segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Robal de Carnaval

“Spinning”

Boas pessoal!

Um dia destes o mar convidou-me a ir até ele, eu gentilmente aceitei esse convite e escolhi um buraco que desse para fazer uns lançamentos, a meio caminho parei para meter algumas gotas de gasóleo e comprar umas coisas que precisava e a menos de nada fiquei com a carteira vazia, já não sei se está tudo caro ou se sou eu que sou mesmo pobre, pourrrrra que isto está bonito, e ao que parece ainda vai ficar pior…

Uma vez que estamos em plena época carnavalesca lembrei-me de fazer uma pequena brincadeira e levei uma peruca velha que tinha ali pendurada atrás da porta para afugentar o mau-olhado e a inveja do pouco que tenho. Não é que seja grande fã do carnaval, os meus tempos de folião já lá vão mas a ideia foi só para ser um pouco diferente esta semana.

O dia clareava timidamente, fui descendo o aceiro muito atento e vigilante a qualquer eventual percalço, os pássaros cantavam e atravessavam-se no meu caminho, o meu pensamento estava no Robalo que poderia estar lá em baixo à minha espera, ou não…

Quando cheguei lá abaixo reparei que fiz mal as contas à quota de água que o pesqueiro tinha em relação à altura da maré e as pedras esfomeadas mordiam-me as amostras afundassem elas muito ou pouco, valeu-me um passeante com o “fato” já todo riscado que tinha para ali na bolsa das amostras, com este tipo de amostra podia lançar à vontade que não a ia prender, volta e meia o mar pegava-lhe mas num momento em que houve uma boa chanada consegui ferrar um robalote kileiro e assim dar um pontapé no chibo, com o cardume de um já na saca passado pouco tempo dei por terminada a jornada e fui à procura do pequeno-almoço… 

Na pesca quando a fome aperta qualquer coisa serve para apaziguar a fraqueza, café com leite e um pedaço de pão aquecido com um fio de azeite para confortar o estômago, digam lá que não parece o pequeno-almoço daqueles gajos do ginásio 😂

Antes de vir para cima e já que o peso do peixe era pouco compensei com dois sacos de lixo cheios até à boca.

Mesmo com a seca que vai por aqui ainda cai água para o mar, até me arriscava a dizer de onde ela vem, mas como não tenho a certeza prefiro manter-me em silêncio…

Desta vez fui fazer uma maré de berbigão aqui na Ria Formosa para desenjoar dos lingueirões.

Um gajo para além de os apanhar também tem de os comer, atão 😏 

As despedidas custam sempre e na pesca não é excepção.
Bom pessoal por hoje é tudo, a pesca foi magra mas o objectivo era mesmo partilhar qualquer coisa.
Haja saúde e força aí…

10 comentários:

  1. Mékié Lobão louro :)

    Atão mas tu não sais desse raio desse cardume de 1. Nem alourado para afugentar esses maus olhados...
    Isso é mesmo pequeno almoço da malta FIT
    Dessa maneira, sobes e desces ainda com mais gana.
    Deixa lá, com os berbigões já deves ter bebidos umas ;)
    Grande e forte abraço Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahahaha... Atão e que tal Chicão :)
      Olha agora quando apanho um arrumo logo as coisas e vou às sopas, já sei que a pesca está feita :))

      Hahaha isso sim, os berbigões tem de ser bem regados, mas agora no inverno vão de vinho :)) ás veeeezes ;)

      Abraço Chicão, muita saude e força aí...

      Eliminar
  2. Buen robalo, enhorabuena, espero que la peluca no fuese solo para la foto y pescases con ella puesta 😂

    Saludos desde Asturias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Salitre :)
      Hahaha a peruca foi com intenção de os enganar, mas parece que só este é que se deixou enganar :)
      Obrigado e saude, força aí...

      Eliminar
  3. Amigo um Lobo mascarado de princesa , ahahahahahah, não te esqueças que os Lobos se mascaram-se de Avozinha para apanhar safatinhas, ahahahahah, muito boa essa foto.
    Eu acho que tu apanhas a presa e vais embora, sempre cardumes de um é porque ficas de barriga cheia só com esse, eheheheheh, era fixe a vida ser assim, apanhar um peixe cada dia para autosuficiencia e não ter que andar aqui a penar para pagar merdas atrás de merdas, aproveita esses momentos amigo:)

    Mais um post à maneira como tu bem sabes fazer, felizmente não me falta marisco, peixe e mesa farta de boas coisas da nossa costa, mas quando vejo esses berbiões da Ria Formosa à Lobo, abetece logo papar um Pão Alentejano nesse molho com cebola, ahahahahaha, só tu me fazes comer pão, eu não gosto nada ou tento não comer;)

    Amigo saúde e força um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amig!
      Porrrra já vi Princesas mais atraentes :)) hahaha
      O Lobo mau quer é papar o capuchinho vermelho ;) quis fazer aqui uma brincadeira para mudar um pouco...

      Olha que se eu morasse na terra não me importava de ir lá e apanhar só um mesmo, assim como vou de longe pois se viesse mais um ou dois era sempre melhor, mas pronto, como isto anda um gajo não se pode queixar e para além do mais nunca se sabe quando será a ultima vez... Isso queria eu, viver ao máximo de autossuficiência, quando vejo terrenos abandonados por aí em certos locais até me dá um nó no coração :(

      Hehehe porrrra tu és terrível para o pão :) deixa lá que não tarda muito tá aí o verão e pode ser que dê para fazermos uns petiscos destes ;)

      Obrigado amig, um abraço e força aí...

      Eliminar
  4. Viva,


    Entre um valente chibo e um cardume de um, que venha o cardume de um!

    O pão com azeite é um clássico do Alentejo, prefiro uma bela tiborna a pão com manteiga. Pão quentinho, um fio de azeite e depois polvilhado com sal ou açúcar (depende do gosto de cada um).... maravilha!


    Obrigado pelo relato!


    Muita saúde e muita força!

    Ab.,
    Filipe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Filipe!
      É isso, mais vale um do que nenhum :)
      Um pedaço de pão com azeite é melhor do que com qualquer manteiga ;)
      Começamos a falar de comida logo de manhã e ainda agora o pequeno almoço foi abaixo hahaha

      Obrigado eu pelo teu comentário ;)
      Haja saúde e força aí...

      Eliminar
  5. Boas Pedro e a partir desta semana só empurrando o carro é que ele anda...
    Essa estratégia da peruca é boa assim os maganos não conhecem a gente... Lol

    Forte abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atão Manel tás bom!
      Olha a minha nem empurrando pq a gaja é pesada que nem cornos :)
      Toda a gente se queixa e reclama mas eu logo vejo se vão andar menos carros na estrada, não me parece, os grandes ordenados permitem cobrir esses aumentos, eu saio à rua e só vejo as pessoas gastarem dinheiro sem necessidade, é roupas, perfumes, telemóveis, pequenos almoços no café, jantares e almoços fora, carros novos, e é melhor ficar por aqui ou se não ainda arranjo mais alguns inimigos hahaha... Façam como eu, comam em casa, andem a pé e peguem no carro só em ultimo caso...

      Olha eu também pensei que a estratégia da peruca fosse boa mas olha que nem por isso, o resultado continua igual a tantos outros mesmo sem peruca; 1

      Haja saúde e força aí Manel.

      Eliminar