quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Pesca de S.Martinho

“Surfcasting”

Boas pessoal!

Este foi um dia de surfcasting que combinei com o amigo Zé na altura do S.Martinho, esteve um dia ameno para não dizer quente e foi uma jornada com pouca actividade mas que serviu para reavivar muita coisa, aproveitamos também para meter a conversa em dia e recordar aventuras antigas.


Uma pequena apresentação deste companheiro e velho amigo de há muitos anos; Estávamos nós na década de 80 quando este gajo me levou à pesca pela primeira vez, tinha eu 10 anos, pescamos dentro da ria e apanhei um sarguete, fiquei logo com o bichinho, na semana seguinte não fizemos a coisa por menos e levou-me para Sagres, aquilo para mim foi uma janela que se abriu para outro mundo. O spot escolhido foi a Armação Nova e pesquei com a cana da ria é claro, tinha prai 2 m hahahha… Acho que estávamos no mês de Novembro e o mar não estava de muitos amigos, o vento esse levava tudo e mais alguma coisa, nisto veio uma onda que sem avisar varreu a pedra e nunca mais vi o raio da cana, não correu mal porque não calhou, ficamos encharcados até às cuecas e o Zé disse assim (“Epá é melhor sairmos daqui que isto tá um coche perigoso”) por alguma razão não se viam pescadores naquele dia em lado nenhum hahahhaha… Pensei cá para mim (“Epa isto aqui é diferente da Ria”)na semana seguinte comprei uma cana amarela de 4m e um carreto numa drogaria  e pronto deu nisto que vocês têm visto. O Zé esteve afastado da pesca durante a última década ou talvez mais, mas agora o bichinho veio ao de cimo e resolveu voltar às origens, talvez me acompanhe uma vez ou outra quando houver oportunidade, pelo menos vontade não lhe falta…


Esta foi a minha conta neste dia, uma pesca magra mas com 1 kg de batatas e 0,5 kg de cenouras ainda deu pá sopa 😉  o peixe era pouco e miúdo, ainda devolvi dois sarguetes e voltei para casa de alma cheia, o Zé não teve muito mais sorte que eu, as saudades que eu já tinha de sentir um peixinho, para a próxima será melhor.

Material Utilizado

Canas: Cinnetic

Carretos: Cinnetic Cayman Black Evolution 7000 

Linhas: SkyLine 0,20 nos carretos e nos estralhos MIMETIC 0,31


Antes da pesca lá tivemos de comer uma bucha para o estomago não reclamar os seus direitos, um gajo tem de comer alguma coisa, atão…

Dois dias antes tinha ido safar ali uns berbigões para o Xarém

E num outro dia apanhei um mix só para fazer um arroz

Ainda quando estávamos na força do verão, mais uma petiscada com o João Santana, este ano vingámo-nos bem 😉

 Depois de um verão XL e prolongado que mais parecia não ter fim, Neptuno já dá sinais de vida, as quentes e douradas tardes de Outono acabaram e com o Inverno ao virar da esquina aumenta a vontade de ir à pesca, mas a chuva faz muita falta; umas águas novas e fortes de preferência para levar nutrientes ao mar, a chuva faz tanta falta que até o Mar precisa dela, é coisa que passa ao lado de muitos distraídos; refiro-me àqueles que estão habituados a ter quase tudo através de um clic, enfim…

 Bom pessoal espero arranjar material para ir fazendo uns posts quando me der mais jeito, seja ele com uma pesca de 1kg ou com 10 kg, o conceito vai continuar o mesmo uma vez que recebi feedback positivo da maioria dos seguidores e leitores e é para vocês que eu escrevo e não para mim, logo não fazia qualquer sentido adoptar grandes mudanças na apresentação dos posts ou relatos.

Até lá portem-se bem, mantenham os locais de pesca limpos e aproveitem a pesca da maneira mais consciente possível.

Saúde e força aí pessoal…


 

10 comentários:

  1. Grande Pedro!
    Acho que a partilha nunca teve a ver com quantidade, mas sim qualidade no tempo que "dispensamos" num hobbie maravilhoso que é a pesca, o nascer do Sol, o pôr do Sol, a lua a trazer os Lobos(🤣🤣🤣), o cheiro da maresia, aquela picada no silêncio da noite que nos faz voar até á cana, e podia continuar a escrever....
    Vai partilhando amigo é sempre maravilhoso ler as tuas saídas ou apenas uns belos petiscos, que a barriga não tem culpa.
    Grande abração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Emanuel!
      Nem mais, embora o pessoal goste de mostrar só os carregamentos de peixe. Estou todo de acordo contigo nessas tuas definições do que é a pesca em si, eu costumo dizer que se fosse à pesca só por causa do peixe já nem ia lá... Ok amig, vou tentar passar aqui umas idas de vez em quando ;) a ver se me vai calhando alguma coisinha ;)
      Grande abraço e força aí...

      Eliminar
  2. Estás de volta amigo Pedro...
    Os peixes que se cuidem que esses três foi só para meter o material em dia 🤣
    Mas é como tu dizes....não é só de peixe que se faz o pescador...
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amigo Carlinhes!
      Epa sabes como é, chega esta altura batem as saudades disto tudo, blogue, pesca, etc :)
      Hahahaha, olha espero que seja assim como dizes, porque os gajos andam arredios de mim... Sim e tu sabes bem disso, pq também sabes aproveitar as jornadas e o melhor que elas nos oferecem ;)
      Vê lá se fazes aí uns relatos tb para eu me entreter a ler as tuas cenas ;)
      Abraço e obrigado amigo, força aí..

      Eliminar
  3. Viva amigo.
    Pois já me contas-te umas historias do Zé, foi o teu mentor de pesca, agora essa da cana desapecer é nova para mim, ahahahah, parece aqueles gajos que chegam aqui a Costa do Norte em Sines (pedras) e põem o material a frento no pesqueiro, um gajo com boa fé avisa, eles pensam que estou incomodado de eles estarem ali, passado uns minutos parecem pintos e já começam a olhar para mim de fato vestido de outra forma, ahahahahah.

    A mariscada está sempre presente;)
    Um gajo a beber água e tu a inssistindo para beber vinho, ahahahahah

    O mar precisa mais de chuva do que nós pensamos, é mesmo verdade, para fazer uns picos triangulares e uns agueiros é do melhor:)

    Está a tua época amigo, aproveita e desfruta dela, e já sabes que o Marinho tem aqui uns pasteis de nada para nós ir-mos dar a raposa:)

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Rei da Lula :)
      Yah é este mesmo, um dia ainda vais conhecer o bicho, já sabes que para eu me dar com ele é porque vale a pena...
      Opa tenho historias com este gajo que tu nem imaginas :))

      A mariscada vai fazer parte do menu daqui para a frente ;)
      Yah a ver se chove umas belas enxurradas porque está mesmo a precisar.
      Pá pois eu tenho vontade, vamos lá a ver se o resto se ajeita e se a pouca sorte se vai embora ou então é melhor ir à bruxa mas isso eu já te contei, enfim...

      hahahha Ganda Marinho, a ver se combinamos um encontro este ano para rirmos um bocado ;)

      Abraço e força aí amigo.

      Eliminar
  4. Mais um belo relato e a história do do início de uma paixão, algo que nunca esquecemos são sem dúvida o primeiro contato que temos com a pesca, no meu caso na Barragem da Cata aqui para os lados de Beja.

    A situação que mais me recordo desses tempos são os talheres do meu tio por deixar o asticot ao sol abrasador alentejano, isso e a alegria de pescar pequenas pescas sol, txiiiiii....era tão pura aquela felicidade!

    Obrigado por esta pequena viagem ao meu primeiro contanro com a pesca que com o teu relato me proporcionaste.

    Forte abraço e vamos lá arranjar matéria e inspiração por essas praias fora acompanhados pelo inverno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Miguel!
      Como já te respondi no face, esses primeiros contactos ou vezes que vamos à pesca é tudo uma coisa nova, depois vamos descobrindo isto e aquilo e chegamos à conclusão que a pesca é um mundo que nunca mais acaba :)
      Fica prometido amig, relatos vão aparecer, com ou sem peixe ;)
      Abraço e tudo de bom para ti.

      Eliminar
  5. Mékié Lobão,

    Tu estás como o João. Basta umas fotos de petiscos e já está bom.
    Não é por acaso que mantêm as vossas páginas ativas. Não é preciso ceiras cheias de peixe.
    Estás muito forte nas pescas da ria. Tenho muita pena de não ter uma perto mim, se não ias ver :)
    Aproveita o frio e tira o material de casa. Os compridos andam aí em força

    Grande e forte abraço Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chicão atão comé!!! :)
      Hahhaha, yah às vezes falamos disso, qualquer dia fazemos posts de petiscos e vinho :))
      Cada vez menos ligo à quantidade de peixe, é claro que se uma vez ou outra carregar vou ficar contente mas o mais importante mesmo é pescar...
      Tenho feito umas boas apanhas de volta e meia ;)
      Deixa lá ver se arranjo um tempinho que se ajeite a eles...

      Abraço e obrigado Chicão, força aí amigo.

      Eliminar