sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

A meio gás

Boas pessoal!
A coisa não tem andado fácil cá para o meu lado, um dia são as condições que não são as melhores outro as coisas não correm bem e outro é o peixe que não aparece, talvez o peixe não ande activo ou seja escasso. No entanto quem não anda com falta de actividade nem escasso são as autoridades da Policia Marítima e GNR que pelo que parece entraram no novo ano a fazer marcação serrada aos pescadores aqui da Costa Vicentina, em dois dias fui abordado 3 vezes em locais onde nunca os tinha visto, na 3ºfeira à noite por volta das 23:15 eu e o Gavião Sílvio fomos abordados por uma patrulha que deixou bem claro que às 23:58 acabava a pesca porque era a transição para 4ºfeira (para quem não sabe à 4ºf não se pode pescar na Costa Vicentina) a maré estava cheia por volta da meia noite e o mar tinha dado uma quebra coisa que é raro este ano na Costa Norte, imaginem a frustração que não é ter de dar por terminada a pesca ao virar da maré só porque um conjunto de borregos  nojentos decidiram em assembleia da republica que os pescadores de cana não pescam à 4ºf, antes que me esqueça eu e o Sílvio numa certa noite quando andávamos em busca de um spot que nos desse condições para pescar fomos perseguidos durante horas por uma brigada terrestre, segundo o que apurei é uma brigada que vigia a orla costeira no combate ao contrabando, imaginem só um gajo à procura de um spot para pescar e ser seguido como se fosse um contrabandista…
Por isso pessoal deixo o aviso a quem pesca na Costa Vicentina, não se descuidem com as licenças e com os coletes à noite que eles não estão para facilitar.

Não consigo enjoar dos finais de tarde mágicos na Costa Norte

Já noutra noite lá fui com os Gaviões Sílvio e Manel fazer uma investida ao Spinning, embora a noite não tenha sido produtiva eu fui o único felizardo em tirar um peixinho, valeu a galhofa e a companhia dos Gaviões Sílvio e Manel, já a altas horas da madrugada os Gaviões foram para casa pois o Manel tinha de ir trabalhar de manhã, eu ainda fiquei sozinho no spot mas só me saiu mais um “miki” que foi prontamente devolvido…

No entanto vou tratando do acompanhamentos das próximas capturas...
Um abraço.

1. Boas Pedro, a quarta não se pode pescar, mas pode-se roubar, traficar, pagar impostos, bem isto não vai lá com cravos não, eu até fico doente com essas cenas, epa mesmo uma horta que me faltava,lllolll, para eu me entreter também e economizar, grande abraço e força....

1. É isso mesmo João, pode-se fazer tudo menos pescar à cana...
      A horta é temporário João :(
      Estou numa casa alugada que tem este cantinho e eu aproveitei-o da melhor maneira possível :) gosto de fazer essas coisas...
      Um abraço.

Eliminar
  2. E esse fundo na costa norte não deu nada Pedro??
    Lá te safaste com um peixinho bacano ainda... Tou a ver que isto anda fraquinho peixe nesse lado!

Melhores dias viram!

Abraço

1. Muito fraco Cristóvão.
      Ana mesmo fraco sim, e para mim então...
      Espero que venham em breve mas é.
      Abraço e força aí com os chibos.

3. Boas Pedro ;)

Bem, não sei como é que a Policia Marítima atua por aí normalmente mas em alguns anos de pesca que tenho nunca fui abordado uma única vez. 3 vezes num curto espaço de tempo é obra =)
    Mas sempre já tiras.te mais um robalinho!Eu ainda nado a procura do meu primeiro do ano ;)
    Continua aí em força!

P.S - gostei da foto do acompanhamento para as futuras capturas =D ahahah

Abraço!

1. Alô Inácio!
      Pois eu só tinha sido abordado uma vez à muito tempo, e agora olha...
      Pois foi para ver se animo um pouco pq isto a moral com a pesca anda um pouco em baixo...
      Deixa lá ver se as alfaces não murcham à espera do peixe.

Eliminar
  4. Pois é amigo Pedro, temos de nos meter a pau que eles andem ai para lixar o pessoal, em relação há pesca melhores dias viram desde que haja saude lá estarei há procura deles...
    Abraço campeão
    SP

1. Comé mestre Sílvio!
      Pois agora isto vai ser quase sempre assim pelos vistos..
      Não tá fácil mas temos que lá ir...
      Um abraço campeão.

Eliminar
  5. Boas grande pedro realmente com tanto problema que este pais tem tá se sempre em cima do que não conta estas leis criadas completamente no escuro com a inteligênçia de alguém,que por muitas vezes conseguir "respirar sozinho"já é uma autêntica proeza,pessoas completamente ignorantes e fora da realidade,eu aqui de barco já fui abordado nestes ultimos tempos não sei quantas vezes os homens confirmam tudo,nº do motor nºchapa do barco coletes extintor validade do mesmo licenças,e sinceramente acho bem muito agora como tudo neste pais as leis são só para cumprir para alguns nestes ultimos dias tem se revelado muita escassez de peixe todos nós sabemos que são fazes mas as redes que ultimamente tem estado aqui dentro do estuário são uma grande ajuda sábado passado quando sai havia aqui uma que tinha mais de um km e os senhores donos da mesma ao virar da maré vieram recolhê la com toda a normalidade com uma embarcação de respeito visvél a milhares de metros uma situação que se tem repetido cada vez mais pois o mar este ano lá fora não tem dado tréguas para as largarem onde é legal,curioso é que em todos estes anos em que já vi isto acontecer dezenas de vezes nem eu nem o pessoal aqui da zona alguma vez testemunhou estes senhores serem abordados pelas autoridades,é este o pais que infelizmente vivemos muitas leis,mas diferentes para alguns grande abraço companheiro!!!

1. Alô Nuno!
      Olha deixa lá que não é só aí, ainda há uns dias vi aqui perto um barco a largar um aparelho alvorado com centenas de metros mesmo perto da praia...
      E daqui a uns dias começa a proibição de pescar sargos à cana, mas só à cana porque com as redes e aparelhos já se pode...
      Já sabes que o pequeno é que está sempre feito ao bife...
      Um abraço Nuno.

Eliminar
  6. Tá o mar feto num cão, na dexa na dexa, eles logo as pagam...

Ab

1. Podes querer Miguel, não consigo ir aos meus pesqueiros favoritos...

Eliminar
  7. Ai Pedro, tás lixado...:) Vêm todos atrás de ti menos os travessões... Mas estou com Fé que tu agora vais te safar com uns belos tarolos, assim naquela fase que o mar começa a perder energia...:)

O que vale é que um gajo tem sempre tudo em dia e não facilita, mesmo quando o sol se vai e com as canas fora de água, apenas com carretos montados, se a brigada for ter connosco, se não tivermos colete, mamamos logo!:(

Grande Lobo, tens que começar a uivar ainda mais alto, para eles darem à Costa... E vai lá ao brac, matar uns matateus, que não tarda, acabaram-se as chapas, só para nós é claro, pq nós damos cabo do peixe todo... Enfim...

Essas alfaces biológicas... Belo aspecto... Já experimentaste colocar num anzol 6/0???:) Eles andam vegetarianos...:)

Forte Abraço q não tarda estou naqueles spots que tu adoras... "8 milhões de formiguinhas...":)

1. Os grandes não querem nada comigo Manel!
      Mesmo tendo tudo em dia não é facil...
      O lobo qualquer dia deixa de uivar e começa mas é a gornir.

As alfaces são para mim, eles se quiserem comam comida de plástico, deixem de ser finos...

Vê lá se apanhas lá algum Tarolo com os olhos rasgados :)

8. Boas Pedro!
    Esses macacos da policia até metem noooooj,bem nao é so para o teu lado que a coisa anda fraca em peixe,para o meu lado anda pouco famoso,pouco vagar ,e quando á nao a condiçoes do mar uuffaa paciencia de pescador,olha fazes bem ai com o hortejo eu é o meu segundo obi é a horta,de vez enquando enterro as maguas da pesca junto com as alfaces:)))))) bonito peixe e um grande abraço,uma pregunta Pedro voces ai em baixo é obrigado a usar colete.

1. Comé grande Alexandre :)
      Pois mas no meu caso até tenho vagar à farta, agora não dou é com eles...
      O hortejo é temporário, é pena, é numa casa que aluguei por uns tempos aqui em Sagres...
      Alexandre o colete é obrigatório à noite dentro do Parque nacional do sudoeste alentejano e costa vicentina que vai desde a praia do burgau aqui em baixo até Sines, não sei onde pescas mas acho que a norte de Sines já não é obrigatório...
      Um abraço e força.

Eliminar
    2. Boas malta, o Pedro tem razão Alexandre, é até Sines o uso obrigatório do colete, mais propriamente até a ribeira do trinca espinhas e escola de surf, é a partir de aquela ponte da ribeira que começa o parque, pois se pescares na praia mesmo em frente ao restaurante não é preciso, nem nos molhos de São Torpes, dantes tinha uma placa a sinalizar o começo do parque mas com as leis que entraram em vigor, vandalizaram as placas, eu também tenho que comprar a treta do colete... força ai malta...

9. Pois tambem me queixo do mesmo, na me deixa ir aos hotsopts, mas já me deixou ir a 1 e já fiz estragos, relato brevemente.

Ab

1. Mai nada, não se pode perder a oportunidade :)
      Quero ver isso :)

Eliminar
  10. Parecem cães assanhados atrás do pessoal... parece que somos ladrões... ou algo parecido...

Os que roubam milhões, enganam milhões e riem-se para milhões... esses estão como querem... Passando à frente.

Já não foi mau, safaste a grade.

Grd abr e grande por do Sol ;)

1. Porrrra pois foi isso que eu senti, na primeira vez ainda engoli mas depois das outras fiquei lixado...
      Já sabes que quem grama é o batalhador...
      Yah ainda tirei um peixinho para animar um pouco, curto bue os finais de tarde :)
      Um abraço Master.

Eliminar
  11. É sempre a mesma coisa: aproxima-se o defeso e lá começam eles a andarem que nem cães atrás dos pescadores, na caça à multa! Atrás dos traficantes e ladrões é que eles não vão! Dá trabalho e não compensa porque as multas é que lhes dão 20% para o bolso. Deviam ter vergonha, desgraçados, amaldiçoados!!!

Haja saúde!

1. Pois a gente já sabe como é, vira o disco e toca o mesmo e a partir do mês que vem para a frente ainda vai ser pior...
      Em casa no sofá a ver TV também na fico...

Hasta.

Eliminar
  12. Boas Pedro, agora viraste contrabandista? Ainda á pouco tempo eras pescador de tubarões e agora andas furagido, esses estroinas andam a fazervos a vida negra, ainda bem que cá por cima eles não aparecem para chatear.
    Mesmo com dificuldade lá safaste a grade.
    Abraços e boas saidas.

1. Pois parece que sim Pedro! Ou pelo menos pensam eles, lol.
      Pois como é que queres que eles vos chateiem, eles estão todos cá em baixo :)
      É preciso é ir saindo alguma coisa :)