelados com chouriço e alhos para comer com pão e claro um copo ou dois ou três de vinho, porque um gajo para além de ter de comer alguma coisa também tem que beber para não embaçar, atão 😂

Às 4:30 o despertador tocava e com poucas horas de sono acordei com aquela dor nos ombros e nas costas, deve ser falta de olear o esqueleto, apressei-me a fazer um café para comer com uns bolinhos e ir ao ataque…

A ansiedade era muita e só queria chegar ao sítio para lançar umas amostras e ver se andava por lá algum peixe comprido, mas deixa-me lá ir com calma para não queimar a língua “pensei eu” essa coisa das pressas por vezes não correm lá muito bem. Tentei usar amostras adequadas a cada zona que lançava mas não havia meio de sentir qualquer resposta do outro lado a não ser alguma ou outra pedra mais desavergonhada que por vezes “se jogava” à amostra… O tempo foi passando e já na claridade do aceio da manhã foi quando um velhaco atrevido se jogou ao artificial que usava na altura ficando preso apenas pelo beiço e na última fateixa, permitindo assim que este peixe solitário mas jeitoso me desse uma bonita e prazerosa luta até ao último instante, sempre a tentar soltar-se do triplo com violentas pancadas e cabeceando de um lado para o outro, foi um verdadeiro Guerreiro mas acabou por perder esta batalha…

Ali perto de onde tinha deixado a carrinha encontrei este presente e como sempre não podia deixar de ser lá tive de o trazer para juntar a mais algum que tinha apanhado…

Se todos aqueles que vão para a praia armados em finos estragar o cheiro da maresia com perfumes caros e tirar fotos ao por do sol para publicar nas redes sociais, se todos esses “cagões” apanhassem apenas uma peça de plástico que fosse, com certeza que o meio ambiente estava muito melhor e vou ficar por aqui…

A meio da manhã o Mar já se anunciava novamente, este Inverno tem sido assim por estas bandas, umas maresias malinas atrás umas das outras que não se dá conta…

Entretanto por aqui na Ria a bem ou a mal vai saindo sempre alguma coisa para o petisco.

Bem meus amigos por hoje é tudo, o Inverno para mim não tem corrido com a feição que eu desejava mas é o que se vai arranjando para ir dando alguma vida aqui ao espaço.
Haja saúde e força aí pessoal.

10 comentários:

  1. Boas Pedro,
    Parabéns pelo cardume de 1!
    Não é muita quantidade mas dá para safar a grade (chibo)!
    Na foto publicada, achei que as águas estavam tapadas (à noite as coisas não são favoráveis) prontos, deu 1 que já não foi mau.
    Quanto ao lixo, faz confusão; pelo menos dois pares de sapatos iguais. Esse pessoal, chega calçado e depois vai descalço ou ao pé coxinho? Javardos!
    Abraço,
    José Carlos Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas José!
      Como eu costumo dizer ao pessoal, os cardumes por aqui são quase muitas vezes assim e já não é mau :)
      No dia anterior estavam um pouco melhor, mas de qualquer maneira não era a cor ideal não, a opção de voltar sem tentar a sorte está sempre fora da mesa quando faço 2h na viagem de ida para ir à pesca :)
      Em relação ao lixo, os antigos por estas bandas quando usavam os sapatos pela ultima vez deixavam-nos lá porque trazê-los de volta era muito peso, a cabeça não dava para mais o que é que se há de fazer...
      Um abraço e obrigado, haja saude e força aí...

      Eliminar
  2. Boas Pedro,
    Dizes que não, mas ainda vais tirar o velhaco babalooo... lol
    Esses bolinhos agora ao lanche já marchavam todos, estou cá uma fomeca...

    Pelo menos fizeste o gosto ao dedo e ganhaste a batalha, imagino a tua cara quando viste como o robalo vinha... Não te podes queixar desta vez... :)

    Pois esses finórios, nem aproveitam o por de sol de tanta foto que tiram, quanto mais limpar o lixo dos outros... levam mas um pastilha e fica lá tudo... :(

    És o rapa Lobo da Ria, qualquer dia não temos nada... lol

    Forte abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atão Manel na vais à pesca!!
      O velhaco Baballoo era o bisavô deste que eu perdi aqui no mesmo sitio no ano passado, nunca mais vou esquecer daquele dia, porrra...
      Come fruta Manel, os bolos fazem mal :))

      Sim desta vez tive sorte, o gajo vinha mesmo pelo beiço, era mais uma volta e acho que o perdia...

      Hahaha eu apanho pouca coisa Manel, nem dá para enjoar :)
      Um abraço e força aí...

      Eliminar
  3. Viva Amigo.
    Vê lá se fazes uns ovos com chouriços e alhos, para os teus amigos cabeçudo, depois ganhas logo uma pipa de vinho, eheheheh.
    Lá conseguiste fazer uma noite à Lobo, brindada com um belo peixe, com um relato como nos habituas-te :)

    Pois o lixo que há por ai é de mais, tu não acabas com ele, mas ajudas a melhorar a situação, mudar estas mentalidades é impossível amigo.

    Belas cascas, já tenho saudades desse marisco e do calor que tu não gostas com uma arca á Lobo com gelo até ao teto:)

    Parabéns pelo post Lobão, eu nem a ver os tuas histórias tenho pica para fazer os meus, força ai um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo João!
      E olha que era bem capaz de fazer, isto é um belo petisco para empurrar com um tinto ;)
      Este ano as noites têm sido poucas como tu sabes, pois a coisa cada vez vai para pior, enfim a ver vamos...

      Sim o lixo vai aparecendo sempre, mas felizmente há sitos que eu limpei e que passado tipo 1 ano quando lá volto apenas há duas ou três coisinhas para apanhar e em certas zonas tenho visto lixo que alguém juntou para levar um outro dia, acho que é positivo ver estas coisas...

      Hahaha olha que o sol aqui tem andado lixado, durante o dia já ando à verão...
      Pois, tens andado muito fraco no blogue, o mal é um gajo perder a pica, mas eu compreendo-te...

      Grande abraço e obrigado amigo, força aí...

      Eliminar
  4. Viva!

    Como demasiado atraso, mas bom robalo! mais vale um cardume de um do que um valente chibato! Obrigado pela partilha!

    Essas abertas é que me têm safado ultimamente... tive uma no início do mês e outra neste sábado que passou e ambas deram peixe. Este sábado então o mar caiu muito em relação a sexta-feira, a isso juntou-se um céu tapado e um nascer de dia com nevoeiro cerrado, resultado... a melhor pesca de 2023 até ao momento: 2 robalos quileiros e 3 bailas daquelas de 40/42cm (e ainda desferraram outras 3). No domingo, o mar voltou a estar com 3 metros e período de 16 segundos e fiquei a dormir!

    Se todos apanhassem um pouco de lixo, não estaríamos assim não, lá isso é verdade. É que não custa nada ter um par de luvas no carro e uns sacos para o lixo, mas pronto, é o que temos....

    Grande abraço, muita força e tudo a correr bem!
    Filipe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Filipe!
      Obrigado eu pelo teu comentário ;) olha é que me vai calhando, e sim mais vale um peixe apenas do que um chibo, não nos podemos queixar muito...
      As abertas têm que ser aproveitadas ou então arriscamos a ficar mais uma porrada de tempo de jejum, e olha ainda bem que te safaste, assim ainda fizeste uma pesca porreira, da maneira que isto anda foi bem bom...

      O lixo aparece sempre e onde menos espero, mas felizmente e como disse anteriormente ao João, os spots que eu tenho limpo vão se mantendo aceitáveis e tenho visto vestígios de que outras pessoas também andam a apanhar e fico satisfeito por isso...

      Obrigado mais uma vez Filipe, um abraço e força aí..

      Eliminar
  5. Boas amigo Pedro....

    Epá...vou começar por dizer que esse ovo estrelado com chouriço fez-me fome, daquela mesmo de gula, é que imaginei esse ovinho num belo pão alentejano de forno a lenha!😅

    Não há-de um gajo ter dificuldade em ficar em forma por mais que treine!😅

    Esses peixes guerreiros são de facto aqueles que nos fazem voltar ao mar, a linha entre a frustração e a felicidade é muito ténue nesses momentos de "confronto", mas são de facto esses minutos que irão perdurar na nossa memória e que nos fazem amar isto cada vez mais.

    O lixo é infelizmente uma "companhia assídua" na pesca, são coisas que me fazem confusão, será que a malta não levou os mesmos puxões de orelhas que eu levei até a um caixote do lixo quando em criança atirava com lixo para o chão?!!

    Pois, talvez não! 😞

    Culturalmente não apenas em Portugal mas nível mundial muito temos de mudar no que concerne a comportamentos, só assim algo vai mudar.

    Forte abraço e mais uma vez obrigado por esta jornada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Miguel!
      Hahahaha e acredita que estava mesmo bom, gosto muito de fazer este petisco ;))
      Não é fácil Miguel, para mim cada vez é mais difícil, a idade também já não é a mesma e o metabolismo sofreu alterações e comporta-se de maneira diferente, basta um petisco para estragar 15 dias de treino e bom comportamento :)

      Ás vezes são Guerreiros de mais e acabam por ser eles a ganharem a batalha :)

      O lixo há por todo lado, mas felizmente e tal como tenho dito ao pessoal, os spots que eu limpo até se vão aguentando de ano para ano, aparece sempre alguma coisa mas nada de especial felizmente, mas quando é aquele lixo que o mar traz aí já é diferente...
      Os puxões de orelhas faziam falta a muita gente Miguel, novos e velhos até...

      Obrigado eu pelas tuas palavras e pelo tempo que perdeste aqui amigo, um grande abraço e força aí....

      Eliminar