segunda-feira, 4 de abril de 2022

O Lobo e o Carneiro

“Spinning”

Boas pessoal!

Cá estou eu para contar mais uma jornada de spinning que foi preparada numa correria quase contra o tempo. Digo isto porque vinha de uma noitada de surfcasting num sítio oposto e bastante longe de onde fiz esta investida ao spinning, o resultado dessa noite foi fracote e não pela falta de peixe no pesqueiro mas sim pela qualidade, havia por lá muito peixe miúdo e depois de algumas devoluções lá decidi aproveitar meia dúzia de seis e trazer para uma fritada e não dizer que a viagem tinha sido em vão…

Cheguei a casa às 5h da manhã, deitei-me um pouco até às 8h e levantei-me para lavar o material de surfcasting e deixar tudo a secar em local abrigado, meti o material do spinning no ceirão e dei uma lavagem na geleira, de seguida fiz um assalto ao frigorífico e à dispensa e arrumei algumas coisas que tinha aqui em casa a empatar, isto parece tudo muito rápido mas quando dei por mim eram 12:30, comi duas pataniscas e bebi mais um café com uma bolacha e fiz-me à estrada porque tinha 2h de viagem pela frente que normalmente já costumam ser cansativas mas neste dia parece que ainda foram mais. Se podia ou deveria ter ficado em casa a descansar, até podia; mas as condições boas para a pesca não são quando nos dá jeito ou quando estamos de folga ou de férias, elas acontecem quando a Mãe Natureza quer e eu ou aproveito ou então resta-me esperar pela próxima oportunidade e isso pode demorar várias semanas ou até meses...

Durante a viagem fui pensando num spot onde iria investir e quando estava já quase a chegar ao destino começou a chover, passado pouco tempo chovia como Deus mandava e mantive-me no interior da carrinha a comer chocolates com café e a ouvir musica, a previsão era a chuva parar ao final do dia e assim foi…

Quando ia descer o laredo que estava escorregadio como se fosse manteiga dou de caras com um desgraçado carneiro que certamente desorientou-se e estava perdido, ainda olhei em volta mas não vi mais nenhum animal daqueles por ali, não sabia que também havia rebanhos de um 😄😄 fiquei com pena do bicho mas também não podia fazer nada por ele e nem perder mais tempo ou se não descia a “passerelle” já sem luz e naquele dia não era nada aconselhável fazê-lo, mas avisei-o logo (se não apanhar peixe e ainda estiveres aí quando voltar para cima já tenho almoço para o Domingo de Páscoa) 😂😂

À pala da chuva e do carneiro cheguei lá a baixo mais tarde do que eu previa, mas como diz o outro; mais vale chegar tarde neste mundo do que chegar cedo ao outro e é capaz de o gajo ter razão. Comecei a caminhar devagar pelas pedras de cana na mão e o cansaço acusava qualquer coisa, a moral até estava boa mas o corpo estava cansado e a pedir cama, até me doíam os músculos, mas como se costuma dizer (o prazer e a dor caminham lado a lado) então siga.

No início andei a bater uns entrilhados de pedra e logo ao 2º lançamento cravei uma baila já porreira e como estava no início da jornada decidi guardá-la a pensar que poderia cravar mais alguma ou até mesmo o tal robalo da praxe, continuei e mais à frente havia uma pequena coroa que eu tinha visto lá de cima ainda de dia e que me pareceu ter bom aspecto para acolher algum Robalo perdido, investi com bastantes lançamentos e várias amostras diferentes mas nada, já no regresso voltei a lançar nos entrilhados e tive dois ataques no mesmo sítio onde apanhei a baila mas não consegui ferrar, pareceu-me que fossem as bailas que andavam por lá…

Quando voltei para cima liguei a luz no máximo, coisa que é raro eu fazer, liguei só para ver se encontrava o carneiro mas não vi qualquer sinal do bicho, com uma pesca magra destas ainda ia fazer companhia à baila e lá tinha de o trazer comigo para almoçar do Domingo de Páscoa, atão 😂😂

Umas horas mais tarde tocava o despertador a dizer que estava na hora do 2º round, com uma preguiça gigante no corpo meti o CD mágico a tocar e abandonei o conforto do saco cama, pouco tempo depois estava cá fora na rua com uma humidade tremenda a preparar um reforço para aquecer o motor numa madrugada em que talvez 90% dos Portugueses estivessem debaixo das mantas, fácil (áh e tal aquele gajo tem uma sorte do caraças, apanha robalos todas as semanas) pois, mas não é deitado debaixo das mantas…

Cada dia é um novo dia e cada maré é uma nova oportunidade, depois de descer a tal passerelle escorregadia ainda de noite já estava novamente no “Território Lobo” a fazer lançamentos para o líquido e depois de tanto esforço veio o tal momento tão esperado e ao mesmo tempo tão inesperado de quando um Robalo ataca a amostra de uma maneira surpreendente e explosiva, tirei um peixe já porreiro e o objectivo estava cumprido pois pelos vistos estava limitado ao stock existente na zona mesmo com condições propicias a eles numa manhã que ainda se apresentava escura e que as nuvens teimavam em não deixar os primeiros raios de sol descobrir.

Nesta Costa quem impera são os elementos da Natureza e nós humanos temos e devemos de respeitá-los 

O resto do dia foi passado lenta e calmamente a dar uma arrumação na carrinha e no material de pesca que foi lavado com um garrafão de água que eu tinha de sobra. A missão ainda não tinha acabado e com a chegada da noite estava na hora de atacar novamente, mas desta vez em terra, nos dois últimos anos o maldito confinamento não me deixou ir ao faval fazer a maré mas este ano vinguei-me bem, trouxe um belo saco de favas e até uma alface que apanhei já no caminho quando me pirava 😆😆 não tenho por norma mexer naquilo que não me pertence mas quando se trata de favas não resisto, é mais forte do que eu, então lá apanhei umas favecas e tomei-as como oferecidas, não trouxe uma geleira cheia de peixe e nem o cabrão do carneiro que se escondeu de mim mas ao menos vim carregado para compensar o preço do gasóleo, pois atão… 

Prontas para atacar 😋 

E para acompanhar as favas está aqui a tal pesca medíocre que fiz antes desta jornada e da qual juntei a tal meia dúzia de seis entre uns sargotes e umas bailas pequenécas para não voltar de mãos vazias. Parecendo que não ainda deu para fazer uma bela refeição cá em casa onde só tive de comprar o vinho porque as zétonas foram oferecidas, um gajo também tem de comer alguma coisa, atão 😋
Haja saúde e até à próxima pessoal...

8 comentários:

  1. Amigo estas forte nos relatos, até carneiros apanhas, ahahahahaha, nesse dia se o Marinho tivesse contigo, ele apanhava uma cabra, ahahahahaha, fdxxxx vocês não deixam os bichinhos em paz :)

    Grande post este, voltas-te ao cardume de um mas trouxeste uma sacada de favas, vê lá é se não levas umas bagada do dono das favas, ahahahahaah, é que já trazes alfaces também, se o home tiver ali um galinheiro trazes uns ovinhos também para a Páscoa.... bricadeira amigo... sei que não prejudicas nínguém.

    Essa favada com arroz branco e um ovo estrelado, depois do spinning, com um tinto ias ver o que é bom, ades expermentar.

    Eu sou o Papa Frangos, mas tu para papar tortas e bolos vai lá vai, eheheheheh não me digas que deitas-te o bolo a baixo com Ballantimes, olha que eu não duvido:)

    Belo relato, parabéns por mais uma envestida à Lobo como a malta gosta, grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))
      Amigo João eu disse-te que não ia facilitar :)
      Nããmmm, eu não apanhei o carneiro, mas quase que era, lá tínhamos de fazer um petisco de 3 dias com uma pipa de vinho e um garrafão de moscatel :))
      Hahaha o Marinho é outro nivél, ele não brinca :)

      Vinguei-me nas favas deixa lá e ainda trouxe uma alface :)
      Eu levo um colete à prova de bala, aquilo fica isolado, é tranquilo ;)
      Galinheiro não há ali.

      Amigo as favas comigo marcham sempre com ovo estrelado ;) só hoje é que não porque foram com peixe frito, mas amanhã vai um restinho ainda com um ovinho e duas rodelas de chouriça e o tinto claro ;)

      Hehehe... Se fosse à noite até era gajo para isso, mas o que está ali na foto foi o reforço quando me levantei às 4:30, comi uma fatia daquelas e umas nozes ;)

      Obrigado amigo Papa Frangos :)) porra no relato anterior foste o ultimo a comentar mas também neste chegaste logo à frente, andas muita forte nos comentários hahaha...
      Abraço e força aí..

      Eliminar
  2. Grande Lobo
    Que relato maravilhoso e vou-te dizer as saudades que já tinha das facas🤣🤣🤣🤣.
    Nem só de peixe vive o pescador!
    Haja saúde e força nas canetas....
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé grande Emanuel, não falhas amigo, como eu te disse elas estavam ao lume hahahaha
      Até eu já tinha saudades destas favinhas criadas com aquele ar da maresia ;)
      Gosto mesmo de favas mas com peixe frito até parece que sabem melhor e um tinto claro ;)
      Obrigado e um abraço, força aí...

      Eliminar
  3. Boas Pedro,
    Estás em todas as frentes e em diversos ROUND´s... Não dás hipóteses, até o carneiro quase vinha logo fatiado... lol
    O faval este ano fica despenado... Deixa lá o carneiro que assim o Homem ainda fica mais contente... lol
    O stock anda baixo desta vez, mas para a próxima fazes rutura de stock! :)

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atão Manel tás bom!
      Já sabes como é que é, há que aproveitar porque da maneira que a vida vai nunca se sabe quando poderá ser a última vez…
      O carneiro safou-se de boa, se ele não se escondesse eu logo lhe contava um conto :))

      O faval este ano teve de levar um desbaste maior para compensar os dois anos que não pude ir lá por causa do confinamento.
      O stock anda normal Manel, na outra vez é que foi uma pesca anormal… ;)
      Um abraço e força aí.

      Eliminar
  4. Viva,


    Antes ver um carneiro que apanhar um chibo! :) Essas favas ficaram com um aspecto 5 estrelas!


    Obrigado por mais um bom relato!


    Muita saúde e muita força!

    Ab.,
    Filipe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Filipe!
      Sim sem duvida, carneiro ainda não tinha nenhum mas chibos tenho muitos para a troca ;)

      As favas foi a minha avó que as fez ;) e ela com essas coisas não brinca :)
      Obrigado eu também pelo teu feedback ;)
      Saude e força aí...

      Eliminar