domingo, 6 de fevereiro de 2022

O Laredo Esquecido

“Spinning”

Boas pessoal!

Esta foi mais uma ida ao Mar a fim de fazer outra jornada de spinning, parece que a cada ano que passa fico mais viciado nesta modalidade, cada bocadinho que aprendo à custa dos meus próprios erros deixa-me mais interessado nesta coisa de lançar peixinhos de plástico e não só…

Uma jornada feita num laredo que eu tinha metido na minha lista de spots mas que foi ficando esquecido ao longo do tempo. Então num aceio da manhã que se mostrava bastante frio; até já me rio quando as pessoas se queixam do frio quando estão em casa e até se dão ao luxo de lavar as mãos e os dentes com aguinha quente, isso é coisa de maricas hahahaha na pesca não há dessas mariquices, sai-se do saco cama e lava-se os olhos com a água que ficou esquecida em cima da carrinha, “cá merdas”…

Desci pelo aceiro e já o dia dava sinais de claridade, cheguei lá a baixo e o mar fazia uma espuminha naquele fundão recheado de pedras, lançamentos uns atrás dos outros e com a claridade a mostrar-me a cor do mar quase transparente deixou-me desmotivado e decidi apostar tudo na espuma que se encostava a uma pequena pedra ilhada, depois de alguma insistência tive a minha recompensa ao sentir aquele ataque repentino e tão viciante, apertei com ele para não o deixar ir às pedras e pouco depois estava encostado a mim onde uma pequena onda o meteu a seco, feliz da vida arrumei-o ali num cantinho em segurança e aproveitei para gastar os últimos minutos antes de ficar totalmente dia, foi até perder uma amostra que andava ali a empatar na bolsa e fechei a jornada.


Por volta do meio-dia e olhando do cimo da falésia já as águas se mostravam completamente lusas e chibateiras
Pescar em cada laredo é como andar em mundos diferentes, são experiências únicas e compensadores a nível pessoal

A rosa-dos-ventos anunciava vento de Leste e as gaivotas passeavam-se ao sabor dele

Nada como apreciar este por do sol com um bom copo de vinho enquanto preparava o jantar, as noites passadas ao relento em locais noutrora desconhecidos que hoje são a minha segunda casa fizeram de mim o pescador que sou hoje, passar noites em lugares que para muitos “homens” seria um castigo ou como (pagar uma promessa) para mim é o paraíso, tal como para outros que se sentem no paraíso quando se passeiam em centros comerciais e coisas do género, isso para mim é o verdadeiro inferno…

O jantar neste dia foi umas salsichas com ovo mexido e arroz, tudo isto regado com uma garrafa de vinho oferecido pelo meu grande amigo João Santana.
Um gajo também tem de comer alguma coisa, atão…

Falésias que perdem o fim do mar de vista, é aqui que alimento a minha mente o corpo e a alma.

Com umas marés boas aproveitei para ir apanhar uns búzios aqui na Ria Formosa.


Num outro dia os lingueirões foram o alvo principal, ainda apanhei meia dúzia.

Tinha ali um saco quase roto e aproveitei para encher com alguma coisa que estava a mais perto de mim e fazia-me uma certa confusão na cabeça não sei porquê...
Bom pessoal por hoje é tudo, sejam conscientes e não deixem lixo espalhado no pesqueiro nem onde estacionam o carro...

Saúde e força aí.


 

14 comentários:

  1. Eres un crack...Totalmente dacordo coa tua filosofia de vida...saudos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Celso :)
      Obrigado pelo teu comentário, continua aí no bom caminho também, saude e força aí....

      Eliminar
  2. Mékie Lobão!
    Só esta parte já chegava para o teu relato: "sai-se do saco cama e lava-se os olhos com a água que ficou esquecida em cima da carrinha, “cá merdas”…"
    Adorei. Mostra bem a raça de que nem todos gostamos das mesmas coisas e ainda bem que assim é!
    Ir passear para o Centro Comercial, também me deixa com algumas cólicas :)
    Lá deste com um cardume de um para não ser chibinho...
    Esse tinto Abelharuco, deve ter caído que nem ginjas, para acompanhar esse pitéu e dado pelo João ainda melhor.
    Grande e forte abraço Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Chicão :)
      Hahahaha por acaso neste dia esqueci-me mesmo da garrafa na rua hehehe, lá teve de ser, até as pestanas congelaram :)
      Pensando bem tens razão, se todos gostassem de ir à pesca não havia lugar para metermos as nossas canas já :)
      Hehehehe és cá dos meus :)

      É verdade, estes cardumes de um por vezes safam-me a pesca, mais vale um que nada, tenho de me contentar com o que há, pois só o prazer de tirar um peixinho destes a pescar tão leve vale tudo :)

      Realmente aquele vinho é uma boa pomada, o João lá nessas coisas não brinca, nunca me deixa passar sede nem fome ;)) gosto de guardar as garrafas que ele me oferece para levar para a pesca :)

      Amigo Chicão obrigado pelo teu comentário, um grande abraço e força aí...

      Eliminar
  3. Viva amigo.

    Um post á lobo, como manda a regra, desta feita não faltou nada, até o cardume de 1 marcou presença, ahahahahahah.
    Esses dias isolados que passas ai, são cada vez mais raros, aqui esta Kamone ao pontapé, um gajo para apanhar uma onda sem nínguém é impossivel, a paz que tinha a uns anos acabou:(

    O marisco nos teus viveiros da logo vontade de fazer uma patuscada com 30 e tal graus, eheheheheh.
    Espero que tenhas aproveitado bem este mês de Janeiro, não me lembro de haver um igual, chuva e mar grande não existiu, é aproveitares ao maximo, que não tarda estas na época do Marisco.

    Força ai amigo, a ver se bebemos um tinto em breve:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amigo João!
      Hehehehehe porrrrra o cardume de um não falha :) pensas que isto aqui para baixo é aos pares de 5 kg como aí no teu território não!!!! E na volta pa casa ainda safam uma lebre pa fazer com feijão hahahhaha.... Vai lá vai..

      Pois é amigo em certos sitios o sossego nunca mais vai ser o que era, aqui nas praias do surf é pa esquecer a pesca, estão na agua até de noite e nos trilhos da Rota Vicentina é só camones a passar, é o que dá viver num País que se encostou à merda do turismo, uns vivem e os outros sobrevivem, ou pelo menos tentam...

      Óh amigo a Patuscada a gente faz a qualquer altura, agora os 30 e tal graus deixa-os tar lá bem longe que eu até já me habituei bem aos 5 graus, não tarda muito tou a andar de chinelos na rua...

      Ok amigo, um abraço e força aí ;)

      Eliminar
  4. Boas amigo Pedro Nunes ...

    Já tentei por duas vezes comentar no blogue e não consigo, faço o comentário fica para aprovação mas nunca chegam a aparecer, perdi o telefone e tenho um tlm novo por isso deve ser alguma definição da minha conta que não está ativa.

    Olha comprei todo o material de spinning e para dizer a verdade ainda está novo, se foi 3 vezes à água foi muito.😅

    Apesar de tudo ainda fizeste um bonito Robalo e arranjaste uma bela mariscada, no meio disso tudo o habitual petisco não pode faltar, para compor todo o "ramalhete" nada melhor que aquela ajuda ao nosso mar recolhendo algum do infindável lixo que temos na nossa linda costa.

    Obrigado por mais este bocado amigo, é sempre um prazer enorme ler as tuas histórias/ aventuras de pesca, tal como tu, eu absorvo cada momento vivido nas minhas jornadas, o peixe é apenas um desses momentos entre muitos, porque na realidade a pesca é um todo e qualquer pescador tem de a sentir e viver cada sentimento ao máximo, não apenas aquele momento desde a picada do peixe ao momento de lhe meter os dedos nas guelras.

    Mais uma vez obrigado e um forte abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Miguel!
      Desta vez está cá o comentario, vão sempre a aprovação primeiro por causa dos spams e devido a alguns "Chicos espertos" que há por aí, daqueles que tu sabes e bem...
      Fui espreitar lá para trás a ver se tinha ficado algum teu esquecido mas não ficou nada....

      Yah :)) eu lembro-me que no ano passado andavas cheio de pica no spinning, é lixado um gajo não sentir peixe eu sei, quando comecei fiz 4 meses quase todos os dias e só tive dois peixes a roçar a medida, quando pensava em desistir num dia em que nunca pensei cravei um Barrote de 5 kg e foi a loucura, é impossível descrever o que se sente, só quem já passou pelo mesmo pode perceber :) tinha feito um video da captura e teve no youtube mas mais tarde retirei por inúmeras razões...

      Volta e meia vou aqui à Ria Formosa apanhar marisco nuns spots que eu conheço, mas como em tudo vai ficando escasso também, tenho de estudar sempre muito bem a ver o que me compensa apanhar para poder rentabilizar as próximas marés...

      Obrigado eu pelas tuas palavras, és daqueles que não falha ;)
      Eu chego a ficar por lá vários dias a seguir à pesca quando não tenho peixe para trazer para casa, já cheguei a oferecer peixe para poder ficar por lá e não ter de vir para a pasmaceira da cidade...

      Um grande abraço e muita saude, força aí Miguel...

      Eliminar
  5. Boas Pedro,
    Melhor do que essa água na pick up, é chegares lá a baixo e molhar o cú levando logo com uma onda nas trombas... acordas logo...
    É sempre bom sentir um peixe ao spinning, já eu nem sei como vou apertar com ele, se for lá algum deve ir à vida dele...

    Fotos 5 estrelas de spots mágicos, mas que mesmo nesta altura começam a ficar muito populares... Olha o bom do COVID é que houve uns tempos que não havia mesmo ninguém... lol

    Essa janta está mesmo no ponto só falta o capri sun... ahaha

    Deixa lá um marisco para mim, possas... Levas tudo... lol

    Forte abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Manel!
      Hahahhaa Óhh Manel , decide-te lá; ou molhas o cú ou levas com a onda nas trombas :)))
      Como te disse no outro dia tenho perdido de apanhar sargos e douradas por causa do spinnng, não compensa pela quantidade de peixe mas compensa pelo prazer que me dá, embora eu acho que seja mais difícil tirar os grande ao spinning e perdem-se mais, enfim, a vida é feita de escolhas...

      Sim, quando o covid estava no pico aquilo estava uma maravilha, pareciam os outros tempos, tempos esses que já não voltam...
      òhhh Manel porrra Capri sun não :) ainda te vou ver a fazer um relato com o teu puto a beber uma cerveja e tu uma coca cola :)

      Hahaha, fui só apanhar uns buziozinhos e meia duzia de lingueirões Manel :)

      Muita saude e força aí para ti e para o teu novo companheiro A........

      PS: Em relação às lowcost que falaste no outro dia, até essas já são caras, tá tudo pelas horas da morte, porrrrrra....

      Eliminar
  6. Viva,


    Mais um bom relato, obrigado pela partilha!


    Cumps.,
    Filipe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Filipe!
      Obrigado eu pelo teu feedback ;)
      Ainda bem que gostaste :)
      Saude e força aí...

      Eliminar
  7. Comé grande amigo 😀💪Esse ainda hoje se arrepende de ir nadar nos laredos...kkkk. as tuas fotos e descrição fazem-me viajar e lembrar as centenas de vezes que eu acordei nessa costa antes de ir para o mar pescar!
    Aquele cheiro e frio característico do Inverno Algarvio. Carga neles amigo e tem cuidado pois quando baixamos a guarda é que elas acontecem.

    Um grande abraço e muita saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Luisão, epá há muito tempo que não comentavas aqui :)
      Pois, os gajos por vezes pensam que nos laredos estão mais seguros, mas é um engano ;)
      Ainda bem que assim é amigo, deves ter umas boas histórias para contar daqui também :)

      Yah eu sei, um gajo tem de estar sempre em alerta com um olho no burro e outro no cigano, que seja o que Deus quiser, pois é para isto que vivemos e tu bem sabes disso...

      Um abraço e obrigado amigo, força aí ;)

      Eliminar