quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Spinning com Mar Rijo

“Spinning”

Boas pessoal!

Já faz uns dias que me aventurei numa ida à pesca correndo o risco de não conseguir pescar ao spinning, pois para além do vento moderado do quadrante errado o mar também tinha algum tamanho e demasiada força.

A escolha certa teria sido escolher o surfcasting ao invés do spinning, mas como eu costumo dizer, cada ida à pesca com ou sem peixe aprende-se sempre qualquer coisa, seja ela positiva ou negativa…

Arranquei a seguir ao almoço com a intenção de fazer o anoitecer, mas tal coisa não aconteceu, pois o forte mar que se apresentava não me convidou a descer o laredo e eu não gosto de ir a onde não sou convidado…

Aproveitei para percorrer o cimo da falésia e espreitar mais dois laredos que são vizinhos, escolhi o que me agradou mais para meter em prática o plano B que seria fazer o aceio da manhã no dia seguinte…

Assim que se fez noite aqueci uma comida que tinha levado de casa e acompanhei com um copo de vinho é claro, um gajo também tem de comer alguma coisa, atão!! 😋

Eram horas de descansar porque a alvorada era às 5:30, é importante descansar nestas jornadas para ter energia no dia seguinte quando o acesso ao pesqueiro é algo exigente, acreditem se quiserem mas eu aqui no "território Lobo" durmo melhor do que em casa, é como se uma força maior me convidasse a passar estas noites no silêncio da escuridão onde os únicos ruídos são provocados pela Natureza…

Quando o despertador tocou às 5:30 estava tão ferrado que quase não conseguia abandonar o saco cama, tive de recorrer ao velho truque do CD mágico para activar a circulação e num instante estava lá fora, bebi um cafezinho quente para aquecer o motor com umas bolachas e lá vai ele por ali abaixo com muito cuidado, o mar soava forte no meio da escuridão e já sabia que tinha trabalho duro pela frente, neste dia tive de optar por material mais hardcore para conseguir pescar e os jerkbaits que habitualmente utilizo foram substituídos por zagaias de 40/50g, não é o meu estilo de pesca preferido mas às vezes é preciso recorrer ao material de guerra se quiser pescar nestas condições.

Foi com alguma claridade já que tirei estes dois robalotes com um intervalo de quatro ou cinco lançamentos, foram os protagonistas desta jornada que dei por terminada depois de ter perdido a zagaia que estava a usar nas pedras e achei que já não valia a pena montar tudo de novo, um aspecto curioso é que neste spot tenho cravado sempre os Robalos no mesmo sítio.

Entretanto faziam-se horas de dar à perna por ali acima, não foi uma pesca de sonho mas ao menos senti peixe e levava comigo dois robalotes porreiros, para além disso estava no meio da Natureza, enquanto naquele momento algures (kms) nas minhas costas havia todo um mundo de gente na azáfama do trânsito para ir trabalhar, levar os filhos à escola, etc, etc…

Material utilizado:

Cana: 3,30m

Carreto: 4500

Multi: 0,20

Amostra: zagaia

Antes de subir ainda dei uso a um saco furado que tinha no ceirão

Havia muito tempo que não ia a este laredo, houve pequenas derrocadas e muitas pedras no aceiro, o acesso mais parecia uma trincheira da 2º Guerra mundial

Agora sim com a pesca feita já tive tempo para tomar um pequeno-almoço mais à vontade

Uma das coisas que mais gosto nesta altura do ano nas minhas idas à pesca é o canto dos pássaros, principalmente os piscos e os melros ao final do dia e ao amanhecer como que marcando território.

Saúde e força aí pessoal…

 

12 comentários:

  1. Sempre um bom ouvir as suas façanhas Pedro.
    Sem dúvida momentos íntimos com a natureza...um verdadeiro privilégio ❤️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Anónimo!
      Obrigado, o peixe é apenas um bónus de tudo o que envolve a pesca ;)
      Saude e força aí...

      Eliminar
  2. Grande Lobo... há coisas que não se explicam, apenas se sentem.
    São esses momentos que realmente levamos desta vida e ter a perspicácia de saber absorver esses rasgos que a Natureza tem para nós prendar é uma benção.
    Nem todos têm a capacidade para compreender ao quão complexa é a simplicidade.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Anónimo!
      Nem mais, na pesca se eu não sentir estes pequenos prazeres então para mim não é pesca :)
      Faço das tuas palavras as minhas meu caro :)
      Obrigado e cumprimentos.
      (Da próxima vez identifica-te)

      Eliminar
  3. Viva!

    Estou a ver que o cardume de dois veio para ficar! Com esse mar que está nas fotos um gajo só se safa mesmo é a mandar ferro lá para dentro. Ao fim de um tempo é uma pesca que pesa um pouco no corpo, mas por acaso até é algo que eu gosto de fazer (tive que me habituar senão aqui por estas bandas era complicado pescar no Inverno). Em última instância, mais vale perder uma zagaia de 3€ do que uma amostra de 20€!

    Obrigado por mais um relato!

    Grande abraço, muita força e tudo a correr bem!
    Filipe



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Filipe!
      É verdade :) que assim seja, já um dia destes me falaram nisso não sei se foste tu :) podia ser só de um o que seria bem pior...
      Este mar da foto foi no dia antes, mas na manhã seguinte não estava muito melhor, foi uma pesca complicada...
      Sim quando o mar está assim com esta embalagem tem de ser com os pesos pesados ou material de guerra como eu lhe costumo chamar :)
      ......
      Obrigado eu pelas tuas palavras, um abraço e força aí....

      Eliminar
  4. Boas amigo.

    Agora é dois a dois, o cardume de 1, este ano não aparece, ahahahahah.
    Fazes ai um ninho na carrinha, que com este frio, não é fácil de dais descolares;)

    Essa pesca é mesmo a tua onda, não tarda és recompensado com um dos bons, eu ainda não fui a eles, disseram-me que aqui a norte estava a sair Rainhas, perdi logo a vontade, o Marinho o ano passado apanhou rainhas também, espero que elas não minem aqui a minha costa.

    Grandes petiscos:) aproveita bem os próximos dias amigo...
    Força um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amigo João!
      Olha que o pessoal já me tem dito isso do cardume de dois, é melhor assim do que um, (um só se for barrote)....
      Porrrra custa muito um gajo sair do saco cama naquele breu e vir cá para fora vestir-se para ir à pesca de madrugada sozinho....

      Pois essa raça anda aí a alojar-se nessa costa, isso não deve ser nada bom não.... O Marinho não me admiro, ele apanha tudo quando vai à pesca, até Lebres hahaha....

      Um abraço e força aí amigo....

      Eliminar
  5. Boas Lobodumar

    Há que tempos nao vinha aqui ao teu território ó Pedro,
    a vida tem destas coisas, há marés que passam e não voltam mais, outras vão passando e passando. Ir à pesca será sempre o meu hobbie de eleição, se´rá sempre um momento especial, seja com grandes robalos pequenos ou até nenhum. se continuares a gostar de vir até cá, vai escrevendo umas coisas, a malta gosta de ver, de observar as foto, a natureza, às vezes até dá para sentir a maresia gelada da alvorada... Os grandes robalos e sargos fora de água, esses irão permanecer sempre nas nossas memórias.
    Força aí sempre que puderes, o inverno passa num piscar de olhos..
    e pelo que tenho ouvido, aqui na zona centro até têm parecido uns cardumes de peixes de prata gordos...
    abraço companheiro, bons lances..!
    J.Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas J.Pedro! (Desculpa mas eliminei o teu comentário sem querer, consegui recuperar copiando do mail e colando aqui para te poder responder)

      É verdade tens andado desaparecido :)
      Eu acho que aquelas marés que passaram já foram, ou seja não as recuperamos mais, é por isso que eu gosto de aproveitar todas as marés de boas condições para a pesca durante o Inverno que também passa a fugir..... Eu gosto de escrever e publicar aqui, tenho pena que não seja como antigamente que havia duas ou três mãos cheias de blogues e o pessoal contava as suas histórias, hoje em dia publicam apenas umas fotos nas redes sociais, coisa que só assim sendo eu acho banal.....

      Vou tentar fazer umas pescasitas se não houver nada contra mas não está fácil.....
      Um muito obrigado pelas tuas palavras e um abraço, força aí e muita saude ;)

      Eliminar
  6. Hola Pedro, magnífico relato de tu aventura lo he disfrutado, me encantan las zagaias portuguesas aquí en España nadie las usa y me miran raro cuando pesco con ellas pero son muy efectivas.
    Yo aún tengo un blog de pesca rickyvadepesca y conozco las dificultades de seguir adelante con estos espacios porque las redes sociales de comida rápida están de moda, prefiero los blogs yboas personas que aun quedan en ellos
    Un saludo Pedro y buena pesca amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ricardo, desculpa a demora em responder...
      A pesca para mim é sempre uma aventura, pois normalmente fico por lá vários dias quando posso...
      Pois vocês aí em Espanha têm os chivos que acaba por ser o mesmo tipo de artificial e que sei que quem os usa faz boas capturas...

      Eu conheço o teu blog. Não é fácil não, continuar a publicar nos blogs, eu também prefiro os blogs, gosto mais deste tipo de estrutura de apresentação...

      Obrigado pelo teu comentário e saúde Ricardo.

      Eliminar