quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Nova Investida

“Spinning”

Boas pessoal!!

Pouco tempo depois da última jornada resolvi fazer uma nova investida ali perto daquele laredo, as condições eram propícias e não se podem desperdiçar, não me posso descuidar porque isto num abrir e fechar de olhos quando dou por mim está o Inverno passado, já levo uns aninhos disto e sei bem que é assim…

Com tudo pronto e verificado para não ter nenhuma surpresa desagradável dei início a esta jornada neste laredo onde em tempos já fui feliz, comecei a bater o spot da direita para a esquerda, decidi fazê-lo assim para começar onde já havia uma quota de água suficiente para poder trabalhar as minhas amostras, o mar neste dia tinha um toque e não pude apostar nas amostras pequenas de pouco afundamento como tinha pensado. Tinha talvez uma dúzia de lançamentos feitos quando tive o primeiro ataque ali já perto da borda de água, peixe energético que chocalhou à superfície quando foi ferrado, depois de uma boa brincadeira em que participámos os dois, eu e o peixe, acabou por vir ter aos meus pés, era uma bela e bonita Baila kileira, este ano têm aparecido umas Bailas bonitas e podiam aparecer mais se as pequenas fossem libertadas quando são pescadas por alguns garganeiros…

Com a primeira captura bem guardada no ceirão para ficar a salvo de alguma Raposa desavergonhada e faminta que andasse por ali nas minhas costas lá voltei ao ataque, por vezes e enquanto recupero uma amostra tento imaginar o que se passa no meio aquático, gosto de alternar as recuperações e imaginar que um Robalo cauteloso e desconfiado vem a seguir a amostra, e neste dia aconteceu isso mesmo, desta vez o ataque deu-se bem mais afastado e o peixe apesar de não ser nada de outro mundo deu-me uma prazeria do caraças trazê-lo até mim, este não tinha pintas, era um já bonito Robalo que foi fazer companhia à Baila que estava deitada no ceirão. Voltei à acção e meia dúzia de lançamentos mais tarde foi quando a maldição dos mares me tocou para me assombrar esta jornada através de um violento ataque mas que não ferrou, quase sempre quando isto me acontece parece que fico com o diabo às costas e já não apanho mais nada, o que se veio a confirmar mais tarde.

O insólito desta jornada é que o resultado foi exactamente igual ao da última pesca, a diferença é que ambas as capturas são maiores, estou a gostar de pescar com esta cana mas ainda continuo curioso para ver como se comporta com um peixe maior, com certeza há de ter a oportunidade dela mais cedo ou mais tarde, em relação à amostra desta vez foi a "Leika Killer" a responsável por ambas as capturas, penso que está aprovada no que diz respeito ao lançamento e uma vez que apanha peixe melhor ainda…

 

Material Utilizado

Cana: Hunthouse Puncture 2,73m

Carreto: 4500

Multi: 0,18

Amostra: Leika Killer (versão flutuante)


Na pesca não sonho apenas com os momentos vividos, mas também com aqueles que ainda vou viver, nunca sei quando vou ter uma boa surpresa ou recompensa, mas sei que tenho de estar preparado para as grandes derrotas…

Bom mas depois de subir aquele laredo deu-me cá uma foméca que arregacei as mangas e fui para a cozinha preparar alguma coisa à base de proteína para repor as energias gastas pelo esforço e consumidas pelo frio. Numa frigideira fiz uma cama de cebola e alhos com azeite…

De seguida misturei uns ovos mexidos com atum

E estava na hora de dar ao dente antes que arrefecesse, claro sempre acompanhado de um copo de vinho, um gajo também tem de comer alguma coisa, atão!!! 😆😆

No dia seguinte aproveitei a manhã para secar o material e aquecer com um solinho enquanto ouvia os piscos a reclamar território no "território Lobo"

Da parte da tarde foi para passear e tirar ideias


Antes de vir embora ainda tive tempo para deixar o perímetro em volta da carrinha um pouco mais agradável…

Bom pessoal por hoje é tudo, com ou sem peixe as idas à pesca são sempre boas, aproveitem e não fiquem no sofá e nem na cama porque não imaginam o que perdem, não se rendam ao conforto nem ao comodismo, deixem essas coisas para as gajas 😆

Saúde e força aí.


 

6 comentários:

  1. Viva!


    Mais um belo relato! Adoro ler estas aventuras piscatórias, não só pela pesca em si, mas também por tudo o resto, da paisagem ao repasto!

    A bitola das capturas já está a começar a subir e espero que assim continue até aparecer o tronco antes do Natal! Isto por muito peixe que uma pessoa possa pescar, um tipo lembra-se mais é dos que perdeu ou que não ferraram do que aqueles que pescou! Há uns meses aconteceu-me ter perdido um peixe bastante bom e andei pelo menos duas semanas só a pensar nisso (mesmo pescando outros pelo meio....).

    Por aqui anda fraquito, não só a tal rede/corda continua no spot (ainda não houve hipótese de alguém ir lá tirar aquilo) como tem havido pilado e os robalos não têm ligado nada às amostras. Ah e se não bastasse já a tal rede/corda, o respiradouro do emissário da ETAR aqui da zona (o respiradouro fica perto desse pesqueiro e o emissário faz a descarga a 3km da costa) está obstruído e descarregar porcaria... as autoridades competentes já estão avisadas, resta agora ver quando vão lá tratar disso..... O ano está a acabar bem, mas pronto, o que interessa é haver saúde!

    Até ao próximo relato!

    Grande abraço, muita força e tudo a correr bem!
    Filipe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Filipe!
      Para começar um obrigado pelas tuas palavras ;)
      Olha sabes que o repasto e a paisagem é a garantia de que vale mesmo ir a pesca para tão longe ;) o peixe para mim é só um bónus , mas confesso que venho sempre mais feliz se trouxer peixe claro....

      Eu já não ligo muito aos troncos de natal até porque eles muitas vezes vêm atrasados :) mas são sempre bem vindos claro ;)

      Tens razão, eu já tive jornadas de fazer boas pescas mas fico sempre a pensar é naquele que me escapou, acho que é o sentimento de derrota que muitas vezes é difícil de lidar com ele :)
      Olha eu já perdi muitos Grandes ao longo destes anos todos, mas fez agora dois anos que perdi um que nunca me vou esquecer, nunca tive uma luta assim com algum outro Robalo, não me lembro de algum dia um Robalo me fazer doer o braço por estar a aguentar a cana, quase todos os dias me lembro daquele monstro qua nunca cheguei a ver mas que seria o meu maior com toda a certeza, mas Deus não quis que aquele peixe fosse para mim, enfim tive que engolir a calar...

      Estás feito ao bife com esses contratempos, já não bastava o mar ser muito e o peixe ser pouco :/

      Obrigado mais uma vez Filipe ;) um abraço e força aí...

      Eliminar
  2. Mékie Lobão!
    Essas avarias sarapintadas são um espetáculo. E ainda deu para trazer um macho para fazer uma mista :)
    Esses bichos escalados e na brasa, são um luxo!
    Tens que continuar essas viagens a essa zona. O faval deve estar carregado e à tua espera, hehehe
    Com tanta logística para essas viagens, tens que meter um copo de vidro para acompanhar as tuas refeições. Isso em copo de plástico, não tem o mesmo encanto.
    Grande e forte abraço Pedrão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Chicão :)
      Gosto muito, é dos peixes que eu mais gosto de comer... E sim também os prefiro escalados na brasa ao forno ;)

      Hahaha eu espero poder fazer mais algumas poucas investidas, agora para o faval ainda é cedo :)
      Olha que esse copo de vidro está em estudo já algum tempo, de qualquer maneira este de plástico é sempre lavado e guardado, prometo que vou avançar com esse pormenor ;)

      Obrigado amigo e um abraço para ti também, força aí...

      Eliminar
  3. Viva amigo.

    Já tinha visto o post, mas tenho andado atarefado que só hoje tirei tempo para ligar o PC.
    Fico contente de conseguires fazer o que mais gostas, não há relatos como os teus, volto a dizer, devias fazer um livro de "O Lobo no Laredo" tinha muita gente a comprar certamente.

    Esta dupla já veio mais composta, e esses petiscos que tu inventas são sempre bons, olha já tenho aqui a couve para fazer a feijoada para nós termos comer para 3 ou 4 dias para ir aos robalos, é só apareceres;)

    Parabéns por mais um post amigo, força ai.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amigo!
      Tranquilo, eu sei que agora tens sempre muita coisa para fazer e ainda bem, é bom sinal ;)
      Vai-se fazendo alguma coisa mas como tu sabes não é fácil, epá isso com esse titulo já era uma coisa muito à frente :))

      Esse peixinho já era porreiro e a baila sendo baila também era um bom peixe...
      Temos de combinar isso bem ;)
      Obrigado e um abraço amigo, força aí....

      Eliminar