terça-feira, 22 de março de 2022

A Febre do Spinning

“Spinning”

Viva amigos!

Fizeram uns dias lindos de chuva aqui no sul do sul, continuo sem perceber porque muitos teimam em lhe chamar de “mau tempo” com tanta falta que a chuva faz, talvez por ignorância ou simplesmente por egoísmo, eu chamo-lhe de “bom tempo” mesmo que por vezes fique privado de fazer as minhas coisas…

Então depois de estudar bem as condições e escolher o melhor dia e local onde pudesse programar uma pesca organizei-me e lá fui eu, cheguei ao spot e decidi fazer um reconhecimento do terreno porque havia muito tempo que não ia para ali e com o passar do tempo e com as chuvas etc por vezes há derrocadas e gosto de saber como está o terreno que vou pisar. O objectivo era fazer o final do dia e à hora prevista fiz uma descida recheada de incontáveis raízes solidas que se atravessavam no trilho e quase me pregavam rasteiras.

Já a pescar a morfologia do pesqueiro obrigava-me a “saltar” algumas zonas onde não fazia qualquer lançamento porque tinha pedras à minha frente, nisto e quando menos esperava levei uma sticada tão de repente que nem tive tempo de fazer uma ferragem, mas pareceu-me um ataque de raspão ou talvez algum robalo zarolho que andasse por lá, fiquei lixado por não ter ferrado este peixe e ao mesmo tempo motivado por saber que havia vida por ali.

Cerca de uns vinte minutos mais tarde eis que tenho outro ataque e desta vez foi o velhaco que levou uma sticada nos queixos que até deve ter ficado almareado, peixe já bom que foi trabalhado por entre pedras e sucumbiu aos meus pés, depois de guardado faço mais alguns lançamentos no mesmo local e ferro outro, este mais pequeno e veio sucumbir exactamente no mesmo sítio do outro, voltei à faina e insisti cerca de mais 1h e nada. Finalizei esta jornada com dois Robalos já porreiros o que é bem melhor do que o tal cardume de um que me perseguia jornada atrás de jornada. Normalmente costumo dizer que tenho a cina; de que quando não ferro o primeiro peixe que sinto ou se desferra já não toco na escama nesse dia e acreditem que já me aconteceu muitas e muitas vezes, mas desta vez foi diferente e ainda safei a pesca…

Depois da pesca veio a hora do xop xop, e o prato da noite foi; carne de porco com batata-doce, alhos e ovo, um gajo também tem que comer alguma coisa, atão 😋

A “Febre do Spinning” tem a sua magia, de um segundo para o outro tudo muda e aquela sensação de vazio que tínhamos torna-se num momento de euforia e nervosismo bom quando temos um peixe na outra ponta da linha.

Nos últimos anos tenho tentado aprender o máximo acerca dos hábitos, costumes e tendência das minhas espécies preferidas, o Robalo tem sido a espécie na qual me tenho debruçado mais…

Momento de relax antes de fazer a viagem de volta para a selvajaria da cidade, vocês nem imaginam os kms que eu faço de um lado para o outro para ir à pesca e tentar encontrar um pesqueiro que faça uma feição razoável, atenção que estou a falar de centenas de kms e ao preço que está o gasóleo não se avizinham bons tempos.

Uma das minhas especialidades, lingueirões de cebolada/alhos para comer com arroz branco ou pão caseiro e vinho, até choram 😂😂
Por hoje é tudo pessoal, haja saúde e força para combater a maldade e o egoísmo que existe no mundo.
Força aí…


 

16 comentários:

  1. Pois é amigo Pedro, este "mau tempo" de chuva só nos proporciona bons tempos no futuro, mesmo que insuficiente a que caiu já é alguma coisa, que o abril faça jus ao seu célebre provérbio.

    Ainda mataste dois belos meninos, por acaso até é a espécie que mais tenho estudado nos últimos anos, não é que não goste de umas belas Douradas e Sargos, mas não sei porque os grandes robalos são aqueles que mais me fascinam.

    Como sempre, sempre a finalizar com uns belos petiscos.

    Olha não sei se conheces, mas a tua foto na cadeira encostado à carrinha fez-me lembrar as fotos de Christopher Maccandless encostado ao "Magic Bus" na sua famosa e infelizmente última aventura. (Não sei se conheces a história).

    Foi apenas um aparte curioso pois foi a primeira coisa que me veio à memória ao ver essa tua foto.

    Mais uma aventura/relato/história como tantos outros que Jos fazem acompanhar-te.

    Forte abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé grande Miguel 🙂 ..... E tanta falta ela faz, esperemos que o provérbio esteja certo, para aqui na minha zona choveu bem na ultima madrugada, a ver vamos se ela continua a cair, no domingo caiu uma carga de água que até houve inundações e apareceu na TV, havia muito tempo que não via chover daquela maneira.... Yah lá consegui safar estes dois para desenjoar do tal cardume de um 🙂...... Faço das tuas palavras as minhas, também não desprezo as outras espécies mas os Robalos têm para mim algo de especial, e depois sempre dá para jogar no spinning ou no surfcasting 🙂.............

      Haha já sabes que os petiscos não podem faltar, na pesca é porque dão um sabor ainda mais especial ao momento e em casa aproveito para cozinhar às vezes algum do marisco que apanho 😉 .................. Por acaso não conhecia a historia mas fiquei curioso 🙂 obrigado............ E tu!!!?? Este ano tens andado um pouco afastado destas lides!? Ou apenas não as tens relatado!.... Agora só queres é motas....

      😆 Abraço e obrigado pelas tuas palavras, força aí....

      Eliminar
  2. Mékié Lobão!
    Atão foge o primeiro e pensas logo que não voltas a tocar na 'xixa'. Não temos dois dias iguais e aí está a prova!
    Já deste e divertiste com 2 peixes bonitos. Em breve calha-te uma majoa de robalos. Até choras para carregar tudo para o carro :)
    Esses lingueirões estão com um aspeto... Acredito que dê para beber umas 4 ou 8 de seguida :)
    Grande e forte abraço Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chicão atão e que tal amigo :)
      Epá!!!! Oi nem sabes bem as centenas de vezes que isso já me aconteceu desde que faço spinning :) acredita que em cada dez vezes que isso me acontece nove delas já não tiro peixe, porrrrra nem me digas nada...

      Yah, ao menos agora são dois, sempre é melhor do que um, hahahhaha antigamente sonhava muito com um dia desses assim como sonhava com um Grande Robalão daqueles que há poucos, mas agora se queres que te diga eu vou para a pesca e nem me lembro dessas coisas, por aqui não podemos ser muito exigentes, muito menos nos dias de hoje :)

      Opá estes lingueirões são de lamber os dedos ;) pergunta ao João que ele diz-te :))
      Obrigado Chicão, um abraço e força aí amig.

      Eliminar
  3. Boas Pedro,
    Já não é (novamente) um cardume de um! Nada mau, o chato é fazer muitos kms (mesmo que o combustível esteja ao preço da uva mijona, mas um gajo não pode ficar agarrado ao sofá a beber minis! :):):)
    Há 3 fotos que se destacam; uma com um aspecto bestial para tirar uns sargos de costa, as outras, é só para um gajo se babar!:):):)
    Abraço e poucos chibos sff!
    José Carlos Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alô José!
      Sim pelo menos isso, dois sempre é melhor, assim não venho coxo para casa hahaha, pois a viagem sempre foi e sempre será a pior parte, mesmo que o combustível tivesse barato,e é por isso que não vou mais vezes, pois são 2h para lá e outras tantas de regresso :((
      As minis bebem-se quando não se pode pescar, quem diz minis diz outra coisa, água é que não ;)
      Hahaha Os sargos não sei se estavam lá, agora o resto estava tudo muito bom ;)
      Vou tentar não dar de caras com esses gajos dos cornos :)) hahaha
      Muito obrigado pelas tuas palavras e um abraço, força aí...

      Eliminar
  4. Boas,lobão que tudo esteja pelo melhor,sempre fiel ao blog ao que parece já lá vai uma década não ?!Continua por cá a poetisar essas pescas ...Saúde...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olááááá!!!!
      Nuno Sousa, andaste desaparecido :)
      Olha pelo melhor não está, mas vai-se andando, um dia de cada vez ;)
      Pois, no blogue é onde eu gosto de partilhar algumas das minhas jornadas de pesca, partilhar apenas em outras redes sociais não me dá prazer algum...
      Já passou da década :) tens aqui link do relato dos 10 anos; http://lobodumar.blogspot.com/2020/05/lobo-do-mar-10-anos-parte-2.html
      Mas nada dura para sempre e até lá seja o que tiver de ser ;)

      E tu ainda partilhas as tuas pescarias!??
      Obrigado pelo teu comentário e vai dando noticias ;)
      Saude e força aí Nuno.

      Eliminar
  5. Boas Pedro....
    Mais um belo para de jarras para a história, mas vou contar-te um segredo, aqueles lingueiroes tinham cá um aspecto UPA UPA!
    A chuva esse bem essencial que muitos detestam (eu também não tenho nenhuma horta nas costas🤣) e tanta falta faz, ainda é pouca e vem tardia, mas mais vale tarde que nunca.
    Vai partilhando estes momentos maravilhosos que nos fazem vibrar e trazer lembranças, pois nem sempre a maré da vida nos é favorável mas temos de remar e esperar pela seguinte.

    Grande abração Pedro e saúde da boa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé grande Emanuel, não falhas ;)
      Olha que estou-me a habituar bem aos cardumes de dois :))

      Hahaha aqueles lingueirões quem os prova nunca mais vai a um restaurante comer arroz de lingueirão ;)) ...... Lingueirões no restaurante podem me oferece-los que eu nem lhes toco...

      A grande maioria das pessoas são uns ignorantes em relação aos elementos meteorológicos, concordo contigo;mais vale tarde que nunca ;)

      Obrigado pelas tuas palavras de apoio amigo ;)
      Um abraço e força aí...

      Eliminar
  6. Viva,


    Sendo eu alentejano, quero é chuva e quanto mais melhor! Bom, bom era vir pelo menos um mês de chuva quase sem parar, assim daquela moderada, para alagar bem os campos sem provocar muita erosão. Não ia resolver o problema da seca, mas ia ajudar a que o impacto não fosse tão mau.

    Estou a ver que agora o cardume de dois veio para ficar ;)

    Obrigado por mais um bom relato!


    Muita saúde e muita força!

    Ab.,
    Filipe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Filipe!
      Ora bem :) tanta falta que ela faz, pena que muitos não pensam assim como tu, quem tem outras origens não faz ideia da falta que ela faz, malta ligada à terra e à pesca já pensa de outra maneira :)
      Sem parar não digo, mas assim tipo chover bem durante uns 3/4 dias e ficar outros tantos sem chover, depois uma nova sequencia e outra e mais outra, isso é que era bom e as coisas iam-se recompondo aos poucos, mas isto não é como nós queremos :(

      Deixa lá ver se veio mesmo para ficar, mas olha se não for um chibinho já é bom ;)

      Obrigado e muita saude Filipe, força aí...

      Eliminar
  7. Boas Pedro,
    É que a tradição já não é a mesma...:)
    Noutros tempos o LOBO agarrava na saca de amostras e ia embora...
    Agora ficas lá muito bem e toma 2 tarolos para o PICO... lol

    Como te disse, isto não está fácil, para fazer um surfacasting se um gajo não apanha a isca, a faina saí muito cara!!!

    Qualquer dia vou de trotinete eléctrica... Lol

    Não falhas com o petisco da RIA...

    Forte abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atão Manel comé!
      Pois isto já nada é o que era, infelizmente para algumas coisas :(
      Como alguém disse; dois sempre é melhor que um :) vou tentar seguir esse caminho dos dois ;)
      Tu é que tens de fazer um relatosinho ou se não o pico vai a pique :)

      Já me esqueci da ultima vez que comprei isco, para a malta que só quer pescar com os iscos da moda não sai barato não...

      O petisco não pode faltar nos meus relatos já sabes como é :) e volta e meia lá consigo comer estes mimos da Ria ;)

      Saude Manel e força aí nesses relatos ;)

      Eliminar
  8. Grande Lobo.

    Quer dizer que agora é aos pares, assim está bem:)
    Aquela pesca que te preenche amigo, depois uma jantarada com um tinto dormes que nem cordeirinho ai a ouvir os grilos, eheheheh.

    Pois agora gastas uma fortuna para ir para esses lados, se não viessem tempos apertados é que estranhava, há sempre um senão para o custo de vida aumentar, depois da Pandemia pensava eu o que iria surgir, olha ainda pior do que imaginava, uma guerra, onde aqui em Portugal, recebemos em Sines o Gás do Norte de Africa e vivo lado a lado de 3 tanques gigantes de armazenamento e uma Petrolífera ao lado que recebe petróleo sem ser lá daquele país de Merda que se fala, e os preços sobem em flecha, eheheheheh incrível, não é do Cú é das calças, os dependentes não somos nós, mas eu não percebo nada disto.

    Haja saúde para comer uns frangos amigo e o resto um gajo vira-se, se formos a ver ainda somos é uns sortudos no meio da selva humana, mas tu estás bem é nessa cadeira sentado, ahahahah, boa foto;)

    Parabéns por mais uma historia para entreter a malta, grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amigo João!
      Opá e deixa lá ver se assim continua, já estava farto do tal cardume de um :)
      Oii é que é mesmo assim como dizes, papar ali uma comidinha boa com um tinto depois de ter safado o chibo e a seguir aquele descanso em silencio, do melhor que há nesta vida amigo ;)

      Yah, não está nada fácil, se a coisa não mudar a longo prazo pelo menos há que tomar alguma atitude radical :(
      O sistema está montado para nos esfolar amigo, já digo isso há muito tempo, vou tentando viver um pouco à parte de muitas coisas como tu sabes, mas algumas é impossível de contornar, os gajos têm a faca e o queijo na mão :(

      Hehehehe fonixx saíste-me cá um papa frangos do catano, porrrra :)))
      Aquela tarde passada naquela cadeira vai ficar na minha memoria amigo, acredita ;)

      Obrigado e um abraço, força aí João.

      Eliminar