quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

O Mar cerrou os Dentes

“Spinning”

Boas pessoal!

Com a aproximação dos mares de Inverno à vista resolvi fazer mais uma investida numa pequena aberta que havia na meteorologia e que metia o mar a jeito de se apanhar uns pexecos, uma vez que nos estamos a aproximar do final do ano nunca se sabe quando poderá ser a última jornada de pesca por estas bandas, com o passar dos anos nesta lide um gajo vai ganhando calo e por vezes quase que adivinho o que por aí vem, não era a primeira vez que o mar embrutava para ficar vários meses sem deixar pescar na Costa Ocidental, condições essas bem recebidas pelos pescadores de verão e mal recebidas pelos pescadores de Inverno. Qualquer um sabe que mares grandes e tempestuosos fazem falta à vida marinha e principalmente se vierem acompanhados de umas boas chuvas, eu próprio sei disso claro, mas no meu caso que passo o ano inteiro à espera para pescar quatro ou cinco meses apenas, essas condições tornam-se um pesadelo…

Como na última vez a coisa não tinha corrido mal de todo naquela zona, resolvi lá voltar e fazer mais uma pesca quase confortável enquanto o laredo ainda tem alguma areia, porque com o mar a serrar os dentes nesta altura arrisco-me a voltar a pisar areia neste e noutros spots só para o final do próximo ano, andei por ali algum tempo a inspecionar o terreno e gostei do que vi, detectei pequenos oásis de biodiversidade marinha nas poças que faziam ligação com os caneiros que por sua vez recebiam oxigenação vinda de fora, normalmente são estes sítios que os Robalos procuram para caçar e se alimentarem, cheguei na noite antes e o frio estava no limite do suportável, bom para enrijar os ossos como diziam os antigos.


O spinning que pratico e onde o faço é um tipo de pesca que vale sempre apena mesmo que não apanhe peixe, para mim basta estar em contacto com os elementos e sentir a Natureza no seu estado mais puro, não pesco apenas pelo peixe mas também por todos os prazeres que envolvem o ambiente da pesca em geral, claro que fico feliz se apanhar maior quantidade de peixe mas cada vez mais o que me importa mesmo é pescar com boas condições em pesqueiros que façam uma boa feição, esteja eu a pescar em que vertente for, havendo boas condições a jornada corre sempre com entusiasmo do início ao fim e até ao desmontar da cana há sempre a esperança de safar a jornada.


A pesca foi feita nos tais caneiros onde eu tinha visto muita vida marinha (pequenos “rebuçados” que os Robalos raramente rejeitam) no final o resultado foram dois Robalos e duas Bailas, libertei um robalote sem medida e tive alguns ataques mal sucedidos, penso que tenham sido umas bailas que por ali andavam juntamente com estas.

Podia ter sido pior o resultado uma vez que por aqui os cardumes muitas vezes resumem-se a um peixe apenas, não me posso queixar e até fiquei satisfeito porque senti actividade, faz com que a cada lançamento e recuperação esteja mais atento e concentrado na pesca. Para acabar em beleza só faltava um cigarrinho de barbas de milho e uma cerveja para beber enquanto olhava o resultado final 😊


Material Utilizado

Cana: Cinnetic Crafty Sea Bass CRB4- 3m

Carreto: Cinnetic Cautiva II Devil 4500

Linhas: Cinnetic Raybraid 0,18

Artificial: Cinnetic Crafty Minnow 150F cor: (Amber Coral)


Este ano tenho andado bem longe da minha zona habitual, decidi explorar outros spots e outras zonas, até à data a experiencia está a ser boa e com algumas capturas.


No caminho parei para beber um café mas fiquei sem saber se aquilo era um café privado ou se era proibido lá entrar, pois já vi mortos com cara mais simpática do que a daquele jumento que estava por detrás do balcão


O gangue dos céus


Um petisco ainda do verão que quase ficava esquecido, os mesmos do costume, em equipa que ganha não se mexe


Os percebes que o João apanhou naquela manhã juntaram-se aos lingueirões que eu apanhei naquela manhã que por sua vez se juntaram à fraqueza que o Capitão trazia naquele estomago  😄


Como agora está na moda alguma rapaziada dizer que não comem carne e não sei quê, fica aqui mais uma travessa de lingueirões, é só uma sugestão.

 Bom pessoal por hoje é tudo, o mar cerrou os dentes na Costa Ocidental e agora vamos sonhar com dias melhores, dias de feição para se poder pescar com boas condições, até me veio à ideia aquele dizer que: (vivemos numa vida em que o pobre sonha mas quem realiza esses sonhos são os ricos) neste caso os ricos também vão ter de esperar porque o Mar não se deixa comprar por dinheiro algum… Saúde e força aí pessoal.


 

12 comentários:

  1. Mais uma grande partilha Pedro!
    Pensa que estão a engordar mais um pouco enquanto o mar não dá tréguas.
    Grande abração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Emanuel amig :)
      É isso que eu penso às vezes sim :) estão a crescer e não for este ano que seja para o próximo, é preciso é saude ;)
      Um abraço e força aí.

      Eliminar
  2. Grande Lobo.
    Belas bailas amigo, ainda me lembro de 1 que me deste um Natal, fiz uma caldeirada com a magana, estava gorda egrande como essas.
    Nunca consegui apanhar aquele peixe ao spinning para ficar viciado nisso, acabei por desistir, mas não posso estar nas frentes todas:)

    Peixes muito bonitos, parabéns.
    Porra ainda tens fotos de petiscos, eheheheheh.
    Esse foi o tal salvo erro que aprendemos um novo idioma, ahahahahah.
    Já comia uma travessa dessas, dos lingueirões claro, pois daqui a 5 dias já posso apanhar umas unhecas para o petisco;)

    Grande abraço amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé amigo João!
      É verdade uma vez guardei uma para ti, era na altura que não pescavas na areia, agora só não apanhas mais que eu porque não metes os pés na areia hahahaha :))
      Sim tu agora tens muito por onde te virares, eu bem sei que não dá pa ir a todas e há que optar por alguma que rende mais ou que mais gostamos de fazer....

      Hahahaha... Olha já não sei se foi neste, pois este ano foram tantos que um gajo acaba por esquecer :)
      Pois, daqui a uns dias já tens mais outra vertente onde atacar quando o mar deixar...
      Olha amigo um abraço e obrigado, força aí..

      Eliminar
  3. Mékié Lobão,

    Já deste com um cardume de 4 e uma baila bem roliça. Nesta altura estão um estrondo de boas para a grelha...
    Essa amostra tem um aspeto do catano. É daquelas que antes de apanhar peixe, apanham o pescador na loja! Mas dá para ver que é matadora.
    Deixa lá o senhor do café, sabe-se lá a vida do homem. De certeza que não voltas lá mais. Ele é que perde!
    Esses percebes não enganam que são das pedras do João. E esses lingueirões...
    Só tenho pena de não ter uma ria mais perto de mim :)
    Grande e forte abraço Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Chicão :)
      É verdade, como tu sabes os cardumes por aqui são quase sempre individuais :) a baila estava mesmo gorda, bela Baila...
      Esta amostra é brutal, há mais 3 cores matadoras e gosto muito do trabalhar dela, é pena não ser muito lançadora, mas também por 11€ não se pode pedir muito....

      Hahhaha porrra podes querer, ali não entro mais, nem que tenha que beber descafeinado :))
      Os percebes do João são sempre saborosos, por acaso já tenho saudades ;)
      Aqui tenho uma Ria muito grande como tu sabes, mas está muito batida, eu vou conseguindo fazer umas marés boas porque vou muitas vezes e sei como estão as regueiras e já conheço os cantos à casa, mesmo assim às vezes trocam-me as voltas :/
      Abraço e obrigado Chicão, força aí amig.

      Eliminar
  4. Viva,

    Obrigado pela partilha! Gosto imenso de ler estes relatos!

    Cumprimentos,
    Filipe


    P.S.: para mim também é mais importante desfrutar de tudo o que envolve o acto da pesca do que trazer um saco cheio de peixe para casa. No entanto, se há saco que costuma voltar cheio, é o do lixo... quem viu o "meu" SW Alentejano e quem o vê agora...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Filipe!
      Obrigado eu pelo teu comentário :)
      É verdade, eu por vezes também trago mais lixo do que peixe infelizmente, mas ultimamente já tenho notado que alguns cantos que eu limpo já não os sujam com tanta frequência, pode ser que a coisa esteja a mudar, ainda assim há um grande caminho a percorrer...
      Muita saude e força aí Filipe.

      Eliminar
  5. Boas Pedro!!!

    Tens andado arredio destas lides...

    Voltaste à faina, e em boa hora o fizeste que foste logo brindado com uns peixitos bons!

    O inverno cada vez é mais curto, como eu gostas de o aproveitar, olha aqui para estes lados até dá dó, ver tudo seco nesta altura do ano, os caminhos cheios de pó como se fosse verão, a terra árida, as arvores agora sem folha e sem qualquer erva verde parece que passou um incendio... triste demais para a época.

    Quanto ao lixo, sabes há cada vez mais gente a apanhar aquilo que uma cambada de porcos continua a deixar, esses porcos estão em minoria, o problema é que cada vez que lá vão continuam a sujar.. umas cacetadas no lombo era o que mereciam...

    Daqui até março ainda tenho esperanças de poder ir tentar uns robalos, que sei que eles hão-de aparecer,o problema é que as janelas de oportunidade são curtas, e tudo o mais que temos que conciliar na vida.. mas é ir estando atento ...
    um abraço e aproveita sempre que possas!
    J.Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas J.Pedro!
      Sim andei uns tempos afastado como é normal na altura do verão, mas agora já faz umas semanas que voltei a publicar umas pescasitas...

      A quem o dizes, o Inverno passa num abrir e fechar de olhos, infelizmente... Yah eu sinto o mesmo quando passo pelos campos e vejo esta desgraça :/ isto não é nada bom para nada, este ano vai ser uma seca das grandes...
      Sim o lixo felizmente já vai sendo hábito de algumas pessoas apanharem o que os porcos deixam e o que o mar tráz de outras paragens, sempre dá alguma esperança ;)

      É verdade as janelas são curtas e raramente se conjugam com os factores mais importantes, mas a esperança é a ultima a morrer, eu pelo menos penso assim ;)

      Obrigado pelo teu comentário J.Pedro, muita saude e força aí quando poderes ;)

      Eliminar
  6. Boa pesca Pedro. O señuelo me recorda ó Ima Nabarone.
    E a comida foi do mellor jejeje.
    Felices Festas e que todo vaia moi ben.

    Saúdos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Josiño!
      Sim, penso que esta amostra tenha sido inspirada na Nabarone...
      O marisco apanhado por nós tem sempre um sabor especial, ou pelos amigos ;)
      Obrigado e igualmente, saude e força aí..

      Eliminar