quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Nada acontece por acaso...

“Spinning”

Boas pessoal!

Na semana passada decidi ir passar uns dias à minha zona de conforto, depois daquela logística toda para não me faltar nada rumei a onde o pensamento me levou, época festiva aqui no sul do sul é fotocópia do mês de Agosto, gente por todo lado e claro que na zona onde eu queria ir ficar não era excepção, como eu gosto é de estar sozinho e tranquilo mudei os planos e fui para outro spot e em boa hora o fiz, não pelo resultado das capturas até porque por onde andei a bater todos os cantos e recantos não toquei uma única escama em várias sessões que fiz de dia e de noite, mas sim pela envolvente e tranquilidade que ali absorvi durante os dias em que lá estive…

O não apanhar nada por vezes também tem as suas vantagens, pelo menos não tenho de carregar com eles e nem lavar a saca ou a geleira 😄 para além do mais também posso tirar proveito da situação e ficar por lá mais dias para visitar e analisar alguns pesqueiros e fazer planos para novas incursões, eu sempre disse e continuo a dizer que a pesca é muito mais do que apanhar peixe…

Avisei o meu amigo Orlando onde ia ficar e por duas manhãs tive o privilégio da visita dele, aproveitamos para meter a conversa em dia, trocar ideias e aquecer o motor com um café e um medronho para fazer frente aos frescos ventos de leste naquelas lindas manhãs embrulhadas …

As jornadas passavam e nem sinal de peixe até que por fim o mar obrigou-me a deslocar para outra zona se quisesse pescar naquele que seria o meu último dia de nómada. Mais uma vez e depois de escolher um spot fui obrigado a mudar os planos novamente, um pescador que chegou cedo abancou onde eu queria ficar com uma cana a pescar ao fundo e uma outra a corricar com buldo. Mas como nada acontece por acaso, ainda com tempo e logo ali ao lado avistei um cardume de Robalos do alto da falésia e até estavam perto ao contrário do que costuma acontecer, decidi logo que era ali que ia apostar claro…

Com o luz fusco aproximei-me deles quase em bicos de pés para não fazer muito alarido e ao segundo lançamento ferrei um com prai 10cm (porra com um cardume daqueles e apanhei logo o membro mais novo da família em primeiro lugar) o pesqueiro tinha pouca profundidade e o peixe entrou ali numa zona rochosa, eu estava a pescar com uma amostra que encalhava demasiadas vezes nas pedras e decidi trocar para uma Atila da HuntHouse que naquele cenário fazia o serviço que eu queria na perfeição que era nadar baixinho sem encalhar nas pedras.

Os lançamentos sucediam-se uns atrás dos outros e depois de três devoluções começaram a entrar uns peixes já jeitosos que iam sendo guardados na saca que nos últimos dias andou abandonada no fundo do ceirão, no meio daquele frenesim ainda tive alguns peixes que não consegui cravar e de salientar um ataque poderosíssimo mas que não ferrou, aquele velhaco fintou-me bem, deixa estar que para a próxima logo as mamas…

Terminei a jornada com um total de cinco peixes na saca e mais uma vez cheguei à conclusão que para se fazer uma boa pesca e para além da sorte é preciso muita dedicação e insistência…

Material utilizado:

Cana: 3m

Carreto: 4500

Multi: 0,18

Amostra: Atila (HuntHouse)


Bom e claro que de volta e meia tinha de dar ao dente porque um gajo também tem de comer alguma coisa atão!!! Neste dia saíram uns ovos mexidos com salsichas e tudo isto foi empurrado com uma garrafa de vinho que me foi oferecida pelo Pedro Lucas, obrigado amigo e podes trazer outra 😄😄

E uma vez que estávamos em Dezembro levei a fruta da época para a sobremesa 😋

Ilha flutuante

Mar de Pedras

Estaca

Para terminar estive a apanhar alguns objectos que estavam por lá a mais, para além de outras coisas que estão sempre presentes como o plástico ainda houve alguém que perdeu os boxers e a trela do cão, enfim…

Saúde e força aí pessoal.


 

8 comentários:

  1. Boas Pedro...

    Cinco peixes bons já não é nada mau amigo, nos meus anzóis tenho feito uns Sargos jeitosos mas relativamente a Robalos tenho devolvido mais do que aqueles que tenho tirado, os que tenho guardado rondam os 2kgs e meio, já fico contente mas como sabes um gajo quer sempre mais.
    Resumindo, aqui por estes lados ainda não dei com aqueles que nos fazem "tremer as pernas".
    Mas é exatamente como dizes, chegamos a um ponto em que o não trazer peixe é algo secundário, pois começamos a dar valor ao resto que faz parte da pesca, obviamente sem nunca descurar da vontade de nos aplicarmos de forma proativa e procurar um peixinho bom para levar.

    Forte abraço e desejo-te desde já um bom ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Miguel!
      Acredita, pelo menos por cá nas zonas que frequento que costuma ser sempre só e apenas um ou dois de cada vez :)
      Os compridos têm sido poucos por todo lado, ainda há pouco falei com um amigo do Norte e ele diz o mesmo, enfim....
      Pode ser que se o tempo ajudar ainda apareçam alguns para a malta se alegrar... O que esta pesca tem de bom é que rapidamente arrumas o material e vais para outro spot que possa estar melhor.....

      Obrigado pelas tuas palavras e um bom Ano novo para ti também, grande abraço e força aí Miguel....

      Eliminar
  2. Viva amigo.

    Grande maratona essa, já no tocar do gongo para voltar para a cidade apareceu esse cardume, espetáculo, bem merecidos certamente, para o tempo que dedicas ao spinning.

    Essa omelete com salsichas mais o vinho do Lucas, souberam melhor que qualquer prato maricas gourmet , ahahahahahahah.

    O tal Cardhu não falha nesta época, deixa lá ver se sobra um bocadinho para eu provar , eheheheheh

    Se deixaram a trela é porque perderam o cão, encontra-se tudo, bicho human do caraças.

    Bom Ano Amigo e parabéns por mais um conto de pesca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amigo João!
      Pois é isto não tem sido fácil dar com eles, como tu bem sabes a minha insistência tem sido infinita e lá de volta e meia é que saem uns peixes...

      Hahahaha, podes querer, apanhei uma barrigada de salsichas e ainda sobraram para o diz seguinte :)
      Olha com este Cardhu não te vais safar pq já está no fim e mal dá para uma tampinha :))) mas arranja-se sempre qualquer outra coisa de qualidade ;)

      Eu quando encontrei a trela ainda pensei que o cão vinha atrás também :)))
      Obrigado e igualmente mais uma vez amigo, temos de voltar a tirar as nossas fotos da praxe, temos estado tantas vezes juntos e nunca mais tirámos uma fotosinha, desta ultima vez tinha sido porreiro até o Mata Chibos alinhou..... Abraço.

      Eliminar
  3. Viva!

    E o cardume de dois passou a ser um cardume de cinco! Um relato de fazer inveja, não só pelas capturas, que são sempre bem vindas, mas principalmente pelo tempo passado na tranquilidade! Isso sim é algo a que se deve dar o devido valor nos dias de hoje em que a malta vive a 1000 à hora.. é preciso saber parar e apreciar, a vida passa num instante.

    Obrigado pelo relato! Votos de um Bom Ano com mais cardumes desses!


    Grande abraço, muita força e tudo a correr bem!

    Filipe



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Filipe!
      É verdade :) mas olha que volta e meia também não aparecem cardumes alguns, ou seja (zero) hahaha também tem acontecido...
      Sabes uma coisa Filipe, eu acho que por vezes a pesca é só uma desculpa para poder passar uns belos dias de descanso :)
      A vida passa num instante e como se costuma dizer em dois dias e um já passou, por isso há que aproveitar...

      Obrigado eu pelo teu comentário mais uma vez, um bom ano para ti também e um abraço, força aí ;)

      Eliminar
  4. Mékie Lobão!
    Sais-te do enguiço do cardume de 2 e foste para uma mão cheia. Valente!
    Isso só acontece, quando se insiste até dar com eles. Lindos peixes :)
    Quando fores a Norte, não te esqueças de ir vendo as favas. Já lá devem de estar em força ;)
    Bom ano para ti
    Grande e forte abraço Pedrão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Chicão!
      É verdade, este tipo de evolução é sempre bem vindo :)) mas deixa estar que isso não deve ser coisa para durar muito tempo :)

      Hahahaha Já lá estão sim Sr. :))) ainda no outro dia passei ao lado delas, não perdem pela demora hehehehe...

      Bom ano novo para ti também e obrigado, um abraço, força aí...

      Eliminar