segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Escassas Oportunidades

“Surfcasting”

Boas pessoal!

Apesar de as oportunidades serem poucas para se poder pescar em certas zonas da nossa Costa, neste dia e nesta zona em concreto o Mar dava uma pequena trégua durante algumas horas que coincidia com a madrugada e início da manhã, em conversa com um amigo que faz bodyboard e que ia àquela zona um dia antes de mim, pedi-lhe que tirasse algumas fotos do spot com a maré vazia e me as enviasse. As fotos que ele me enviou agradaram-me e conhecendo o pesqueiro como conheço nem pensei em procurar outro, pois aquele estava 5* para fazer a pesca que eu queria.

Com a topografia do spot já na minha memória bastou-me chegar às 4h da manhã para começar a pescar às 5h como tinha planeado e fazer uma pesca curta até começar a entrar ondulação novamente. Com as canas a pescar comecei a sentir alguns pequenos sargos que me estavam a atrapalhar e a desfigurar as iscas que eu tinha preparado para os Robalos, o tempo passou e rapidamente se fez de dia e foi já na claridade que apanhei um bom Robalo que passou por ali à hora certa. Pouco tempo depois o mar anunciado começava a entrar e as muralhas de água quebravam umas atrás das outras, era hora de arrumar o material e “bater a asa”.

Está na altura dos anzois grandes e fio 0,grosso mm.

A experiência dos últimos anos diz-me que as oportunidades serão poucas, o Inverno aqui no Sul do Sul passa num abrir e fechar de olhos e as escolhas terão de ser acertadas, pois não há lugar para vacilar e muito menos cometer erros ou falhanços.

Neste dia ainda fui fazer uma pesca aos sargos à chumbadinha de cima da falésia onde em tempos fiz muito boas pescas mas que nos últimos anos tem-me falhado como as notas de mil, o objectivo era rentabilizar a viagem ao máximo mas o êxito foi pouco e apurei apenas dois sargos palmeiros…

No final ainda houve tempo para dar ao dente, um gajo também tem de comer alguma coisa, atão 😊

Um chalé de madeira neste vale em cima de umas estacas e era feliz, longe da sociedade moderna e podre recheada de falsidade e interesses…

Mini cascata

Se em vez destes sapatos tivesse apanhado uns Sargos do tamanho dos mesmos tinha sido uma boa pesca

Solitário

Uma maré de berbigão e ameijoa canita aqui na Ria Formosa

Tinha aqui esta foto perdida da última santola que postei, com três cervejas e umas fatias de pão torrado foi um belo petisco.

Saúde e força aí pessoal.


 

15 comentários:

  1. Bom dia grande Pedro.
    Grandes partilhas fotográficas neste relato (sempre com aqueles petiscos😋😋), quanto aos sapatos imagina se calhavam todos no anzol 😂😂😂.
    Não vou adiantar mais sobre a Sociedade actual pois não merece muito a nossa empatia.
    Obrigado por mais uma bela partilha dessa costa maravilhosa e que tem uns peixes do melhor.
    Saúde da boa e um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom Dia Emanuel :)
      Já sabes que os petiscos não podem falhar, até porque na pesca ou os que vêm da pesca têm sempre outro sabor ;)
      Os sapatos deviam era transformarem-se em Sargos daquele tamanho, já trazia uma boa teca ;)
      Tens razão, deixa-os estar que nem merecem 1 minuto do nosso precioso tempo ;)
      Obrigado eu pelo teu comentário, és daqueles que não falha a tempo e horas ;) abraço e força aí....

      Eliminar
  2. Bom dia amigo Pedro...

    Na senda de encontrar uns bons robalos a Sargaria de facto insistem em ratar as nossas iscadas, na maioria das vezes aos nossos, autênticas obras de arte dignas de serem apreciadas por aqueles artistas compridos por quem tanto ansiamos.

    Mas o que interessa mesmo é aproveitar essas pequenas oportunidades, e quando pelo menos um comparece faz valer por tudo.

    Mais um relato com qualidade de peixe, um bom texto e claro está, belos petiscos.😉

    Forte abraço e mais uma vez obrigado por aguçares através de palavras a nossa vontade e ânsia de estar junto ao mar à procura desses cabeçudos.

    Boas marés amigo.😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas caro anónimo :) desta vez presumo que sejas o Miguel Horta ;)

      É verdade, por vezes leva um gajo a gastar o tempo precioso a fazer umas iscadas dessas e os malandros dos sargos desfazem-nas em menos de nada :)

      Um peixe destes já vale pelo prazer que provoca que nos dá e por o que nos faz sentir como pescadores...Venham eles ;)

      Os petiscos já sabes que não falham, eu gosto muito de comer e principalmente se for no ambiente da pesca ou se for proveniente da pesca, tem sempre outro sabor :)

      Obrigado eu pelas tuas palavras, és daqueles que não falha, abraço grande Miguel e força aí porque eu também espero pelos teus relatos.....

      Eliminar
    2. Sim sou eu, não sei porque está anónimo!!!

      Eliminar
  3. Viva!


    Foi uma pesca em modo cirúrgico que correu bem melhor que a minha no domingo passado! Um bom robalo dá 1000000 a 0 a uma savelha 🤣 (à qual se teria juntado uma gaivota se eu não estivesse com atenção 😅)!

    Obrigado por mais um relato!


    Grande abraço e tudo a correr bem!

    Filipe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Filipe :)
      Grande parte das vezes para a pesca correr bem em pesqueiros de praia é preciso ter alguns factores em consideração e desta vez fez a diferença só pelo facto de poder chegar a meio da noite à praia e saber com o que contava depois de muito tempo sem lá ir ;)

      Hahahaha, sim prefiro mesmo o Robalo à savelha e à gaivota :))
      Obrigado eu por passares sempre por aqui ;)
      Um abraço e força aí...

      Eliminar
  4. Mékíe Lobão,
    Isso de programar a pesca já com fotos do pesqueiro de maré vazia, é um luxo ao alcance de poucos...
    E ainda bateu um comprido bonito! Atão, tu tens que comer qualquer coisa :)
    Esse cantinho estava um espetáculo para ter dado uns sargotes. Era porque não andavam mesmo por lá ou estava escaldado por alguém.
    Pelo menos dois desses pares de calçado, devem ser de quem anda por aí à pesca. Tristeza de quem não se preocupa em trazer esse lixo e o deixar num contentor do lixo.
    Essa ria é mesmo um luxo. Gostava muito de estar perto de uma para ir a esses pitéus!
    Essas santola já dava para beber umas 3 ou 9, hehehe
    Grande e forte abraço Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Chicão!
      Podes querer :) faz lembrar quando eu vivi lá para aqueles lados que sabia sempre como esta o pesqueiro A B ou C, um gajo estava sempre dentro do acontecimento ;)

      Ainda tive sorte em safar este, talvez se não fossem aqueles sarguetes possivelmente tinha apanhado mais algum, nunca se saberá...

      Epá pois até eu me admirei de não ter safado ali uns sargos à chumbadinha naquele sitio, ou então não queriam a isca que eu tinha, tantas vezes que isso acontece nesta pesca quando os gajos andam finos :)

      Aqueles sapatos deveriam ser de antigos mariscadores que desciam lá por trás antigamente para ir aos percebes, com certeza que já estavam ali há uns bons anos, antigamente não havia a consciência de trazer estas coisas para meter no lixo, ainda hoje há muitos que ainda não aprenderam infelizmente :(

      A Ria está muito batida também, eu ainda me vou safando porque conheço uns cantinhos porreiros e como vou muitas vezes estou em cima do acontecimento ;)
      Esta santolinha já me deu um belo jantar hahaha

      Obrigado amigo, abraço e força aí...

      Eliminar
  5. Boas Pedro,
    Isso é um luxo ter uma amigo a mandar fotos do mar e pesqueiro um dia antes... Uiiii... Isso vale ouro... Afinal estás sempre a queixar, que vais andar à estala com todos e ainda tens Grandes Amigos!!! :)
    De todas as formas como as coisas andam fazer um pesca dessas... Uiii... Sabe sempre a pouco, pois o tempo de faina foi tão curto, nem deu para sentir o cheirinho da noite... lol

    Não percebo a paranoia de deixarem calçado?!?! Será que matam alguém e mandam o corpo para o mar sem calçado?!?! lol
    Fonix vá lá que não apanhaste o n46 na cana, senão tinhas que colocar o cesto... lol

    Um pacote de Lay´s dá para 2 borracheiras, 4 matulonas... lol

    O que vale é a RIA, ao menos arranjamos sempre algo para dar ao dente! Até me admira não colocares ai uns petiscos com polvo da RIA... Até estala com a tua bebida ou coca-cola... lol

    Forte Abraço e aperta com eles que a LUA vai ser tramada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atão Manel tás bom!
      Por acaso nesta vez calhou, tive sorte com as indicações oferecidas ;)
      Melhor que isso só se vivesse lá como nos antigos velhos tempos ;)
      Hahahaha eu não ando à estalada com ninguém :))) o desprezo é o melhor remédio para lidar com os falsos... Mas sim, posso dizer que tenho poucos mas bons amigos...
      Yah nesta vez não deu mesmo para sentir aquele cheirinho que a gente sabe, fica para uma próxima oportunidade se Deus quiser...

      Haha isto dos sapatos cheira-me a velhos mariscadores, ou algum atraso mental que ainda vagueia por lá, enfim...

      Hahaha porra não pesco com isso, isso é isco fino é para ricos, prefiro comer as batatas :) ou a não ser que apanhe alguma por engano...

      Por acaso o polvo não é a minha especialidade da apanha, um gajo a butes não consegue ir a todo o lado para apanhar de tudo...

      Abraço e obrigado Manel, força aí...

      Eliminar
  6. Boas Pedro!

    Isso é que foi!.. Saber aproveitar uma aberta de mar.. e facturar um belo robalo! Sabes, é disso que gosto, robalos grandes com material à antiga!

    É epoca deles,curta e cada vez mais curta, sabemos, então aproveita sempre que possas, com aquilo que aprendeste duratnte anos nestas lides, ainda vais bem a tempo de encher a arca para teres peixe por uns meses!

    Força nisso, abraço!
    J.Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alô J.Pedro!
      Eu quando posso normalmente gosto de aproveitar as oportunidades que o mar dá, pena serem normalmente curtas e como é longe por vezes não compensa, desta vez pensei e ir aos sargos durante o dia mas os malandros falharam me :)
      Agora é preciso que o mar deixe fazer umas investidas, há que esperar e depois logo se vê :)
      Obrigado e um abraço, força aí....

      Eliminar
  7. Viva amigo.
    Pois lá saiu o 1º da época, que venham mais uns quantos para entreteres a malta com os teus bons relatos ;)
    Onde estamos não nos conseguimos de livrar da tal sociedade, para teres ali um Chalé tinhas que ser rico e perder metade vida a tratar de burocracias, mas não de espantes se um dia chegares lá e teres um resort ali plantado, mesmo a felicidade simples é difícil amigo.

    Belos berbigões, estas forte no marisco, sempre bem organizado e tratado;)

    Força ai Lobão em breve a ver se bebemos um tinto:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amigo João da mão quente :)
      Pois é amigo, saiu este e pelo andar da carroça vai ser um Inverno daqueles para esquecer, enfim....
      Amigo o problema mesmo é não ser rico, o resto arranjava-se, se não fosse ali era em outro sitio ;)
      O marisco é a minha safa como tu bem sabes, a pesca cada vez é menos infelizmente :(

      Um abraço e força aí amigo...

      Eliminar