quinta-feira, 19 de março de 2020

Uma Vingança da Natureza

Boas pessoal!
Para aqueles que têm acompanhado o meu trajecto aqui no blogue, sabem que sou um defensor da Natureza e dos Oceanos, é claro que também deixo a minha pegada ecológica, mas é um acto que tento minimizar ao máximo e quando posso compenso de alguma forma, entre outras coisas chego a ficar uma semana ou mais sem pegar no carro, evito o consumo excessivo de embalagens de plástico, etc; sou um defensor e apaixonado da vida sustentável e auto sustentável.


Pois é, os humanos têm andado a brincar com a Mãe Natureza nos últimos anos ou décadas e agora estão fechados em casa com o rabinho entre as pernas com medo de uma coisa que nem se vê a olho nu.


Eu sempre disse que a Natureza um dia se ia vingar de todo o mal que lhe fazem, só nunca pensei é que fosse já e muito menos desta forma, vendo bem se ela se vingasse através de um Mega Tsunami, Tornados ou outra coisa qualquer só afectaria uma parte do globo, um continente, um País ou coisa do género e dessa forma iria também afectar a fauna e flora.


Mas não, a Mãe Natureza elaborou esta vingança de uma maneira tão estratégica que conseguiu meter o Mundo todo em sentido sem escolher classes sociais, raças nem cores, com um vírus que até agora e ao que se sabe só está a afectar a raça humana, deixando todos os outros seres vivos fora do baralho e que neste momento estão livres e felizes...


Entre outros, um dos sectores mais afectados está a ser o do turismo que na última década e sem olhar a meios e consequências tem afectado e destruído diversas zonas costeiras que permaneciam quase intactos como pequenos paraísos em termos de paisagem e sossego, para além disso serviam de refúgio para muitas espécies animais, sem nunca esquecer da poluição provocada por todos os meios motorizados que este sector usa poluindo a atmosfera e o ar que respiramos diariamente.
Pois é, a Mãe Natureza achou que estava na hora de jogar esta carta e virar o jogo dando assim uma bela bofetada na raça humana, à qual eu me envergonho de pertencer.


Isto é só um pequeno aviso para avivar a memória daqueles mais esquecidos de quem é que manda nesta merda, vamos lá a ver se aprendem a respeitar a Natureza e os Oceanos porque embora isto ainda esteja no começo e sem se saber como e quando vai acabar para a próxima a coisa poderá ser bem pior e nem terem tempo de se preparar para a batalha.


Aprendam a ser felizes com pouco, sem mordomias, sem excesso de consumismo, sem aquelas viagens de lazer só para dizer que lá estiveram e partilhar fotos nas redes sociais a exibirem-se, a vida é muito mais do que telemóveis de última geração, carros luxuosos para impressionarem aqueles de quem não gostam, não abusem dos recursos naturais nem de outros, sejam humildes e não tenham vergonha de apanhar o lixo que dá à Costa ou que é abandonado por qualquer atrasado mental, não tenham vergonha de pedir desculpa quando é necessário.


Muito mais poderia escrever aqui hoje, mas como em tudo as opiniões dividem-se e os interesses sobrepõem-se, no final tudo acaba em discussões inúteis e não é esse o meu objectivo.
Saúde e força aí pessoal.

16 comentários:

  1. Excelente relato amigo Pedro.
    Subscrevo na integra.
    Grande abraço amigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Surfista da fundura :)
      Obrigado amigo, ainda bem que pensas assim ;)
      Abraço e entretanto vai fazendo manutenção à pistola de água :))
      Força aí

      Eliminar
  2. Coincido contigo Pedro. Tamén é certo que cada vez hai máis conciencia de que vivimos no planeta e que hai que coidalo. Só espero que a xente aprenda dos erros e todos comecemos a remar na mesma dirección.
    Saúdos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Josiño!
      Ainda bem que pensas assim :)
      A raça humana é a mais destruidora de todas :/
      A ver vamos no que isto dá...
      Saude e força aí..

      Eliminar
  3. Boas Amigo Pedro,
    Cada um fazendo a sua parte, o Mundo poderá ser um dia melhor...
    A Mãe Natureza elaborou um plano... Ai não concordo... Pois à muitos interesses por trás de toda esta pandemia, mas prontos são tudo teorias da conspiração!!!
    Que tudo corra bem para ti e para os teus e vamos ver o que vai acontecer, numa certeza porém que o Mundo nunca mais vai ser igual ao que era!

    Em termos de pesca, pode ser que com o grande defeso que houve este ano naquela Costa e agora nesta, aos coisas possam se recompor...

    Forte Abraço e fiquem em casa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atão Manel na vais à pesca!?
      Pois se todos fizessem o bem em vez de fazer o mal e destruir o bom que temos por causa da ganancia talvez isto estivesse bem melhor :/

      Até pode ser como dizes, mas até se confirmar e se é que algum dia se vai confirmar esta é a minha ideia e opinião ;)

      Certamente que vai haver muitas mudanças, talvez mais para pior do que para melhor, quem me dera estar redondamente enganado, até te pagava uma coca-cola de 1,5L

      Pois o defeso este ano tem sido longo, bom bom era os barcos pararem por não conseguirem escoar o peixe da lota, já que se houve falar agora em tantos subsídios e apoios, também podem dar aos profissionais da pesca...

      Obrigado, saúde para ti e para os teus também, vou tentar não sair de casa ;)

      Eliminar
  4. Boas Pedro
    Realmente e vendo be,m o teu ponto de vista até tem alguma logica sim,agora estamos a pagar todo o mal que lhe temos feito.
    Que deus nos proteja desta catastrofe .
    És um dos grandes,obrigado pela ajuda que dás nessas tuas limpezas.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Leão branco, tás de quarentena :)
      Sem duvida Carlos, eu sempre disse que a Natureza um dia se ia vingar de alguma forma, aí está ela...

      Nós é que temos de nos proteger, dentro dos possíveis...
      Obrigado pelo teu comentário ;)
      Saude da boa e cuida-te, força aí..

      Eliminar
  5. Viva Pedro.
    Talvez tenhas razao,as pessoas estao mudadas e as suas mentalidades também,não sei mais o que dizer,bem hajas pelas tuas iniciativas.A natureza como tu dizes e bem chateou-se com os humanos.
    Cumprimentos e cuida-te.

    André Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas André!
      Está tudo mudado e para pior, por uns os outros lá temos de pagar com a mesma moeda :(
      Obrigado pelo teu comentário ;)
      Saude e força aí

      Eliminar
  6. Grande Pedro… grande post!

    Como dizes a porra do vírus não escolhe caras, mas devia escolher uma cambada de atrasados mentais que teima em não desaparecer do planeta…

    Este é o primeiro post teu que vejo sem peixes; a meu ver deverias fazer mais, pois certamente muita gente os vê, e estou certo que influencias muita gente a pensar e reorientar aquilo que anda a fazer pelo bem da natureza…

    Um grande abraço e quando puderes vai-te a eles, eu vou fazer o mesmo! :)

    J.PEdro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas J.Pedro!
      Desde já obrigado ;)
      Partilho também dessa opinião, mas a Mãe Natureza infelizmente não é assim tão selectiva para eliminar todos os atrasados que andam por aí...

      Yah, por acaso não costumo fazer posts sem peixe, antigamente fazia há uns anos atrás.

      Agora não vai ser fácil voltar às lides :/
      Obrigado mais uma vez ;)
      Saúde e força aí..

      Eliminar
  7. Viva amigo.

    Não deixas de ter alguma razão, e eu concordo contigo, já vi te corrigirem no facebook sobre o teu post, se tudo indica que vira de um morcego, o bicho mora aonde "Natureza" mas também o que isso interessa, fazes um post à maneira sem peixe e ainda levas com os sábios que andam ai espalhados, haja paciência amigo.

    Mas se moras a frente da praia numa cidade pequena e vais correr és criticado nas redes sociais como acontece aqui em Sines, mas ir ao supermercado onde vai 100% das pessoas que hoje saem de casa e quer queiram ou não faz um aglomerado de gente, já é normal, para mim o sítio mais perigoso em qualquer cidade neste momento.

    Quero ver é isto daqui a 10 dias... todo o mal que o humano já fez a natureza e incluo os "animais" é pouca a vingança... olha muita sáude e força para todos nós para aguentar o isolamento que para mim é mesmo muito necessário nesta hora.

    Para acabar, na minha opinião o Coronavirus anda ai a mais tempo, do que se pensa... e veio para ficar... e a malta que cozinhe e aproveite os alimentos que tem em casa, com imaginação faz-se muita comida é preciso é arregaçar as mangas e deixem de ir ao supermercado a toda hora.

    Força ai

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amig João!
      Sim, mas tranquilo, como eu disse as opiniões dividem-se e esta é a minha, eu já sabia de inicio que ia haver pessoal que não concorda, mas respeito desde que respeitem também a minha, não discuto opiniões como tu melhor que ninguém bem sabes (no nosso caso somos parecidos em muitas coisas e diferentes noutras, no entanto tu respeitas as minhas opiniões e eu respeito as tuas) mudamos de assunto e continuamos o petisco e a beber os nossos copos, algumas pessoas é que não sabem respeitar os outros e depois no fim tudo acaba em discussão...

      Essa é outra, tu melhor que ninguém sabes que eu não passo sem a minha corrida muito tempo, neste domingo vi mais gente a passear naquela estrada do Bom João do que em 10 domingos juntos... Fazer exercício físico é uma coisa, andar a passear é outra...

      Isto vai piorar nos próximos dias e mais não digo...
      Uiiiiii, ainda vai correr muita água nessa ribeira, prepara-te...
      Hoje vou fazer umas lulas daquelas das tuas ;)
      Atão e o post que disseste que ias fazer (GANDA PREGUIÇOSO)
      Abraço amigo e força aí ;)

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Boas Mário!
      Obrigado ;)
      Desculpa a demora mas andei afastado...
      Saúde e força aí.

      Eliminar