domingo, 13 de fevereiro de 2022

Um novo Dia uma nova Oportunidade

“Spinning”

Boas pessoal do vício!

Como o próprio título diz “Um novo Dia uma nova Oportunidade” isto porque no dia anterior apesar do esforço e dedicação a jornada resultou num valente chibo.

Esta foi mais uma investida ao spinning feita no aceio da manhã em laredo que apesar de o mar ter um toque a puxar para o forte tive de me adaptar às circunstâncias, pois não é o mar que se adapta a nós, nós é que temos que nos adaptar a ele se quisermos pescar em certos dias. A maré era ideal e o vento estava de feição, pelo menos estes dois factores estavam em sintonia o que já é bom nesta altura do ano.

Logo ao primeiro lançamento tive a amostra presa numa pedra que me feriu o multi junto ao nó do chicote e decidi que seria melhor perder cinco minutos e trocar o chicote ou arriscava-me a pagar o preço mais alto de todos no spinning, naquele momento estava na chamada hora sexual o que me deixou um pouco irritado e ansioso por estar a perder aqueles minutos preciosos em que eu tanto gosto de pescar, ou pelo menos tentar.

Com tudo aposto andei por ali a passear a amostra naquelas “trincheiras” marinhas a ver se andava algum Robalo a caçar e foi ao 4º ou 5º lançamento não sei já precisar bem que se deu o ataque, como a zona era de muita pedra tive de acelerar a recuperação não fosse o gajo ficar ali encalhado, peixinho já porreiro e o chibo estava safo nesta manhã, ainda vasculhei a zona de trás para a frente e frente para trás que nem um garimpeiro à procura de ouro mas a pesca estava mais que feita, valeu-me esta alma caridosa que veio lá não sei de onde para me safar o chibo, se bem que o não apanhar peixe tem uma coisa boa, um gajo não tem de carrega-los para cima nem de os arranjar hahaha (brincadeira). Enquanto subia, pássaros de canto mavioso davam vida à falésia o que me deixou ainda mais satisfeito e alegre.

Mais tarde por volta do meio dia era hora de fazer ali uma bucha porque o estômago já roncava e um gajo tem de comer alguma coisa, atão!! 

Não sou adepto de aceitar as modas que a sociedade moderna impõe, os “engodos” que o sistema implanta comigo raramente funcionam, vivo à minha maneira tentando sempre não prejudicar nada nem ninguém, mesmo que isso por vezes incomode algumas pessoas, e é aqui no “Território Lobo” que eu me sinto bem e gosto de estar…

Dei de caras com esta pouca vergonha, quem faz um serviço destes não merece o ar que respira nem muito menos a água que bebe, ainda por cima tão escassa que ela está…

Fez-me confusão um lugar tão bonito estar a ser castigado desta forma e resolvi meter mãos à obra, já que as autoridades ditas protectoras da Natureza só servem para passear de 4x4 e por vezes vão implicar é com coisas que não fazem mal nenhum, para bom entendedor meia palavra basta como se costuma dizer…

Depois de algum trabalho e umas dezenas de agachamentos a coisa foi ganhando outro aspecto…

Agora sim, muito mais bonito e agradável como devia ter estado sempre, espero que assim se mantenha por muito tempo…

Todos nós precisamos da Natureza e do Oceano, não custa nada protege-los…

Com a vinda do meu grande Amigo João Santana cá a baixo na passada 6ªf lá tivemos de ir ao sítio do costume comer uma carne grelhada com batatas fritas para desenjoar do peixe e das batatas cozidas, mas seja carne ou peixe uma coisa é certa, o vinho não pode faltar, esse nunca se enjoa 😄

Bom pessoal e assim me despeço deste relato, as capturas não têm sido em grandes quantidades nem de grandes exemplares mas é o que se vai arranjando para fazer aqui umas brincadeiras.

Haja saúde e força aí…


 

10 comentários:

  1. Olá Pedro,
    Quem peixe procura, peixe acha!:):):)
    Bonito bicharoco, então assado com umas batatas e esparregado!
    Quanto ao lixo; é sempre a mesma coisa! Comentários à parte, apetece chamar cá uns nomes (fica em pensamento)!
    Abraço,
    José Carlos Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas José Carlos!
      Sim, é verdade, embora os gajos por vezes não se deixem achar, ou pelo menos dificultam-nos o trabalho, hahaha mas este foi achado ;)
      Um peixe desta bitola é sempre um bom peixe, já enfeita bem um tabuleiro acompanhado de umas batatas ;)
      O lixo vai haver sempre para apanhar, por vezes encontro lixo "fresco" mas também há bastante lixo "velho" tenho reparado que quando limpo uma zona a 100% depois passado 1 ano ou 2 apesar de ter algum lixo mas já não é às carradas, os mais antigos eram os piores e muitos desses já deixaram de ir ou poucas vezes lá vão...

      Obrigado e um abraço, muita saúde e força aí.

      Eliminar
  2. Viva,


    Mais um belo relato! Obrigado pela partilha!

    O chibo está sempre garantido, mas sempre dei mais valor ao acto de pescar do que ao trazer peixe para casa. Deixar o pesqueiro mais limpo do que o encontrei é algo que não dispenso... pilhas, caixas de isco, linhas, restos de redes, garrafas de cerveja, baldes de tinta... já vi de tudo nas margens do Mira. Para os lados de Cascais nem comento, na altura do carapau aquela Boca do Inferno... enfim, até o cheiro é nauseabundo.

    Tudo a correr bem!

    Cumps.,
    Filipe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Filipe!
      Obrigado eu, ainda bem que gostaste ;)
      Sim, nos últimos tempos o principal objectivo quando vou à pesca é conseguir pescar com boas condições, seja ele ao spinning ou ao surfcasting, quando as condições estão boas ou pelo menos a meu gosto consigo pescar sempre motivado do inicio ao fim da jornada, se vier peixe pois melhor ainda claro...

      Nas minhas idas por norma fica sempre mais limpo, umas vezes recolho mais outras menos, nem sempre dá para trazer muitos sacos porque a carrinha vai sempre cheia de tralha da pesca e mantimentos...
      Infelizmente há muitos pesqueiros por aí que não se pode mesmo, um dia ainda pagamos todos a mesma factura...

      Obrigado e igualmente Filipe.
      Saúde e força aí.

      Eliminar
  3. Grande Pedro.
    Fico contente por teres conseguido encontrar um belo cabeçudo. Quanto ao lixo será sempre uma pedra no sapato de quem respeita a natureza e procura como tu e outros.
    É triste mas é o que temos, apesar de como já falámos em algumas mudanças nas mentalidades, mas ainda há por aí muitos porcos de 2 patas.
    Mas deixar isso para te dar os parabéns e agradecer por mais uma bela partilha e um pequeno grande passo na ajuda da Mãe Natureza, és GRANDE.
    E deixo também um grande abração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Grande Emanuel :)
      Obrigado, lá vou encontrando um ou outro de vez em quando para manter a moral em cima ;)
      A guerra contra o lixo continua e nunca vai acabar, mas penso que já foi pior, pelo menos os spots em que faço as limpezas não têm voltado a ficar a javardice que estavam, dois ou três maços de tabaco, duas ou três garrafas, umas beatas, e pouco mais...

      Obrigado pelas tuas palavras amigo, és daqueles que não falha ;)
      Um grande abraço e tudo de bom, força aí...

      Eliminar
  4. Boas Pedro,
    Com ou sem chibo, olha o que vale é que tens a liberdade de poder ir fazer o que tu queres... porque como isto andou e até podia andar, um gajo quase nem podia dar um peido se não tiver o certificado do BICHO... lol

    A experiência como é no teu caso vale tudo... O tempo que perdeste que importa se fosse lá um velhaco?!? Já bem basta quando eles se vão embora, quanto mais dar abébias... É claro há sempre gajos que apanham robalões com o fio todo fodi**, vêm a roçar não sei aonde, na escoa puxam aquilo como fosse um pexeco e olha metem cá fora... A gente que tenta fazer a coisa como deve ser, ás vezes corre menos bem!!!

    Esse tipo de lixo é mesmo nojento... Porque simplesmente não nasceu ai e nem tão pouco foi o mar que o trouxe...
    Pior do que isso para mim, é aqui na RIA, às vezes até trago algum, mas a minha ER, não dá para mais... Mas é nojento ver certas atitudes e como no meu caso tenho filhos em certos sítios um gajo nem anda à vontade o que vale é que eu tento sempre ir para Marrocos dar umas banhocas e aí os porcos pensam duas vezes na gasosa... lol

    Forte Abraço e continua que ele vai aparecer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atão Manel!
      A liberdade que cada um tem depende do que cada qual escolheu para a sua vida… Agora em relação à liberdade covid, pois estamos todos nas mãos de quem governa, certificados e testes só porque sim foram duas das tais modas a que não aderi…

      Nem mais, eu então não posso dar essas tais abébias, já perdi a conta dos que lá ficaram já, enfim como se costuma dizer (faz parte)… Ópa isso há por aí malta que eu nem sei o que te diga, alguns que metem vídeos no youtube então é uma coisa que um gajo até fica parvo, chego a pensar às vezes que o melhor é ir à pesca à papo-seco, o pior é que um gajo depois faz isso e não apanha nada na mesma…

      Pois o lixo é o que a gente sabe, mas como eu não gosto de ver os meus spots sujos e principalmente quando fico por lá mais do que um dia e então faço a minha parte. Aqui na Ria não ligo muito a isso, trago o meu e no máximo alguma garrafa, vidro ou anzol que tenha encontrado por lá…
      Obrigado e um abraço, força aí Manel.

      Eliminar
  5. Pois é amigo, tu és fiel aos teu cardume de 1 peixe, mais vale um que nenhum:)
    Lixo e mais lixo, ai foi mesmo à javardo, sabes o único sítio que vou e não há lixo é nas minhas ilhotas que frequento mais peqeunas, poucos são os javardos que lá pescam, mas mesmo assim aparece lá um lixinho de vez em quando:(
    Na alemanhã ganhavas umas coroas, lá eles recompensam quem recicla, aqui reconpesam quem fax lixo:(

    Um dia que vá ai a tua caverna passar uma temporada, faço um arroz de marisco nesse campingás, ahahahahahah, e um peixinho frito à postinha, depois temos que mamar um abelharuco, ahahahahah.

    Belo post amigo, parabéns, um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amigo João!
      Afinal esta semana acabei por ir lá ao tal spot ;)
      Éhh, os meus cardumes normalmente são assim, com um elemento apenas hahaha.

      Esta do lixo pelo que percebi era um deposito com vários anos porque tinha lá cenas muito velhas, mas como já disse aqui à malta; tenho reparado que os spots se vão mantendo limpos por mais tempo, ou pelo menos não tão sujos, o que já é bom...

      Pois, e nessas ilhotas só não aparece lá mais lixo porque na volta o mar deve fazer umas limpezas quando está grande...

      Hahaha agora tenho dois fogões, um para a comida e outro para o pão, ou para o café e para o pão, isto no inverno quando vou aquecer a 2ª coisa já o que aqueci antes está frio, era uma irritação do catano :)
      Hahahaha... A gente papa isso tudo, atão..

      Obrigado e um abraço amigo, força aí....

      Eliminar