segunda-feira, 14 de março de 2022

Chuva Abençoada

“Spinning”

Viva pessoal!

Enquanto o Inverno se despede a passos largos a Primavera há muito que se instala a uma velocidade cruzeiro, é uma transição que me deixa triste e quase deprimido, a aproximação do verão nunca me agradou a não ser nos tempos de escola em que só de saber que ia ficar uns meses sem aturar os professores era uma alegria do tamanho do mundo.

Apesar de tudo nos últimos dias tem havido alguma precipitação aqui no Sul do Sul que apesar de tardia é sempre bem-vinda. (Abençoada Chuva)

Mesmo com os mares fortes que se têm feito sentir em grande parte da nossa Costa e acompanhados de dias menos convidativos para o tipo de jornadas de pesca que eu costumo fazer, um dia destes programei uma ida a ver se dava com algum Robalo, estudei bem as condições e escolhi um spot que fosse abrigado, pesqueiros que pouco tenho frequentado nos últimos anos mas que por vezes podem reservar algumas surpresas.

Uma vez que estava previsto chuva no avançar da noite apostei em fazer apenas o aceio da tarde, o tempo estava tapado e o mar até se ajeitava, quando pensava que a coisa até não ia mal eis que aparece um barco a largar um aparelho alvorado mesmo à minha frente, era só o que me faltava, pior do que isto só um gajo apaixonar-se pela amante do sogro (porrra faz um gajo tantos kms para vir pescar tranquilo e marra com esta cena)… Bom mas não me deixei esmorecer com a situação e muito menos me quis chatear, até porque apesar da proximidade ainda me sobrava espaço para fazer uns lançamentos e procurar algum robalo que andasse ali à rés, segui o plano que tinha em mente e não via a hora de sentir um Robalo atacar a minha amostra até que de um momento para o outro e quando dei por mim tinha um robalo preso, peixe pequeno mas aceitável nos dias que correm, no lançamento seguinte dou duas ou três maniveladas ao carreto e tinha outro preso, peixe em seco e pensei logo cá para mim; (ou muito me engano ou a pesca está feita) e não podia eu estar mais certo, ainda andei por ali mais algum tempo até à hora que tinha planeado e decidi tirar a minha hora de refeição uma vez que eles não queriam comer mais. Confesso que a apresentação do peixe com o rabo cortado não é a mais bonita, mas neste dia achei melhor fazê-lo ou não fosse o diabo tecê-las. 

Estava na hora da minha paparoca; uns ovos mexidos com batata, cebola e alhos foi o prato do dia (neste caso o prato da noite) um gajo também tem de comer alguma coisa, atão!!! 😋😉

Com a Primavera ao virar da esquina os campos há muito que começaram a ganhar cor e se o pano de fundo for o Mar fica qualquer coisa de especial…

Vejo por aí muita malta que quer é apanhar (peixe fácil) em vez de quererem aprender como as coisas funcionam ou até mesmo disfrutar apenas uma jornada de pesca, mas este grandioso mundo da pesca é muito mais complexo do que muitos pensam e o que funciona hoje não quer dizer que funcione amanhã…

A pesca foi magra mas voltei de mente relaxada e tranquila, para mim é o mais importante de tudo, principalmente quando penso que a cada minuto que passa o mundo está mais mudado e infelizmente para pior…

E quando não há medronho em estado líquido vai em compota, já inventam de tudo para ganhar dinheiro.

Saúde e força aí pessoal...


 

14 comentários:

  1. Boas Pedro,
    Pelo menos já não é um cardume de um!:):):)
    Quem disse que a pesca era fácil, é porque entendia peva!
    Hoje parece fácil e amanhã já era! Tirando os sargos residentes, os peixes raramente se juntam no mesmo local durante muito tempo! As douradas têm tendência a passarem na mesma zona na mesma altura de maré, de resto, são coincidências que temos que saber interpretar.
    Parabéns pelos peixinhos, também não gosto de lhes cortar o rabo, mas às vezes tem que ser!
    Um abraço,
    José Carlos Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alô José Carlos!
      Foi o que eu pensei quando guardei os meninos, pelo menos hoje são dois :)
      Há por aí muito boa gente que pensa que é, porque lhes disseram para irem a tal sitio e fazer assim e fizeram e apanharam peixe, assim até parece fácil, mas das próximas vezes pode já não correr da mesma maneira...
      É isso, e indo constantemente várias vezes é que vamos apanhando as manhãs e começamos a perceber com funciona, no entanto há malta que não se quer dar a esse trabalho de tentar pelo menos perceber, enfim...

      Yah, o peixe quando leva o corte no rabo fica logo com outra aparência :(
      Obrigado José e um abraço, força aí...

      Eliminar
  2. Mais uma excelente partilha grande Lobo. Como eu te compreendo na tranquilidade que o mar nos trás e no aliviar da mente, as saudades que eu tenho disso, quanto ao resto sei que te incomoda mas não fiques triste, pois há coisas na vida muito piores! Não me quero alongar muito, quero apenas deixar um abração gigante e vai partilhando mais umas investidas.
    Mas acima de tudo disfrutando cada momento.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Emanuel!
      É verdade, se assim não fosse nem valia a pena lá ir (falo por mim) quando assim é até parece que damos mais valor a um simples robalo...

      Não!!! Há coisas na vida bem piores e que me deixam mais triste, cenas destas até já fazem parte, eu até acho estranho é quando não aparece ninguém :)

      Obrigado pelas tuas palavras e pelo apoio amigo ;)
      Grande abraço e força aí Emanuel...

      Eliminar
  3. Boas Pedro,
    O cardume pouco a pouco vai aumentando... :)
    Noutros tempos o LOBO via um aparelho alvorado... Ia logo para outro spot... Ainda bem que não o fizeste... lol

    Eu vejo muita gente é apanhar peixe porque ouviu o A, o B, o C, o D, a apanhar ali e acolá com aquela isca... Pois assim é fácil... Agora o que assinala primeiro o peixe é que é difícil!!!

    A tua época ainda não acabou, estou a querer que ainda vais fazer a pesca da década!!! lol

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atão Manel!
      A pouco e pouco como quem diz; (a pouquíssimo a pouquíssimo) aqui por estas bandas já sabes como é…
      Pois, não penses que não me apeteceu ir para outro spot, mas depois de me ter mantido por ali a tarde toda e já estar no pesqueiro com o dia a cair poucas alternativas tinha e ainda por cima sendo onde era, enfim, tive de me adaptar e até nem correu mal de todo…

      A malta gosta é da papainha toda feita e do livro aberto, eu há muito tempo que me apercebi disso, aprendi bem a lição ;)

      Não acabou mas está por um fio 0,12 já :)
      A pesca da década quase que acontecia numa noite que já mais vou esquecer, ainda hoje penso se aquilo aconteceu mesmo ou se foi um pesadelo, quando o azar está do nosso lado não há nada a fazer…
      Haja saúde e força aí Manel.

      Eliminar
  4. Amigo Pedro,

    tu tratas-te com luxo, e luxo é fazermos o que gostamos de modo simples e conseguir apreciar esses momentos, sem andar sempre atrás do que os outros querem ou cobiçam, muitas vezes vejo pessoas a fazerem coisas só para conseguirem fotos de ostentação de valores, consumos desnecessários, e prejudiciais ao planeta, apenas para que possam se gabar ao mostrar aos outros, isso enche-lhes o frágil ego. Conclusão:ficam viciados em mais e mais, e perdem o sentido de apreciar o momento.

    Tens aí uns peixes jeitosos, eu já não apanho um há tanto tempo que quase já não me lembro como é um robalo (ahah). Mas já tenho uns dias em vista para ir tentar alguns. Abril para os meus lados, costumava ser um mês forte para a pesca à cana, costumavam ser grandes, sargos e robalos.

    Nas zonas onde pescas agora também tens uma época bonita, os montes e as planicies enchem-se de cores, e canto de pássaros.

    Então o medronho líquido já se acabou? OLha tenho bastante medronho numa cave antiga, feita pelo meu avô, já tem uns anos, quando tiver oportunidade vou prová-lo, se estiver em perfeitas condições terei todo gosto em enviar-te uma garrafa, para incentivar a pesca nessas noites frias.

    Grande abraço,
    J.Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas J.Pedro!
      É dessa maneira que eu gosto de fazer as minhas pescas, é uma das razões também porque gosto de ir sozinho, não estou dependente das ideias dos outros e nem preocupado com o parceiro...
      Uiii isso é do que há mais, fotos para mostrarem o que têm e onde vão passar as férias e os fds, acho que é uma maneira que as pessoas encontram para mostrar aos outros que vivem para a fachada e leva-os a querem sempre mais e mais :(

      Abril para mim é já um mês com muitos pontos de !? porque tenho ponderar se me compensa lá ir ou não, são quase sempre para cima de 200 km de ida e volta :(

      É uma época bonita mas deixa-me um pouco triste porque é a despedida do Inverno que é a altura do ano que mais gosto...

      Opá pois isto vai-se bebendo dois ou três calcinhos a cada pesca e olha vai-se acabando :)
      Epá não deixes isso ao abandono, é um crime :)
      Pois se precisares de ajuda para dar cabo do material avisa ;)) hahahaha
      J.Pedro obrigado pelo teu comentário e palavras de motivação, um abraço e força aí...

      Eliminar
  5. Grande Lobo dos laredos.
    Lá safas-te mais 2 robalos, grão a grão enche o Lobo o papo, ehehheh
    A paz que se respira ai não tem preço, cada dia há uma novidade para piorar a vida de um gajo, o ser humano nunca está bem...
    Não empurras-te esses ovos com um tinto;)

    Esss compotas de medronho deve ser coisas do amigo Capitão, vocês não facilitam :) Mais um post à Lobo, quer dizer que a época até tem sido escapatória, melhor que a ultima certamente, força ai amigo um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atão amigo e que tal.
      Desta vez foram dois, porrra pelo menos é diferente e sempre se sente mais qualquer coisa na cana :)
      Porrrra nem me digas nada, a cada ano que passa está pior, por este caminho que levamos um gajo até desanima :(

      Óhh atão na sabes que foi aquele belo tinto, querias que fosse água não :)

      Hahahaha, já sabes que isto da compota é mariquices do Capitão :))
      Posso dizer que já tive épocas piores, se aquela tal noite tivesse corrido bem era uma noite para recordar com alegria, assim é o que é...

      Um abraço e força aí amigo João.

      Eliminar
  6. Comé grande amigo. Fico feliz pela tua limpeza oceânica de mais dois..kkk..o Lobo não falha..:-)
    A evolução tornou o que era muito difícil para quem começou a pescar muito fácil!! Em relação aos aparelhos e redes não penses que o peixe fica lá todo amigo pois se assim fosse já não haveria peixe..não me perguntes como é que eles escapam mas a verdade é que conseguem sempre..kkk
    Eu já cheguei a pescar corvinas literalmente rodeado por redes de emalhar e elas estavam lá..kkk...o mais giro é que quem recolheu as redes mais tarde nem uma tirou..kkkk. O peixe aprende e encontra novas maneiras de fugir. Aquele abração dos grandes amigo e quem venham mais dois e 4 e 10

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Óhhh Luisão, atão e que tal Pega Monstros :)))
      Desta vez vieram dois, já é melhor que um, não são grandes mas olha é o que há :)
      Tens razão é isso, e agora a malta está mal habituada, pescas fáceis todos querem...

      Sim em relação ás artes eu também já cheguei a essa conclusão, e lá está; cheguei a essa conclusão porque em muitas vezes que arrisquei a ficar lá com o pesqueiro cercado até safei qualquer coisa, são os pequenos frutos da insistência ;)

      Obrigado amigo, olha eu já nem peço tanto, se ficar pelos dois já não vai mal ;)
      Abraço e força aí.

      Eliminar