domingo, 15 de janeiro de 2012

O Lobo e o Guerreiro "A Maratona"

Pois é… Havia algum tempo que tinha falado com o companheiro Dani para fazermos uma maratona de pesca num dos nossos locais preferidos… Então na semana passada e a combinar mais uma investida quando o Dani me desafiou para fazermos a tal maratona, disse-lhe logo “vamos embora hóm”
E assim foi, preparar material, isco e mantimentos e vamos a eles. O objectivo era ficar de 5ºfeira a sábado. Na 5ºfeira e quase sem dormir pela excitação da pesca, apanhei o Dani em Albufeira as 13h e seguimos ao nosso destino. Lá chegados, descemos o laredo e tratamos de montar as canas de Surfcasting e mete-las de molho para voltarmos a carrinha buscar o resto do carregamento, só o esforço para aceder ao pesqueiro duas vezes deixou-nos exaustos…
Montamos o “quartel general” que iria ser a nossa casa nos próximos 2 dias. Na pesca a primeira noite de surfcasting apesar da expectativa não foi nada produtiva tendo eu tirado apenas dois peixes já bons e o companheiro igual… As 5h da manhã decidi encostar o material de surfcasting e percorrer o spot a spinnar, disse ao Dani (deixa mas é isso da mão e vamos ali mandar umas amostras) comecei a bater a zona a pente fino e passado pouco tempo vejo o Dani também ele a mandar amostras, passado 1h a lançar amostras para cá e para lá deixo de ver o Dani e pensei, quando passar aquelas pedras não lanço mais e vou me amalhar um pouco estou farto disto, era o cansaço a falar mais alto… quando estou a chegar às ditas pedras faço um lançamento a amostra cai na agua e já está presa a put….. Pensei eu que era uma pedra, nada disso, as pedras não puxam com tanta força, começo a trabalhar o peixe para cá e para lá durante cinco ou seis minutos enquanto assobiava pelo Dani, para o avisar que “eles andem aí” tirei um peixe de 4Kg meti-o numas pedras e voltei à carga sempre a olhar a ver se via o companheiro, pois o nosso “quartel general” ainda ficava a uns 500 metros de distancia, o sono e o cansaço desapareceram e deram lugar a uma adrenalina misturada com um nervosismo bom. Passados meia dúzia de lançamentos e já estava outro cravado na minha amostra, e vai de assobiar ao companheiro já me doía a boca de tanto assobiar pensando cá para mim “porra mas o que é que aquele gajo anda a fazer que não me ouve” tirei um peixe de 3Kg meti-o junto do outro e sorri a dizer já estou safo hehehehehe… Volto a lançar no mesmo local e assim que amostra cai na agua sinto um puxão tão grande e a cana dobrou de tal maneira que tive a sensação de sentir a fateixa da amostra a rasgar qualquer coisa, possívelmente um grande Robalo que falhou o ataque e a fateixa tenha ficado presa no lombo do animal, vai mais umas assobiadelas ao companheiro sem sucesso… Nisto o dia começa a nascer e começo a sentir a amostra volta e meia a prender nas pedras, achei melhor acabar por ali não fosse perder a amostra e acabar a pesca com outro sabor… Volto ao “quartel general” e a medida que vou curvando a falésia não via o Dani, “queres ver que o gajo está…” começo a fazer barulho quando o vejo assomar a cabecinha, “atão caral… tas a dormir” o homem pregou um saltou agarrou se a cana de spinning e ainda foi fazer uns lançamentos ali na areada, eu guardei os barbudos e também fui fazer mais uns lançamentos mas já sem sucesso… Nunca pensei que uma 6ºfeira 13 me começasse tão bem.

4Kg+3Kg

Era altura de descansar durante o dia para à noite atacar outra vez, final de tarde toca a vestir o fato e vai de mandar amostras mas sem sucesso, até que as pedras começam a dar umas dentadinhas nas amostras e achei melhor parar por ali e ir para a areada pescar ao fundo… Tivemos uma noite muito difícil, com as pescas a prenderem nas pedras que havia no fundão e a enlearem constantemente sem sentir peixe, as iscadas vinham iguais e como se não chegasse ficou um frio como há muito não sentia, nem com whisky aquecia, perto da meia-noite o companheiro chega perto de mim eufórico com um Sr. Robalo de 3,5Kg que fez animar um pouco a noite e seria o único da noite ao fundo…

O Companheiro Dani com o seu merecido Robalo de 3,5Kg

Às 4h da manhã e com a temperatura a descer cada vez mais encostei as canas de fundo e lá fui mais uma vez lançar umas amostras, desta vez o companheiro Dani foi comigo. Logo no inicio tive um ataque mas não ferrou, continuei a bater a zona a pente fino e quando chego lá ao canto sinto um toque faço a ferragem e começou a “dança do ventre” deste vez e apesar de brincalhão não é dos grandes, tinha apenas 2Kg e foi o único dessa sessão que durou das 4h às 8h da manhã…

Um macho de 2Kg

Agora já era sábado e hora de arrumar o material todo, subir aquilo tudo duas vezes até à carrinha, “Áh queres pesca, atão toma lá pesca” estava na hora de voltar à burrice da cidade.
Queria aproveitar para deixar um obrigado ao Matos dos SpinMasterTeam com quem tenho trocado algumas ideias de spinning e que com isso tenho aprendido bastante, um abraço…
Mas um dia destes quando menos esperam o Lobo e o Guerreiro estão lá pela calada da noite cravados neles, hehehehe, “Vamos a eles companheeeeeero”

O "quartel general"

1. Pedro, andas a dar-lhes com vontade!
    Isso é que foi uma maratona! Dessas nunca fiz... nem me estou a ver a fazer! Ahahaha!
    A Sexta-feira 13 trouxe-te sorte, mas a sorte protege os audazes!
    Se seguiste as dicas do Master Matos aposto que andaste a corricar "muito devagarinhoooooo" com uma amostra que eu cá sei! Ahahahah!

Parabéns para ti e para o teu Amigo e venham mais relatos desses cheios de tarolos!

1. Boas JP!
      É disto que eu gosto fazer pescas assim, desde já te digo que não é para todos...
      Corricar devagarinho era impossível com a força que o mar trazia as amostras :)
      Obrigado e vamos ver o que o futuro nos reserva. Saude.

2. Belos Bichos !!!

Valeu a pena andarem ali a rapar frio !!!

cumps

1. Boas Jota!
      Quando se traz alguma coisa vale sempre a pena passar frio...mesmo que não seja muito agradável...
      Saude

Eliminar
  3. Assim está bem!! Pesca de dois dias é À homê...
    Também gosto muito de fazer umas dessas genero, mas por norma são de três dias e ai pela costa vicentina!
    Em relação aos peixes....andas bruto rapaz ahahah
    Belos tarolos!!Parabens!
    Um abraço e continuação

1. Alô Taskão!
      Foi muito bom, há muito tempo que não fazia uma destas.
      Bruto eu!!! Bruto estava aquele que me dobrou a cana que nem um cajado.
      Obrigado e um abraço.

4. Boas Pedro Nunes

A persistência compensa sempre , então com 4 bichos desses essas horas todas foram todas bem empregues.Parabéns pelo belo relato e com excelentes capturas!

Cumprimentos

1. Alô Inácio!
      A persistência é um segredo, não dias nada a ninguém :)
      Obrigado e saúde.

5. Boas amigo Nunes,

que bons peixinhos sim Sr... É sempre ábrir...
    A aventura está muito animada e bem contada ;)

Só a mim é que nã me calha nada...hehehe

Obrigado pelo OBRIGADO amigo... as minhas dicas valem OURO...hehehehe... ou não...HAHAHAHA

Grd abr, Matos

1. Então amigo Matos!
      Desta vez lá consegui trazer um lote aceitável :)
      Tu tem calma que também quando tirares alguma coisa são logo aos pares de borregos...

Eliminar
  6. Ai está, Lobo do Mar ao ataque....

Sim senhor, muito bom, quem sabe sabe, parabéns pelas capturas....

Nelson Silva

7. Lindas fotos, e o acampamento está muito fixe, em grande nível. Um grande abraço e parabéns pelos robalos.
    Filipe.

1. Boas Filipe!
      As fotos são para mais tarde recordar os bons dias de pesca, e não só os dias de peixe que são os bons, também há dias que não apanhamos nada mas que também foram bons...
      Um obrigado.

Eliminar
  8. Boas Pedro,vai lá vai,belos barrotes,fui este sabado conhecer pessoalmente o Matos e os pesqueiros dele desde já fica um grande OBRIGADO a ele, uma excelente pessoa tambem parti-lha ideias.Saúde.

ABR Nuno Sousa.

1. Alô Nuno!
      Eu ainda não tive a sorte de conhecer esse Master :) mas um dia vai ter de ser...
      Um Abraço e saúde.

Eliminar
  9. Companhero, muitos parabens pelos robalos!! :)
    sao merecidos!
    quem varre a pente fino toda akela area q tu fizeste, sem dormir ao frio, sempre a batalhar, por vezes tem os seus frutos e eles ai estao...
    o lobo e o guerreiro vao andar por ai a solta.. por isso, eles q tenham cuidado.. hehehe
    havemos de fazer mais fainas destas..
    akele abraço e vamos a eles caralhe! :)

1. Companhero!! Vamos a eles hómm...
      Até as pedras já conhecem a gente hehehehe...
      Eu disse-te que estava afiançado :)
      Um dia destes lá vamos outra vez...
      Um abraço companhero...

Eliminar
  10. Bonitas piezas Pedro,tienen mucho merito,ya me gustaria a mi hacer una maratón así,aunque para mi seria impensable ahora mismo.
    Felicidades.
    Saludos.

1. Hola Manel!
      Muchas gracias, un dia irás hacer la maratona :)
      Un saludo

11. Boas,

Muitos Parabéns pela aventura e pescaria! Assim vale a pena passar uns dias junto ao mar.

Parabéns!

1. Boas grande Rodrigo!
      Obrigado, pois é disto que um gajo gosta pá, é quase um estilo de vida :)
      Já vi que também te safaste com o Miguel, parabéns para ti também...
      Um abraço

Eliminar
  12. Onde andam os sargos na costa vicentina?
    Fiz uma boa pesca no Barril, 2ª feira passada há noite pescando ao fundo com o mar de fora vindo de sueste, robalos e sargalhões, o maior cerca de 1.300kg, no total tinha cerca 10.5kg de peixe de boa bitola.

Sílvio Pinto

1. Alô Sílvio! Os Sargos este ano estão difíceis lá daquele lado, sem chuva e mares fortes é complicado... Tu dessa vez foste mais inteligente que eu, eu fui de dia e só tirei dois sargos, logo na altura fiquei arrependido de não ter ido há noite, fica para a próxima...
      Não era mar de fora, o mar de fora vem de sudoeste ou oeste, o mar que vem de sueste é o levante ou mar de sueste mesmo...

Eliminar
  13. Vaya pesquera mas bonita Pedro,muy buenos ejemplares.
    Saludos.

14. Buenos robalos Pedro, enhorabuena
    saludos

15. Por lo que se ve hubo acampada, eso se le llama pescar a los robalos a la espera jejejejje, bien merecidos esos robalos y además de gran porte todos ellos, habría algún bando merodeando la zona.

Un saludo "Lobo de Mar y Dani"

1. Hola Miguel!
      Lo pesquero es muy lejos de mi casa, entonces es mejor quedarse por unos días...Todavía me escapó uno de los grandes...
      Un saludo Miguel

Eliminar
  16. Parabéns Pedro!mais uma vez mostras uns peixes espectaculares , e um resumo da pescaria muito bem feito, isso e que resistência a:)Abraço.

1. Alô Alexandre!
      Desde mais obrigado, normalmente pesco para apanhar bom peixe, embora eles nem sempre apareçam, por isso muitas vezes também não trago nada para casa... mas estes valem pelas vezes em que não trago uma escama :)

Eliminar
  17. dios! que pescata! y veo que te lo montas tela de bien para echar la noche! jajaja si señor! feliciades

1. Hola Machado!
      Quando la noche es muy fria lo monto el sombrero para abrigar un poquito :)
      Un saludo

Eliminar
  18. é caralhe...vcs n param e eles gostam de vcs, parabens aos dois, peixes muito bons, já tenho saudades duma fishing trip do genero.....qual frio qual quê, quando um robalao bate na cana passa tudo, é mesmo!!!
    Abraço aos dois

1. Boas Paulo!
      Cuidado com os palavrões ;)
      Nós fazemos só o que o mar permite, agora que eles gostem de nós não sei não...
      Obrigado e um abraço.

19. Boas Pedro,

Que belos robalos sim senhor!!

Grande abraço

20. Alô Sérgio!
    Estes sim :) estes deram gosto...