segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Prémio de Consolação

“Spinning”

Boas amigos, leitores e seguidores.

Estou aqui novamente com mais um relato para contar uma jornada em que arrisquei ir à pesca mas na dúvida se ia conseguir pescar ou não onde eu queria devido à força do Mar.

Com tudo preparado arranquei nas calmas logo a seguir ao almoço com o destino traçado na minha cabeça, ia a ver se apanhava um Robalo velho que isto não tarda nada está o Inverno passado, pelo menos aqui no Sul do Sul está por um fio, a Primavera está a entrar em força, apesar das noites estarem frias mas de dia o sol está bastante quente… Assim que lá cheguei e durante a tarde avistei dois bons Robalos à sombra de uma pedra de tamanho considerável, esperei anoitecer e vesti a pele de cordeiro para tentar a minha sorte mas apesar da insistência não tive qualquer resposta em nenhum dos muitos lançamentos que fiz, o raio do vento mais uma vez não me ajudava em nada e este é um factor que pode diferenciar muito uma jornada de spinning como toda a gente sabe. Normalmente em todas as jornadas de pesca que faço estabeleço uma hora limite que eu entenda que pode cair algum peixe e até lá é proibido desistir custe o que custar, então continuei a insistir embora com menos entusiasmo até chegar a hora que eu tinha programado finalizar este turno…


O turno acabou e fui logo jantar porque com a fome que tinha já não via nada para trás das costas e queria descansar para atacar novamente de madrugada. Uma pequena caldeirada de lulas com batata e dois copos de vinho D.Ermelinda oferecido pelo meu amigo João Santana soube tal e qual vocês podem imaginar, um gajo também tem de comer alguma coisa, atão!!! 😉

5h da manhã toca o despertador (e agora vou ou não vou!!?). Marcava 5ºgraus de temperatura o que não era nada que eu não estivesse já à espera, normal nestas andanças, bem mas com o cú dentro do saco cama é que não se apanha nada, meti o CD mágico a tocar e vamos lá sair da suite presidencial porque lá fora é que (tá o pexe).

Enquanto o café se fazia lavei a cara com uma água quase congelada, para aquecer o motor foi um café quentinho com uns bolinhos e um resto de um belo medronho que o meu amigo Zé Dias me arranjou (com amigos assim nem eu quero saber de inimigos para nada) 😆 e estava pronto para o 2º round…

Desci o laredo nas calmas como sempre para não haver azares e comecei a pescar, gosto de procurar Robalos solitários que passam os laredos a pente fino em busca de alguma presa desgovernada que ande por ali perdida. Neste momento o mar já era menos e pescava melhor, o vento esse era quase inexistente, ao meu lado direito tinha uma pedra do meu tamanho cravada de mexilhão, a tal pedra onde eu tinha visto os Robalos à sombra no dia anterior, tive de ter cautela para não prender lá a amostra e ter atenção no caso de ferrar algum peixe.

 Hoje para ser um pouco diferente e não me alongar muito não vou entrar em detalhes sobre o momento da captura.

Foi uma ida à pesca que como tantas outras em que não tive qualquer peixe no 1º round mas no 2º lá safei a coisa e desta vez com um peixe um pouco maior do que os anteriores, isto não é como começa e sim como acaba, por isso até ao desmontar da cana é sempre pesca, não foi um Robalo velho mas já serviu bem como “Premio de Consolação”…

Deixa-te estar aí a apanhar sargos e depois queixa-te que eles não perdoam…

Momentos

Um “Sr.” que supostamente foi à pesca achou que ali era o local ideal para deixar o que estava a mais na carrinha, claro que não ficou lá nada.

Mais uma maré de lingueirão na Ria Formosa em que a coisa até nem correu mal e ainda apanhei uns quantos…

Bom pessoal, por hoje é tudo, fiquem bem…


 

8 comentários:

  1. Viva,


    Mais um belo peixinho! Até ao lavar dos cestos ainda é vindima, o que custa mais é mesmo decidir quando vai ser o último lançamento ;)

    Por aqui já começam a bater as saudades de rumar ao Sul e acordar às 4 da matina para descer até ao estuário do Mira e lançar umas amostras. Mesmo no verão quando Milfontes está cheia de gente a malta nunca faz lá spinning, nem sabem o que perdem :)

    Obrigado pelo relato!

    Ab.,
    Filipe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Filipe :)
      Nem mais, foi o que eu quis dizer quando escrevi que até desmontar a cana é pesca :)) eu normalmente tenho estipulado a hora do ultimo lançamento, mas confesso que por vezes faço mais meia dúzia hahaahha...

      As saudades estão sempre presentes quando gostamos de algo ou de alguém, por isso temos de aproveitar enquanto cá andamos Filipe ;)

      Obrigado eu pelo teu comentário, não falhas, muita saude e força aí...

      Eliminar
  2. Boas amigo Pedro...
    Mais uma vez fiquei preso à tua história, adorei tudo, desde a expressão "pele de cordeiro", à água gelada na cara ao medronho do Zé.

    Também vivo os detalhes das minhas jornadas, algo que para mim é muito superior a qualquer peixe que possa fazer, tenha ele o tamanho/peso que tiver.

    Mas sabes uma coisa, o que mais gosto nestes teus relatos é a paixão e a forma como dignificas qualquer exemplar teu, seja ele um troféu ou não, sentimentos desses na pesca já quase não existem, muito se foca nos resultados e muito pouco na essência.

    Todos gostamos de fazer boas pescas e bons troféus mas há algo superior, aquilo que nos leva aos pesqueiros e aquele sentimento que nos acompanha nos regressos, independentemente daquilo que possa ou não haver na geleira.

    Assim sendo e tendo em conta o "todo" da pesca, toda aquela pesca que escolhemos guardar é sem dúvida motivo de orgulho, até porque como acima referi, é "água gelada na cara", "as lulas com batatas, o "vinho Dona Ermelinda" e os "bolinhos com o Medronho do Zé" que nos faz carregar a nossa "geleira".

    Forte abraço e mais uma vez obrigado por esta jornada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Miguel!
      Ainda bem que gostaste, é bom saber, pois dá tanto trabalho a organizar um relato destes.......… Para mim tudo o que envolve a pesca é tão ou mais importante como apanhar peixe 😉 ......... Sim gosto de tratar o peixe com algum respeito embora sem exageros, mas não gosto de atirar o peixe ou andar aos pontapés como vejo alguns pescadores a fazer, detesto ver profissionais nos barcos a atirarem os Robalos como se fossem cepos de madeira, ou a andarem por cima dos peixes com as botas 🙁 …….. Eu detesto o regresso da pesca com ou sem peixe, para além de ter de fazer mais de uma centena de kms muitas vezes e esgotado, só de pensar que estou a voltar para a cidade até começo a ficar deprimido, enfim.... Obrigado eu pelas tuas palavras 🙂
      Um abraço e força aí

      Eliminar
  3. Viva amigo.
    Porra está forte nos relatos, fiel ao cardume solitário, desta vez o magano é bem gordo:)
    Desta vez até o hotel teve direito a foto, ahahahahah.
    Esse Ermelinda com esse pão dentro da frigideira da lulas, devia estar pouco bom sim, eheheheheheh
    Mais uma pescaria à tua maneira, única e relatada bem como sempre, parabéns amigo.
    Se fosses moço de aplicações já estava a escrever um livro com as tuas pescarias, quem sabe ai uma futura profissão, O LOBO NO LAREDO :)
    Força ai amigo, um dia dás com 4 ou 5 ;) abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amigo João :)
      Hahaha, tou embalado, não posso perder o ritmo :)
      Eu só quero apanhar um para não vir muito carregado hahahaha
      É gordo em cima e estreito em baixo :))

      Oii nem tás bem a ver o bem que me soube este jantar, na pesca o petisco sabe ainda melhor, a única coisa que até hoje não me soube bem na pesca foi aquele gelado de feijão hahaha...

      Haha, quem sabe um dia quando já não conseguir ir para os meus spots e começar a pescar de barco hahahha depois vou contigo às lulas :))

      A ver vamos, obrigado amigo, um abraço e força aí ;)

      Eliminar
  4. Boas Pedro,
    Isso de ver os robalos de dia não vale... lol
    Se sempre que as amostras vissem água dessem com peixe, a coisa era mais que boa...
    A malta da Terra quer lá saber do defeso... E com muita razão...
    Mais um spot limpo, pena os porcos voltarem outra vez!!!

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atão Manel!
      Olha que eu confesso que por vezes prefiro nem os ver de dia, só me enganam ...
      Como eu costumo dizer, um já mata o chibo, embora se viesse outro é sempre bem vindo ;)

      Em relação ao defeso estou de acordo contigo...
      O lixo aparece sempre e onde a gente menos espera, mas alguns spots têm se mantido num estado razoável o que já é bom...

      Saude e vê lá se metes uns relatos pá malta ver o que andas a apanhar que deves ter aí material em monte :)
      Força aí...

      Eliminar