quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Insistir antes de Desistir

“Spinning”
 Boas pessoal!
Esta foi uma semana de indecisão, a cada actualização as previsões diziam uma coisa diferente, era chuva; era temporal; era vento, era isto e aquilo, mas aqui na minha zona sul tudo não passou de meras previsões, até vos digo mais; quase que chovia…

Bom, então com isto tudo decidi ir dar um passeio a um sítio que não ia há muito tempo, aproveitava a viagem para fazer uma maré de marisco (carcanholas=ostras) que costuma haver ali numa zona da Ria e depois fazia mais meia dúzia de kms e rumava à Costa para um spinning ao final da tarde/início da noite, às vezes até aparecem por ali uns robalotes…


Logo de início ainda tive uns ataques falhados que penso que fossem bailas que às vezes andam por ali, os lançamentos eram complicados por causa do vento mas eu já sabia que ia ser assim e por isso não me podia queixar, queria apenas aproveitar para fazer uns lançamentos e curtir ali um pouco do contacto com o Mar, para além disso já tinha apanhado uma boa “maxeia” de carcanholas para garantir o petisco.

Já mais tarde e com a noite instalada os lançamentos sucediam-se uns atrás dos outros mas sempre nas calmas, ainda pensei em desistir e vir embora mas não, fiz uma paragem para comer uma bucha e uma garrafinha de vinho que tinha levado e voltei a insistir, a certa altura enquanto recuperava pareceu-me sentir algo a tocar a amostra, parei por instantes e assim que recomeço quando dei por mim tinha a cana dobrada, “Élááhhhh assim tá bem” disse eu em voz alta, um velhaco teimoso e cheio de energia cabeceava forte e pedia-me para abrir um pouco o drag, mas nisto começou a nadar na lateral e como ali não havia pedras e tinha espaço ainda caminhei com ele sem apertar muito, tive oportunidade de sentir bem este peixe que a pouco e pouco se rendeu às evidencias e veio se estender aos meus pés…


Foi uma alegria do caraças quando meti o velhaco em seco, sabia que ali podia ter a sorte de apanhar alguma baila boa ou um robalote kileiro mas não estava à espera de apanhar um peixe destes com aproximadamente 75cm e 4,6kg.
Isto do spinning é um vício lixado, acho que se um dia pudesse construía um viveiro de Robalos numa piscina de ondas para passar o resto da vida a lançar amostras e cravado neles até ao pescoço 😂



A tal paragem para repor energias, uma conserva de lulas em tomatada, um gajo tem de comer alguma coisa, atão…


Para além do peixe ainda trouxe um saco de carcanholas, vieram logo lavadas e escovadas com água do mar.

Bom pessoal por hoje é tudo.
Agasalhem-se bem porque isto parece que vem aí mais frios, é assim é tempo dele.
Saúde e força aí.

20 comentários:

  1. Hahahahaha gostei da ideia da piscina de obras cheia de Robalos era top
    Boa malha belo peixe👍👍
    Ostras há bué k não como tal marisco.
    Dá lhe gás Pedro e o Lobo 😁

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Miguel!
      Porra que cada vez penso mais nessa tal piscina hahahha, era um brinquedo à maneira ;)
      Por aqui volta e meia aparecem umas carcanholas boas, quando as deixam crescer ;)
      Obrigado Miguel ;) um abraço e força aí por terras brasileiras :)

      Eliminar
  2. Mékié Lobo das carcanholas!
    Onde menos se espera, salta um brinde do catano. Peixe bonito.
    E nem foi preciso ir para à Costa Norte. Deu para poupar na gota ;)
    Abraco grande Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahahaha Esse começo de comentário costuma ser à João Santana hahaha
      Comé Chicão, é isso, volta e meia contece assim, eles andam onde menos se espera e um gajo tem de lá ir pa ver se safa qualquer coisa ;)
      Tens razão, tenho andado afastado da Costa Norte este ano...
      Obrigado e um abraço, força aí...

      Eliminar
  3. Espetaculo antes morrer que parar assim tà bem amigo um grande abraço e continuaçao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Anónimo, nem mais, obrigado ;) saude e força aí...

      Eliminar
  4. Viva amigo.
    Porra que grande e lindo robalo, já tenho saudades de sacar um peixe assim, parece que este ano não vou ter esse prazer:( que saiam a ti, eheheheheh
    Não há duvida que os teus post`s à Lobo do Mar são únicos e não é por ser teu amigo que digo que o teu blog e as tuas escritas piscatórias são o top que temos cá por este país... só é é pena isso ir parar ao facebook, (mas eu compreendo) digo isto porque, hoje em dia aqui por Sines devido aos grupos do facebook, aquela paz de pescar isolado é uma miragem por aqui, falam das redes dos profissionais e montaram uma rede on-line de lúdicos, isto não era assim por aqui nas minhas bandas como tu bem sabes... força ai amigo e obrigado por este momento de pesca:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amig João o Rei da Luala :))
      Por acaso este nem eu estava à espera, mas... Já sabes que se não me cheirasse a nada nem lá tinha ido, mas para ser sincero fazia contas de alguma coisa mais pequena ;)
      Deixa lá que ainda não acabou, calma...

      Obrigado pelas tuas palavras amigo, pois sabes como é, por isso eu te dizia para teres cuidado com o que escrevias, são poucos os que comentam mas são muitos os que andam a espreitar ;)
      A ver vamos no que isto vai dar...
      Obrigado mais uma vez e força aí nessa tua luta amigo, abraço.

      Eliminar
  5. Mékié Pedro,as previsões ainda te tentaram enganar mas tu como o lobo Matreiro é kue enganaste as previsões ;}
    Kuando menos se espera lá sai o tal velhaco como tu lhe chamas ;}
    E ainda por cima fizeste uma belissima maré com esse saco de ostras chiça kue belas amigo Pedro.E claro kue nao podia faltar o petisco na pesca e kue belo ;} até apre o apetite ao homem.
    Parabens plo exemplar e pelo relato amigo Pedro.
    Apanhalos um abraco e forca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Gualter!
      Foi uma dor de cabeça, não penses, já não sabia se havia de ir ao spinning ou ao surfcasting, vá lá que parece que decidi bem ;)

      Se não houvesse carcanholas ia às ameijoas, mas como ia andando e elas iam aparecendo fiquei pelas carcanholas, as ameijoas ficam para uma próxima investida ;)

      Obrigado eu, muita saude e força aí...

      Eliminar
  6. Viva Pedro
    Desistir é para os fracos e isso eu já sei que tu nao és.
    Mais vale esse do que as tais várias ou o robalo de 1kg,isso sim e um belo caixote.E ainda por cima arrecadaste un belo manjar as ostras lol
    Cumprimentos

    André Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé André!
      Opa pois, mas sabes que isto às vezes um gajo tem que ceder, o Homem não é de ferro, isto não é chegar e carregar...
      Sim prefiro este, ainda bem que assim foi ;)
      Obrigado e saude, força aí...

      Eliminar
  7. Boas Pedro,
    Melhor do que isso era só teres mamado logo ali as carcanholas ao natural... :)
    Bem esse velhaco, atacou bem amostra, vá lá que apertaste com ele e não abriu buraco, senão...
    Agora com este frio é que tá memo bom... lol
    Na caminha é que não se apanha nada...

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Manel!
      Epa eu gosto disto cozinhado, não sou lá muito adepto de coisas cruas tipo sushi e essas modernices amaricadas, só abro uma excepção para uma boa ameijoa aberta a Pau ;)) hahahaha...

      Foi um belo peixe sim Sr. estava eu a pensar nas bailas ou nos robalotes e olha sai-me um velhaco destes :)

      Pois o frio, é tempo dele, temos de o gramar :)
      Na cama não, na cama só se apanha é preguiça ;))
      Obrigado e força aí Manel, saude da boa...

      Eliminar
  8. -Boas Pedro Lobo
    -O ke é ke se pode pedir mais,isso por aí é ostras é lulas é robalos Rssssss
    -Só um áparte essa amostra é flutuante ou afundante,tem 14 cem certo?
    -Boa continuação
    -Xau Pedro Lobo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Rui!
      Hehehehe, eu já não peço mais nada, pelo menos por em quando :)

      Esta amostra é flutuante e tem 15 cm...
      Obrigado Rui, saude da boa e força aí...

      Eliminar
  9. Viva Pedro
    Epá tens aí um senhor robalo… muito bem!
    Ainda hoje fui a eles e nada… (ao surf, a minha onda é mais ao surf) isto anda muita complicado, um mar que era um luxo e eles faltam ao encontro ai ai… Apanhei um petisco pelo caminho para casa , para não vir de mãos a abanar Lol!
    Esse veio cravado por fora, mas veio!
    Continua que estás na época deles, e tu sabes como apanhá-los…
    Um abraço
    J.Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé J.Pedro!
      Yah, este já era um Sr. :)
      Eu também era para ter ido para outro local fazer surfcasting, mas à ultima da hora e com as constantes mudanças de previsão decidi ficar-me pelo spinning...
      Isso é que custa a perceber, quando o mar está no ponto o pesqueiro é bom e nada, mas é assim, acontece muitas vezes...

      Bom esses petiscos que falas também são bons, de for daqueles de duas orelhas para fazer com feijão ou frito ui ui ;)

      Yah, tenho apanhado alguns por fora, mas como dizes o importante é eles sairem ;)
      Quando menos esperas estás com um dos bons na ponta da linha...
      Obrigado pelo teu comentário e força aí, saude...

      Eliminar
  10. Boas grande Pedro ;)
    São poucas as saídas ao Spinning mas quando as fazes não brincas em serviço! Cá para mim o segredo é o Vinho ;D !! ahah
    Parabéns pelo excelente exemplar ! Deve ter dado uma adrenalina brutal sentir esse peixinho!
    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. òhh Inácio!! Comé, tens andado desaparecido :)
      Sim é verdade, esta temporada tenho pescado pouco ao spinning, embora goste muito de surfcasting até prefiro apanhar os Robalos ao spinning, mas o mar este ano poucas ou nenhumas vezes tem permitido spinnar de forma confortável, então debruço-me sobre o surfcasting que aí é pela certa que pesco...
      Hahaha o vinho é um complemento que acaba por fazer a pesca saber melhor ainda ;)
      Por acaso este gajo deu-me um prazer do catano, como por ali era só areia pude trabalhar o bicho nas calmas e à vontade, coisa que não posso fazer quando pesco em laredos...
      Obrigado ;) saude e força aí Inácio.

      Eliminar