terça-feira, 8 de março de 2022

A busca infindável pelo Robalo

“Spinning”

Boas pessoal!

Nesta temporada tenho andado mais virado ao spinning, há temporadas que engreno no surfcasting e quase que não vou corricar, há outras que parece que a coisa vai dividida, mas nesta em especial tenho andado fixado no spinning e apesar de não fazer peixes grandes e nem vários na mesma jornada ou ida ao menos tenho safado quase sempre o chibo com pelo menos um robalote, o que já não é mau nos dias que correm, pois mais vale um peixe na saca do que dois a nadar no mar…

Era no final do dia que eu queria investir, mas antevia uma jornada bem penosa devido ao vento mais uma vez, o mar esse também não era o melhor e as previsões apontavam para uma subida durante a noite, no céu as nuvens escuras prometiam qualquer coisa mas eu estava preparado para o que daí viesse. Naquele caneiro tinha uma corrente forte que puxava para fora e o Robalo por vezes gosta de caçar contra a corrente que traz com ela restos de alimento ou até mesmo alguma presa mais vulnerável como (pequenos peixes que lutam desesperados contra a corrente).

Era hora de assumir o posto e lançar desalmadamente para tentar chegar à zona que supostamente poderia ferrar algum peixe, depois de muitos lançamentos eis que pareceu-me sentir uma vibração diferente na amostra à qual eu respondi com uma violenta ferragem e lá estava ele a estrebuchar na ponta da linha, facilmente o meti em seco e guardei-o em local seguro e continuei a investir com lançamentos difíceis devido ao vento, nesta altura já era abençoado por algumas pingas de chuva que apesar de não ser aquele o momento certo para elas caírem até foram recebidas com alguma alegria uma vez que vivemos tempos de seca, nisto levo uma bela mocada enquanto recuperava a amostra mas infelizmente para mim não o consegui ferrar, tinha sido porreiro trazer dois peixes mas faz parte como se costuma dizer e pouco tempo depois conclui que estava na hora de encerrar esta jornada e ir à procura de alguma coisa para comer porque  já não via nada para trás das costas com a fome que tinha…

Durante a tarde andei pelo território Lobo a aproveitar a paz que eu sinto por ali.

Andam esquivos cá para o meu lado, mas mais vale um peixe na saca do que dois a nada no mar.

O excesso de modernismo também já chegou ao mundo da pesca, não é de agora mas a cada ano que passa parece que está pior, ora vejamos; o principal objectivo de qualquer pescador é apanhar peixe, mas por vezes é criticado; se apanha peixe pequeno é criticado porque não tem medida e matou a criação (aí até eu estou de acordo, salvo raras excepções), se apanha muito peixe é criticado porque matou muito, se apanha os grandes e gordos na altura da desova é criticado porque não os deixa desovar, se os apanha depois da desova é criticado porque estão magros e parecem facas e não os deixou engordar, um gajo que comece neste vício da pesca nos dias de hoje certamente vai ficar baralhado das ideias e dá por ele a pensar assim tipo: (afinal o que é que eu posso apanhar!!!?)

Depois da jornada ter terminado vinha outro momento que para mim é muito prazeroso na pesca, é a altura do jantar ou da bucha que por ser naquele ambiente sabe sempre melhor e para além disso um gajo também tem de comer alguma coisa, atão!!! 😉Neste caso lá tive de papar um cozido de feijão com carne e chouriça empurrado com meia garrafa de Pias que o amigo João Santana tinha lá a mais e me ofereceu, já agora faço um apelo a quem tiver vinho a mais aí em casa a estorvar eu aceito, quem diz vinho diz outra coisa qualquer que se beba (água não obrigado) hahahaha (brincadeira) 😂

A seguir lá tive de amaciar a digestão e aproveitar o momento enquanto o mar rosnava ao longe a anunciar a subida prevista. 

Em dois minutos fiz a minha parte

Num dia de maré boa fui apanhar uns búzios aqui na Ria

Lá tive de trazer uma santolinha que se atravessou no meu caminho

Enquanto absorvia a magia deste dia lindo e estava por ali a pensar na vida veio-me à ideia aquele velho ditado do (cada um tem o que merece) e isso não é bem assim, ou então que (Deus escreve certo por linhas tortas) esse a mim também já não me engana, basta um gajo olhar ao que se passa pelo mundo e às atitudes de certas pessoas, isto está bom é para os vigaristas…
Só mais uma observação; imaginem vocês se o nosso governo aumentasse os ordenados com a mesma frequência que aumenta os combustíveis, hamm...
Saúde e força aí pessoal...

14 comentários:

  1. ¡Que bien te lo montas! jajaja Enhorabuena por la lubina :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Salitre :)
      Tem de ser ;)
      Obrigado e saude, força...

      Eliminar
  2. Olá Pedro,
    O Pedro e o Manuel Oliveira, continuam a apanharem cardumes de um, já não é mau! Aqui para estes lados, já faz 3 semanas que o mar não deixa! Paciência, tal como se diz lá para Milfontes, o mar é que faz o defeso!
    Boa varadas!
    José Carlos Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas José Carlos!
      Éhh, eu e o Manel andámos na mesma escola :) aqui para baixo não é fácil dar com grandes cardumes como aí para cima, no máximo por norma podem sair dois/três ou quatro robalos e já se pode considerar a pesca do ano, salvo raras excepções, nada é impossível mas é difícil :)

      O mar aqui em baixo também não tem feito grandes feições nos últimos tempos, daí também as pescas serem fracas, virado a norte é demais e virado a sul é de menos e os rapas apanham tudo, esses mares daí é que faziam falta aqui em baixo para fazer um defeso natural, enfim...

      Obrigado e saude José, força aí.

      Eliminar
    2. Três robalos de bom porte ao spinning... Para mim é a pesca da década... lol

      Bons tempos esses que foram na escola... tempos que já não voltam, mas prontos, é a vida!!! :)

      Forte Abraço

      Eliminar
    3. Manel tu já fizeste a tua pesca da década e também da próxima década, portanto se fizeres outra já ficas com três décadas de avanço, daqui nada tens créditos para ficar até aos 100 anos sem apanhar nada :))))

      Eliminar
  3. Boas Pedro,
    Aos preços que as coisas estão?!?! Isca, fios, anzóis, combustível... Das duas uma, ou um gajo vai apanhar isca ou então tem que fazer pescas descomunais, caso contrário é só prejuízo... :(

    No Mundo, vai ser haver alguém que tem sempre um pintelho para apontar, ou é pequeno, ou é grande, ou é ovado, ou estava com COVID, eu sei lá... Por isso é que eu já não ligo. Desde que ande dentro da LEI e me sinta bem comigo próprio. Uma coisa é certa, não vai ser por causa de MIM ou de TI, que os robalos e outros pexecos vão acabar. Agora os tais rapas... Uiiiiiii...

    Bom a ver se a gente aumenta ai o cardume... lol

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atão Manel!
      Realmente a coisa não vai nada bem, mas eu há muito que me habituei a viver com pouco e a gastar menos ainda, mesmo assim não vejo isto com bons olhos... No entanto ainda vejo muito "boa gente" que vai de carro para o trabalho para não andar 10 minutos a pé...
      A pesca para mim quase sempre é prejuízo, mas é o único luxo que faço na vida...

      Ai de um em um não vamos conseguir exterminar a espécie Manel, vai ser uma tarefa complicada :)

      Agora deixa lá ir lavar o material, mesmo que não seque com este tempo mas tem de ser lavado que o salitre não perdoa, mesmo lavando sabe deus...
      Saúde e força aí...

      Eliminar
  4. Mékie Lobão,
    Uma coisa é certa, vais para uma zona para teres paz de espirito e vir de alma lavada.
    Trazes um peixe delicioso.
    Divertes-te.
    E sais da confusão.
    Na 'nossa classe', só isso já basta para vir de peito cheio!
    Vinho a mais em casa a estorvar?!?! Nem pensar, bebo tudo e depressa para não azedar :) ;) Até já ando a ficar triste que o medronho está a acabar...
    Esses búzios e a santola, fazem um lanche de luxo.
    Mas para quê aumentar os ordenados, como aumentam os combustíveis. Depois arranjavam uma taxa para vir buscar mais €€...
    Grande e forte abraço Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Chicão!
      Vês como tu sabes, olha eu confesso-te que prefiro andar por lá três ou quatro dias e não trazer peixe do que ficar só um dia e trazer 5kg…. Aquela vivência é uma coisa única para mim, nem te sei explicar. Mas pronto quando trago uns peixes também é bom, nem que seja o tal cardume de um ;))
      Hahahaha epa não te consigo enganar cm o vinho hamm :)) hahaha O medronho também é uma perdição, este Inverno foi o aquecedor do meu coração em algumas madrugadas e noitadas, mas é preciso ter cuidado com a quantidade quando um gajo vai andar por cima das pedras à noite…
      Opá este marisco é um pitéu, principalmente se for em boa companhia ;)
      Hahaha “Ai os combustíveis” olha já não sei se hei-de rir ou chorar, tá muito mau isto :(
      Grande Chicão, obrigado e um abraço, força aí.

      Eliminar
  5. Viva,


    Mais uma vez, mais vale o cardume de um do que um valente chibo, se bem que na verdade o passeio e a paisagem compensam sempre. Mais um bom relato! Obrigado pela partilha!

    Essas fotos deixam-me sempre com vontade de andar a palmilhar a costa do SW Alentejano à procura desses caneiros. Na zona de Milfontes conheço uns bem engraçados que ficam entre o porto das barcas e a praia do Malhão e que já não visito há algum tempo, mas mais um par de meses e já está na altura de ir novamente até lá. Na verdade, a vontade que tenho é de me mudar de vez para lá, pois mesmo quando o mar está mais forte no Mira dá sempre para pescar e ao contrário que muitos pensam, saem robalos decentes. Já aqui por Cascais tem estado mais complicado, a última semana também foi de defeso natural... rajadas de quase 50km/h, ondas de 2.5m a 5m, período sempre acima de 12 e a chegar a 19... E tudo indica que a próxima semana seja igual. Como eu não sou de arriscar, nem de ir para locais muito frequentados, está bom é para ficar em casa a fazer amostras.


    Tocaste um ponto importante, mas eu não lhe chamaria excesso de modernismo, mas sim talvez um aumento da consciencialização em relação à sustentabilidade amplificado pelas redes sociais (onde é demasiado fácil existirem excessos na expressão de opiniões...). O problema é que muitas as pessoas não se sabem expressar de um modo correcto e educado. Eu não sou de criticar descaradamente (seja virtualmente ou presencialmente) uma pessoa por ter feito X ou Y enquanto estava a pescar, mas chamo à atenção, de um modo educado e correndo o risco de levar uma resposta torta, sobre aspectos que qualquer pescador devia ter em mente tais como:

    - respeitar os limites mínimos e tentar aos pouco largar a mentalidade do "fritinhos com arroz são mesmo bons",
    - respeitar o que está legislado,
    - respeitar a natureza deixando o pesqueiro limpo,
    - etc

    Como praticante de spinning, e sabendo como são as legislações noutros países da Europa, se acho que devia haver uma mudança de legislação especialmente em relação ao robalo? Acho, pois afinal não deixa de ser uma das espécies, senão A espécie, com maior valor económico e desportivo que temos na nossa costa. Mas não ando a "pregar" essa minha opinião a todas as pessoas que me aparecem à frente ou nos comentários de uma foto de um robalo no Facebook. Rejo-me por ela e expresso-a nos inquéritos da DGRM ou quando me pedem a mesma, e sempre devidamente fundamentada. De resto, cada um tem a sua consciência e sabe de si.

    Eu sei bem que tenho uma visão muito sui generis da pesca. Ao contrário de muitos, não me interessa se pesco muito peixe ou pouco peixe, aquilo que eu gosto mesmo é da busca e descoberta de um pesqueiro, de descobrir os padrões, do aperfeiçoamento da técnica, ou seja, gosto daquilo a que eu chamo o acto de pescar e da comunhão que se tem com a natureza nesse momento. É isso e as belas memórias irrepetíveis dos momentos passados com o meu avô materno nas margens do Mira. Isso sim não tem preço.


    Bem, hoje já me estiquei no comentário.... :)


    Muita saúde e muita força!

    Ab.,
    Filipe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Filipe!
      Sim, se um gajo for à pesca e tirar um robalote já faz acreditar que na próxima será melhor, ou pelo menos pode ser que seja hehehe eu costumo dizer que se fosse à pesca só pelo peixe já há muito que tinha deixado a pesca, gosto tanto do meio envolvente ou mais do que apanhar peixe, mas isto sou eu e nem todos pensam assim…
      A zona de Mil Fontes é muito bonita e tão boa como todas as outras, pois se te puderes mudar para lá o que estás à espera, se gostas tanto de estar lá força nisso…
      Sim o mar tem estado forte quase sempre, mas existem uns cantinhos onde se pode fazer uns lançamentos, já apanhar peixe não tenho tanta certeza mas há que tentar…
      Quando disse excesso de modernismo foi com o intuito de dizer que nestes tempos que vivemos há excessos que quase sufocam outros prazeres como por exemplo (pescar e comer ou caçar e comer) perdem as tradições o que é uma pena e tento lutar contra isso…
      Essa desculpa dos fritinhos então é mesmo abusiva hehe porra…
      Certas legislações podiam ser boas para todos, mas é melhor não levantar essa lebre porque o prejudicado será sempre o lúdico e o profissional até esfrega as mãos, enfim…
      Eu também penso um pouco assim, os tempos bons já passaram e agora resta-nos relembrar com alegria e saudades…
      Por acaso acho que em tantos anos de blogue nunca me tinham feito um comentário tão grande, de momento estás em 1ºlugar Filipe, bateste o recorde do maior comentário hahahaha…
      Muito obrigado e saúde para poderes usufruir desses prazeres ;) força aí.

      Eliminar
  6. Viva amigo.

    Porra continuas forte nos ataques aos cardumes de um, eu este ano nem vi uma escama de robalo, claro que não perdi o tempo que tu perdes, mas mesmo assim foram 4 noites de chibos, fdx. :)

    Tu neste andamento para ires a costa norte tens que ir roubar um banco para encher o deposito, não esta fácil não amigo, cada dia é um dia diferente e indefinido e parece que cada dia é pior que o outro, então se ligares a TV é o caos.

    Isso dos comentários é uma parvoíce, desde que a pessoa apanhe e aproveite o peixe para comer, mesmo sem medida, é sempre pior o peixe que é morto pela pesca excessiva comercial , mesmo que eu apanhe um robalo de 500g sem medida, mas se o grelhar e comer, que mal faz? por haver essa mentalidade é que o defeso do sargo é só para a pesca à linha.
    Todos nós já apanhamos peixe sem medida, faz parte da nossa evolução como pescador, depois selecionar o peixe que se aproveita.

    Porra esses feijão ai no frio com o tinto combina na perfeição, eheheheheh.

    Estive a preparar o jantar agora e há coincidências do caraças, então tu tens ai essas fotos e não me deram uma santola e búzios, já te mando a foto pelo Messenger, ahahahahahah saladinha de buzio e santola, só falta a couve para o caldo verde que esta aqui quentinho;)

    Força ai amigo e um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amigo!
      Já sabes que eu sou fiel aos meus princípios :) (cardumes de um forever) mas esta semana já alterei o nº vamos lá ver até quando hahaha
      Ai viste viste, viste as escamas dos que o Mário apanhou hahahahha
      Óhh amigo 4 noites de chibos!!!!!!!!!! És um menino a apanhar chibos aos Robalos hahahahaha apanhaste 4 chibos no inverno todo, eu cheguei a apanhar isso em duas noites de seguida :)
      Não está nada fácil não, mas não é nada novo para mim, para aqueles que estavam habituados a viver à grande mesmo sem terem condições para isso acho que vai ser pior…

      Já sabes que eu não brinco na hora da paparoca :)
      Pourrrra que o marisco persegue-te, se tu não vais a ele, vai ele ater contigo hahaha….
      Abraço e força aí amigo.

      Eliminar