quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Saudades do Spinning

“Spinning”

Boas pessoal!

O mar não tem colaborado como eu gostaria que fosse, a cada ano que passa as quebras de mar são em menor quantidade, os períodos muito mais elevados e durante mais dias, fica complicado programar alguma jornada por mais de um dia como eu gosto de fazer…

Mas apesar de tudo, um dia destes fui lançar umas amostras, coisa que já não fazia há muitos meses e que tanto gosto, para além disso tinha uma cana para estriar e umas amostras para experimentar, quando assim é o vício ainda aperta mais hahahaha


Depois de ter chegado à zona onde iria pescar e do local escolhido, naquela hora que eu achei que era melhor comecei a fazer lançamentos uns atrás dos outros para ver como se comportava a cana e algumas das amostras que tinha levado comigo pela primeira vez. Quando menos esperava e enquanto saboreava aquele ritual do spinning de que eu tanto gosto levei uma pancada à qual eu respondi com uma ferragem no mesmo instante, tinha um peixe preso e logo vi que não era nada grande mas muito energético, lembrei-me que podia ser uma balia e não podia estar mais certo.

Peixe guardado no ceirão e voltei aos lançamentos intervalados com a mesma amostra a ver se andava por lá mais alguma baila com o mesmo apetite, foi mais à frente que levei uma nova porrada e peixe ferrado novamente, mas desta vez não era nenhuma sarapintada mas sim o seu primo robalo que lhe foi fazer companhia no ceirão, depois disto não senti mais nada e já com pouca água no pesqueiro decidi dar por terminada a jornada.


São momentos como este que me dão ainda mais prazer de ir à pesca, mesmo que não apanhe nada…

Para a primeira investida ao spinning já me deu para matar o vício e as saudades que eu tinha desta pesca. A cana bastante leve e lançadora fez o seu trabalho na perfeição, embora ainda queira ver como ela se comporta com peixes de outra bitola, a amostra neste caso foi a “Atila” que achei bastante interessante para pescar em pesqueiros de pouca profundidade, em termos de lançamento para as suas 20g e seu tamanho de 13,5 acho que está na aprovada e logo com dois pexecos na estreia…

Material utilizado:

Cana: Hunthouse Puncture 2,73m

Carreto: 4500

Multi: 0,18

Amostra: Atila 


Bom mas depois da pesca ter terminado não podia descansar sem primeiro aconchegar a barriga que já estava a dar horas, uma sopa de alhos com uma empada e um belo de um tinto que o amigo João Santana me tinha oferecido caiu mesmo bem, um gajo também tem de comer alguma coisa, atão 😂😂

A seguir foi uma água benta com uns figuinhos e umas amêndoas para amaciar a digestão

Com o avançar da noite surgiam os ruídos e barulhos estranhos, alguns que nunca soube o que são nem de onde vêm, a noite diz muita coisa mesmo que não se veja nada, que saudades que eu tinha disto com ou sem peixe…

No dia seguinte logo pela manhã era hora de meter o material a secar e aquecer com o sol matinal

Gosto das canas

Gosto do mar

E claro que também houve um tempinho para deixar o spot mais limpo

O meu vizinho da frente

Bom pessoal por hoje é tudo, o tempo tem sido pouco e este relato foi escrito à pressa para não deixar passar muito tempo…

Haja saúde para todos vós e não deixem lixo nos pesqueiros, força aí…

 

8 comentários:

  1. Bela dupla Pedro...

    Dois bonitos peixes acompanhados por essa água "benta" e os figuinhos 😅

    Mais um relato daqueles que só alguns têm o privilégio de absorver e sentir.

    Relativamente aos sons estranhos, deveria ser o Gaio que passou a noite aí perto de ti! 🤣

    Forte Braço e tudo de bom para ti.

    Miguel Horta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Miguel!
      Obrigado pelas tuas palavras :)
      Isto agora já vai apetecendo uma agua benta nas noites de pesca ;)
      Hahaha o Gaio não era porque esse eu conheço bem, os sons estranhos de que falo, um é pássaro e outro é outro bicho qualquer :)

      Por acaso um dia destes cruzei-me com um gajo na estrada que me parecias ser tu num 4x4 cá em baixo no Algarve...

      Obrigado e igualmente para ti.
      Abraço e força aí..

      Eliminar
  2. Viva!


    Obrigado por mais um bom relato, com paisagens épicas, que faz bater as saudades do "meu" SW e que só me dá vontade de largar tudo e rumar para lá! Já sinto falta de ver o dia a nascer acompanhado só dos sons da natureza e sem barcos a passar, sem redes por todo o lado e sem o som de fundo dos carros a passarem na estrada do Guincho. Mas entre isso e não pescar... bem, mais vale engolir em seco e aguentar o ambiente citadino!

    Quanto às capturas, essa dupla já é jeitosa! Nada melhor que estrear o material novo com peixe, agora só falta "O" exemplar para o colocar à prova.

    Olha, quem me dera a mim esses dois peixes, que já há umas semanas que não me calha nada! Isto entre o mar estar muito bruto e o último temporal ter arrastado e prendido, uma rede/corda mesmo num dos hotspots*, por aqui o peixe tem andado mais ao largo. Isto de um gajo estar nas rochas e a passarada e os atuns estarem lá fora a malharem nos cardumes é um espectáculo muito bonito de ver, mas fica-se sempre com aquele nervoso miudinho e com um "vá, encostem lá" no pensamento.

    Que venha o próximo relato, de preferência acompanhado de uma foto do tronco de Natal!

    Grande abraço, muita força e tudo a correr bem!
    Filipe

    * aquela coisa que já me custou duas amostras... quem me manda a mim arriscar na mesma, não é? Agora tenho que estar à espera que o mar acalme para o meu conhecido da caça ir lá ver se elas ainda lá estão presas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Filipe!
      Desde já obrigado eu pelas tuas palavras, não falhas ;)
      É por todos esses bons e maravilhosos momentos que eu faço tantos kms e gasto tanto €€€ em gasóleo para ir passar dois ou três dias de seguida na pesca...

      Sim as capturas já foram porreiras para uma primeira vez e ainda por cima havia tanto tempo que lá não ia fazer uma pesca destas, um maior vamos lá a ver se ele aparece um dia destas ;)

      Eu poucas vezes tenho assistido a esse frenesim de ataques, mas confesso que me deixa em pulgas :))

      Espero que consigas recuperar alguma dessas amostras, embora seja difícil...

      Muita saúde e um abraço, força aí Filipe

      Eliminar
  3. O spinning é unha modalidade fermosa, mais a veces complicada. Por sorte saíron duas pezas e logo houbo tempo para repoñer forzas. Noraboa.
    Un saudo Pedro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      É uma modalidade muito viciante :)
      A seguir à pesca há que comer sempre qualquer coisa que na pesca sabe sempre muito melhor ;)
      Saude e força aí...

      Eliminar
  4. Mékié grande Lobo!
    Gosto muito dessa dieta, um robalete e uma avaria! Espetáculo...
    Assim como os frutos secos e esse licor Algarvio ;)
    O João trata-te bem
    Grande e forte abraço Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atão e que tal Chicão, tal vai isso!!! :)
      Foi o que se arranjou neste dia, ainda bem que gostaste ;)
      Hahahaha olha que o licor Algarvi ainda gosto eu mais....
      O João trata-me sempre bem ;) aliás o gajo trata sempre bem toda a gente e tu sabes disso, é grande amigo aquele moço...
      Obrigado e um abraço, força aí Chicão...

      Eliminar