segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Tiro no escuro, tiro certeiro

“Spinning”
Boas pessoal!
O mar esteve uns dias de feição e fui fazer um spinning a ver se me calhava alguma coisa.
Cheguei ao spot já de noite, fui mais tarde para evitar como sempre o trânsito da rua nºEN125, ia a caminho e a pensar qual seria o laredo em que iria apostar nesta noite, resolvi ir a um spot que não ia há muito tempo e que não sabia se já tinha desareado ou se ainda tinha alguma areia, seria um tiro no escuro
Os dias estavam quentes mas as noites já eram frescas, um gajo sai de casa à verão mas tem de levar uma muda de inverno porque de noite e de madrugada já faz uma boa rijeza e se o vento encana de Leste ou Nordeste até miam, que saudades que eu tinha destas noites frescas.

A abordagem ao pesqueiro como sempre fez-se com cautela e devagarinho pois à noite os cuidados têm de ser redobrados e lá em baixo um simples movimento em falso ao caminhar por cima das pedras húmidas ou molhadas pode tornar-se bastante perigoso se não formos cautelosos.


Em acção de pesca ao fim de meia hora tive o primeiro peixe e talvez uma meia hora depois tive o segundo, dois Robalos já bons que valiam a investida, mais tarde tive um terceiro ataque bom mas não ferrou, era a “maldição” dos mares a cumprimentar-me, pois quase sempre quando isso me acontece não tenho mais qualquer ataque, o que se veio a confirmar mais tarde.


Este é um pesqueiro com alguns caprichos e esta foi uma jornada produtiva em termos de conhecimento e conclusões para o futuro, pois com o passar dos anos vai-se gravando certos pormenores na memória que mais cedo ou mais tarde contribuíram para o sucesso de uma boa pescaria.


O amanhecer do dia seguinte revelou o que eu mais temia, dezenas de bóias junto à Costa denunciavam centenas de metros de redes e aparelhos alvorados, coisa que já faz parte daquela Costa quando o mar dá uma quebra de vários dias.


Depois de subir um laredo à noite e quando chego lá em cima, uma “sopa dos pobres” vem mesmo a calhar. (sopa dos pobres = sopa com uns bocados de pão para render mais)

 Nos últimos meses tenho vindo pouco para estas bandas como é normal no verão, então aproveitei a manhã seguinte para dar um “Olá” a algumas pessoas amigas que vivem na Vila e que eu vou conhecendo por aqui com o passar dos anos…


Corvos, o pássaro preto que representa o mal, há quem diga que representa o diabo, outros dizem que é o confidente das bruxas, seja lá o que for para mim tanto faz, eu gosto deles…


E quando se quer descansar de dia e as moscas não deixam, principalmente no Outono que elas andam alvoradas, lá se tem que improvisar uma rede mosquiteira.


Nunca gostei de usar o termo “grade” na pesca, pois prefiro o meu querido chibinho embora não tenha saudades nenhumas desse gajo, mas neste dia levei uma grade que alguém deixou no campo depois de ter feito um piquenique, infelizmente é assim…

Bom mas o verão parece que já lá vai e o mar começa a “serrar os dentes” como é normal nesta altura do ano, ele é que manda e resta-me esperar como ele me ensinou…
Pois a última palavra cabe sempre ao Mar Vicentino.
Saúde da boa e força aí pessoal.

24 comentários:

  1. Boas Pedro,
    Estes últimos mares-de-leva que fizeram desarearam um bocado por quase todas as bandas...Noutros sítios onde meteu areias novas tem uns pexecos ; )
    Ainda te conseguiste safar com dois bons peixes, o terceiro logo virá, parabéns! ; )
    Se for o sitio que estou a pensar esse caminho já está desactivado e a descida faz-se por um aceiro ; )
    Camabada de porco, como o chibo pesava muito deixaram a grade! : (

    Haja saúde! ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé PJ!
      Pensei que tivesse desareado mais...
      Não está mal mas podia estar melhor ;)
      Como eu não sou igual aos outros faço a minha parte e deixo sempre o local mais apresentável do que estava quando cheguei...
      Saúde da boa e obrigado ;) força aí..

      Eliminar
  2. Ehhh Lobo! Então levaste 2 robalos e grade para casa, ao mesmo tempo? Agora é que deu nó :P

    Não ligues a isso do peixe fugir e depois não dá mais! É porque não era suposto aquele ficar agora, ele depois volta ;)

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Morais!
      Já viste comé :) hahahaha
      Epa nem imaginas as vezes que isso já me aconteceu, até já cheguei a parar a pesca e ir-me embora... porrra quando essa cena me acontece não falha...
      Saúde da boa e força aí...

      Eliminar
  3. Mékié Pedro,aproveitastes e bem a acalmia kue teve por ai,ai não ;}
    Essa soupa kuentinha a meio da noite ui sabe pouca bem sim ;}
    Dizes tu kue essa amostra é boa para pescar aonde ha muitas pedra,é disso kue eu preciso pa,tou farto de perdeu amostras numa zonas kue costumo andar la muito,tenho kue esperimentar essas amostras da cinetic
    Parabens pelos peixes my friend,continua ai,um abraço e ja sabes,apanhalos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Gualter!
      Epa a acalmia até foi calma de mais, não era preciso tanto...
      Agora já vai sabendo bem uma coisinha quentinha para aconchegar o estômago à noite ;)

      Eu tenho essa opinião, derivado ao tamanho e ângulo da palheta, faz com que ela afunde pouco e agarre mais que certas amostras que eu já usei...Mas claro que tb não podes usa-la com dois palmos de agua porque isso vai encalhar de certeza, mas tipo para aqueles spots que têm ali pouco mais de 1m de fundo acho que é bom para ela...

      Obrigado Gualter, deixa ver se eles se deixam apanhar :)
      Saúde da boa e força aí..

      Eliminar
  4. Como é que isso vai Pedro?
    Foi pena o outro nao ter ficado se nao era um novo atrix LOL mesmo assim com dois exemplares desses ja foi uma boa pesca sim os meus parabens.
    Esses pássaros parecem gralhas.Tambem costunmo ver bastantes por aqui.Tu amigo pensas em tudo ate uma rede para as moscas tens LOLOL
    Infelizmente é na mar e no campo que deixam lixo por todo o lado :(
    Fica bem e continua aí
    Abraço

    Luís Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Luís!
      Foi mesmo pena e não sabes tu da historia a metade :(
      Obrigado ;)
      Tive de pensar em arranjar uma rede mosquiteira, pois há dias quentes que para se descansar na carrinha tem de ser de janelas abertas, só que com as moscas quem é que descansa!!? Isso aconteceu-me uma vez e disse que não ia acontecer mais vezes e lá inventei isto hehehehe e o melhor de tudo é que resulta bem ;)
      O lixo já é normal e até eu já tou habituado, alguém tem de fazer alguma coisa...
      Saude da boa e força aí...

      Eliminar
  5. -Boas Pedro Lobo
    -Então mas isso é um casal ou kê Rssssss,parece ke a coisa não te esta a correr mal este ano
    -Esse tipo de pesqueiros ja sao muito radicais para mim Rsssss gosto de estar com os pes bem assentos em terra Rsssss
    -Bonita foto essa dos corvos,ja sao raros esses bichos eu pelo menos nao os veijo á muitos anos.Parabens pela grade Rsssssss
    -Xau Pedro Lobo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Rui!
      Tás com bom aspecto :))
      Olha pois nã sei hehehe por mim tanto faz :)
      Por enquanto vai-se tirando alguma coisa...
      Eu também gosto de estar com os pés bem acentos, mas por vezes tem de ser...
      Nesta zona há muitos Corvos ;)
      Obrigado e força aí Rui...

      Eliminar
  6. Boas Grande Pedro,
    Enquanto forem saindo assim aos pars nao está nada mal,meus parabéns.
    Pesqueiros desses tipo com pedras é necessario ter muito cuidado,não vale correr riscos por causas de peixes.Estou farto de procurar por esse carrete Cautiva Alu e não encontro em loja nenhuma,sabes ondem poderei comprar?Qual o ratio desse carrete?
    São de louvar essas atitudes de apanhares o lixo que esses porcos deixam espalhado por ai.
    XD
    Grande abraco Pedro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Sandro!
      Obrigado, sim pelo menos são dois, sempre é melhor que um :)
      Sim normalmente ando por lá com cuidado ;)

      Sandro não encontras e dificilmente vais encontrar porque a marca já não fabrica este carreto, por acaso e até à data saiu-me um bom carreto...
      O ratio é 4,9:1

      Eu não me sinto bem a pescar ou em contacto com a Natureza com lixo à minha volta, tenho de deixar as coisas sempre com uma boa apresentação ;)
      Saude da boa e força aí...

      Eliminar
  7. Boas Pedro esses dois estão bem gordos😃gostei da tua janela com rede mosquiteiro 😂😂
    Grande abraço é força ai para baixo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Alexandre!
      Estes estavam no ponto ;)
      Tu não imaginas as irritações que eu apanhei com as moscas já, um gajo a querer dormir de dia e essas gajas sempre a chatearem-me, tinha de arranjar uma solução ;)
      Abraço e força aí Alexandre...

      Eliminar
  8. Boas amigo Pedro ;)mais um belo post
    Isso não foi um tiro no escuro, foram mas é dois tiros no escuro ahaha

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Diogo!
      Obrigado, hahaha pois pois, dois em um ;)
      Quando o mar o permitir não perdoes...
      Saúde da boa e força aí..

      Eliminar
  9. Boas amigo.
    De volta o lobo da escuridão, pois a noite o todo o cuidado é pouco, fazes tu bem.
    Lá veio um cardume de 2, melhor que 1 lol.
    Essa sopa dos pobres com um tinto dá logo para embalares no sono aconchegado;)
    Eu tenho visto tanto lixo aqui por Sines que até revolta, isso sim era multas justas, mas não, enfim.
    Precisa chuva para as moscas irem embora, pouco chatas sim.
    Parabéns por mais um belo post.
    Força grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amigo João!
      Gosto mesmo de andar no escuro hahahaha
      Podes querer, mas não vai ser sol de muita dura não ;) como se eu não soubesse já...
      Ui, quando um gajo chega à carrinha a meio da noite e tá aquele ventinho fresquinho sabe mesmo bem uma sopa quente com um copo de tinto ;)
      O lixo não tem fim amigo, é como as pessoas ruins e invejosas...
      Yah, mesmo; só que o pior é que a chuva não vem e tanta falta que ela faz, elas as moscas também não gostam do frio, pode ser que abrandem um pouco a actividade...
      Obrigado e um abraço amigo, força aí..

      Eliminar
  10. Boas Pedro
    Entao tu com dois peixes desses foste juntar pao na soupa kekekekeke,
    ja foi uma pescaria á maneira amigo,parabens.
    Tu estás sempre preparado para tudo, ate para as moscas kekekeke.
    E a grade até podia ter calhado bem se tivesse cheia kekekekeke
    Abraço e da-lhe.Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Leão branco!
      Hahahaha, já viste :)
      As moscas a mim já não me chateiam mais ;)
      Se tivesse cheia eles não a deixavam lá hahahaha
      Obrigado e força aí Carlos. Saude...

      Eliminar
  11. Mékié Lobão!!
    Sempre em aventuras fantásticas.
    Fica lá com esses dois maganos e deixa lá o outro ir cumprir o seu objectivo de vida, nas águas Vicentinas!
    Essa estaca já teve melhores dias. A maresia a fazer das suas.
    Que rica sopa com um penalti de tinto, fica sempre bem:)
    Grande e forte abraço Pedrão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Chicão!
      Tem de ser, a pesca é uma aventura :)
      O obectivo de vida dele é vir comigo, mais cedo ou mais tarde hahaha
      Esta estaca já deu o que tinha a dar e certamente por ela já passou muito peixe ;)
      A sopa com uns bocados de pão e um tintol sabe mesmo bem a meio da noite ;)
      Saude da boa e força aí Chicão...

      Eliminar
  12. Boas Pedro,
    Mesmo às apalpadelas destes com um cantinho quente, só vieste com dois mas o terceiro fica lá a crescer até para a próxima... 😁
    O tempinho mais fresco já está a chegar tb já era hora...

    Forte Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuel!
      Sim é verdade, não gosto de chegar de noite, mas às vezes tem de ser... Desta vez calhou bem...
      Ou fica a crescer ou já foi apanhado por alguém, vai-se lá saber.
      Já devia ter vindo mais cedo este tempo mais fresco, agora falta a chuva, isso é que tá pior...
      Saúde da boa e força aí..

      Eliminar