sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

O manjar dos Deuses...

“Surfcasting”
Boas pessoal!
Há uns dias atrás o mar quebrou um pouco, mas não o suficiente para pescar onde eu queria, ainda fui lá espreitar mas depois de 20 minutos de observação verifiquei que Neptuno não queria que fosse ali a minha jornada de pesca…


Tive de fazer mais uns kms para ir espreitar outro sitio que o mar não tivesse tanta força, ao analisar as condições constatei que também ali as ondas varriam a praia mas não como no spot anterior, era o tudo ou nada; ou arriscava ali a ver se conseguia aguentar as chumbadas na rebentação ou então ia para a “piscina” da Costa sul, isto aqui é assim ou 8 ou 80…
Com voltas e mais voltas que me fizeram perder algum tempo precioso, quando cheguei ao local escolhido já o sol ia baixo e com pouco tempo para montar material tinha de estabelecer prioridades para que quando anoitecesse tivesse tudo preparado e organizado…


Sentia um nó no estômago cada vez que os meus olhos viam um set daqueles a cair na praia e só pensava (caraças como é que eu pesco hoje, como é que eu aguento uma chumbada além naquele turbilhão) a festa estava mais animada do que eu pensava e as pescas areavam em 5 minutos o que fez com que perdesse duas montagens rapidamente. Resolvi esperar um par de horas para ver se havia mudanças no comportamento do mar e troquei a bobine do carreto por uma linha mais grossa.

Agora já não areava mas também não aguentava no sítio e passados 5 minutos estava quase fora de água (tá a porca ruim hoje, dizia eu falando sozinho…) Bom só havia uma alternativa para safar aquela jornada, chumbadas de garras lá para dentro e fosse o que Deus quisesse…
Aguentou-se mas a aguagem fazia muita força na linha, não gosto de pescar assim mas pelo menos estava a pescar que era o mais importante, a força do mar fazia com que os estralhos enrolassem um bocado também...


Certa altura vi uma cana a dar de sinal e quando lhe pego senti que tinha um peixe já bom, recupero e tinha lá um Robalote de 1,4kg o mais pequeno desta jornada e disse para mim (Olá!!! Se eles andam aí vou presenteá-los com um manjar dos Deuses que dificilmente rejeitam) uma apetitosa iscada lá para dentro e logo a seguir engato um belo matateu (Sargo 1.3kg).

 A força do mar a passar na linha era tanta que chegou a desarmar as garras e resolvi pescar só com uma cana para estar mais concentrado no que estava a fazer. Mais tarde apanhei outro Robalo bom (o do meio) e por fim tirei o maior peixe desta jornada quase a rondar os 3kg que seria o ultimo para acabar em beleza 😊

Depois de ver o caso mal parado ainda acabei por fazer uma boa pesca, se tivesse desistido à primeira tinha carregado um valente chibo, por vezes as condições estão fortes e pensamos que não há Robalos nesse dia, mas pode ser um engano e eles andarem por lá, tem de haver um meio de adaptação da nossa parte para conseguirmos pescar naquelas condições difíceis e conseguir engana-los…
Desde o início desta jornada que sabia que não ia ser uma noite nada fácil, mas comprometi-me a dar luta àquela rebentação e tentar sair vitorioso, o que acabou por acontecer e me deixou bastante satisfeito.
Na minha maneira de ver, esta não tem sido uma temporada nada fácil, o mar não dá descanso à Costa Norte e ainda mal está a acabar uma ondulação e já está outra a entrar, enfim por mais que nos custe temos de aceitar porque isto é para o bem de todos nós num futuro próximo ou longínquo.


Com a pesca feita e arrumada na geleira era hora de compor o estômago com uma sopa dos pobres e um copo de vinho para a seguir poder descansar tranquilo e com a sensação de dever cumprido…


No dia seguinte ainda houve tempo e disposição para apanhar dois saquinhos cheios antes de vir embora…

Bom fim-de-semana a todos, pesquem com consciência e não deixem lixo no pesqueiro/praia…

22 comentários:

  1. Boas Pedro,
    Mais uma boa jornada e desta vez com um sabor especial, pois é destas que eu gosto, ter que adaptarmos às condições! Tu antigamente não gostavas muito de pescar com esses mares, mas agora já tens mais paciência... :)
    Quantas vezes também já fui às apapadelas e perco material por arear ou enrrocar, mas depois quando aquilo afina, uiiii, eles aparecem... lol
    Escuta uma coisa, achas que isto para a semana, o mar vai varrer aqui a Costa Sul toda?!? Uiiii se forem verdade as previsões, acho que algumas ilhotas vão desaparecer... Ai queriam mar...

    Forte Abraço e aperta com eles "Tá memo bom" :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel!
      É verdade lá consegui dar a volta à situação e apanhar uns bons peixes, ainda vi o caso mal parado… Antigamente não gostava e continuo a não gostar de mares muito fortes e neste dia quase que não ia porque sabia que o mar ia tar muito forte, fui logo mentalizado que tinha de trabalhar naquela noite mas a fome de pescar nesta altura do ano lá daquele lado falava mais alto.

      Eu agora só vejo previsões para 4 dias, fui às definições e alterei pa ver só para 4 dias, as previsões para uma semana estão sempre a mudar e cansei-me de ser enganado por antecipação, por isso nas minhas previsões e nesta altura exacta vejo apenas um marsinho porreiro para mexer aí nos fundos :)
      Mas se vier por aí alguma coisa do outro mundo que venha então, quanto maior e mais forte melhor pa ver se arrebenta aí com essas infraestruturas todas que construíram na linha de Costa só para ganharem dinheiro à pala das praias e do turismo e com isso destruírem a Natureza…

      Tu e o PJ andam muito caladinhos, andam mas é a carregar e nem têm tempo pa fazer os relatos, quando começarem é relato dia sim dia não :)
      Obrigado e força aí, saúde Manel…

      Eliminar
  2. Belos peixes, Pedro!
    Não há dúvida que quem não vai (e não insiste) não apanha! Pelo que não se queixem:)
    Aqui para os lados de Sintra, o mar continua cavalão, períodos largos e, claro, muita força! Pelo que também pesco com chumbadas de garras (entre 150 gr e 180 gr)só pode ser assim!
    Peixe, esse é pouco, pode ser que hoje à noite me safe, o mar por enquanto está a cair e só posso fazer uma maré à noite (amanhã tenho que estar em Benavente com amigos a comer uma costeleta de novilho), pelo que hoje não posso abusar.
    De qualquer das maneiras, ando a estranhar que tem havido pouco peixe e todo o pessoal se queixa do mesmo (e às vezes com um mar tão bom - das poucas vezes que deixa pescar). Será que o caranguejo pilado está ao largo e o peixe não encosta? No ano passado, essa era a minha teoria, pois os robalos e alguns sargos vinham com o bucho cheio de pilado.
    Vamos ver!
    Araço,
    José Carlos Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas José!
      É verdade e cada vez tenho essa ideia mais presente na minha mente, um gajo para fazer boas pescas tem de ir e o resto é conversa :)
      Eu raramente pesco com esse tipo de chumbada (garras) mas por vezes tem de ser se quiser pescar e neste dia deu bastante jeito...

      Opa essa da costeleta de novilho é uma boa ideia ;)

      Pois por vezes o mar está bom mas eles nem sempre encostam, é a tal coisa, um gajo tem de lá ir a ver o que se passa para tirar as duvidas ;)
      Há anos que se ouve falar sim que é por causa do pilado, este ano não tenho ouvido nada, por isso não sei...

      Força aí com essas costeletas José ;)
      Saúde da boa e obrigado...

      Eliminar
  3. Boas Lobo do Mar,

    Apanhaste umas condições bem difíceis, como tem sido habitual este ano... mas caramba, safaste-te à grande homem, parabéns!

    Aqui na minha zona de pesca conheço pessoas que só pescam com estes mares, normalmente com ventos do norte, pois com correntes do sul dizem que as pescas prendem mais nas pedras e caneiros que têm uma orientação propícia a prender as pescas com essa direcção de aguagens..

    Fiquei curioso com essas iscas para sargos e robalos. Aqui nesta altura usa-se muito o caranguejo inteiro, e o polvo..

    Parabéns e obrigado em nome de todos pela atitude dos saquinhos..

    um abraço
    J.Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas J.Pedro!
      É verdade, este ano tem sido sempre a complicar a vida à malta, consegui safar ali uns belos peixes sim Sr. até eu fiquei a digerir a pesca que tinha feito e que quase não fazia, mais uma lição de pesca...

      Pois ele há pessoal que só gosta de pescar assim com mares mais fortes. Isso das correntes prenderem as pescas nas pedras já tem também a ver com o pesqueiro em si, certamente haverá aí na tua zona pesqueiros ou praias que funcionam da maneira inversa...
      O caranguejo é um bom isco sem duvida ;)

      De nada J.Pedro ;) obrigado eu, saúde da boa e força aí nessas pescas...

      Eliminar
  4. Boas Pedro
    Talvez se tivesses ido para a tal pescina nem um tarolo desses que tiveses apanhado e ai é que trazias o tal chibo kekekeke Nao quere nada com os chibos tu mas éhó lobo matreiro kekekekeke
    E como tu costumas dizer poucos mas bons kekekeke sim sim meus parabens Pedro por tal pesca de luxo
    E a soupa com o tal copo de vinho da ordem nao falha
    Abraco amigo e bom fim semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Leão branco :)
      Pois neste dia acho que eles não queriam banho de piscina não ;) estavam mais numa de jacuzzi hahahhaaha
      Não quero nada com eles porque já estou enjoado dessa malta hahahaha salga!!!!!!!
      Yah poucos mas bons, foi uma pesca selectiva sem querer :)
      Oi uma sopa quente e copo de vinho antes de dormir depois da pesca sabe mesmo bem :)
      Obrigado e igualmente Carlos, força aí...

      Eliminar
  5. Grande Pedro,
    Numa pescaria de grande qualidade como ja habituaste o pessoal,muito bem.Se com uma cana já foi assim imagina como era se pescaste com duas.
    Não resistiram a esse manjar que levaste para eles lol
    Parabéns nao so pela pescaria mas também pela atitude de deixares a praia limpa,para alem de apanhares o teu lixo e ainda trazes o dos porcos é de louvar.
    Grande abraço

    XD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Sandro!
      Obrigado ;)
      Na volta se tivesse pescado com duas a pesca tinha sido pior porque não pescava bem, neste dia foi a melhor opção decidir pescar só com uma devido à força do mar, embora eu prefira pescar sempre com duas canas...
      Andavam com apetite os gajos ;)
      Não ficou limpa porque ainda ficou lá mais lixo, agora se todos que lá vão apanhassem uma peça de plastico já era uma boa ajuda...
      Saúde e força aí Sandro ;)

      Eliminar
  6. Mékié Lobão!!
    Fazer esses Km's todos e vir embora sem pescar, está fora de questão!
    Lá deste com a receita certa para dar com esses macacos e ainda fizeste uma pesca bonita :)
    Grande e forte abraço Pedrão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Chicão!
      Pois pois.... Mas olha que quase que era isso que acontecia, ainda vi a coisa mal parada, é um grande risco um gajo abalar daqui sem saber se consegue pescar, se morasse lá perto era diferente, se desse dava se não desse não dava e vinha pa casa...

      Os gajos andam gulosos pá ;)
      Obrigado e força aí Chicão, saúde...

      Eliminar
  7. Boas amigo.Com tanto mar que tem feito este ano é uma dadiva fazer uma pesca assim com esta,parabens Pedro comigo muitas vezes passasse mas é o contrario ate parece que o mar está no ponto e nao consigo pescar direito.
    Que escelente atitude como sempre de apanhar o lixo amigo.
    Felicidades

    Miguel Carrapato

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Miguel!
      Este ano tem sido difícil, não deixa o gajo ;)
      O mar muitas vezes engana e só metendo lá as chumbadas é que um gajo pode ter uma noção do que se passa lá dentro, há muitas coisas que podem estragar uma pesca...
      A apanha do lixo já é normal ;)
      Saúde da boa e obrigado, força aí...

      Eliminar
  8. Boas amigo pedro.

    Fico muito contente que deste com 4 lindos peixes, depois de muito trabalhares tiveste a recompensa, muitos parabéns, agora já sei o que sentes no final de uma pesca dessas;)
    Eu no outro dia andei a noite toda a trabalhar sem condições e nem uma escama levei para casa, pescar é isso, faz parte de ser ou não ser um verdadeiro pescador, mais tarde somos recompensados.
    Os gajos querem é o manjar dos Deuses, ahahahah essa boa;) Lobo matreiro;)
    Um petisco á Lobo antes de embalar nas geladas noites Vicentinas;)
    Mais uma vez é de louvar o que fazes com esses sacos azuis, parabéns amigo.
    Grande abraço e agora com este tempinho vê lã se apanhas uns dentuças de peso;)
    Força ai amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amigo João, o teu comentário ia ficando esquecido :)
      Obrigado amigo, como tens sentido ultimamente a pesca tem destas coisas, por vezes corre bem com bastante sacrifício e dedicação, embora haja pessoal que tem sorte e facilmente apanha bons peixes, no meu caso tenho de sofrer bastante como tu sabes...

      Hehehe... Por vezes são finos, já parecem as gajas hahahaha tem de ser como elas querem ;)
      Uma sopa quente sabe muito bem nestas noites frias e este ano então tem sido frio com fartura como tu sabes...
      Eu gosto sempre de deixar os spots com outro aspecto quando posso, principalmente se for um spot favorito.
      Deixa lá ver se há dentuças este ano :)
      Abraço e obrigado amigo João, força aí...

      Eliminar
  9. Foi unha boa recompensa. Quizáis porque sabían que iás a levar esas bolsas jejeje.
    Noraboa e un saúdo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Josiño!
      Foi uma pesca que me deu um prazer diferente, pois pensei que não ia conseguir pescar...
      Se fosse recompensa pelos sacos teria de apanhar mais peixe só pelas centenas de kgs de lixo que tenho apanhado na Costa...
      Saúde e força aí.

      Eliminar
  10. Boas Pedro,
    Parabéns pelo teu blog, é sem dúvida, para mim o melhor blog de pesca a nivel nacional. Tanto em estrutura do mesmo como nos relatos, simples e bom. Mais uma vez parabéns.
    Todos os dias aproveito para ler uns 3 ou 4 tópicos que tens no blog desde 2010 e as tuas aventuras são de fazer inveja a qualquer pessoa que adora a pesca e a natureza que é o meu caso e invejo esses spots por onde costumas andar. Quem me dera um dia poder ter a sorte de pescar uns sargos e uns robalos nessa zona e com essas paisagens
    Grande abraço e continua assim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Diogo!
      Obrigado pelas tuas palavras e pelos elogios :) é bom saber que há pessoas que gostam de ler e ver o que eu publico ;)
      As aventuras na pesca e os passeios na Natureza são tão importantes para mim como apanhar peixe, eu não sei de onde és mas certamente que na tua zona também tens spots bonitos para pesca, pois a nossa Costa é maravilhosa de Norte a Sul, embora com lugares bastantes distintos...
      Mais uma vez obrigado e vai passando aqui...
      Saúde da boa e força aí ;)

      Eliminar
    2. Eu sou de Fão/Esposende, sem dúvida que aqui também há zonas excelentes mas são um pouco diferentes, por exemplo, aqui temos bons pesqueiros para surfcasting e spinning que são as modalidades que pratico, mas são em praias de areia ou mistas, não há essas ravinas com paisagens que cortar a respiração.
      Não quero dizer que aqui no norte se esteja mal mas esses spots são brutais
      Agora que estou aqui vou aproveitar para ler a tua publicação mais recente.

      Grande abraço

      Eliminar
    3. Boas Diogo!
      Sim são zonas distintas, aqui a vista das falésias e tudo o que as envolve faz com que a pesca à partida esteja logo ganha, principalmente no inverno quando os acessos estão verdes... No entanto os pesqueiros aqui normalmente são rasos (pouco profundos), já aí tens uns bons fundões e umas pedras ilhadas por fora à maré vazia ;)
      Ok Diogo, força aí....
      Saude

      Eliminar