sábado, 29 de outubro de 2011

Douradas! Que futuro...

Aproveitando a ressaca do ultimo temporal e com previsão de não poder ir à pesca durante uns dias por falta de transporte decidi apostar uma manhã destas num local onde poderia encontrar uma das grandes, infelizmente a que eu procurava não apareceu e em vez disso tirei esta Douradinha com 2,5Kg… o tempo instável parece querer instalar-se e com as previsões da semana que vem muitas são as Douradas que rumam para a fundura, as expectativas para a captura desta espécie começam escassear na pesca apeada…


Não é de admirar que quase não haja Douradas de tamanho considerável, pois não as deixam crescer, não as deixam reproduzir uma única vez na vida, os pescadores inconscientes apanham-nas até quase à extinção, dizem que é um petisco douradinhas fritas, apanham-nas aos milhares durante o verão na ria, até quando as pessoas iram ter esta mentalidade, até quando esta espécie e outras tantas iram aguentar esta matança que se faz todos os anos nas rias de norte a sul!!!? Eu próprio conheço alguns, e já desisti de tentar compreender estas pessoas…
Só lhes desejo uma coisa, que enquanto praticarem esse tipo de pesca assassina, nunca tenham o privilégio e o prazer de pescar uma Dourada com 3kg.
Saúde.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Contagem decrescente

Aproveitando uma destas tardes quentes de Outono lá fui fazer mais uma investida às Douradas, este está a ser um ano muito mau para esta espécie no que diz respeito a pesca apeada, muito poucos exemplares encostam nos locais onde em anos anteriores abundavam, mesmo assim as que aparecem são pequenas “safatas” como estas de 700 e 800g. Mais uns dias e as poucas que por aí andam vão embora, vamos a ver o que os últimos dias nos reservam.

sábado, 15 de outubro de 2011

9 Kg

Não sabendo por onde começar, posso adiantar que não começou nada bem… Mas vamos ao que interessa, a pesca. Depois de fazer investidas à Dourada sem sucesso decidi tentar outra espécie num pesqueiro que já não ia há bastante tempo, o tempo estava de feição para aquele spot.
Montei o material e não tardou muito a sentir os primeiros toques, saquei logo um Sr. besugo e a seguir outro e depois outro e foi de seguida durante algumas horas, o peixe estava lá e era lançar e puxar de uma cana para outra, com muitos toques falhados e alguns que ainda caíram ao subir a falésia de 40m de altura, no final contabilizou um total de 45 peixes que pesavam 9Kg, passado algum tempo a dor de braços e costas já era tal que alguns já puxava de joelhos, lol… Mais que justo depois de algumas investidas falhadas.

Ainda houve tempo para umas brincadeiras

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Eu avisei...

Boas pessoal!
Aproveitando uma caída de mar, fui fazer uns lançamentos numa praia onde as Douradas costumam aparecer com estas condições, já andava atrás desta previsão há uns dias, chegando ao pesqueiro não me agradou nada o que vi, a praia estava tão direita que mais parecia um campo de futebol, só faltavam as balizas. Mas lá bem fora observei um pequeno cabeço onde fazia um rabujosinho, pensei cá para mim, se passar aqui alguma é além que ela vais espreitar, então montei só uma cana e meti lá a pesca a trabalhar, não demorou muito até a cana dar umas boas cabeçadas, tiro uma lanço outra vez para o mesmo sitio e “toma já tá” outra :)
Depois disso ainda lá fiquei mais algum tempo e nem mais um toque, estava na hora de mudar de spot, rumei a um molhe onde por vezes saem umas boas e a maré estava mesmo no ponto, tive lá 4 horas e nem um toque, depois de falar com uns velhotes locais que eu conheço disseram me que elas este ano andam “fugidas”

2=3Kg