quinta-feira, 16 de março de 2023

Dois dias no Território Lobo

“Chumbadinha”

Boas pessoal!

Desta vez decidi fazer um relato um pouco diferente mas com a mesma essência, a diferença está na apresentação do peixe que fotografei apenas quando estava a prepara-lo para o almoço no melhor restaurante do mundo.

Há uns dias atrás cansado e farto da vida na cidade resolvi ir passar dois dias a uma zona de que eu gosto muito, fui com o pensamento em apanhar algum peixe e papá-lo lá como fazia antigamente, são estes dias de isolamento que eu gosto de passar e viver ao ritmo da Natureza e com o telemóvel sempre desligado.

Tudo começou já o sol tinha despertado, o mar estava de mau humor neste dia para pescar junto a ele e decidi fazer uma pesca à chumbadinha em altura a pescar do cimo da falésia. Um velhote rijo com ar de astuto passou por mim com o seu ceirão às costas e uma cana telescópica atravessada mas foi para o lado contrário que eu tinha em mente, eu fui preparado para algum robalo que por ali andasse e tive a felicidade de safar um já porreiro para acender o fogo, depois veio outro um pouco mais pequeno e a queimar a medida, ainda pensei em devolvê-lo mas àquela altura não arrisquei, pois o mais certo era bater lá em baixo e ficar a boiar e depois nem para mim nem para o mar, os sargos eram poucos e pequenos; ainda apanhei dois mas foram devolvidos, já tinha 2kg de robalo era mais do que suficiente para o que eu pretendia.

Em spots como este escondidos no meio da vegetação e de difícil acesso através de trilhos têm a sua magia e até se consegue saborear a Natureza…

A hora de almoço já ia longe, mas quando estou aqui a única hora a que presto atenção é a da maré e como não tinha pressa orientei a minha vida nas calmas, mudei-me para outro local mais refundido e depois do peixe amanhado em cima de uma pedra com água do mar meti-lhe umas pedrinhas de sal e tapei-o, entretanto ali num cantinho abrigado do vento fiz um fogo com alguma madeira trazida pelo mar e orientei um fogareiro com umas pedras.

Tive a fazer de guarda para que alguma chama mais desavergonhada não me queimasse o almoço, ora assava mais de um lado ora assava mais do outro mas com calminha a coisa foi-se ajeitando.

O almoço foi servido mesmo na grelha onde me deliciei com lascas de robalo, barrigas e ovas; peixe, pão e vinho, foi até cair de cu 😄

Com a barriga cheia e alguma preguiça nas pernas lá guardei as coisas na carrinha e fui dar um passeio, a Primavera já se mostra em dias de sol…

A Primavera instala-se a passos largos, é a estação do ano que menos gosto, não é nem carne nem peixe…

Claro que não consegui comer o peixe todo no mesmo dia e guardei umas belas poupas na arca, no dia seguinte piquei uns coentros juntamente com quatro alhos e juntei duas colheres de azeite, deixei ferver e meti o peixe por cima, com um pão e dois copos de vinho nem vos digo nada, soube-me pela vida este jantar acompanhado do silêncio da noite que por aqui é único. 

Regra nº1 deixar o pesqueiro sempre mais limpo do que o encontrei, neste caso foi logo ali junto à carrinha que começou a tarefa…

Dias como estes passados por aqui onde o mar abraça as rochas e beija as falésias consigo viver coisas tão boas que por vezes quase que são esquecidas neste mundo excessivamente moderno em que vivemos, onde tanta coisa simples e boa quase que deixa de fazer sentido para a maioria das pessoas.

Saúde e força aí pessoal...


 

12 comentários:

  1. Obrigado por me fazer viajar por uns instantes.
    Bela jornada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Anónimo!
      Com todo o gosto ;)
      Haja saude e força aí...

      Eliminar
    2. Meu Amigo Penu, Maravilha ler este teu relato. Como é bom vivermos a simplicidade sem telemóvel, entregues ao ritmo da mãe natureza. Muito obrigado, forte abraço.

      Eliminar
    3. Óhhh amigo Barroso :) bem vindo aqui ao meu espaço :) é verdade e tu bem sabes como eu gosto destes dias lá daquele lado e sem confusão nem barulho...... Obrigado eu pelas tuas palavras amigo, grande abraço e força aí...

      Eliminar
  2. Viva!

    Este é um relato de meter inveja!

    Sendo eu um alentejano de gema a morar (há demasiado tempo) na zona de Lisboa sei bem o que é esse sentimento de estar farto da vida citadina, dos turistas e da floresta de guindastes / estaleiros de obras. O querer fugir de novo para o meio da Natureza, ainda para mais no meu caso que passo a vida profissional em frente a um computador, é frequente. Dêem-me montado a perder de vista ou uma praia sem vivalma no SW e já fico mais que feliz.

    Esse peixinho na brasa deve mesmo ter sabido tão bem....


    Grande abraço, muita força e tudo a correr bem!
    Filipe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Filipe!
      Esqueceste mencionar o barulho dos carros :)))
      É isso mesmo, são tudo coisas que nos rodeia e nos tiram qualidade de vida :(
      Todas estas envolventes que a pesca me oferece são tão importantes como apanhar peixe...

      Não é para me gabar mas olha que este peixe teve um sabor mesmo especial e foi comido à mão arrancando as poupas da grelha ;)
      Muito obrigado, és daqueles que nao falha, um abraço e força aí....

      Eliminar
  3. Mékie Lobão,
    Por acaso, nunca calhou papar o peixe na zona onde foi apanhado. Isso deve ter outro encanto...
    E a refeição do segundo dia, também deixa que te diga que é outro espetáculo.
    Até ao natural com um fio de azeite marcha bem, empurrado com um tinto do bom!
    Venha de lá a Primavera para saltar para dentro de água que já ando com saudades, pois o mar tem andado bruto.
    Grande e forte abraço Pedrão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Chicão tás em forma! :)
      Eu antigamente fazia muito disto quando não havia tanta fiscalização e tanta proibição, era no tempo em que eramos livres, hoje em dia pensamos que somos mas não somos nada, só podemos fazer o que os outros bem entendem, é quase isto....

      O peixe era tanto para uma refeição só que tive de desfiar logo umas poupas e aproveitar para a refeição do dia seguinte ;)

      Áhh pois a primavera é boa para ti e para a tua malta das ilhadas hahaha
      Obrigado e um abraço Chicão, força aí amigo...

      Eliminar
  4. Boas Pedro,
    Estás como queres...
    É aproveitar nem toda a gente pode se dar ao luxo de desligar o telemóvel...
    Mas que sabe bem estar sem nada a chatear, uiiii como sabe bem...
    A mim o que vale é de noite aí pelo menos o telele está calado e às vezes nem isso... 😮‍💨
    Não te chatearam com o fogo?!?
    Olha a mim sou um desgraçado... ainda hoje com a mota ancorada aparecem com 4x4 a pedir os documentos... E desse lado vieram ter comigo no escuta pedir licença... O que vale é que eu ando como manda a Lei...

    De resto uma maravilha de spot, saudades de puder passar assim dois dias all night long... E relaxar de dia ou ir ilhado... Pode ser que noutra vida dê...😁

    Forte abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atão Manel tal vai isso!
      Estou estou!!!! Queres trocar, querem lá ver, nesta vida não se pode ter tudo Manel, todos os caminhos que escolhemos para as nossas vidas têm prós e contras...

      Olha o meu até de dia está calado pq a maios parte das vezes passa dias e dias no silencio, mesmo quando estou em casa :)) até me esqueço que essa coisa existe...

      Com o fogo não, é preciso saber onde e como fazer e em que dias também ;)
      Pois é preciso ter conta e não abusar ou então já sabes como é...
      Hehehehe calma Manel, estás a fazer as coisas mal, não esperes pela outra vida, afinal de contas quem é o dono da tua vida, que eu saiba és tu.....

      Obrigado e um abraço, força aí que daqui nada está na altura das tuas ilhadas...

      Eliminar
  5. Viva amigo.
    Grande post, dias simples dias felizes, há muita pouca gente que o percebe,
    como eu te acompanhava-te nessa jornada, só mudava uma coisa nesse cardápio, depois de alhos e coentros com o fiozinho de azeite do teu segundo manjar, picava uma cebolinha e espetava-lhe dois ovos, mexias até ficar um robalo à Brás à Lobo, ahahahahahah.
    Belo fogareiro:)

    O que fizeste a cabeça do robalo maior Lobão?
    Não acabas com o lixo do Parque Natural, mas melhoras o ambiente com certeza, isso é de valor.

    Força ai amigo, grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Rei da Navalheira!
      Obrigado, Há tantas coisas que as pessoas não percebem amigo, infelizmente.... Podemos ser felizes com tão pouco..
      Hahahaha olha é uma boa ideia sim, por acaso naquele dia não tinha ovos, se tivesse talvez os tivesse metido ali no meio ;)

      O lixo nunca vai acabar por ali como tu sabes, mas sim um gajo vai dando um jeitinho a cada vez que lá vai e a coisa mantém-se...
      Obrigado e um abraço meu amigo, força aí.....

      Eliminar