segunda-feira, 11 de abril de 2022

O Lobo e a Raposa

“Spinning”

Boas pessoal!

Há uns dias atrás tinha em mente fazer uma pesca ao spinning a ver se apurava algum Robalo, no entanto o mar era muito onde eu gostava de ir pescar e não me restou alternativa a não ser escolher um buraco abrigado onde o mar não entrasse, para aí poder fazer uns lançamentos e matar o vício…

Acho que todos nós pescadores vemos as raposas como inimigas, pois estes animais podem estragar-nos uma noite de pesca assim que viramos as costas, no entanto neste dia confesso que me rendi, mas sobre isso já falarei mais à frente…

Momentos especiais por norma acontecem em sítios especiais e este buraco é um deles, sítio escolhido por centenas de andorinhas das rochas para nidificarem e passarem a noite nas fendas que estas paredes oferecem como abrigo , spot que conheço há muitos anos mas que poucas são as vezes que lá vou por ser bastante difícil de pescar e de cobrar o peixe…

O início da jornada não ia nada bem com a perda de um vinil ainda de dia e de uma forma ridícula, no entanto já tinha disfrutado da tranquilidade que reina por ali ao final da tarde e isso para mim é mais importante que tudo, restava-me concentrar no que estava a fazer e como nada acontece por acaso no momento em que vou separar a amostra da água há um robalote que aparece por detrás de uma pedra a uma velocidade tremenda e que não quis deixar para mais tarde o que podia fazer naquele instante atirando-se ao artificial com uma voracidade brutal, peixe que apesar de não ser grande deu-me trabalho por ter sido ferrado ali muito perto e ainda estar cheio de força, isto juntamente com a dificuldade do pesqueiro ainda foi qualquer coisa que até correu bem para o meu lado, naquele momento já me sentia satisfeito e uns lançamentos depois ferro outro robalote mas desta vez mais afastado, repetiu-se a dificuldade em metê-lo a seco por causa das pedras, mas com calma a coisa até correu bem mais uma vez e já tinha dois pexecos na saca, apesar da minha desconfiança mas sem certeza o resultado final estava ditado e veio a confirmar-se mais tarde…

Bom mas com dois pexecos porreiros na saca estava na hora de ir para cima dar ao dente, ainda era cedo e tinha tempo de sobra para preparar qualquer coisa quente para comer, uns ovos mexidos com batata, alhos e tomate empurrados com dois copos de vinho e que me souberam mesmo bem 😋

Agora vem a parte mais inesperada desta noite, com aquele cheiro dos ovos mexidos e tal quando dei por mim tinha uma raposa mesmo ao meu lado a cheirar-me as pernas, a minha primeira reação foi enxotar o bicho pois todos nós pescadores sabemos que este animal é especialista na arte de roubar, o problema é que por mais que eu a enxotasse ela não se ia embora e assim que lhe virava as costas ela vinha atrás de mim como se fossemos grandes amigos, rendi-me às circunstancias e quando dei por mim tinha a raposa a vir buscar comida à minha mão…

Nestas andanças da pesca já tive encontros com dezenas de raposas, algumas delas são mais manhosas do que os carteiristas, esta com certeza não é diferente das outras, apenas usa métodos diferentes para sobreviver e confesso que para mim foi uma experiência brutal ter um animal selvagem a comer na minha mão. Mas é preciso cuidado e lavar sempre bem as mãos depois de ter algum contacto com estes animais…

No dia seguinte o passeio da manhã não falha.

Efeitos da Primavera_01

Efeitos da Primavera_02

Ainda da semana passada, com um resto de uma baila e meia dúzia de favas que tinha sobrado consegui enfeitar um prato para desenrascar o almoço, um gajo também tem de comer alguma coisa, atão 😉
Haja saúde e força aí pessoal…

8 comentários:

  1. Boas Pedro,
    Tu é carneiros, é raposas, qualquer dia trazes para FARO, os animais todos para fazer um QUINTA... lol
    Opa essa magana está gorda... A última levou-me o taparuere com o choco, desgraçada só tinha feito 2 iscadas... lol

    Mais 2, até parece fácil... Mas o que é certo é preciso é insistir...

    Que venham mais relatos desses que estás com a mão quente, afinal a época começou agora, quem disse que no inverno é que é bom?!?! A primavera é que está a dar... :)

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Manel!
      Pois é, isto agora ultimamente tenho encontrado sempre bicheza cada vez que vou à pesca... O melhor seria fazer logo lá a Quinta Manel e ficava lá para sempre em vez de andar a fazer estas viagens massacrantes e a gastar gasóleo...

      É preciso cuidado com elas, podem estragar uma noite de pesca em menos de nada, eu tenho tudo preparado a pensar nelas, mas mesmo assim é melhor ter sempre um olho no burro e outro na rapoza ;))

      Agora andam aos pares, já é bem melhor do que os solitários ;)
      Mesmo assim prefiro o Inverno, primavera é para os meninos hahahaha
      Um abraço e força aí Manel.

      Eliminar
  2. Olá Pedro,
    Não é qualquer um que dá de comer a uma raposa!:):) Na praia do Malhão, já tive uma que não me largava, tive que esconder o peixe dentro da mochila, pelo menos, se ela quisesse levar a mochila, ainda tinha que trabalhar muito!:):)
    Há uns bons anos, é que apanhei um cagaço com um casal de ginetes que vieram ter comigo e como não conhecia a espécie... porra, que os gajos são grandes! Agora que os conheço, só me assusto com os javalis e para aquela zona, está cheia desses bácoros!
    Boa faina e com uma costa tão bonita, os portugueses têm que se sentir orgulhosos (pena é que alguns estraguem o que pertence a todos!).
    Abraço,
    José Carlos Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas José!
      Olha realmente foi uma experiencia altamente, embora já tenho tido muitos encontros com raposas, mas esta tinha uma maneira de ser diferente, se eu estiver à pesca não as quero perto de mim, mas quando já não estou a pescar são bem vindas, pois fazem parte da Natureza e eu gosto muito dessas coisas...

      Sim, guardar as coisas dentro da mochila ou outro saco qualquer é sempre bom, de maneira que elas não possam levar...

      As ginetas só as tenho visto a atravessarem a estrada à noite, os javalis é que metem mais respeito, mas segundo os entendidos só são perigosos se tiverem crias e se sentirem ameaçados por nós, há que ter isso sempre em conta...

      José grande parte dos Portugueses nem sabem o que têm cá dentro :)
      Obrigado e um abraço, força aí...

      Eliminar
  3. Boas amigo.

    Lá safas-te mais 2 robalos bonitos.
    Isso da raposa, faz lembrar um post que fiz do lobo e a raposa, dedicado ao dia que fomos assaltados por a tal raposa manhosa, que só faltou levar as canas a gente :)
    É sempre muito gratificante o contato com os bichinhos, cada vez mais dou valor a isso...
    Não é preciso muito para fazer uma refeição de salivar, nunca combinei favas com peixe frito, mas deve ficar bem bom, um gajo que não sabe desenrascar o almoço, não pode ser grande pescador, ahahahahahah.

    Muita força, tudo de bom , um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amigo!
      Agora têm vindo aos pares no mínimo, o que já é bem bom ;)
      É verdade!!! Já não me lembrava disso, mas essa tinha outra escola, nem se deixou ver e nós ficamos sem comida, se não fosse o Mario ai ai :))
      Neste caso foi fixe porque não estava à pesca e não houve o stress de ser roubado :) mas quando estamos ali na labuta um gajo não fica à vontade...

      Óhh amigo tu que fazes aquelas fritadas de sargo e ovas, logo acompanhas com umas favas e depois logo me dizes ;)
      O almoço basta um gajo ter imaginação e dois ou três ingredientes ;)

      Obrigado e um abraço amigo, força aí..

      Eliminar
  4. Tchiii amigo . O tal casaquinho para as noites frias do inverno já esteve mais longe..😜😂 Fora brincadeiras é algo de maravilhoso poder ter o prazer de presenciar momentos desses. Já os peixes e as favas....do best grande amigo 😀💪

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Luisão!
      Hahahaha... Faziamos companhia um ao outro ;)
      Por acaso foi uma cena fixe, eu até gosto destes bichos, mas quando estou na pesca ainda não são bem vindas, um gajo não pesca à vontade e sempre com medo de ser roubado por elas...
      Obrigado amigo, um abraço e força aí...

      Eliminar