segunda-feira, 18 de abril de 2022

Os Ovos da Páscoa

“Spinning”

Boas pessoal!

O Inverno já foi e os dias cresceram bastante, já têm muitas horas de sol para o meu gosto, não gosto dos dias grandes e detesto esta altura do ano, se pudesse trocava as estações de Primavera e Verão por mais duas estações de Outono e Inverno… Escolhi um dia para fazer uma jornada de spinning num daqueles laredos que já me deram alguns Robalos nos últimos anos, laredo de acesso bastante ingreme que tenho frequentado ultimamente e que já conheço as pedras que se atravessam no meu caminho, algumas até já têm nome.

O ataque estava previsto para o aceio da manhã e tudo indicava que ia ser rápido porque o mar ia subir consideravelmente de um momento para o outro, isto segundo as previsões, no entanto a descida e aproximação ao alvo foi feita ainda de noite. No plano que tinha em mente, havia uma zona onde queria lançar com amostras e outra onde tinha fé nos vinis, nos primeiros lançamentos perdi uma amostra matadora por aselhice minha, estava capaz de partir pedras à dentada, dei por mim a discutir comigo mesmo e a chamar-me todos os nomes, os ânimos exaltaram-se e ainda vi o caso mal parado, por pouco não me peguei comigo mesmo e depois queria ver como era, sem ninguém ali por perto para separar 😊😊 bom mas lá me acalmei um bocado e fiz as pazes comigo mesmo e ficou tudo bem, vá lá menos mal 😄😄

No meio daqueles entrilhados de pedra havia um rasgo com areia ligeiramente profundo e era aí que eu queria apostar nos vinis, cada vez que recuperava sentia o relevo do fundo sempre que parava o vinil e não demorou muito até cravar a primeira baila e que jeitosa que ela era, fiquei animado e logo no lançamento a seguir cravei outra também ela bem boa, ainda mais animado fiquei claro, fiz mais dois lançamentos sem sentir nada e ao terceiro tive outro ataque mas que não a consegui cravar e de um momento para o outro não senti mais nada, resolvi trocar de vinil e ao segundo lançamento com este levei uma bela mocada e um peso diferente a cabecear na outra ponta da linha mantinha a cana dobrada, a pouco e pouco sem lhe dar muita folga fiz com que viesse ao meu encontro, ele não gostou muito de me conhecer, já eu confesso que gostei mesmo de o conhecer, era um belo Robalo sólido e bem constituído que seria a última captura desta jornada.

De um momento para o outro o mar em alto e bom som dizia-me que dali em diante quem mandava era ele e quem sou eu para argumentar com o todo poderoso, já tinha uma pesca porreira e estava satisfeito, então decidi mentalizar-me que tinha muito para subir e lá fui eu por ali a cima onde um lindo rabirruivo-de-testa-branca abria-me caminho fazendo pequenos voos e pousando de pedra em pedra, até parecia que se estava a meter comigo o malandro, são momentos destes inesperados que adoro nestas minhas idas à pesca por estas bandas.

Já lá em cima fui bem recebido por mim mesmo com um café e claro uma fatia de folar, um gajo também tem de comer alguma coisa, atão 😋

Primavera_01

Primavera_02

Uma relação indestrutível que a cada ano que passa se torna mais sólida

Bem mas no dia anterior ao passar por uma horta que fica junto à estrada eis que algo me chamou a atenção, era um lindo carreiro de favas com um enorme abacateiro mesmo ao lado. Então resolvi adiar o regresso a casa para mais tarde e vir pela calada da noite e assim podia trazer mais qualquer coisa para compensar o preço a que está o gasóleo, fiz ali uma pequena paragem para encher um balde de favas e apanhar meia dúzia de abacates e tomei-os como oferecidos, pois atão 😉

Aí estão elas prontas para o ataque 😋

Rola juvenil solitária

Rola juvenil na companhia de um pardal, espécies diferentes a partilharem tranquilamente o mesmo espaço enquanto os humanos lutam e matam para serem e terem mais do que o vizinho…
Haja saúde e força aí pessoal.

14 comentários:

  1. Non lle diga a xente que trocas o verán e a primavera polo outono e inverno, porque dirán que eres raro jejeje.
    Foi ben a pesca e mellor ainda a comida. A seguir disfrutando Pedro.
    Saúdos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Josiño!
      Eu troco, mesmo que me custe passar noites de frio à pesca no Inverno, gosto mais do fresco do ar e da terra, gosto mais do verde e de muitas outras coisas ;)
      Sim desta vez vieram três peixes porreiros para a espécies que são, a ver vamos...
      Obrigado e saude, força aí...

      Eliminar
  2. Cardume de três para começar a primavera grande amigo 😀💪 Qualquer dia ouvimos dizer que foste corrido a caçadeira..😂😂 Fico feliz por te ver aproveitar os bons momentos que a vida nos dá. Aquele abração dos grandes e haja saúde é o que te desejo 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Luisão, Se dois já era bom, três então melhor ainda :) até um gajo estranha tanta fartura hahahaha...
      Eu levo um colete à prova de bala que comprei no chinês ;)

      E queria aproveitar mais ainda acredita, mas infelizmente não dá para isso, tenho de fazer umas mudanças na minha vida...

      Obrigado e igualmente para ti meu amigo, grande abraço e força aí...

      Eliminar
  3. É sempre um prazer enorme ler os teus relatos...por momentos estou lá também, até porque me revejo na ligação que tens com a natureza e na paz que acompanha o Inverno!
    Só nós sabemos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Hg_81
      Suponho que o teu nome seja Hugo :)
      Muito obrigado pelas tuas palavras, é sempre bom e gratificante ter feedback positivo do pessoal ;)
      Haja saude e força aí...

      Eliminar
  4. Viva,


    Mais um mês e pouco e vou fazer a primeira vista do ano à costa SW, mas estes relatos só me fazem é querer pegar na tralha ir já para lá! Obrigado pela partilha!


    Muita saúde e muita força!

    Ab.,
    Filipe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Filipe!
      Quando tu começas a ir à pesca é quando eu paro por uns tempos, se eu vivesse perto dos pesqueiros até fazia umas investidas no verão, mas assim é mais difícil por vários motivos...
      Obrigado e igualmente, haja saude e força aí ;) abraço...

      Eliminar
    2. É verdade, eu nunca fui muito de pescar no inverno (salvo em certos pesqueiros mais seguros mas que ficam bastante longe), já que o mar de inverno aqui nesta zona nunca é para brincadeiras. Por isso guardo tudo para a primavera, verão e outono.

      Eliminar
    3. Eu antigamente também só pescava no verão, mas no entanto passava o verão a ameaçar pescar no Inverno, coisa que quase nunca acontecia :)
      Foi até ao ano que comecei a pescar no Inverno e nunca mais quis pescar no verão :)

      Eliminar
  5. Boas Pedro,
    A Páscoa até que não correu mal... Agora vais aquela hora matadora e já não queres passar a noite toda dentro de água?!? :)
    A amostra já estava gasta, já não matava mais peixe... Pelo menos pensa assim, sempre é mais fácil!!!
    Não perdoas o faval, ou menos deixa lá uma bailam, para o Homem!!! lol
    O folar já marchou todo... :)

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel atão!
      Opá no que diz respeito à pesca não me posso queixar...
      Pois, agora já sei a que horas é que os gajos encostam ;)
      Epa a amostra já não era nova, mas ainda fazia muitos estragos, agora olha tenho de meter outra no lugar daquela...
      Opá no faval este ano já não faço nenhuma investida, prometo ;)
      Os folares alguns são uma perdição, porrrra...

      Obrigado e um abraço, força aí...

      Eliminar
  6. Viva Amigo.

    Grande relato, Estas um Fernando Pessoa dos Robalos, ahahahah

    Lindos peixes:)
    Graças a ti fui fazer uma favada também;)
    Se eu fosse a ti deixava lá um bilhete na horta, para o desgraçado plantar lá umas batatas e cebolas que tu tens que comer mais qualquer coisa, ahahahahah.

    Bela foto na tal cadeira, isso foi depois de descutires contigo mesmo não?
    Muitos parabéns pelo exelente post.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo!
      Opá pois vou fazendo as coisas como tenho aprendido nos últimos anos, volta e meia acerto com eles ;)
      Haha mas tu não precisas ir apanhá-las, o teu vizinho deixa-te aí à porta :)
      Hahahaha olha boa, essa ainda não me tinha lembrado eu ;)
      Esta foto foi num sitio especial, daqueles spots que parece que nos dão vida...
      Um abraço e obrigado amigo, força aí...

      Eliminar