segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Acabaram-se as brincadeiras

“Surfcasting”
Boas pessoal!
Quando chega o Inverno e com ele os mares grandes e fortes as condições de pesca escasseiam, no entanto a qualidade das capturas por vezes aumenta consideravelmente quando o mar nos deixa pescar, os fundos de pedra ou mistos fornecem alimento aos peixes e são quase sempre locais prometedores, depois mesmo que a jornada não corra como planeamos no inicio ao menos serviu para apaziguar a “fome” de pescar que nesta altura do ano se resume a meia dúzia de dias.


No que diz respeito a esta jornada de surfcasting, a noite estava fria, húmida e desagradável, o vento chato estava de frente e ter o vento de frente na pesca é o mesmo que ter a sogra por trás, não sei qual dos dois o pior.

 Mas havia algo que ajudava a ultrapassar estas condições, era a sede de capturar um bom Robalo e senti-lo na ponta da linha a lutar e a puxar para se tentar libertar e foi o que aconteceu logo com o primeiro peixe que apanhei, era um bom Robalo que teimava em não sair da água e é destes que eu gosto, quando tudo corre bem é a melhor sensação da pesca.
Bom mas com o velhaco cá fora e bem seguro dentro da saca já estava mais tranquilo, pois mesmo que não pescasse mais nada já tinha eliminado o chibo e tudo o que viesse a mais era para compor a saca.

A pesca continuou e achei estranho não aparecer ninguém por ali, praia que eu pouco frequento porque normalmente tem sempre alguns pescadores, talvez por ser dia de semana e estar frio não estivesse por lá ninguém. O tempo foi passando e tirei cerca de três bailas pequenecas que foram devolvidas e quando pensava eu que já tinha a pesca feita foi quando vi a cana da direita balançar ligeiramente e ficou folgada, gosto tanto quando isto acontece 😊 hahahaha, assim que peguei na cana senti que tinha um bom peixe e seguiu-se o ritual de trabalhar o velhaco com calma e cuidado para que tudo acabasse bem, tinha uma praia de areia só para mim e não tinha pressa nenhuma.
Peixe cá fora e aproveitei para tirar a foto da praxe como que adivinhando que a pesca estava mais que feita…





Gosto tanto disto


Depois da faina feita era hora de confortar o estômago com uma sopa de batata com ovos escalfados e agora sim podia dormir tranquilo.


Acabaram-se as brincadeiras 


Numa dessas noites de muito frio em que fui fazer um spinning aos laredos a ver se cravava um Robalo, estava eu à espera que a maré voltasse a meter água no pesqueiro e cansado que andava de noites mal dormidas deitei-me ali um bocado e fechei os olhos, passado pouco tempo começo a arrefecer e é quando me veio ao pensamento aqueles “macacos” que chegam ao facebook e sem vergonha nenhuma perguntam tipo assim “ Boas pessoal quero ir fazer uma pesca em tal zona, sabem se tá a sair peixe por lá? Já agora em que praia e qual o melhor isco?”  hahahahahahaha (Olha lá o gajo é bom páá!!!)  Poourrrrra ganda lata!!!!!!! Fod#$& assim também eu quero ser pescador!!!!!

Anda um gajo aqui há anos a tentar perceber como é que isto funciona, a aprender com os erros, a levar barretes e a carregar chibos, faço mais de 100km para vir à pesca, noites e noites a fio a dormir mal e porcamente na carrinha ou em cima das pedras, a precisar de um banho e de preferência de água quente, neste momento são quase 3h da manhã estou eu deitado numa cama de pedras com a cabeça numa almofada de pedras cansado e com frio a ouvir constantemente o raio do chibo a berrar-me aos ouvidos, ainda não senti um peixe e aqueles gajos, toma!!!!!  Levantem mas é o cú da cama e vão apanhar frio e dormir ao relento em cima das pedras que é para verem o que é bom pós os ossos pá… “Não querem pesca!!!!? Atão toma lá pesca Man!!! Vaiiii-te embora choco”


Acabaram-se as brincadeiras, está na altura dos meninos ficarem em casa no aconchego e darem a velha desculpa do (epá hoje não estou praí virado, não gosto destas marés) hahahaha


Um dia destes realizou-se em Faro o jantar de Natal do grupo de pesca do facebook (Pesca é fish – Águias do sul)
A mesa foi preenchida por onze pescadores de varias modalidades e todos muito bem dispostos, com fome e muita sede hahaha… Depois do estomago bem forrado e de muita risota e galhofa lá tivemos de “varrer” uma garrafa de um belo medronho oferecida pelo Duarte da “ALGARVEPESCA”
Depois disso a noite teve continuação e paragem em várias “capelinhas” eu ainda fui à 1ª ronda mas depois abandonei o barco, pois o cansaço acumulado de noites de pesca mal dormidas falava mais alto…


Obrigado Duarte, para o ano que vem traz outra 😉

Haja saúde e força aí pessoal…

28 comentários:

  1. Boas Pedro Nunes,epa foste apanhar esses peixes com a Ana lol parabéns Pedro que bonita dupla de robalos.Pode ser que agora da caida de mar aparecam uns peixes para nos entretermos.
    Com a barriga confortavel já a pesca sabe melhor lol,pesca com frio assim não é para todos,é de valor Pedro.
    Até á proxima.Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Tiago!
      Por acaso não, foi antes da Ana :)
      Pois às vezes aparecem uns peixes depois destes mares, outras vezes não :)
      Neste caso a barriga confortavel foi depois da pesca, mas dormi muito melhor :) com dois Robalos na geleira e a barriga cheia ;)
      Obrigado Tiago, saúde da boa e força aí.

      Eliminar
  2. -Boas Pedro Lobo
    -Ainda no outro dia me lembrei,o lobo anda muito caladinho deva andares a fazer das suas Rssssss e pelos vitos nao me enganei Rssssss e foi logo 1 pare deles,tu nao falhas Lobo
    -Pois é amigo há por ai pescadores ke kerem a papa toda feita,mas irem lá ke é bom ja nao vão apanhar frio,é mais facil ir ao Face e perguntar Rssssss
    -Uma garrafa desesas de medronho é ke tens de levar para as npoites frias Rsssssss
    -Xau Pedro Lobo e continua.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Rui!
      Tas com bom aspecto :)
      Hehehehe nem sempre a pesca corre como a gente quer e nem sempre há material para postar aqui, mas quando há faz-se um relatosinho ;)
      Foi um pare bem bonito e para compensar as vezes que não vem nenhum ;)
      Eu acho que na pesca se não trabalharmos nela para dar os seus frutos não tem tanto interesse, mas isto sou eu que não me importo de ter trabalho, ao contrario desta malta nova que está habituada a a carregar no botão e aparece tudo feito, isso para mim não são pescadores....
      Isso queria eu, uma garrafa destas hahahha, nem sei se pescava :)
      Obrigado Rui, saude da boa e força aí..

      Eliminar
  3. Boas Pedro,
    Fogo um gajo vem aki espreitar e leva logo com dois tarolos desses nas ventas,vai mas é com calma porque assim deixas kualker um almareado kekekekeke
    Parabens amigo grandes tarolos assim sim
    Olha por acaso vem a calhar terminais dessa medida,por acaso tinha comprado uns da vega á pouco tempo,mas para a proxima já vai da cinnetic
    olha ja agora sabes alguma coisa se dos carretes novos de spining da cinnetic,kual o mais porreiro?
    Olha amigo se a gente nao se falar mais um bom Natal para ti e nao os apanhes todos kekekeke
    Forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Leão branco!
      Epa isto parece um jardim zoológico, é só animais hahahhaha (brincadeira pessoal)
      É como já disse Carlos, é para as vezes em que não trago nenhum ou então um peixe kileiro que é o acontece muitas vezes...

      Sim estes chicotes já faziam falta no catalogo e por fim estão aí ;)

      Em relação aos carretos que falas, sei que há uns brinquedos engraçados, mas não os conheço fisicamente e por isso não vou opinar, mas deixo aqui o link do novo catalogo e dá aí uma olhadela...

      http://www.cinnetic-fishing.com/catalogo/

      Ok Carlos, se for o caso um Bom Natal para ti também e força aí ;)

      Eliminar
  4. Como estás Pescador?

    Andaste a dar neles antes da ANA hihihihi.Eu tambem tentei mas não fui premiado com nenhum desses,pesquei 2 mas pequenotes e nao tirei foto porquê nao valia a pena hihihihihi para a proxima tenho que fazer umas iscada dessas praa ver se engano algum hihihi
    Com temperaturas destas realmente naõ sao muito convidativas para ir a pescar n ao,e os meninos ficam em casa hihihi,conheço alguns assim e depois telefonam no dia seguinte para saber como foi,lá está
    Para se pescar bons Labraxs tem que se sofrer e bem Pedro e tu melhor de que ningeum sabe disso
    Até há proxima parabéns pelo excelente relato

    João Correia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé João!
      Teve de ser, tive dias maus de pesca mas este correu bem João ;)
      Então já estás quase lá porque isto primeiro temos de tirar os pequenos e DEVOLVE-LOS e só depois é que vêm os grandes ;)
      Sim não tem estado nada bom para pescar de noite, mas a vontade fala mais alto ;)
      É verdade isso que dizes e eu este ano tenho sofrido e bem João :/
      Obrigado, saude da boa e força aí ;)

      Eliminar
  5. Tas bruto homem😃meus parabéns peixes bem merecidos
    Grande abraço é força ai grada lobo😂😂😂

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Grande Alexandre :)
      Hehehehe nem sempre ganham eles, desta vez ganhei eu ;))
      Com muita insistência lá consegui apanhar uns peixes bons...
      Abraço e força aí Alexandre.

      Eliminar
  6. Mékié Lobão!
    Atão tu apanhas vento de frente e lembras-te da sogra ������
    Nao sei se é pior isso ou desejarem 'boa pesca'.
    Dasss, tenho cá uma sorte quando me dizem isso...... ����
    Bonitos travessões, com uma iscada à homem!!
    Tena que começar a levar um colchão de campismo, para dormires uma soneca nos laredos.
    Essa garrafa, torna qualquer noite fria e carregada de chibos, numa grande noite ����
    Grande e forte abraço Pedrão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Chicão!
      Então não!!!!! Gostas de apanhar vento de frente quando estás à pesca? :) isso é o mesmo que ter a sogra por trás pá :)))
      Epa essa da boa pesca é infalível, porrrrrra, já tive stresses com pessoas por causa disso.........
      Pois eu tenho um colchão desses na carrinha e é bem bom, mas sou um preguiçoso para o levar comigo e neste dia não era previsto ficar por lá muito tempo, talvez por isso nem me tenha lembrado dele...
      Podes querer esta garrafa é um presente dos céus hahahahha este era do bom...
      Saúde da boa e obrigado Chicão, força aí..

      Eliminar
  7. Viva amigo.
    Sofrer e mais sofrer para tirar um par deles e depois querem a isca e o local, ahahahahahah.
    Grandes fotos, mesmo à Lobo do Mar, isso de dormir com a cabeça nas lages geladas não é para todos;)para não falar dos escorregadelas que estas sempre sujeito...
    Iscas à Lobo, nada de brincadeiras:)
    Olha que o tinto do spot do petisco é bom... essa jantarada foi á grande amigo.
    Grande post, parabéns, grande abraço e força ai;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amigo João!
      Pois, atão na sabes já como é que é, a malta de hoje em dia não quer ter trabalho nenhum, quer é chegar ali jogar a pesca e puxar o peixe e depois têm a mania que são grandes pescadores, sem mérito nenhum...
      São noites que nem sempre são fáceis amigo, ou melhor acho que nunca são fáceis...
      Em relação às escorregadelas há que andar sempre com muito cuidado por aqui...
      Hahahahaha, aquele tinto é bom é, por acaso bebe-se bem, é uma alternativa para irmos no inverno ;)
      Foi pena não ter sido no fds que estavas cá, tinhas ido também com esta malta toda, foi fixe...
      Obrigado Mister Sargo, abraço e força aí ;)

      Eliminar
  8. Olá Pedro,
    Quem anda á chuva molha-se assim como quem apanha frio constipa-se,espero que não tenha sido o caso mas que por esses dois troncos de natal valia a pena lá isso valia amigo HaHaHaHa
    Estava te a axar muito calmo logo vi que andavas a fazer das tuas HaHaHa
    Com uma garrafa dessas não ha frio que passe a porta da frente como dizia o outro.Mas epa 0graus sao 0graus axo que uma ggarafa nao chegava ou tinha de ser 2 ou 1 garrafao HaHaHaHa
    Agora fora de brincadeiras amigo grande relato e grande pesca,é sempre um prazer ler os teus relatos,continua ai
    Força com eles Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Jorge!
      Pois, é isso mesmo, hehehe
      Andei ocupado a ver se dava com eles ;)
      Nem a da frente nem a de trás hahaha este era material mesmo do bom...
      Esta noite dos 0º teve lixada Jorge :)
      Obrigado ;) Saúde da boa e vai aparecendo por aqui.

      Eliminar
  9. Bom dia . Li o teu comentário e esta espetacular.sou pescador de surfcasting e sei bem o que é dormir em cama de pedra , ou ir para o pesqueiro as 20 horas e só começar a apanhar as 6 da manhã.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Anónimo!
      Pois não é das coisas mais cómodas que há não :) e só quem passa por elas é que sabe o que custa...
      Por vezes o peixe aparece quando estamos quase a irmos embora, nós é que não adivinhamos :)
      Obrigado pelo comentário
      Ps: da próxima assine sff ;)
      Saúde da boa e força aí..

      Eliminar
  10. Enhorabuena Pedro por ese doblete de robalos, bien merecido por esa jornada tan larga a 0º, menos mal que esa sopa hace que la jornada sea más llevadera.

    Un saludo desde galicia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miguel!
      Obrigado :) É, aqui tem feito uns frios valentes, mas a vontade de pescar fala mais alto :)
      Tem de haver sempre um reforço no que toca a comida ;)
      Saude da boa e força aí..

      Eliminar
  11. Boas Pedro,
    Parabéns pelo 2 velhacos, nada melhor que virem nesta Época, pois pelo menos para mim têm sempre um sabor especial, é como se o Pai Natal chegasse mais cedo... :)
    Nos dias que está frio é memo bom andar dentro de água, pois a mesma está pelo menos 11º, dá para aquecer as pernas... lol
    Se fosse só no FACE, que andassem esses macacos, até não era mau.. e de preferência convém sempre indicar o spot com coordenadas GPS... Só quem anda por ai é que sabe como elas mordem!!!

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuel!
      Para mim tanto faz :) nesta ou em outra época é preciso é que eles venham ;)
      Yah nessas noites geladas acho que o melhor sitio mesmo é dentro de agua sim, pelo menos está mais quentinho do que longe dela...

      Pois o pessoal quer indicações fáceis, mas isso não pode ser assim, para apanhar peixe bom tem que se sofrer bastante para dar valor...

      Vá está na altura de meteres aí o tronco de Natal pá gente ver ;)
      Obrigado e saúde da boa, força aí..

      Eliminar
  12. Boas Mestre Lobo, Grandes barrotes, nada melhor para animar as noites frias e começares bem a tua época, já tens a sopa a pinga só te falta mesmo a manta da sogra heheh. Olha lá estou a pensar ir à pesca, como se pesca?? e que isco uso?!! hehehhe Grande abraço e aperta com eles.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Gonçalo!
      Porra que este ano estava a ver a coisa mal parada, mas lá consegui dar com estes dois para animar a alma gelada do frio :)
      Hahahaha a manta da sogra tá boa tá :)

      Hahahahahahahahahahahaha!!!!!!
      Goza goza ;))
      Saúde da boa e vai-te a eles Gonçalo, força aí.

      Eliminar
  13. Grande Pedro
    Bonitos troncos de Natal

    Conheço essa linda paisagem :)

    dá lhe ai com alma

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Miguel!
      Obrigado ;)
      Pois ultimamente tenho subido mais um pouco a Costa ;) esta já é mais a tua área ;) gosto muito desta zona...
      Saude da boa e força aí Miguel!

      Eliminar
  14. Fermosos robalos, con sopa incluida jejeje.
    Da gusto facer unha saída con frío se logo se triunfa.
    Saudos e noraboa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Josiño!
      Tem sido uma época difícil aos Robalos, mas com alguma insistência lá vai saindo alguma coisa ;) e nunca estamos sós, com a companhia do frio hahahaha
      Obrigado e saude, força aí..

      Eliminar