sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Menina de bandelete amarela

Boas pessoal!
Num dia que o mar dava uma pequena quebra tinha programado fazer uma pescasita no aceio da manhã num laredo da Costa Norte, a técnica utilizada seria uma pesca ao reboliço já que as condições não permitiam pescar com amostras, o objectivo seria algum Robalo que andasse por lá ao nascer do dia ou então um Sargalhão daqueles kileiros que volta e meia andam por ali.
O pesqueiro trata-se de um substracto rochoso e onde se perde material com alguma frequência, no entanto é um pesqueiro de que eu gosto muito porque raramente se vê por lá alguém e dá para fazer a maré capturando alguns percebes e burriés para o petisco.


Tal como tinha previsto o mar tinha um toque a puxar para o forte e tive de usar chumbadas um pouco mais pesadas para que aquentassem mais tempo onde eu queria, o objectivo era fazer uma pescasita rápida enquanto tinha alguma água no pesqueiro e depois tentar chegar a uma fenda que eu conheço para apanhar uns percebes.
Os Robalos não estavam lá e pelos vistos os Sargos também não, no entanto apareceu uma linda menina de bandelete amarela que até se mostrar me deixou um pouco intrigado e a pensar que peixe seria aquele que eu tinha ferrado, pois não estava à espera de capturar uma Dourada neste dia hahahahaha…
Penso que pesquei mais uns quarenta minutos talvez e dei por terminada esta investida uma vez que comecei a ficar sem agua no pesqueiro, eram horas de ir a uma fenda apanhar uns percebes para o petisco. O vento era de sudoeste e começava a aumentar trazendo consigo algumas nuvens…


Pescador a meter o cesto para tirar um belo dum barrote


Ainda deu para enfeitar uma travessa para o petisco


Da próxima são vocês que vão para a travessa ;)


Aproveito para dar os “parabéns” a quem tem feito este tipo de acções ao longo dos anos, pois conseguiram fazer com que o ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e Florestas) juntamente com autarquias e o programa Pólis tomassem algumas medidas, entre elas bloquear o caminho a viaturas a alguns pesqueiros. Um dia destes fui abordado por uma equipa do (ICNF) e tive um bom bocado à conversa com estes Srs. que me disseram que isto é só um começo, pois têm recebido inúmeras queixas e fotos como esta tiradas por turistas caminhantes da Rota Vicentina.
Na minha opinião penso que as autarquias também podiam pôr mãos à obra e fazer alguma coisa para minimizar os estragos ao invés de tomar medidas radicais e por uns pagam os outros.
 Falésias que outrora eram apenas frequentadas por pescadores lúdicos são agora também palco de caminhadas e de lazer para os amantes da Natureza que vêm dos quatro cantos do mundo para usufruir deste paraíso e quando chegam cá deparam-se com estes amontoados de lixo deixado pelos pescadores ao longo da Costa Vicentina. Acho que a maior parte dos responsáveis por estes actos desconhecem o poder, os interesses e os milhões de euros que o turismo esconde. Por isso, pensem bem no que andam por aí a fazer ou então um dia destes a Costa Vicentina será apenas para os estrangeiros tirarem selfies e fotos ao pôr-do-sol, depois não digam que ninguém os avisou…
Abraço e força aí pessoal.


16 comentários:

  1. Boas Pedro
    Deixa-me que te a diga que é uma dorada linda com a marca bem presente na testa.Mesmo n e sendo altura de elas está bem bonita.Para reforçar a dose deste ali uma volta e apanhaste ums boms percebes.
    Infelismente andam por ai muitos desses ditos pescadores que axo que so servem para destruir para mim iss nao sao pescadores.Sao assassinos que destroem tudo.Devia haver uma fiscalizacao a estas situaçoes com multas bem grandes.
    Xau Pedro

    Rui Antonio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Rui!
      Por acaso esta estava bem bonita, normalmente nesta altura do ano costuma estar um pouco deslavadas, é época pós desova e costuma vir magras..
      Normalmente apanho sempre uns percebes naquele laredo ;)
      Quase todas as vezes que vou à pesca vejo coisas destas, o pessoal não quer saber, só lhes interessa tirar peixe e o resto não interessa...
      A fiscalização só aparece a quem não deve infelizmente Rui...
      Saude da boa e força aí.

      Eliminar
  2. Mékié Lobão!!
    Eh pá, nesta altura ainda andas cravado nas meninas de bandelete...
    Já a estou a imaginar no forno, com o lombo douradinho. Parece uma camone toda queimada do sol em tempo de agosto!!
    Essa travessa podia estar mais acompanhada... Só teve direito a uma foto com uma mine ;)
    Boa iniciativa essa da limpeza. Qualquer dia queremos e não temos zonas por onde agora se anda à vontade.
    Grande e forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alô Chicão :)
      Olha eu não sei se ainda ando cravado nelas ou se já ando cravado nelas, o mar é que não me tem deixado fazer umas jornadas de surfcasting porque se não eu logo te dizia ;)
      E foi mesmo para o forno, preparei-lhe uma caminha que nem imaginas ;)
      hahahahahha Na foto só apareceu uma mas acho que bebi três, isto com este frio e sem ninguém para queimar é complicado hahahhaha
      O pessoal não quer saber, depois queixam-se....
      Abraço e obrigado, força aí.

      Eliminar
  3. Mékié Zé Lobão,
    Mais um cardume de um... Parabéns pelo peixe! ; )
    Mô, esses perceves mijões só même pa beber uma jola! LOL
    Esses moces do ICNF também são uma boa peste, deviam era tar caladinhos!

    Saúde, da boa! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atão amig PJ!
      Olha mais vale o tal cardume de um do que um chibinho :) já sei o que a casa gasta por isso não me posso queixar...
      Pois olha era o que havia... não são dos melhores mas pelo menos não foram só dois hahahhahaha
      Pá os homens até eram porreiros, tive a conversar na boa com eles, um gajo tem que ver que eles andam a fazer o que lhes mandam, claro que sou o primeiro a não concordar com muita coisa, mas com o lixo que tem sido deixado junto à Costa nos últimos anos........... o que é que um gajo vai argumentar....

      Saude e força aí...

      Eliminar
  4. Olá Pedro,epa nao da robalos nem sargos mas tu la engatas uma dourada e ainda foste apanhar uma mariscada para petiscares a ver a bola HaHaHaHaHa
    Nao consigo percber pq k esses bacanos deixam o lixo espalhado por ai,nao tem desculpa alguma seinceramente.
    Força com eles
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Jorge!
      HEHEHEHEH Esta foi sem querer ;)
      Agora a mariscada já fazia parte dos planos, mas não foi pa ver a bola, eram mal empregados para petiscar a ver a bola ;)
      Pois deixam porque são porcos e não têm respeito nenhum pela Natureza nem pelos outros pescadores, pode ser que o destino um dia se lembre e lhes dê o que eles merecem...
      Abraço e força aí Jorge

      Eliminar
  5. Boas Lobo,bela menina e essa bandelete fica-lhe a matar heheheh tu safas-te bem nos petiscos, ainda vais criar um blog do Chef Lobo só das petiscadas!! Boas fotos e relato, continua.. Grande abraço Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Gonçalo!
      As meninas ficam sempre bem com uma bandelete ;)
      Um gajo tem que mimar o estômago hahahha
      Outro blogue acho que não porque este já me dá trabalho que chegue :)
      Obrigado Gonçalo, um abraço e força aí.

      Eliminar
  6. Viva amigo.
    Uma burra fora de época como tu me disseste varias vezes:):)este ano:)
    Foi pena não aparecer um sargalhão daqueles com a dentadura já a precisar de reparação, ahahahahaha.
    Pois é por uns pagam outros, é pena continuar a acontecer estas situações do lixo por o parque natural, não a muito tempo estava uma pilha de lixo aqui num pesqueiro da zona de Sines e vi um elemento da guarda fiscal, que de elemento passou para anormal, acabar de comer a sua bucha ou palha que se calhar era o que ele estava a comer, por o seu lixo num amontoado de lixo que estava ali a estragar a paisagem toda, incrível, deu-me uma coisa que só não fui falar com ele porque ia-me passar de certeza... de vez de dar o exemplo faz aquela asneira.
    As tuas fotos são todas boas amigo, mas essa do gajo com o cesto esta incrível, porreira mesmo a dimensão homem natureza esta demais.
    Andaste na mariscada, fizeste tu se não bem, eu já enchi a pança com aqueles percebes largos que tu já provas-te, mesmo bons:):)
    Parabéns por mais um post a lobo do mar:):)
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  7. Comé amigo João!
    Tas em forma :)
    Ainda não é uma burra mas já é uma boa Dourada :)
    Pois eu neste dia até ia mais afiançado para um sargo do que para um robalo, mas olha o que interessa é que saiu qualquer coisa hahahaha
    Pois isto é um problema difícil de resolver, há sempre gente por a por aí e que não vale a pena que eles não aprendem...
    Acredito pois um gajo vê com cada chaparro nas autoridades que deviam era estar a limpar um canil....

    Andava ali a passear e já tinha visto os gajos quando me apercebi que estavam a tirar um peixe, eu vi ao longe mas mesmo pareceu-me um belo dum tronco....

    Aproveitei para apanhar uns percebesitos pó petisco, não são da categoria dos teus mas já deu pa lamber os beços hehehehehe

    Obrigado amigo João e um abraço... força aí.

    ResponderEliminar
  8. Olá Pedro!
    Grande menina que tens ai!
    Deve ser incrivel uma dourada! Há de chegar o meu dia!
    Da maneira como a foto mostra o mar, nao seria algo muito espectavel uma dourada, mas o que é certo é que ela lá estava!
    Parabens!
    Quanto a parte do lixo, enfim, nem sei que dizer, qualquer palavra ou expressao tentando mostrar tristeza ou indignação serviria, se calhar com um pouco de revolta a mistura!
    Vamos acreditar que isto um dia vai mudar...
    Grande abraço
    Luis Domingues

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Luis!
      Não é muito grande, mas já é qualquer coisa :)
      A Dourada é um peixe muito bonito sim, certamente que irá chegar o teu dia e quando lhes apanhares o jeito depois vai ser mais facil de dares com elas ;)

      A parte do lixo é uma luta que não acaba e que temos de combater se queremos fazer alguma coisa pela Natureza, pelo mar...
      Dificilmente quem tem estes hábitos os esquece, mas pode ser que os mais novos tenho mais respeito pela Natureza e que não façam lixo...

      Obrigado e um abraço Luis!
      Força aí.

      Eliminar
  9. Boas Pedro! Moi boa dourada!! Enhorabuena amigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alex!
      Melhor ainda quando não estava à espera dela ;)
      Obrigado, saude...

      Eliminar