sexta-feira, 27 de maio de 2016

No aceio da tarde


“Spinning”
Boas pessoal!
Nesta jornada de pesca a escolha foi para a vertente de spinning e para tal escolhi um laredo de que gosto muito e onde já fui feliz, o mar estava a descer embora de vez enquanto caísse uma onda com força. Desci o laredo ainda de dia e comecei a pesca no “aceio da tarde” onde capturei logo um pequenote que foi devolvido nas melhores condições. Enquanto à minha frente o sol se despedia no horizonte, algures na falésia um pássaro despedia-se de mais um dia com uma melodia que entoava no laredo que só ouvindo, são momentos como este que fazem da Costa Vicentina um local mágico e único que deverá ser respeitado por todos.


A pesca foi feita especialmente com vinis pois neste dia trabalhavam bem melhor que os Jerkbaits, ainda perdi um vinil e também algum tempo precioso na montagem de um novo terminal durante aqueles minutos importantes…


O único exemplar de jeito que tive a sorte de capturar, foi ainda com luz e foi ferrado exactamente junto a uma pedra onde já tinha ferrado um bom Robalo há uns anos, a pesca tem destas coisas… Depois de muitos lançamentos sem sentir mais nenhum toque terminei esta pequena jornada e subi a falésia já de noite e com muito cuidado…


Aquela subida abriu-me o apetite e preparei esta buchasinha para calar o estômago e descansar um pouco. Às 5h da manhã tocava o despertador e era hora de ir lá baixo outra vez, claro que a vontade não era muita mas por descargo de consciência lá fui, foi uma descida em vão pois não senti qualquer toque mas fiquei de consciência tranquila e deu para curtir o nascer de mais um dia naquela Costa…


Da parte da tarde o vento carregou como se previa e já não havia condições para pescar, aproveitei para dar um passeio numa praia de que gosto muito e apanhei algum lixo para ver se quilo ficava com outro aspecto, muitos de vós nem imaginam a quantidade de lixo que cabe dentro de um garrafão, deste bocados de plástico, sacos, esferovite, etc…


Por ultimo e para fazer tempo que passasse a hora de ponta na maravilhosa estrada EN-125 ainda aproveitei para curtir esta paisagem brutal.

 Pessoal aproveitem a pesca da melhor maneira e já sabem, não deixem lixo na Natureza.
Saúde e força aí.


28 comentários:

  1. Bom labrax Pedro

    Apanhá-los :))

    Ab

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Miguel!
      Eles que apareçam que a gente logo lhes diz como é ;)
      Abraço e força aí.

      Eliminar
  2. Mékié Lobão!
    Também adoro cada minuto do por do sol, enquanto pesco! A zona do Guincho também tem um clima único nessa altura do dia...
    Uma zona onde já foste feliz com uma boa captura, eu diria que não é por acaso! É porque é uma zona onde o peixe se sente bem por diversos factores.
    A caça submarina tem essa vantagem. Dá bem para ver as zonas onde o peixe gosta mais de se concentrar. Fora de água não dá para ter essa perspectiva ;)
    Um lanche à maneira para aconchegar o estômago e ganhar pedal para subir e descer as falésias...
    Mais um grande carrego de lixo. Ninguém agradece mas o espírito fica tranquilo :)
    Grande e forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Chicão!
      É sempre um momento bonito e se tivermos num spot de pesca melhor ainda..
      Sim acredito que seja por isso, alguma coisa aquela pedra tem, ou comida ou abrigo ou camuflagem ;) Este verão vou começar a espreitar alguns dos meus spots preferidos debaixo de agua em dias de aguas lusas com uns óculos de mergulho para ter outra ideia de como é a coisa debaixo de agua ;)
      Na pesca os lanches são sempre gulosos hahahahha

      É verdade, mais uma carrada de lixo, não acaba :)
      Abraço e força aí Chicão.

      Eliminar
  3. Grande Pedro!! Parabens!!, se ve que has empleado bien el tiempo tras las Lobas a Spinning. No fallas, da igual la modalidad de pesca, eso solo lo hacen los buenos pescadores que tienen una gran experiencia, gracias por compartirla.

    Si cada uno de los pescadores limpiaremos un poco nuestra zona de pesca como lo haces tu, seguro que habría menos basura en los océanos, bien hecho compañero, gran ejemplo.

    Un abrazo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Rubén!
      Quando o mar fica de feição e há oportunidade vou ver se dou com algum :)
      Se o mar pedir spinning vai de spinning, mas se pedir surfcasting vai de surfcasting :))

      Eu já nem pedia que limpassem como eu, só gostava que não deixassem o lixo deles, e se cada um trouxesse uma garrafa que fosse já era uma boa ajuda, enfim....

      Obrigado Rubén, um abraço e força aí campeão...

      Eliminar
  4. Atitudes de louvar !!!! Se todos os pescadores tivessem uma mentalidade como a tua estávamos muito melhor , tanto em termos de poluiçao como em termos de peixe ! Abraço e felicidades nas próximas jornadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé André!
      Não era preciso serem todos como eu, bastava que 50% dos pescadores fossem conscientes já ajudava bastante... Infelizmente não é assim...
      Obrigado e um abraço André, força aí.

      Eliminar
  5. Atão Pedro!
    Um bonito robalo já meio fora de horas pá! Afinal eles ainda andam lá...
    Atitude de louvar carregares esse lixo todo!

    Força aí!
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Mata Chibos da fundura :)
      É verdade este já vem fora do meu tempo, com certeza que há-de haver um ou outro mas é como encontrar uma agulha num palheiro...
      Tá na altura de carregar no OFF

      Há dias em que até dá jeito um gajo fazer umas limpezas destas desde que haja vontade, pena que as pessoas vão passear para lá e não se importam que haja lixo porque se importassem acho que deviam apanhar algum, digo eu olha já não sei....

      E tu apanhas os chokes todes aí da ria pá...
      Abraço e força aí Custoidinhe.

      Eliminar
  6. Boa malha Pedro.Concordo plenamente contigo quando dizes que todo devem respeitar sitios assim.Devolveste um robalinho e depois pescaste o seu pai foi uma boa troca.Admiro a tua atitude ao limpares o lixo que outros pescadores abandonam nos pesqueiros ele á sitios que so visto,caramba.
    É preciso é la ir Pedro.Abraco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Rafael!
      Eu devia era ter apanhado o avô não era o pai :)
      Grande parte deste lixo é de pescadores profissionais trazido pelo mar, também há cenas que se vê que é de barcos que passam ao largo da costa que até nem devem ser de pescadores, acho que ninguém quer saber, jogam fora e pronto....
      Tento minimizar a coisa trazendo algum desse lixo quando posso ou me dá jeito...
      Abraço e força aí Rafael.

      Eliminar
  7. Boas Pedro Lobo.
    -Entao ker dizer ke foste desenjoar do srfcasting e deste logocom um bom robalo Rssssss
    Se fosses meu compincha de pesca ja sabia ke kuando fosse contigo na precisava de levar comida Rsssss
    -Essa cana ke andas a pescar kuanto é ke aguenta de lançamento, ke peso de vinis costumas usar ???
    -Parabe ms pela pescaria e pelas fotos ke estão espetaculares Xau Pedro Lobo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui atão e que tal!
      Neste dia até podia ter feito um surfcasting porque estava mar para isso, mas como não queria ir com tanto material atrás levei só o mais leve que era o do spinning ;)

      Ai não que não levavas não, ou deves pensar que me papavas o petisco não, deve ser deve hahahhahahha

      Esta Crafty Sea Bass de 3m tem uma acção 20/50 mas acho que o peso máximo ideal andará aí nas 43g mais ou menos...

      Obrigado Rui e alguma coisa apita, força aí.

      Eliminar
  8. Grande lobo, sempre com palpites certos :)
    Já tens o instinto apurado!!

    Nada a dizer sobre o lixo, é demasiada porcaria para quantificar.... Depois querem alguns berrar aos 7 ventos que têm praias limpas e bandeiras de cores. TODAS as praias deviam ser limpas, não apenas aquelas que têm interesse.

    Mas pronto, ainda há gente consciente como tu que qual formiguinha vai carregando a sua parte e infelizmente, a dos outros também :)

    Grande abraço!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Morais!
      Háhhh... Ás vezes corre bem ;))
      O lixo nasce todos os dias naquela Costa, e nem quero imaginar as toneladas que estão escondidas debaixo da areia e das pedras, esse ninguém o vê...
      Acho que as autarquias deviam limpar as praias que lhes pertencem pelo menos duas vezes por ano, e as falésias também, mas ninguém quer saber...Apenas limpam ali a entrada da praia durante o verão e pouco mais, não é suficiente e é preciso meterem mãos à obra...

      Um abraço e força aí Morais...

      Eliminar
  9. Viva Amigo Pedro.
    Mais umas fotos magicas, muito porreiras mesmo, imagino a calma desse spot:)
    Deste com um bom robalo, por vezes a hora que mais temos fé, acontece alguma coisa e perdemos alguns minutos que podem ser cruciais para fazer uma captura.
    Amigo estas com uma barba a Taliban, ahahahahahaha...
    Muito lixo está nas praias, com estes mares fortes por aqui também está tudo sujo, pode ser alguns pessoas ao ver o teu blog, ganhem consciência e tenham algum respeito por a natureza.
    Estás forte no petisco, ahahahahah, tinto a noite com a frieza sabe mesmo bem:)
    Parabéns por mais um post a lobo, 5 estrelas mesmo:)
    Grande abraço, força ai Pedro, em breve vou até ai a baixo;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amigo João!
      Calma mesmo porque é de difícil acesso e tem muita pedra...
      É verdade quando quero estar ali concentrado a pescar acontece alguma para perder aquele momento, mas fico mais lixado quando acontece ao nascer do dia :)

      A barba tá na hora de levar uma aparadela hehehehhe
      O lixo chega todos os dias às carradas à Costa amigo, e já reparei que algum desse lixo fica tapado pela areia durante meses, é um problema que poucos dão importância mas é uma realidade...
      Pode ser que alguém fique tocado e meta mãos à obra..

      Já sabes que o petisco na pesca é obrigatório, o tintol à noite deixa um gajo relaxado e ajuda a dormir ;)

      Esta semana fui com o pessoal à do Amilcar comer uns caracois mas infelizmente não estavam grande coisa, acho que pela primeira vez enganamos o Amilcar hehehehehhe
      Lá tivemos que ouvir mais uma vez a anedota do arroz de grelos e da velha desdentada hehehehehehehe

      Amigo João um abraço e obrigado, força aí...

      Eliminar
  10. Boas Pedro
    Bom peixinho
    Este ano esta muito fraco e ja vi que é geral...
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amigo ET!
      Sim este ano tem sido fracote, aliás de ano para ano é sempre a pior tanto em quantidade como em qualidade...
      Aí para cima não sei porque é, agora na minha zona sei bem porque tem sido fraco, enfim...

      Abraço e obrigado parceiro, força aí.

      Eliminar
  11. Efectivamente,amigo Pedro, conozco la costa Vicentina y es maravillosa.En una ocasión cogí tres robalos en una mañana inolvidable.
    Saludos desde El Ronquillo(Sevilla)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá J.Luis!
      É uma Costa diferente de qualquer outra, mas todas elas têm a sua beleza...
      Por vezes acontece, estarmos no sitio certo à hora certa :) mas nem sempre se fazem pescas dessas...
      Abraço e obrigado J.Luis

      Eliminar
  12. Saudações do Porto,
    Bom tarolo, e o sabor desses não tem comparação com os de cá.
    Para a semana vou ao Rogil, e tenho que matar qq coisa ao Surfcasting.
    Ve la se não matas o peixe todo.
    O bom pescador não deixa rasto...!
    Abraço Fainas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Helder!
      Pois não posso opinar porque nunca provei nenhum daí de cima :)
      Espero que sim, nem que seja uns sargos dos bons para o jantar :)
      Tranquilo, não sou daqueles que levam o peixe todo de uma vez...
      Nem rasto nem sinal ;)

      Saúde e obrigado Helder, força aí.

      Eliminar
  13. Boas Pedro a garra do lobo estava afiada esse robalo não escapou bem bom,sempre pronto para uma boa acção pena é a mentalidade de muita malta.
    Grande abraço amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Alexandre!
      Ainda há pouco tive a falar com um amigo sobre este dia de pesca, por acaso estava com fé de apanhar um Robalo só nunca pensei é que ia apanhar o gajo onde já tinha apanhado um :)

      É verdade, sempre que posso limpo um pouco a zona, tem de ser ;)
      Abraço e força aí Alexandre.

      Eliminar
  14. Grande Pedro! Muy bueno ese robalo y un 10 por la recogida de la basura.
    Un abrazo compañero

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Alex!
      Este foi um ano muito difícil de dar com uns Robalos por aqui, só mesmo com muita insistência lá ia saindo algum...
      Tem de ser, quem gosta mesmo do mar e pescar na Natureza tem de limpar o lixo daqueles que não gostam dela...

      Abraço e obrigado, força aí Alex..

      Eliminar