quarta-feira, 26 de abril de 2017

A praia esquecida

“Surfcasting”
Boas amigos!
Recentemente estiveram umas condições boas para fazer umas pescas de “surfcasting” e como não podia desperdiçar tal oportunidade apostei num spot onde uma semana antes tinha visto um bom fundão e que me deixou com água na boca, é uma praia onde já fui feliz e que nos últimos tempos me tenho esquecido dela…


Cheguei cedo e aproveitei a tarde para dar um passeio nas falésias para ver o mar, só aí já tinha tirado partido da ida à pesca com aquela vista brutal, ao mesmo tempo fiquei triste por ver o que vi, a Costa está completamente cercada de redes, acho que nunca tinha visto nada assim, enfim…


Ao final do dia o mar apresentava-se de feição e com as duas Canas montadas comecei a pescar, o fundão tinha uma boa entrada para abeirar uns peixes mas também tinha umas pedras onde perdi algum material, quando encontro uma praia de fundos mistos com um bom fundão é de ficar desconfiado pois normalmente tem sempre umas pedras lá no meio a dificultar-me a vida…


Não apareceu nenhum troféu, mas foram saindo uns pexecos porreiros e ainda deu para safar uma boa mista de peixe, enquanto eu apanhei  7 pexecos aquelas redes devem ter  7 toneladas, os lúdicos apanham tudo…


Flora 1


Flora 2


No dia seguinte aproveitei para apanhar algum lixo e aliviar um pouco a Natureza desta “praga” difícil de combater, não vejo entidades nem autoridades preocupadas com este grande problema, pelo menos não dou notícia de fazerem algo para combater e minimizar os estragos, andam mais preocupados com a caça à multa, porque grande parte das actividades de lazer que se podem fazer por aqui em contacto com a Natureza ou está limitado ou é proibido.

Local este a que alguém um dia teve a ideia de chamar de parque (PNSACV)… Se fazem falta leis!!? É claro que fazem, mas leis com sentido; leis que estejam do lado dos mais cuidadosos e respeitadores e leis que penalizem severamente os menos cuidadosos e desrespeitadores, não leis que parecem que foram feitas por miúdos da escola primária, tal como a lei do defeso do sargo que todos conhecem e que eu nem me vou alongar no assunto, certamente quem a fez não sabe o que significa a palavra “defeso”. Bom mas agora dizem que vão acabar com isso, deixem ver se é desta porque na anterior revisão que fizeram à portaria quase que era…

A última é multar os carros do pessoal em determinadas zonas junto aos pesqueiros para onde toda a vida os pescadores levaram os carros, caminhos com quase 100 anos de história e tradição, de terra batida e pedra polida…

Mas há mais!! E esta é a nível Nacional, sim porque há leis a nível Nacional e por zonas, é porque nós vivemos num País muito à frente no que diz respeito a leis e regras claro porque o resto fica o dito pelo não dito…
Ora pensem bem, como é que uma lei diz que a medição do peixe vai desde a boca até à cauda e a mesma lei diz que o pescador é obrigado a cortar a parte superior da cauda do peixe…Então afinal em que é que ficamos!!? Ou estão a gozar comigo ou andaram a fumar daquela merda fora de prazo…

Saúde da boa e força aí pessoal.

22 comentários:

  1. Boas Pedro Nunes.Pois o mito dos pescadores ludicos apanharem tudo nós ja sabes como é,a costa cheia de redes e nos é que pagamos,mas olha pelo menos ainda pescaste uns peixes e passaste uma boa tarde é o que interesa.A caça há multa é por todp o lado onde o povo se desloca,ja nao chega o que nos robam em descontos.
    Ate á proxima e forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Tiago!
      Eles desculpam-se sempre connosco e o mais triste é que muita gente acredita...
      Sim ainda deu pa safar uns peixes e pescar que é o que interessa.
      Tiago eles de uma maneira ou de outra encontram sempre alguma maneira para nos roubar mais e mais...
      Saude da boa e força aí, obrigado.

      Eliminar
  2. Olá Pedro

    O mar ja ha muitos dias que anda meiio parado se calhar ate de mais.Á tanto tempo que eu nao via um linguado amigo,nao apareceu o trofeu mas ainda deu fizeste uma mista boa.
    É um ato de coragem o teu apanhares e limpares o lixe que normalmente encontras nas tuas pescarias,por vezes tambem trago algum mas confesso que nao é tanto.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Jorge!
      Sim na Costa Norte tem andado paradinho, isto é ou 8 ou 80, o troféu não apareceu mas ainda me safei ;) não me posso queixar...
      Não gosto de ver o mais de bonito há ser destruído aos poucos pelo homem, só não trago mais porque não cabe na carrinha...
      saude da boa e força aí Jorge.

      Eliminar
  3. Boas Pedro,
    Com essas condições é uma questão de tempo para seres muito feliz por ai novamente. Ainda assim deu para te divertires e apanhar uns peixes, o que se precisa mais?! :)
    Felizmente o lixo maioritário que se vê naquela Costa é trazido pelas correntes marítimas, já aqui a Sul o lixo predominante é deixado pelos animais que em casa tb devem jogar tudo para o chão inclusive as beatas dos cigarros que só demoram 12 anos a decompor-se ou então são comidas por outros animais...
    Em relação ao defeso, acho que devia começar-se a pensar seriamente em praticá-lo em todas as espécies, mas em todas as modalidades e de forma racional.
    O corte da barbatana caudal para evitar que haja venda do pescado ilicitamente, qual seria a melhor forma para o evitar? Não sei? Talvez só se podia vender peixe vivo... lol

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuel!
      Pois deixa lá ver se volto lá ou se me esqueço dela outra vez :) ou então muda para pior que é o costume...
      Sim não me posso queixar, como sabes não peço muito no entanto eles que venham que eu não me importo :)
      Parte do lixo da Costa Norte vem de correntes marítimas e de longe mas muito é dos profissionais que jogam tudo borda fora...

      Se houvesse um defeso como falas os prejudicados seriamos nós como sempre, por isso o melhor é ficar como está que a mãe Natureza encarrega-se do resto...

      Saude e força aí nessas ilhadas.

      Eliminar
  4. Tiveches unha boa pesca Pedro. Quizáis por apañar o lixo, teñas un bo premio, posto que o lixo na natureza é un problema en moitos lugares.
    Noraboa polo xesto e pola pesca.

    Saúdos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Josiño!
      Sim já fiquei satisfeito :)
      O prémio por apanhar o lixo não precisa, só precisa que muitos mais façam o mesmo, já é uma grande ajuda...
      Obrigado Josiño, saúde e força aí.

      Eliminar
  5. -Boas Pedro lobo.
    -Ke bela piscina ke estava nesse dia,nao sei como não tentas te spining,ate podia ser ke eles pegassem.
    -Eu tenho esperança ke eles acabem com o defeso se sargo,mas esperar para ver rsssss
    -Conseguiste juntar uma boa variedade principalmente esse linguado ke eu tanto gosto frito rsssss
    -Xau Pedro Lobo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Rui, tás com bom aspecto :)
      A piscina foi de mais para o meu gosto, um gajo não pode ir a todas e por vários motivos a escolha foi o surfcasting.
      A esperança é sempre a ultima a morrer, vamos esperar para ver :)
      Eu também gosto muito do linguado fritinho ;)
      Saude da boa e força aí.

      Eliminar
  6. Boa malha Pedro! Quase sempre trago mais lixo do que faço. Quanto a leis amigo.......infelizmente é o que temos. Bela chapa castanha essa que por aí tens.
    Um dia destes ainda temos de combinar uma jornada!!!!
    Grande abraço Emanuel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Emanuel!
      Sim por norma comigo também é assim, pois o lixo é tão leve que não custa nada trazer...
      E que saudades que eu já tinha destas chapas castanhas :)
      Nunca se sabe ;)
      Saúde da boa e obrigado Emanuel, força aí.

      Eliminar
  7. Boas Pedro. Tens aí uma bela mista de peixe. Esse spot tem bom aspecto,infelizmente as leis são feitas por pessoas que não percebem nada disto, e as autoridades muito menos. Quando existe zonas protegidas onde os pescadores lúdicos não podem pescar, mas os profissionais já podem!! Enfim... Grande abraço e saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Gonçalo, também sei apanhar linguados pá!!! hahahahahhaha
      Este spot já me deu muitas alegrias ;)
      Porrrra, são grandes atrasados estes gajos que fazem as leis, até me passo...
      Saude da boa e força aí Gonçalo.

      Eliminar
  8. Boas amigo.
    Lá foste matar o vicio.
    Este tempo não é a tua cara, ahahahah, mas essa praia tá com aspecto:).
    Uns peixinhos bons para o petisco, a juntar as 3 espécies mais cobiçadas do mar, ainda enganas-te um linguado, bem bom:)
    Dava uma boa vitrine esses peixes:)
    Amigo, as leis só prejudicam os lúdicos, tens toda a razão, só o preço das licenças diz tudo, compara a caça sub com o pescador de cana, da logo para ver o artista que faz as leis.
    Tenho tido tantas desilusões com certas coisas... um gajo pesca a medo , quando quem teria que ter medo era os porcos dos anormais que
    andam por ai.
    Bem isto so tende para piorar.
    Grande atitude a tua amigo, parabens.
    Grande abraço força ai

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Mister Sargo :)
      Lá consegui fazer uns peixes pa desenrascar a coisa :)
      Esta é que foi uma verdadeira mista hehehehe e sim enfeitava uma boa vitrina..

      Em relação às leis, eles também andam em cima dos prós, mas precisava de uma fiscalização mais apertada...
      Amigo desilusões desse tipo tenho todos os dias, mas um gajo tem de as mamar, olha já nem vejo noticias hehehehe quero lá saber...

      Enquanto tiver força de vontade vou continuar a limpar amigo, é até ao dia....
      Abraço e força aí.

      Eliminar
  9. Boas Pedro,sacaste ai uma bela mista de peixe,bonitas fotos da natureza no seu melhor,bem mais uma vez uns sacos de lixo,eu só me pergunto será que esta malta que deixa lixo em todo lado cagam em casa em todo lado ou será só na sanita????
    Grande abraço amigo os meus parabéns pela atitude

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé grande Alexandre!
      Até um linguado eu apanhei desta vez, já me tinha esquecido da ultima vez que apanhei um peixe destes :)
      É verdade mais uma saca de lixo e ainda há lá mais para apanhar, como está a casa deles não sei mas com certeza que limpa não deve estar, enfim...
      Muito teste lixo é marinho, dá à Costa e apenas é possível dar com ele em praias ou laredos...
      Obrigado e um abraço Alexandre, força aí.

      Eliminar
  10. Mékié Pedro!
    Esse cantinho, está mesmo com bom aspecto.
    Não foi uma pesca de carrego, mas já foi bem fixe e variada. Os que não apanhas-te ficaram nas redes ;)
    Saco a saco, lá vais deixando essa zona mais limpa. Assim fossem todos!
    Grande e forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Chicão!
      É que é mesmo um cantinho ;)
      Yah já deu pa sentir o cheirinho a peixe na geleira hahahaha
      Com certeza de que ficaram muitos nas redes, pois haviam muitas espalhadas pela Costa, pelo menos na zona onde eu andei...
      São varias zonas que eu costumo limpar, pelo menos acho que se não apanhasse nada estariam bem pior...
      Abraço e obrigado, força aí Chicão.

      Eliminar
  11. Boas Pedro,
    Como é que te podes esquecer duma praia tão grande? Isso é o mesmo que perder o avião ou comboio! LOOOL
    Ainda fizeste uma boa teca com destaque para aquele capacho, parabéns! ; )
    Realmente, em vez de andarem a chatear a cabeça à malta por causa do peixe, deviam era de ajudar a limpar o lixo e fazerem mais fiscalização aos barcos de pesca profissional e aos cargueiros que passam ao largo, esses sim os grandes responsáveis pela poluição da costa! : (

    Saúdinha! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé PJ!
      Grande!!!!! hahahahaha
      Deu pa fazer uma boa mista e trazer uns peixes pa casa, gosto muitos desses capachos mas quase sempre são pequenos os que apanho e normalmente são libertados, quando consigo pq esses gajos engolfam cavilhas até à tripa...
      Sai-lhes mais barato chatearem os lúdicos e mostram trabalho na mesma, e os grandes matadores e poluidores continuam a operar na boa...
      Saude e obrigado, força aí.

      Eliminar