quinta-feira, 26 de março de 2015

O Robaleco da recompensa

“Spinning”
Boas amigos!
Um dia destes preparei-me para ir fazer dois dias de spinning e o Gavião Sílvio foi lá ter comigo. O Sílvio ofereceu-se para levar uma massinha de robalo e eu disse logo que sim, pois a ultima que tinha levado era de sargo e estava bastante boa, eu levei uns bolos de um aniversário que tinham sobrado aqui de casa e fizemos o banquete.
Depois de aconchegar o estômago com aquela massinha de peixe quentinha marfamos uns bolos com um café e um medronho que o Sílvio tinha levado e fomos à faina.

Por lá andamos algumas horas a mandar umas varadas mas o peixe não dava sinal, já com o desespero e sem saber o que fazer meto uma amostra que tinha na caixa e lancei para uma zona de pedras a ver se a perdia, pois nem sei onde estava com a cabeça quando comprei aquela amostra e nunca me tinha dado um peixe. Lançamento forte para cima das pedras duas maniveladas e toma já tá presa hehehehe fiquei todo contente que ia perder aquele bocado de plástico que me estava a ocupar um lugar na caixa das amostras e nunca me tinha tirado um peixe…isto foi um instante de dois segundos e a pedra arranca mar adentro eu ainda nem me tinha apercebido bem da situação, qual pedra qual quê o peixe estava bruto e começou a debater-se com todas as forças até que passado algum tempo abranda e começo a recuperar aos poucos até o encostar à margem e aproveitei uma ondeca que o metesse cá para fora mas o velhaco deu umas cambalhotas e soltou-se, só tive tempo de acender a luz e ver uma coisa brilhante no meio das pedras ao mesmo tempo que vem uma espuma e lá se foi o velhaco, foi tudo tão rápido que nem deu tempo de fazer nada… a seguir vem a pior sensação que um pescador de spinning pode sentir, uma sensação que nos deixa completamente derrotados, quem já perdeu peixe bom aos pés sabe do que estou a falar, vou verificar se alguma fateixa tinha aberto, por acaso até não e foi quando vi a amostra que tinha pois com aquele stress todo já nem me lembrava da amostra que tinha ferrado o peixe… As horas passaram e sem sinal de peixe fomos dormir um pouco com o despertador para as 6h da manhã, íamos atacar num laredo que ficava perto.

Toca o despertador abro a janela da carrinha e chamo Síííííííííííííííííílvio!!!!!
Sílvio: HOMMMMMM
Eu: São 6h!!!   Bora
Eu: O quê!!!!!
Eu: Tou F#%&” com este gajo eu!!! Bóóóóra C #%&#”
Sílvio: HOMMMMMMM

Bom não vale a pena pensei eu, nem com uma grua eu consigo tirar este gajo da cama, estava um frio do caraças mas já tinha despertado e não ia ficar ali na carrinha só por causa do frio, peguei no material e lá fui descendo o laredo com a luz acesa para ver onde metia os pés, cheguei lá abaixo começo a varrer a zona e a trocar de amostras, foi já com alguma claridade que ferrei o peixe que seria o prémio por tanto sacrifício. Faço mais uns lançamentos não sinto mais nada, foto da praxe e vou pra cima.
Quando chego lá em cima Sííííííííííílvio!!!!!!
HOMMMMMM
Porrrrrra ainda dormes!!!! Vens pá pesca pa dormir!!
Hahahahahahaha

Divirtam-se e não deixem lixo nos pesqueiros, se possível ainda tragam algum que tenha sido lá deixado pelos anormais…
Abraço e força aí pessoal…

O material utilizado aqui foi a faca

A primavera está aí…

1. Master Nunes !!!

Andas a deixá-los fugir aqui para cima ??? Olha que a tua Season está a acabar... e a gente não perdoa ;)

Infelizmente, momentos desse acontecem a todos, e mim em 2013 era todas as noites que ferrava peixe, todas as noites fugiam... nesse ano estava embruxado.... Para compensar em 2014 não me fugiu nem um peixe ;)

Boa aventura master, tu e o "João Pestana" com os vossos petiscos até nos fazem espumar todos como cães raivosos, especialmente se virmos o teu post antes da jora de almoço !!!!

Safaste a grade no meio do azar, já não foi mau, o "João Pestana" recuperou o sonno, tb não foi mau... hehehhehe

Grd abr amig !

1. Comé Master do Oeste!!!!
      Pois..! Este gajo vinha para me encerrar a época em grande mas tal não teve de acontecer...
      Quando o gajo chegar aí em cima já vai de bem gordo para o meteres no forno ;)

Ahh eu já tou habituado a levar galhetas destas, é pena é que são tão poucos e depois ainda se safam... Tá sempre tudo a favor deles....
      Eu também já tive umas fases dessas de andar com a bruxa às costas, porrrra...

Nós quando vamos para aqueles lados temos de levar sempre um reforço como deve ser, não dá para sair de casa jantado e levar só uma sandes, pois só com o tempo que é de viagem quando lá chegamos já a barriga está a dar horas :)
      hehehehehe Tinham sobrado uns bolos de aniversario e então olha lá foram comigo para a pesca ;)

Este foi enviado de castigo para mim para compensar o outro...
      O João Pestana quando pega fundo ninguém o engana :)
      Abraço e vai alongando os músculos que a tua época está a começar :)
      Força aí.

2. Boas Pedro,
    Foi mesmo o "robaleco da recompensa"... depois de tanto sacrifício e ainda por cima perder um peixe mesmo aos pés, foi mais que merecido!!! :)
    E lá está... é preciso persistência e força para aguentar essas labutas... nem todos às vezes aguentam, não é LOBÃO?!? :)
    Bem isso foi cá uma party, ai com tanto bolo, comida e bebida... LOL

Forte Abraço e aperta com eles

1. Olá Manuel!
      É o tal que está normalmente reservado, ou é um ou nenhum, mas hoje correu um pouco melhor ;)
      Já me habituei a tal coisa e por essas e por outras foguetes só depois do peixe estar em seco....
      Acho que às vezes já preciso é sacrifico de vontade mas é....
      Os doces tinham sobrado de uma festa e levei-os para os esfregar nas matadoras a ver se funcionava....
      Apertava com eles se houvessem condições, mas já nem isso há...
      Já não falta muito para ficar OFF

3. Zé Lobão, tens que aprender a técnica do fixe com o Manel. LOL
    Mô, esse gajo vai prá pesca pa dormir, na lhe deste logo com um balde d´água em cima? eheheh
    Tanto bolo, isso deve ser carências...! LOOOL

Saúde, da boa, para os dois! ; ))

1. Comé Sr. dos atravessados e esse esqueleto!!!
      A técnica do fixe!!! hahahahaha Quando eles não têm que sair não há técnica que resulte...
      Na vês que aquilo tivemos a marfar antes de dermir, meteu a 5ºa fundo só parou do otre dia às 10h da manhã...

Éhh carências é!!! :)))
      Éh mas é pa puxar o medronhe...

4. Boas Pedro,
    eu sei bem o que isso é, perder um peixe aos pés, ou melhor nas mãos, aconteceu-me à 2 anos e nunca me vou esquecer.
    Não sendo um aficionado spinner como tu que se farta de apanhar peixe, depois de umas 15 grades ferrar um bom peixe e perde-lo dessa maneira é de um gajo se passar e desmoralizar completamente.
    Mas tu na investida seguinte mesmo sem a companhia do Sílvio, que quer é dormir, lá safaste a jornada com um peixinho já bonito.
    Grade abraço e continuação de bons lances.

1. Comé Pedro!
      Pois sabes sabes lool
      Farto-me de apanhar peixe eu!!! hahahahaha já apanhei já, e olha era quando menos percebia disto que apanhava mais peixe, vai lá um gajo pensar que percebe alguma coisa disto lool
      Já tive alturas em anos anteriores andar a perder peixe bom quase todos os dias, é de um gajo ficar doente....
      Opá em certos pesqueiros onde o mar quase nunca deixa pescar durante o inverno, quando deixa tenho de lá ir quase obrigatoriamente, só se não puder mesmo é que não vou, e se já lá estiver na zona então ficar deitado é que não ;)) Temos que aproveitar as poucas oportunidades que o mar nos oferece no inverno....

Um abraço e força aí Pedro ;)

5. Boas Pedro,

Sempre grandes aventuras eheheheh
    Apesar do dissabor de um exemplar perdido "aos pés" foste recompensado pela tua persistência!
    Esse medronho faz inveja :D

Abraço

1. Comé Luis!
      Normalmente a pesca na Costa Vicentina para mim é sempre uma aventura, uma vez que vivo longe e muitas vezes vou para ficar mais que um dia...
      Eu já conheço bem esse sabor de perder peixe aos pés, aliás houve uma altura que até enjoei ;)
      Acho que este peixe foi mesmo o prémio por não ter desistido...
      Este medronho já foi, mas o Sílvio ainda tem mais lá em casa para a próxima noitada ;)
      Abraço e obrigado, força aí.

Eliminar
  6. Boa malha Pedro, o pesqueiro estava bem bonito :) :) :)

Deixaste o home mamar meia garrafa de medronho depois kerias acorda-lo heheheheh

Ab

1. Comé Miguel!!
      Yah aqui pela manhã estava brutal, parece mentira como é que não andava por ali mais uns peixes... mas de noite o mar estava mais forte num spot mais ao lado....
      hehhehehehe Dizia que era para aquecer, aqueceu tanto que foi até às 10h da manhã ;)

Abraço e vai te a eles.

7. Boas Pedro
    O mar fez uma paragem e la foste tu com o gaviao em perseguiçao aos robalos
    Foi pena esse malvado ter escapado mas deixa lá qe ainda foste apanhar o filho dele pela manha ;)
    Foi pena o silvio nao ter apanhado um tambem para fazer outra massa de epixe para comerem em outra noite de atake KeKeKeKe
    Gosto ssempre das tuas fotos que tiras a natureza
    Parabens pelo robaleco foi bem merecido
    Abraco amigo

1. Comé Leão branco!
      Pois já sabes como é, se o mar deixe é ir ver o que se passa ;))
      Apanhei o filho mas eu queria era ter apanhado o pai, ou o avô hehehehe esse é que era ;)
      O Sílvio apanhou um dos bons passados dois dias perto de casa, nem ele estava à espera mas a pesca tem destas coisas, eles nem sempre andam onde nós pensamos que andam...
      Aquelas massa são brutais, a acompanhar com uma garrafa de vinho então ai aia :)

Como eu tenho dito muitas vezes a Natureza que envolve a pesca é tão importante como apanhar peixe, então aproveito sempre para tirar umas fotos e agora na altura da Primavera são as flores o alvo ;)

Abraço e obrigado Carlos.
      Força ai

8. Como estás Pedro
    Eu sei bem o k isso custa perder um bom peixe ali ja na areia. Faz umas semanas atras k o meu cunhado tambem perdeu um bom mas ao surfcastig porque o empate do anzol partiu. E assim umas vezes ganham eles outras ganham os pescadores. Esse mar estava mesmo a pedir spining Pedro e ate parece mentira como nao andavam por la mais alguns.
    Olha nao sobrou nenhum bolinho desses ? É que ainda nao lanchei hihihihihihi estou a brincar ;)
    Diz me uma coisa o terminal que usas da cinnetic as vezes é 040 e outras 050 calhou ou tem alguma razao ?
    O Silvio está sempre de copo na mão nas fotografias pá hihihihihihi,fazem voces muito bem aproveitem da melhor maneira e Cinnetic a bombar hihihihihihi

Abraço aos dois
    João Correia

1. Comé João!
      Olha ainda bem que sabes lol assim já sabes pelo que eu passei, mas não é coisa que já não conhecesse...
      Mas olha que quando é peixe bom são mais as vezes que ganham os peixes.
      Pois o mesmo pensei eu, como é que não apareceu mais um peixe pelo menos, até foi por isso que eu me aguentei a fazer mais uns lançamentos que nem estavam previstos...
      hahahhahaha O Sílvio comeu os bolos todos pá ;)

Pá normalmente são os diâmetros que eu uso, neste dia era o 0,50 tento não fugir entre essas duas medidas, não gosto de pescar fino nesta pesca....

hahahahaha eu também tenho o copo na mão tu é que não consegues ver :) ou então só o pouso para tirar as fotos :)
      Nem mais João hahahhahaha Cinnetic a bombar :))))

Abraço e obrigado, força aí.

9. Atão Pedro!
    ah cum cacete, embudaste o Silvio co medronhe o moço já na se levantou!! Na fazes nada do boss ehe
    Esse mar estava uma delicia, essas condições já vão sendo uma miragem..

Abraço campeão!

1. Comé Zé do arpão!!!!
      Já na respondes às sms dos amigos nem nada...
      loool Ele é que levou o medronhe, dizia que era muita bom, vá fogo :))
      Pois estava mas quase sempre é assim, condições boas é sinonimo de pouco peixe, este inverno tem sido dificil encontras condições destas... tem sido mais um defeso natural para o Robalo...

Eliminar
  10. Después de una buena lucha con el robalo no hay como reponer fuerte y tu siempre lo llevas a cabo y con poste jejeje.

Un saludo Pedro y mi Enhorabuena, parece que los robalos hacen acto de presencia por Portugal.

1. Olá Miguel!
      Tem que ser para dar energia e ajudar a proteger do frio ;)
      Pelo menos se não houver peixe há alguma coisa para fazer hahahaha

Alguns, não são assim nrºs como parece, quem está de fora parece que sim mas não... pelo menos nos meus pesqueiros são pouco os Robalos...

Abraço e obrigado. Saude.

Eliminar
  11. Grande Pedro mais uma grande narração duma maratona de pesca,o silvio só queria dormir, encheste a barriga ao homem de bolos querias o que hahahaha ainda tiraste um bonito robalote.
    Grande abraço amigo

1. Comé Alexandre!
      Já sabes como é, um gajo tem de aproveitar bem e fica o tempo todo que conseguir para tirar proveito da pesca, mas às vezes nem sempre é possível porque o peixe teima em não aparecer em quantidades suficientes....
      hehehhehehehe Olha não sei se era os bolos que chamavam o medronho ou se era o medronho que chamava os bolos hahhahaha
      Ainda me calhou este para animar Alexandre....
      Abraço e obrigado, força aí...

Eliminar
  12. Buena Loba compañero, y muy bonito el entorno en el que te rodeas, parabens Pedro!

Un abrazo desde Euskadi

1. Olá Rubén!
      Este ano tem sido a conta gotas, acho que a verdadeira essência do spinning é o espaço que o rodeia, tu também tens aí uns spots maravilhosos...
      Obrigado e um abraço.
      Força aí.

13. Boas Pedro
    Parabéns pelo peixinho
    Merecias esse peixe
    Agora o Silvio foi mordido pela mosca do sono kkkkkkk
    Abraço e continuação

1. Comé ET!
      Obrigado amigo, Foi pela mosca Tsé Tsé :))
      Eu bem o entendo, um gajo sem apanhar peixe à noite e depois quando está tão bem deitado é que se vai levantar sim, e corre o risco de não apanhar nada, aliás é o mais certo lool
      Abraço e força aí Marco.

14. Boas amigo Pedro,
    Porra isso é que é batalhar, lá safaste a chibata com esse robalo,
    Com esses petiscos todos e bem regados, deste cabo do Sílvio, ahahahahah...
    Foi pena teres deixado fugir mais um bom robalo, um gajo vai logo abaixo...
    Bonitas fotos mais uma vez, parabéns pelo post... parece que para a semana é que o tempo vai melhorar, deixa ver pois a semana passada também bom tempo para este fim de semana e agora esta aqui uma ventania que não se pode.
    Grande abraço amigo e força ai.

1. Comé que é amigo João!!
      Como tu sabes isto um gajo tem que trabalhar para dar com um peixito....
      hahahaha Eu não julgo o Sílvio, sofremos tanto naquela noite que de manhã apetece é ficar quentinho dentro do saco cama, mas eu sou muito teimoso e não me deixei ficar, como tu sabes as condições durante o inverno são tão poucas que eu só as desperdiço se não puder mesmo ir, mas neste caso como já estava no spot tinha mesmo de ir, tive sorte de estar lá este guardado para mim :)
      Aquela massa de peixe que o silvio leva bem quentinha e como um tintol sabe tão bem :) e depois olha lá teve de ir a garrafita de medronho :)

Epa naquele momento que o peixe fugiu fiquei mesmo F"#&% ainda por cima já ali aos meus pés no meio das pedras...

As previsões andam maradas, um gajo só pode fazer contas na vespera, andam sempre a mudar.... Olha aqui tá um calor do caraças não sei bem mas hoje já devem tar uns 27º ao sol... Tá mesmo bom pa esplanada do Amilcar hehhehehehehhe

Obrigado amigo João e um abraço, controla as condições que eu quero ver aqui uma sargalhada das tuas ;)

Eliminar
  15. Comé grande Pedro..:-) Estava a ver que não conseguia entrar no teu blog mano!!! .Em relação ao tarolo, deixa estar que eu também já passei por isso..hahaha...não sabe bem!!...SÓ!!...hahaha. Mesmo assim com perseverança safaste a grade amigo :-) Para a próxima tens que pegar fogo à cama do Sílvio...hehehe.

Porrada neles amigo e aquele abração

Luís Malabar

1. Luisão atão!!!!
      Porrrra não sabe nada bem ;) há coisas que sabem bem melhor ;) mas sabes eu já estou um pouco familiarizado com esse momento...
      Não penses que me levantei com muita vontade para ir fazer o nascer do dia, a minha vontade era também ficar ali deitado no saco cama, mas sou muito teimosos e como já disse anteriormente as oportunidades no inverno são tão poucas para pescar na Costa Norte que tenho de aproveitar todas ;)
      Grande abraço e força aí amigo.